Um conto de Natal

Um conto de Natal Charles Dickens

Resenhas - Um Conto de Natal

Line 27/12/2020

Aquele do filme sabe?
Ok, você pode não ser muito chegado a clássicos mas você conhece essa história, em algum lugar da sua mente com certeza há a imagem de um senhor com gorro deitado na cama assustado por fantasmas na noite de natal.

E é disso mesmo que trata a história!
Um senhor rabugento que odeia qualquer tipo de bondade e ainda mais o natal sendo assombrado pelo passado, presente e futuro.

Gostei bastante da história (ainda mais pq li perto do natal) e é fácil de tirar lições e valores da narrativa.

Daniel Dornelas 09/01/2023

Um clássico para que o espírito do Natal renasça em nossos corações!
"Um Conto de Natal" foi a leitura de dezembro do meu clube do livro. Todos os membros receberam um exemplar de presente. Só de viver essa experiência, já foi lindo.

Trata-se de um livro curto, escrito por Charles Dickens inicialmente no formato de folhetim - o que explica algumas repetições narradas.

A história de Scrooge, um velho ranzinza e pão duro que odeia o natal, muda quando ele recebe a visita de três fantasmas: um do passado, do presente e outro do futuro. Esses espíritos apresentam a ele fatos aos quais sempre esteve alheio como a pobreza, a falta de empatia e compaixão.

No geral, eu gostei muito da história. No entanto, me incomodei com a representação capacitista do personagem Tim, uma criança com deficiência que aparece como "coitadinha" em todas as suas passagens. A forma como a morte é retratada também reforça o idealismo de "viva para que lembrem do que você fez".

Comparando com "Oliver Twist", outro clássico de Dickens, achei a leitura muito mais simples. As duas obras são bonitas e trazem belas lições.

Indico a leitura a todos, independente da época do ano. É clichê, mas, de fato, o natal deveria ser todo dia.

Boa leitura!
@lendocomdaniel

vanessa.pivotto 29/12/2022

Precioso
Uma obra de arte escrita em 1843 que se mostra muito atual. Só imagino o burburinho que causou na época da publicação!
Um livro com tants significados e mensagens que a gente deveria ter na cabeceira da cama e ler de tempos em tempos.

Rafa 25/12/2022

Um clássico gostosinho de ler no Natal. Rápido e com uma mensagem profunda, o que não poderia faltar em Dickens.
Lucas.Justino 25/12/2022minha estante
achei que ia ler nesse natal mas fica pro próximo (estou adiando isso faz cinco anos)

Well 21/03/2024

Em relação ao natal. Já fui como o Scrooge hehe
Um Conto de Natal de Charles Dickens é uma obra clássica que resgata o espírito natalino em uma época em que a celebração da data estava em declínio na Inglaterra. A história gira em torno de Scrooge, um homem avarento e mesquinho que vê o Natal como uma época de desperdício. No entanto, sua visão é transformada quando o fantasma de seu falecido sócio, Marley, o visita e o adverte sobre a chegada de três espíritos natalinos. Esses espíritos o levam a uma jornada emocional, mostrando-lhe as consequências de suas ações passadas, presentes e futuras.
A narrativa de Dickens lembra da importância da generosidade, compaixão e do amor ao próximo, valores essenciais associados ao espírito natalino. Ao final da história, Scrooge passa por uma transformação profunda, tornando-se uma pessoa mais bondosa e generosa, espalhando a alegria do Natal para todos ao seu redor. O conto, apesar de possuir uma escrita difícil, porém, é uma obra atemporal que ensina sobre redenção, perdão e a capacidade de mudança do ser humano. Recomendo.

rafa moreno 10/12/2023

Um clássico de Natal
Este é um livro que parece que foi feito pra ser um filme de esses de Natal. Por certo, fizeram um filme desse livro.

O que o autor pretende ensinar não se atem só ao Natal, mas pode servir pra qualquer dia.

É certo que ao ler parece que dá pra escutar os sons do Natal chegando.
Amaremudarascoisas 10/12/2023minha estante
Achei esse conto fantástico e a antofagica não erra?

Moon? 26/12/2022

BOM!
eu achava que não conhecia a história mas na verdade eu conheço, por causa da animação do tio patinhas djrjakkew.
mas não deixou de ser uma boa experiência, especialmente na época do Natal.

@tigloko 26/12/2020

Para fechar o ano de forma maravilhosa!
É uma história simples e divertida, bem direta ao ponto. Tem umas partes cômicas que me divertiram bastante. Até um toque sombrio em alguns momentos, que foi inesperado para mim. Mas o que mais curti é a mensagem de profunda reflexão que o livro traz, de como as escolhas que fazemos podem modificar o nosso futuro. Não é uma mensagem inovadora, o diferencial é como o autor coloca, que é o grande trunfo da história. Não tem muito o que dizer, foi um livro para terminar o ano de forma maravilhosa.

“Não havia nada de extraordinário em tudo aquilo. Eles não eram uma família especialmente bela, não se encontravam bem-vestidos, seus sapatos estavam longe de ser a prova d’água, tinham poucas opções de roupa [...]. Mas estavam felizes, sobre os borrifos da tocha do espirito que partia, Scrooge não desgrudou os olhos deles, sobretudo do Pequeno Tim, até o último momento. ”
Weslei.Barbosa 26/12/2020minha estante
Leitura maravilhosa! Gostei muito também!

@tigloko 27/12/2020minha estante
:) quero ler mais coisas do autor

felipe.demattos.94 30/12/2022

Old but gold!
É difícil imaginar que alguém não conheça a história de renovou o espirito do Natal como celebramos hoje. O velho amargurado que recebe uma segunda chance e percebe todos os seus erros e autoengano, bebe um pouco na parábola do filho pródigo, que nos ensina que não basta o arrependimento, nosso ou do outro, mas a nobreza de receber com caridade o arrependido.
Natal e Páscoa são os momentos mais importantes do ano, momento de nascimento e renascimento, momento de parar, pensar e refletir. Momento de se perdoar pelos erros do passado, olhar o presente da forma mais sincera possível e projetar um futuro melhor.
E você, já fez isso?

Leonhard 31/12/2021

Livro infantil que agrada a maior idade
Um livro simples, com mensagem bonita e que desenvolveu o meu interesse por outras obras do autor. Por ser infantil é previsível, mas não deixa de ter a sua beleza e encanto.

Leticia2510 22/05/2022

o homem que inventou o natal
dickens fez eu me sensibilizar pelo scrooge e ao mesmo tempo me identificar com seu perfil mais chatinho, porém no decorrer do livro, senti que fui evoluindo junto com ele e isso me fez amar mais ainda esse livro.

Tamara Ferraz.As3Artes 18/12/2021

Um clássico que deve ser lido
Um conto de Natal é um clássico de Charles Dickens pode ser lido em qualquer época do ano e tem a capacidade de colocar um grande sorriso no rosto do leitor. Charles Dickens defende valores como bondade, amizade e generosidade de forma simples e bem-humorada. O conto emociona e diverte. Sem sombra de dúvidas eu indico Um Conto de Natal.

Giselle Abreu 15/12/2020

Excelente!
Considerei uma leitura fluida e envolvente, em que você quer chegar ao final pra ver o desenrolar da redenção do personagem. Muito bom!!

Brenda 07/12/2022

Um conto de Natal ?
Uma história com várias adaptações,mas vale a pena a leitura da obra original de Charles Dickens, apesar ser um clássico é uma leitura fácil.
Scrooge um velho ranzinza, em uma noite é assombrado pelo fantasma de seu finado sócio,que diz,que ele será assombrado por três espíritos, que lhe apontarão seus erros.