Um conto de Natal Charles Dickens

Resenhas - Um Conto de Natal

Babi 26/12/2021

Um conto de Natal
Dickens nasceu no começo do século XIX, e logo se tornou um escritor de sucesso.
Na obra de um conto de natal, que foi publicada em 1843, temos um velho extremamente avarento e mesquinho que odeia o natal. Acho que hoje podemos comparar a figura do Scrooge com o Grinch, apesar dos contextos serem um pouco diferentes ambos sao figuras que odeiam o natal e depois se curvam a ele.

Enquanto lia o conto (que eu imaginei que fosse realmente grande mas na verdade foi bem rapinho), eu lembrava com muita clareza do filme que foi adaptado pela Disney. Cada momento foi feito quase que exatamente como descrito. Durante a viagem do Scrooge podemos ver como ele vai mudando ao longo do conto, e como ele começa a ficar mais piedoso e se arrepende de suas atitudes antigas.

Dickens escrevia muito bem, e ate mesmo na nota de tradução é mencionado que ele era um autor brilhante, que brincava com o significado do nome dos seus personagens.

Eu senti muita nostalgia lendo esse livro e adorei poder le-lo esse ano que foi tao dificil, assim como a vida do Bob tem sido e mesmo assim ele ainda tinha o espirito de natal. Foi uma otima leitura de fim de ano.

henys.silva 28/12/2021

Nostálgico
A versão dessa história que está mais fortemente em minha mente e por mais tempo, é o curta "Um Conto de Natal do Mickey", que põe os personagens do livro na pele dos personagens da Disney e isso me traz recordações de um passado aconchegante. Imagino que a história do avarento que é visitado por três fantasmas e no final muda de atitude, já é conhecido pela maioria, mas mesmo assim, ler esse livro não deixou de ser mágico e trazer nostalgia a mim. A edição da Antofágica vem recheada de ilustrações, além de ser muito bonitinha. Sugiro comprá-lo em uma promoção, pois vale mais a pena ou pegar o e-book por menos de R$ 3,00. Vale a pena.

Daniel-Ef2:8 26/12/2021

Boa reflexão
Muito inspirador essa história, creio que a mensagem que ela transmite não pode ficar presa somente no natal, mas sim, todo o resto do ano, pois não é só no natal que temos pessoas necessitadas, não é só no natal que deveríamos tomar uma atitude e mudar de personalidade e de vida, não é somente no natal o dia de fazer o bem ao próximo, todos os dias temos a oportunidade de sermos melhores e deveríamos fazer isso constantemente!! Claro que esse conto de Dickens é fenomenal, não só vale a leitura como quem sabe, ele se torne um ponto de reflexão para todos os leitores.

Loyrane0 04/01/2024

Um conto de Natal
?Embora haja contágio na doença e na tristeza, é uma feliz compensação ? justa e nobre ? das coisas, que não exista nada no mundo tão irresistivelmente contagiante como o riso e o bom humor.?

Depois de muitos Natais, com muita vontade de ler essa história, finalmente chegou a vez!
Eu gostei, foi uma leitura bem curtinha, e que passa uma mensagem profunda, com grandes ensinamentos e lições pra levar para a vida.
Não é atoa, que é um grande clássico, e sempre citado em outras histórias.
Recomendo bastante.

Patty 31/12/2020

Um clássico inesquecível
Foi uma grande surpresa ler esse livro e entender todos os filmes e obras que foram dele derivadas, é uma leitura recomendada para qualquer idade, maravilhoso!

Marcella 18/12/2020

?Que Deus abençoe cada um de nós?
?O menino é a Ignorância, a menina, a Necessidade. Cuidado com os dois, mas principalmente com o garoto, pois em sua testa estará sempre escrita a palavra Perdição.?

Elvis23 09/12/2023

Velho rabugento
É uma história atemporal que segue Ebenezer Scrooge, um homem mesquinho e solitário, durante a véspera de Natal. Ele é confrontado por três fantasmas que o levam a uma jornada emocional, mostrando-lhe suas escolhas passadas, presentes e futuras. Essas visitas transformam Scrooge, despertando compaixão e generosidade nele, levando-o a abraçar o verdadeiro espírito natalino e a redimir-se de sua vida de ganância e indiferença. Este conto ilustra a importância da compaixão, do perdão e da bondade, trazendo uma mensagem de esperança e renovação.

LivroAleatorio 12/12/2023

Um clássico é um clássico
Que livro lindo!
Eu já conhecia essa história através das inumeras adaptações que ela já teve. Entretanto, nem por isso ela deixou de perder o seu brilho! ?
Em "Um conto de Natal", nós acompanhamos a história de Ebenezer Scrooge, um homem cegado pela ganância que ao receber 3 visitas especiais descobre (ou redescobre) o verdadeiro significado de estar vivo, eu diria.
Essa história claramente moldou o natal como o conhecemos e eu tenho certeza que farei uma releitura desse livros nos natais seguintes! ?

"? Vou honrar o Natal com o coração e tentarei celebrá-lo durante todo o ano."

"Houve quem desse risada ao ver a transformação dele, mas ele deixou rirem e não lhes deu confiança, pois era sábio o bastante para entender que não havia nada de bom no planeta que, ao acontecer, não despertasse gargalhadas de algumas pessoas."

fermata.literaria 10/12/2021

O Espírito não me convenceu.
Senhor, eu acho que coloquei tanta expectativa nesse livro que me frustei. Não conseguia me conectar. Tinha partes que eu queria simplesmente pular. Espero daqui alguns anos poder voltar para a história e ver se consigo ter outra experiência.
Paulo2144 13/12/2021minha estante
Eu tive essa mesma desilusão com esse livro. Tbm acho a foi a espectativa que eu criei sobre ele.

Dani 04/12/2021

O que é o Natal pra vc?
Eu sempre tive curiosidade de ler esse livro e o fiz. Uma leitura fácil, embora tenha sido escrito em 1843.

Em resumo, aqui vemos um personagem rico, mesquinho e ranzinza que odeia o Natal e vê essa época muito comercial.
Ignora os funcionários e família.
Até que 3 espíritos aparecem pra mostrar o passado, o presente e o futuro desse personagem.

Pois bem, a partir daí se desenrola a história. E achei poética, belíssima e cheia de ensinamentos.

Sim, o Natal se tornou uma época comercial, mas o que vale é o que está no seu coração! Eu tirei a lição de que estou viva e posso celebrar o Natal com minha família, com alegria e amor!

E sim, muitas pessoas pelo mundo gostariam de celebrar o Natal, pois tbem há mta tristeza e tempos difíceis (ainda mais por esse que estamos vivendo).

Então, se vc puder celebrar o Natal, abraçar seus familiares e encher seu coração de gratidão e amor, faça! E agradeça sempre por essa oportunidade!

Pra vc que leu minha resenha desejo a vc um Feliz Natal! ?
Patty Amanajás 04/12/2021minha estante
Feliz Natal ??

Belly 07/12/2021minha estante
Feliz Natal ???

Cristiane 09/01/2023

Uma canção de Natal
Charles Dickens é um dos meus autores favoritos.
Este livro de poucas páginas inspirou inúmeros filmes e desenho animado.
O personagem central é o egoísta e frio Senhor Scrooge que se preocupa em acumular dinheiro em detrimento até de seu conforto.
Em uma noite de véspera Natal ele recebe a visita de três fantasmas que mudarão sua maneira de viver...
Excelente leitura!

Ludmila 01/05/2022

Uma história linda cheia de simbolismos e reflexões. Mesmo não sendo natal, as lições valem pra todos os momentos. É só se permitir "dar uma viajada"!

Eliasibe 06/11/2022

Uma obra para todos lerem e compartilharem.
Como estamos passando por este lugar chamado de Terra? Como as pessoas nos vêem e qual impacto deixamos em suas vidas? Um livro pra mexer com nosso ego e nos fazer repensar nossas atitudes para com os nossos próximos.

Uma leitura fluida e impactante. Recomendo muito!
Janiny 06/11/2022minha estante
??Exatamente isso

Évelin Noah 31/12/2020

Um conto de Natal é mais do que um simples livro com a temática natalina. Ele é uma verdadeira lição social. E nos faz questionar a forma como levamos as nossas vidas, o que valorizamos e o que de fato importa.

AAnacruz 03/10/2023

Todos conhecem a história da visita dos três fantasmas do Natal mesmo nunca tendo lido esse conto. É uma história muito bonita sobre nunca ser tarde de mais pra mudarmos e como nossas ações presentes influenciam nossa vida e a vida dos outros a nossa volta.