Um conto de Natal

Um conto de Natal Charles Dickens

Resenhas - Um Conto de Natal

JOY 27/07/2020

Por que eu caminhei entre as pessoas e não olhei para elas?
"Em resumo, eu teria gostado muito de ter a espontaneidade de uma criança e ao mesmo tempo ser adulto para saber o valor daquilo tudo."

Mais que um livro delicioso e simples de ler, "Um conto de natal" é uma lição de vida.
O protagonista, o velho Scrooge, não é uma figura rara, mas é refém da própria amargura. Assim, sua vida passa a ser uma sequência de profundos desagrados, onde tudo e todos são um fardo enorme para ele. Tudo muda em um certo natal, onde ele é visitado por uma figura importante de seu passado.

Não é a toa que é um clássico: é atemporal. Na nossa vida, encontraremos vários Scrooges por aí e, por vezes, podemos até ser como ele. Mas, o livro nos mostra, de forma simples e emocionante, que todas nossas ações tem consequências - e, uma horas, elas aparecem.

"Os caminhos humanos fazem prever seu próprios destinos. E todos aqueles que continuam nesses caminhos, acabam por alcançá-los - disse Scrooge. - Mas se decidirem mudar de caminho, esse destino também mudará."

-natalia 24/12/2020

Um conto de Natal
Um conto de Natal é um livro curtinho e lindo, e se torna ainda mais bonito se lido nessa época do ano. Eu já conhecia a história de Scrooge há bastante tempo, porque já assisti a muitas adaptações, mas isso não diminuiu nem um pouco a vontade de ler! A tradução dessa edição da Principis é ótima, e a escrita do Dickens me prendeu demais. Já fiquei ansiosa para ler mais obras do autor lançadas pela editora!!

ThayAvalon 08/12/2021

Redenção
Muito linda essa edição primeiro livro que leio em ebook no Kindle, amei a experiência. Leitura gostosa . História de aquecer o coração

AAnacruz 03/10/2023

Todos conhecem a história da visita dos três fantasmas do Natal mesmo nunca tendo lido esse conto. É uma história muito bonita sobre nunca ser tarde de mais pra mudarmos e como nossas ações presentes influenciam nossa vida e a vida dos outros a nossa volta.

Ana 23/04/2021

Um livro de Dickens que apresenta uma verdadeira lição de vida. Scrooge é um típico avarento e depois da "visita" de seu falecido sócio, sua perspectiva de vida muda grandemente. Aproveita o pano de fundo do natal, uma época em que se espera mais solidariedade de todos para dar uma lição ao velho rabugento

Carol 22/02/2022

livro mágico e importante
Um conto de Natal conta a história de Ebenezer Scrooge, um homem de negócios avarento e sovina, que recebe a visita dos três Espíritos de Natal: Passado, Presente e Futuro.

O autor aproveitou para fazer uma crítica social e tentar reacender nas pessoas o espírito natalino de generosidade e caridade.

Um clássico maravilhoso que vale ser lido!

Nanda 13/12/2020

Muito bom!
Uma história cativante que na minha opinião deveria ser lida durante o ano inteiro. Não vamos nos arrepender de certas atitudes não só na época do Natal e sim fazer um exercício dia após dia para sermos seres humanos melhores.
Américo 13/12/2020minha estante
Você já viu a adaptação antiga da Disney? Recomendo

Tuts 25/12/2020

Leitura natalina com muitas reflexões
Uma leitura leve,despretensiosa,fluida,bem interessante e envolvente e que traz várias reflexões sobre a vida.Recomendo!

Luana.Nantes 16/12/2020

Natal de amor!!!
Simplesmente amei!!!
Aprendi que precisamos sempre parar, respirar e ressignificar o modo que se tem vivido. As coisas não duram para sempre, mas as ações constroem o futuro e seu caráter.
É um livro lindo e de fácil entendimento.

Super recomendo!!! Um conto pra qualquer idade!!!
ing.ingridmiranda 25/04/2021minha estante
Acabei de ler!
Faz a gente refletir...

ing.ingridmiranda 25/04/2021minha estante
Adorei!

Luana.Nantes 25/04/2021minha estante
Muito bom né!!! Tem filme e um musical dos mupts na Disney...

Booleticia 25/01/2023

E como dizia o pequeno Tim, que Deus abençoe cada um de nós!
Esse conto foi o meu primeiro contato com Charles Dickens. De antemão, eu jurava que iria ser um pouco complicado de ler dada a época em que foi escrito. Ser um "clássico" traz um certo peso diferente e influencia consideravelmente a experiência de leitura.
Porém, me surpreendendo totalmente, a leitura foi muito fácil e fluída, sei que parte disso se deve também a tradução, mas ler esse livro me encorajou a ler outros do autor ainda esse ano.

A história, como já é amplamente conhecida por todos, não traz nada de novo, mas traz o conforto do antigo e dos bons preceitos natalinos onde o amor e a bondade devem reinar. O Scrooge é um personagem com o coração ferido que foi, durante muito tempo, imerso na ganância e avareza. Sorte a dele ter alguém que se importasse o suficiente para interceder e assim proporcioná-lo as visitas dos espíritos. Infelizmente, se estivermos perdidos, é improvável que apareça 3 espíritos para nos lembrar do que é realmente importante, dessa forma se torna nosso próprio dever lembrar uns aos outros. De fato, acredito que essa seja a maior mensagem de "Um conto de natal": Nos lembrar de que sempre podemos mudar para melhor. E não falo de uma busca infindável por pureza e benevolência, tal coisa, eu suponho que seja impossível para os humanos. Contudo, não é impossível viver uma boa vida seguindo o que é justo. É sempre factível mudar o caminho que estamos seguindo.

Quando criança tentei assistir ao filme "Os fantasmas de Srooge", mas logo no início fiquei com medo do desenho e nunca terminei. Por isso, a versão da Barbie segue sendo minha versão favorita inabalavelmente.

Me diverti bastante com algumas falas do Scrooge, ele soltava umas pérolas que eu genuinamente ri.
Tive uma experiência agradável com essa leitura e pretendo, no futuro, ler novamente.

S.C.Sunbeam. 28/12/2022

"A humanidade deveria ter sido o meu negócio"
Publicado, pela primeira vez, em 1843, "Um conto de Natal" nos traz a história de Ebenezer Scrooge, um homem que abomina tudo sobre o natal. Jacob Marley, o ex sócio de Scrooge, reaparece, como fantasma, o alertando sobre sua avareza e para onde ela o levaria. Através de 3 visitas inesperadas, nosso personagem principal irá perceber que o natal vai muito além de apenas "mais uma data comemorativa".

Assim que assisti o novo lançamento da Netflix, rapidamente, ele se tornou um dos meus desenhos favoritos sobre o Natal. Porém, o que não sabia é que, na realidade, aquela animação se tratava de uma adaptação literária (e só fui descobrir, porque estava mexendo na biblioteca virtual do Kindle, vi que estava disponível lá, cliquei, li a resenha e entendi que se tratava do filme que amei).

Comentando agora sobre o livro, em si, mesmo se tratando de um livro mais antigo, consegui entender exatamente o que Charles Dickens escreveu. Não tem nada em especial, admito, não é repleto de ilustrações (pelo menos está versão não), mas, garanto-lhe que a história, além de cativante, também nos faz pensar mais sobre algumas questões. É excepcional ver a transformação de nosso personagem principal, o que torna a leitura ainda mais interessante. Foi um livro em que ri muito, mas também ponderei bastante sobre o que é o natal.

(ps: não é por acaso que, assim que Charles lançou seu livro, em pouquíssimo tempo já havia se tornado um sucesso, vendendo mais de 6 mil copias).

Sem mais para o momento, agradeço por dispor de seu tempo e ler minha resenha. Beijos! :)

mari 23/12/2021

Um Conto de Natal
Amei?. Livro curto mas muito bem escrito e que nos lembra lições valiosas que costumamos esquecer perante a correria do dia a dia. E pra completar a experiência, acredito que o tenha lido na época perfeita??.

Manu5 21/12/2022

Gostei
Fácil de ler, é um livro legal porém nada demais, eu nem sabia do que se tratava quando comecei a ler vi que tem inúmeras adaptações desse conto então já assisti e não achei nada demais.

Ana 30/07/2020

O homem que mudou não só o natal...
Eu tenho uma história, na verdade a minha história se entrelaça com esse livro de várias formas e nem eu mesma sei o quanto sou grata ao Dickens por essa obra.
Pra começar esse foi o primeiro livro, corrido e em prosa, que eu li na minha vida, eu devia ter uns 7 a 8 anos quando minha professora me presentou com ele e foi ele que me fez entrar pra o mundo da literatura e eu com certeza não seria a pessoa que sou hoje sem isso.
Eu me lembro o quanto me encantei com a escrita, com imaginar as cenas, imaginar o natal em Londres (ainda vou realizar esse sonho), imaginar o que o Scrooge sentiu quando ele acordou na manhã de natal depois de sua aventura, e me lembro de me apaixonar por os livros, por o Dickens e por o natal na mesma intensidade depois dessa experiência.
O natal em si virou o feriado mais importante do ano pra mim, é o dia que eu penso em todos os outros dias, é o dia que mais amo, o dia que eu fico com minha família e que vem o sentimento de que tudo é possível quando nós estamos com as pessoas que amamos.
Dickens não só mudou o feriado do natal como também conseguiu mudar o coração e a mente das pessoas, mesmo que seja em um dia do ano. Ele não escreveu essa obra com a pretensão de mudar a estrutura ou os grandes segmentos da sociedade, mas foi o que ele conseguiu quando ele apenas propôs que olhassemos uns pros outros com humanidade.
O livro que me iniciou nesse mundo, o livro que me fez ter um propósito, o livro que me fez fazer Letras, o livro que vou usar no meu projeto de mestrado, o livro da minha vida.
Bebel 31/07/2020minha estante
Só eu que senti um calorzinho bem gostoso no coração após ler essa resenha? Já quero ficar rica pra te dar uma viagem de presente pra passar Natal em Londres (e eu vou também né, óbvios) ???

Ana 01/08/2020minha estante
???? promessa é dívida, viu? Kkkkk

Bebel 03/08/2020minha estante
Amiga, só me falta um dinheirinho no bolso pra cumprir todas as nossas promessas ?????????

Anne Ferreira 07/12/2020

Maravilhoso
Quem está em clima de natal, vai amar essa história. O clássico que mostra a visita dos 3 espíritos natalinos do passado, presente e futuro.
É um livro rápido e envolvente.