Um conto de Natal

Um conto de Natal Charles Dickens

Resenhas - Um Conto de Natal

Manuella 29/03/2024

Para ler no Natal
Um clássico! Ler no mês de dezembro, com toda a mágica do Natal acontecendo, trás um significado amplificado da mensagem do livro. Um história pra viver o espírito de Natal!

Danlmg 28/03/2024

A narrativa gira em torno de Scrooge, um personagem que chegou à terceira idade apenas acumulando dinheiro, tendo deixado de lado os importantes valores da vida. Scrooge não dá atenção para a sua família, não é generoso com seus empregados e não gasta o dinheiro por nada, nem mesmo para seu conforto. Dentre tantos temas aos quais o personagem não dá a mínima bola, está o Natal: um enorme desperdício de tempo e dinheiro, na sua opinião.
E é justamente durante uma noite de Natal que se passa a história criada por Dickens. Scrooge recebe uma visita ? no mínimo assustadora ? do fantasma de seu sócio, que já antecipa a visita de três espíritos que irão acompanhá-lo durante essa noite. Cada um deles irá mostrar a Scrooge as consequências de seu comportamento rabugento e antipático nas noites de Natal do seu passado, presente e futuro.
Para ser sincero, na minha opinião a narrativa não é, por si só, incrível. Como eu disse, ela é bem simples, podendo até mesmo ser lida por uma criança? Mas quando entendemos o contexto em que a obra foi escrita, assim como as repercussões para a época de seu lançamento (1843), a leitura fica muito mais interessante. Isso porque, por meio dessa obra, Dickens ficou conhecido por inventar o Natal como celebramos atualmente, isto é, o espírito natalino.

Mare.pl_ 28/03/2024

Um conto de Natal - Charles Dickens *sem spoiler*
No início do livro temos a impressão de que este é mais um livro voltado para o público infantil pois o autor conversa com o leitor em sua linguagem simples e sua história bem fluída, mas, conforme as páginas vão sendo viradas, percebemos quanto podemos ser tocados por uma ?simples? história de Natal.
As lições aprendidas por Scrooge são igualmente transmitidas a nós leitores. Dickens nos toca da mesma forma que toca seu protagonista, fazendo nós repensarmos nossas próprias atitudes perante às pessoas e forma como tratamos Jesus e seus ensinamentos, nos mostrando que, em muitos momentos de nossas vidas, nos apegamos a valores errados, perdemos a fé que antes nos orientava, mas que, principalmente, voltamos tanto o olhar para nossa própria vida e para nós mesmos, nos fazendo de sofredores e dignos de pena, que esquecemos a principal lição que Jesus nos transmitiu quando morreu na cruz: amar à Deus acima de todas as coisas e a seu próximo como a ti mesmo.
Dessa forma, apesar de ser um livro para o Natal, foi incrível a experiência de lê-lo na época da Páscoa.

Well 21/03/2024

Em relação ao natal. Já fui como o Scrooge hehe
Um Conto de Natal de Charles Dickens é uma obra clássica que resgata o espírito natalino em uma época em que a celebração da data estava em declínio na Inglaterra. A história gira em torno de Scrooge, um homem avarento e mesquinho que vê o Natal como uma época de desperdício. No entanto, sua visão é transformada quando o fantasma de seu falecido sócio, Marley, o visita e o adverte sobre a chegada de três espíritos natalinos. Esses espíritos o levam a uma jornada emocional, mostrando-lhe as consequências de suas ações passadas, presentes e futuras.
A narrativa de Dickens lembra da importância da generosidade, compaixão e do amor ao próximo, valores essenciais associados ao espírito natalino. Ao final da história, Scrooge passa por uma transformação profunda, tornando-se uma pessoa mais bondosa e generosa, espalhando a alegria do Natal para todos ao seu redor. O conto, apesar de possuir uma escrita difícil, porém, é uma obra atemporal que ensina sobre redenção, perdão e a capacidade de mudança do ser humano. Recomendo.

Tsuki 19/03/2024

Eu nunca li um conto tão gostosinho, apesar de eu ser uma dessas pessoas amarguradas quanto ao clima do natal. Tenho certeza que assim que essa data chegar vou tentar dar mais valor e lembrar dessa história tão boa!

Sophia1909 15/03/2024

Um ótimo conto
Gostei muito de todo o significado por trás das visitas dos fantasma, só não dei 5 pq achei a mudança do Sr. S. muito abrupta, mesmo que ele tenha passado uns 85% do livro observando não me pareceu realmente orgânica a mudança

Solinercia 12/03/2024

O melhor conto de natal
É até difícil fazer uma resenha desse livro, por ser uma história que faz parte dos clássicos da literatura em todo o mundo.

O texto é fluido, as personagens, cativantes, e a lição moral é uma que vale pra todo mundo. Num geral, não gosto tanto de contos de natal, mas esse é impossível criticar. Uma leitura rápida que aquece o coração.

Simone1603 01/03/2024

Para refletir e mudar!
Já assisti a várias adaptações dessa obra, mas nunca havia lido. Foi disponibilizado para mim no formato áudio-livro no aplicativo Skeelo e resolvi ouvir a caminho do trabalho. Apaixonante!

Santiago 28/02/2024

Começo dizendo que este livro foi minha primeira interação com a história, nunca tinha visto os filmes ou qualquer outra adaptação. E, como ele é um dos mais importantes contos natalinos, fiquei curioso para saber o que o torna tão especial assim.

Logo de primeira podemos perceber que é um livro muito acessível. A escrita é simples e direta, o que o torna fácil de ler. Acredito que se for lido para crianças, elas conseguiriam acompanhar perfeitamente bem a história. Isso, é claro, se elas não tiverem medo de fantasmas ou espíritos.

Contudo, ele ainda sim é um livro difícil, pelo menos para mim, de sentar e ler muito de uma vez só. Diversas passagens são extremamente descritivas, com o narrador falando com detalhes cada aspecto da cena, desde as pessoas até o que tem na mesa de jantar. Por mais que seja fácil de ler, essas descrições acabam cansando rapidamente qualquer leitor.

O que não cansa o leitor é a narrativa, essa sim é parte integral da história. Mas não pelo tão falado "espírito natalino" e sim pela grande crítica escondida por trás do texto. Tendo em mente a história de vida do autor e o contexto do livro, podemos facilmente ver a história como uma ideia anticapitalista.

Se passando em uma Inglaterra pós revolução industrial, temos a presença de Scrooge, uma pessoa que vive pelo dinheiro, sendo colocada em oposição aos trabalhadores e seu sobrinho, pessoas simples. E Dickens vai além para mostrar o quão fútil é viver uma vida em prol do capital, que o cega para as coisas mais importantes de todas: as verdadeiras relações interpessoais.

E é por esse motivo que eu acho que o livro é um clássico. Temos uma história voltada para um povo que busca ser visto, uma história que dá valor à suas vidas, uma história que os defende. E essa é uma crítica que consegue ser feita até os dias atuais.

Mas se eu tivesse só isso para falar, minha nota para o livro seria muito maior. Infelizmente a redenção de Scrooge foi um tanto quanto controversa para mim. Como não quero spoilar o final, eu deixo duas questões: os atos de bondade são feitos para si ou para os outros? Se eu fizer algo bom para os outros mas em meu próprio benefício, seriam realmente atos de bondade?

O livro tem um conceito muito forte, mas com as longas e cansativas descrições e um final que não agradou meu paladar, eu apenas o recomendaria para quem quiser conhecer a história original ou para os amantes de contos natalinos. Mas, mesmo assim, é uma excelente história de natal.

Silvana.Tozetto 27/02/2024

Um conto de natal
Na véspera de natal Scrooge recebe a visita do fantasma de falecido sócio Marley, avisando-o que ele receberá a visita de outros três fantasmas que simbolizam o passado, presente e futuro.
Scrooge é um velho extremamente mal humorado, ranzinza e mesquinho que passa seus dias todos da mesma forma e acha que o natal não tem nada de especial.
Mas, após o recebimento das visitas Scrooge se torna outra pessoa.
Ah! Que livro maravilhoso! Recomendo muito.

Mary 26/02/2024

Uma leitura bem gostosinha, que traz reflexões sobre como o mundo capitalista nos afasta das relações humanas.
Esse foi meu primeiro contato com Dickens e amei que foi com uma história de Natal!

yuki18 25/02/2024

O livro conta a história de um senhor amargurado, e ver seu desenvolvimento ao longo do livro através de lições ensinadas por 3 fantasmas é incrível. Os fantasmas o fazem refletir sobre sua história passada, o presente e o futuro que ele levará se não mudar sua visão e atitudes.

Marta 24/02/2024

Sempre ouvi falar deste livro e nem sei pq não li antes ,embora já tenha assistido a filmes ,e como sempre o livro é sempre melhor que os filme amei o livro..amei me conectar na história embora não seja Natal...srsrrss...e um livro muito bom para todas as época do ano ...um livro sobre vida ,respeito,crescimento e mudança de caráter..se podemos dizer assim. ...sobre evoluir aprender todos os dias com os erros...

Jonathan 22/02/2024

Tudo é possível!
Um conto belíssimo cheio de esperança e bons valores criado pelo grandioso mestre atemporal Charles Dickens, trazendo um senhor amargurado transpassando uma noite ao lado de espíritos que o guiam ao futuro prospero e cheio de gratidão e humildade, maravilhoso!