Oliver Twist Charles Dickens

Resenhas - Oliver Twist

Laura 09/11/2023

Oliver Twist
Uma história extremamente comovente, com ótimo enredo e incríveis personagens. Li para a escola. Recomendo para maiores de 13 anos.

Clio0 09/11/2023

Esta é uma obra que já foi tema de dezenas de adaptações e que continua a atrair atenção não importando a mídia em que é apresentada e há motivo: Oliver Twist foi uma obra-denúncia dos maus tratos que órfãos e outros jovens ingleses sofriam durante o período da Revolução Industrial e com a conivência da alta sociedade e do governo.

Fome, miséria, ignorância, violência, tudo faz parte do dia-a-dia de Oliver, seja por sofrê-las na própria pele, seja pela observação de tais na vida de seus amigos. Como na maioria das obras de Dickens, os personagens são pegos em acontecimentos muitas vezes insolúveis, não obstante terem sido diretamente resposáveis por seus infortúnios ou não.

Tendo sido uma obra de publicação seriada - feita por capítulos em panfletos ou jornais - a narrativa aparece cheia de ganchos e situações rocambolescas. Tal dá um sabor de novela para quem lê, o que é bem diferente da literatura atual.

Recomendo.

Marcelo.Pires 27/10/2023

Esse ano li Um conto de duas cidades, Grandes Expectativas e agora Oliver Twist, que não me entusiasmou como os dois primeiros. Mas sempre vale a pena ler Charles Dickens.

WellingtonBessa 29/09/2023

Se você tiver estômago fraco,não leia
Sério. Esse livro é uma combinação de tristeza com um pitada de esperança de uma vida melhor para nosso pequeno Oliver.Eu li a versão em HQ, bem mais leve, mas mesmo assim impacta. Se você quer apenas conhecer a história por cima, a versão em HQ é uma ótima escolha.

Débora 28/09/2023

Nossa?
Peguei esse livro por uma recomendação, então eu não sabia muito bem sobre o que se tratava.
Apesar de ter lido a edição em HQ, achei uma leitura bastante pesada, devido as temáticas abordadas.
Eu gostei, mas, é um romance muito doloroso de ser lido.

Mateus.Silva 26/09/2023

Oliver Twist
Novo favorito, cada capitulo desse livro me prendia mais e mais. E até quando lia algo que parecia desconectado da história principal, pouco tempo depois percebia aquela informação sendo usada de forma inteligente. Esse é um que vou querer ler de novo daqui um tempo.

QUEIJO460 22/09/2023

Oliver Twist.
Nesta obra é contada a história de Oliver e suas aventuras, ou para ser mais claro para o leitor que deseja ler o livro, seus diversos sofrimentos. Esses sofrimentos ocupam quase o livro todo, então se o leitor se agrada em ler sobre os diversos sofrimentos que um personagem fictício pode passar, leia!

A narrativa se assemelha muito a certos contos de fadas onde o personagem principal é um ser totalmente puro que está rodeado dos seres mais inescrupulosos que podem existir, mas que enfim, tem um final feliz. Os personagens se resumem a isso, quase não existe o desenvolvimento dos personagens; existe o bom e o mal, e quase apenas isso.

Ainda posso citar o seu final, onde as grandes, (ou absurdas?) coincidências completam a felicidade do nosso personagem principal. E não esquecendo o empenho do nosso bom autor de se referir ao vilão Fagin, como judeu. O leitor tendo o mínimo de conhecimento de como os judeus eram vistos na Europa nesses tempos, saberá o porquê de eu destacar esse ponto.

É inegável a importância do livro em chamar a atenção para certas questões sociais muito presentes na época. Suponho que talvez seja esse o motivo da grande ênfase nos sofrimentos do nosso personagem principal.

O livro possui uma linguagem bastante fluída. Apesar de ser um livro relativamente grande, levando em conta o tamanho das páginas e a sua quantidade, terminei o mesmo rapidamente. Mas, infelizmente, foi tempo perdido para mim, não houve diversão e quase nenhuma coisa que tenha acrescentado, apenas li.

Vit 17/09/2023

Esse livro é incrível, o detalhamento dele é tão maravilhoso que a gente se sente dentro das situações.

Souza.Barbosa 16/09/2023

Triste
Então.
Oliver, vítima do ódio e do rancor.
Mas que vida ??
Querido Dick gostaria que ele tivesse experimentado pequenos momentos de felicidade como Oliver.
O livro é uma contrução incrível de detalhes e riqueza.
Mas definindo muita tristeza e brutalidade.
Muito

Taynara43 04/09/2023

Pobre criança
Nunca li tanto sofrimento, não é como ler detalhes sobre uma tortura física,mas imaginar acontecer algo assim com alguém , dói na alma

Lanny 02/09/2023

Que vida sofrida teve o pequeno Oliver...
Oliver é uma criança com um coração puro e bondoso, mas que desde bebê tem sofrido muito com pessoas cruéis e gananciosas, que deveriam cuidar dele, mas que infelizmente o maltratam.
O livro é ótimo para reflexão profunda e fundamental, como nossas crianças estão sendo tratadas nos orfanatos ? É às crianças de rua? O que podemos fazer para ajudá-las?

Thaís 28/08/2023

Uma história aí mesmo tempo amável e violenta. Twist soube narrar a difícil realidade com um toque magistral de encantamento. Tantas reviravoltas e tantos envolvidos, uma trama rocambolesca que nos prende, admira e assombra.

Julia Borges 22/08/2023

Que vida sofrida a do pobre Oliver.
Sem apoio, sem amor, sem cuidado e sem amparo ele permaneceu fiel ao seu coração.
Um garoto incrível.