Oliver Twist

Oliver Twist Charles Dickens

Resenhas - Oliver Twist

Clio0 09/11/2023

Esta é uma obra que já foi tema de dezenas de adaptações e que continua a atrair atenção não importando a mídia em que é apresentada e há motivo: Oliver Twist foi uma obra-denúncia dos maus tratos que órfãos e outros jovens ingleses sofriam durante o período da Revolução Industrial e com a conivência da alta sociedade e do governo.

Fome, miséria, ignorância, violência, tudo faz parte do dia-a-dia de Oliver, seja por sofrê-las na própria pele, seja pela observação de tais na vida de seus amigos. Como na maioria das obras de Dickens, os personagens são pegos em acontecimentos muitas vezes insolúveis, não obstante terem sido diretamente resposáveis por seus infortúnios ou não.

Tendo sido uma obra de publicação seriada - feita por capítulos em panfletos ou jornais - a narrativa aparece cheia de ganchos e situações rocambolescas. Tal dá um sabor de novela para quem lê, o que é bem diferente da literatura atual.

Recomendo.

Núbia Cortinhas 03/06/2023

Não tem como não se apaixonar por Oliver Twist.
   Dickens é um exímio contador de estórias! Soube prender a minha atenção e manter a curiosidade nessa trama intrincada, comovente, irônica, que mescla um clima de suspense e ainda assim é muito fluída e divertida de ler, principalmente quando o autor interage com o leitor em alguns trechos da narrativa.

Essa versão em parte é traduzida pelo Machado de Assis e concluída pelo Ricardo Lísias com louvor.

Publicado em 1837, este romance de enorme sucesso é o primeiro a trazer uma criança como protagonista, além de ser inspirado na infância de Dickens e na Londres da época. Por esta razão o livro apresenta cenas fortes de violência e injustiças que me deixaram extremamente revoltada. Mas essa era a intenção do autor pois a sua obra denuncia a desumanidade das casas que acolhiam os pobres, o drama dos órfãos, a violência doméstica, a falta de saneamento básico, o aliciamento de menores e outros problemas sociais de uma Londres pós Revolução Industrial.
   Mas, vale a pena superar todas as tristezas e injustiças, o livro não é só isso! Ele traz um suspense, aventura e ação tão naturais à trama que ao final somos presenteados com um baita desfecho.

"Parecem ridículas estas mudanças de cena; contudo não são tão inverossímeis como nos parecem à primeira vista. A vida apresenta destes contrastes, festa e morte, luto e alegria, tristeza e folga. Mas então nós é que somos os atores, e isso faz grande diferença. As transições súbitas, os acessos de dor, que na cena da vida não nos espantam, parecem ridículos desde que nos convertemos em simples espectadores. "
Vanessa.Castilhos 03/06/2023minha estante
Uau!! Esse livro parece ser maravilhoso mesmo! Rica resenha, parabéns! ?

Núbia Cortinhas 03/06/2023minha estante
Vanessa, vc vai gostar. É o tipo de leitura que a gente lê e não sente o tempo passar.

Carolina165 03/06/2023minha estante
Excelente resenha Núbia! ?????

Fabio 03/06/2023minha estante
Parabéns pela Resenha Núbia!
Lindíssima!

Rogéria Martins 03/06/2023minha estante
Adorei a resenha, amiga! Muito boa mesmo ???

Obrigada, Carol! ?

Valeu, Fábio! ?

Obrigada, Rogéria! ??

Aline MSS 03/06/2023minha estante
Quero mto ler esse. ????

Núbia Cortinhas 03/06/2023minha estante
Aline, é muito bom! Eu já quero ler outras obras desse autor.

Simone Chyz 03/11/2009

É incrível como determinados livros "mudam" quando lemos novamente, depois de muitos anos!! Quando lí Oliver Twist pela primeira vez, com 12, 13 anos, foi apenas um livro sobre um garotinho órfão...
Acabei de reler e, óbvio, minha percepção da história foi drasticamente mudada.
Realmente, precisamos ter um pouco mais de experiência para perceber toda a ironia destilada pelo autor em todas as páginas do livro. Apesar do foco continuar sendo as peripécias de um pobre órfão, desta vez conseguí perceber toda a crítica a uma sociedade hipócrita e egoísta! Vale muito pela descrição dos personagens, da época e pelo final moralista, onde tudo se encaminha para o melhor!
Ana 17/04/2012minha estante
E no final, como a maioria dos livros de Dickens, deixam uma impressão forte na gente.

Taci.Souza 17/07/2022

Já li outras obras de Charles Dickens, incluindo o aclamado "Grandes Esperanças", mas nenhuma delas despertou em mim emoções e sentimentos de forma tão intensa quanto "Oliver Twist". Apesar de ter amado e favoritado todos os livros do autor que li até o momento, nenhum deles me deixou tão angustiada, impactada e encantada quanto esse livro perfeito , cuja leitura acabo de finalizar.

Publicado inicialmente na forma de capítulos seriados, a história ganhou sua primeira versão no formato de livro em 1837, sendo considerado o primeiro romance inglês a apresentar uma criança como protagonista. Desenvolvida com habilidade e talento, a obra reúne elementos indispensáveis para prender a atenção do leitor numa sucessão de situações marcadas por ação, suspense, mistério, emoções e reviravoltas interligadas que não permitem desviar a atenção da trama.

A escrita fluída e envolvente de Dickens, torna possível uma abordagem clara de temas sérios e pesados, sem dificultar o entendimento do leitor e destacando o envolvimento do autor com as questões sociais por ele abordadas. Sempre preocupado em expor as dificuldades enfrentadas pelos pobres e menos favorecidos de sua época, o autor é cirúrgico em suas críticas e certeiro ao usar da ironia para denunciar as falhas e a hipocrisia da alta sociedade inglesa do século XIX.

Ao dar ao leitor a oportunidade de acompanhar a trajetória de um órfão desamparado e negligenciado pelo estado, tendo que lidar, desde o seu nascimento, com a crueldade e indiferença da maioria das pessoas que encontra, sofrendo provações árduas em tão tenta idade, Dickens abre os olhos do leitor para a realidade que existe além da ficção. O leitor é convidado a direcionar seu pensamento para outros miseráveis que, fora das páginas do livro, compartilham de semelhante destino.

A narrativa torna impossível não se apaixonar por Oliver e não se emocionar com sua história. De forma natural, vamos nos conectando a ele e a tantos outros personagens, companheiros seus de misérias e adversidades. Sem surpresa, nos vemos angustiados, apreensivos, irritados, revoltados e emocionados com as situações nas quais nosso pequeno protagonista é colocado. Sofremos com suas dores e somos gratos por qualquer migalha de atenção e afeto que ele recebe ao longo da trama.

Machado de Assis defendia que "Cada obra pertence ao seu tempo", e partindo dessa afirmativa, é possível observar certos esteriótipos disseminados à época em que a obra foi escrita que já não cabem nos tempos atuais. Ao leitor compete a responsabilidade de respeitar a obra sem perpetuar tais pensamentos. Por outra perspectiva, ainda considerando as palavras de Machado, percebemos que a obra de Dickens ultrapassa as barreiras do tempo ao expor problemas sociais que ainda se perpetuam na nossa sociedade moderna, mesmo transcorridos mais de 180 anos desde a publicação do livro.

Enfim, esse livro me rendeu uma experiência literarária perfeita em todos os sentidos e, sem surpresa, se tornou um dos meus favoritos da vida!

Marcos 03/12/2011

o homem não é produto do meio
Um orfão é criado em um ambiente de pobreza e opressão, por fim passa a viver com um grupo de ladrões, que procuram iniciá-lo em uma vida de crimes. Sem nenhuma referência positiva, sem perspectiva de futuro, que escolha tem ele? Nada mais natural e justificado que se transformasse em um criminoso.

Mas aí não seria Dickens; não seria um autor em contato com a essência da alma humana, com a realidade das coisas. Para Dickens, essa essência se traduz na capacidade de tomar decisões morais, de não ser escravo das situações em que se está vivendo, em transcender o espaço tempo. Isso acontece quando temos fidelidade à realidade, quando temos respeito pelos fundamentos eternos que não estão sujeito a época em que se vive.

Oliver Twist tem sua fonte de moral na Bíblia e nos princípios cristãos, mesmo que ensinado por religiosos hipócritas. A mensagem é mais poderosa do quem a transmite. Para o garoto com 12 anos, roubar era um pecado e quando percebeu em que estava se metendo ficou horrorizado e negou-se a participar. A alma de uma pessoa é seu último refúgio, seu santuário diante da opressão que se está sujeito. Para um cientista moderno, a atitude de Oliver é inconcebível, pois aceitá-la seria negar a hipótese da origem social do crime, esse terrível engano que está na origem na explosão de criminalidade em muitos lugares no mundo. Fica claro que Dickens rejeita a princípio do homem como produto do meio. O meio tem grande influência, mas não define o caráter de uma pessoa. O homem é um ser capaz de transcender sua situação concreta atual e se posicionar no plano da eternidade. Dickens acredita que existem verdades universais imutáveis, que valem desde o início dos tempos e estarão conosco enquanto durar o mundo.

Alguns personagens memoráveis habitam as páginas do romance. Do lado bom, o Sr Brownlow, Rose, Sra Beldwin, Harry. Do lado ruim, Silkes, Brundle e, principalmente, um dos melhores vilões já criados, o judeu Fagin. Sua presença é demoníaca e domina cada cena que aparece. Impossível esquecê-lo. Dickens o descreve com uma riqueza de detalhes tão grande que a sua imagem ficar marcada na mente de um leitor atento. E, por fim, a personagem mais ambígua, e talvez por isso mesmo mais fascinante, Nancy.

Dickens também rejeita a luta de classes. No livro existem ricos bons e ruins; pobres bons e ruins. Por duas vezes Oliver é confundido com um bandido, nas duas vezes suas vítimas não só o perdoam como se tornam seus protetores. Ao descrever a situação miserável dos orfanatos paroquiais, faz uma crítica às leis dos pobres, como ficaram conhecidas, leis que supostamente protegiam os mais desafortunados mas acabavam por criar indústrias de exploração da pobreza, como fica evidenciado pela incrível fazenda de orfãos mantida pela inefável Sra Mann. Como se percebe, Dickens tinha muito a ensinar para os governos atuais.

Oliver Twist foi o segundo romance do autor, que já demonstrava todo o talento que o tornariam um dos melhores romancistas da história. Seu testemunho das condições inglesas da revolução industrial é tudo que Karl Marx achava estar fazendo. A diferença é que Dickens retratava o mundo real, em suas condições materias históricas e na forma permanente do espírito humano. Marx retratou um mundo imaginário. Em um desses paradoxos, Dickens é considerado um autor de ficção enquanto que o outro é quase um profeta para uma intelectualidade corrompida pela ideologia.

A abertura do homem à transcendência, sua capacidade de superar o momento histórico-cultural, demole um princípio que joga toda teoria materialista no ralo e mostra que um grande romancista pode ensinar muito mais do mundo em que vivemos do que uma intelectualidade completamente desconectada do mundo, imersa em seus sistemas fechados, coerentes e completamente errados. Quer entender a revolução industrial? Leia Dickens de cabo a rabo, depois leia os historiadores. Se começar pelos últimos, pode entrar em um mundo de fantasia que aprisionará sua mente.

Esse é o poder da grande literatura. E grande literatura é, entre outros, Charles Dickens.

Peter.Molina 22/03/2024

Um meio cruel
Neste livro, Dickens nos conta a história do órfão Oliver Twist, criado inicialmente numa espécie de asilo e depois entregue a toda sorte de sofrimentos, angústias, além do envolvimento na criminalidade e na delinquência. Inicialmente tem uma atmosfera bastante pesada, por percebemos o quanto uma criança era lançada num meio perturbador e doentio. A sorte dele vai mudando aos poucos, não sem muitas lágrimas e dores. Tem um final bem arrebatador ,e uma demonstração de violência que me surpreendeu porque achei um pouco incompatível com a narrativa. Atualmente, a nomeação do grande vilão da história seria considerada anti semitismo, mas é interessante observar como esses personagens eram tão marginalizados.

Dri 23/03/2024

É uma história com muito sofrimento, o pobre do Oliver sofre demais e sempre com o coração tão puro. Só acho que por ser tão grande algumas partes ficaram chatinhas.
Mas tem uma boa história e um bom plot.

Edna 14/07/2020

Um Dickens
Falar das Obras de Dickens é descrever a maestria de um escritor, uma narrativa que tem o poder do diálogo com o Leitor.

A crítica sempre presente, com tiradas sarcásticas, a maioria de suas obras tem um órfão, Oliver Twist já fora recebida com objeções de âmbito e aspecto morais muito elevados para aceitação da sociedade da época, que sabiam da existência mas se negavam a falar, aceitar e mudá-la.

Ele conduz magistralmente, sempre com muitos personagens, muitos deles marginalizados, delinquentes e prostitutas, produto do submundo, vivendo do crime e das misérias impostas a esse mundo, vivendo em escombros de casas sombrias, sobrevivendo de biscates de vendas nas feiras e mercados de pulga, de pequenos furtos, muitos terminando seus dias nos cadafalsos de Newgate, são tantos seus Personagens, que durante a leitura o Leitor até pode esquecer algum, mas Ele resgata e o trás pra história acrescentando sua importância para desenvolvimento da história.

Oliver nasceu em uma casa Paroquial, no momento seguinte sua mãe deu o último suspiro, uma jovem que ninguém sabia nada sobre ela, e que depositou nos últimos instantes na mão da enfermeira um medalhão e um pedido para que cuidasse do seu filho, nos dias seguintes esse Segredo foi parar numa Loja de penhores.

Oliver suporta a prisão desse abrigo até os 12 anos quando, raquítico como a maioria dos seus amigos sobreviventes, nutridos com pequenas rações, mas Ele se cansa dos castigos, e consegue fugir da casa funerária que tinham comprado o seu passe, isso mesmo nesta idade eles eram vendidos e assim inicia sua jornada nas ruas de Londres quando chega exausto e é "socorrido" por um dos meninos de Fagin, um ladrão perverso que escraviza as crianças. Hoje seria chamado de

A história tem alguns lados muito triste, vamos perder personagens bons, vamos sofrer com após a virada da história Oliver retorna à cidade com seus benfeitores e o encontro mais desejado do pequeno não acontecerá. Bem baseado da realidade, o coração é espremido e torcido de vez enquando. Mas tem o romance da Rose Mayle pra fechar ali e amenizar e a reflexão moral é incrível.

#Bagagemliteraria
#Bookstagram
#Resenha
#OliverTwist
#Dickens
#Instalivros

T.N.T.Rock 15/05/2021

As aventuras de Oliver Twist (Edição integral)
Uma das mais famosas obras do inglês Charles Dickens, Oliver Twist vais nos contar as “aventuras” do garotinho que dá nome ao livro, desde seu nascimento o pobre órfão vai sofrer nas mãos dos mais degenerados personagens, como os responsáveis pelo orfanato, além de “tutores” que deveriam velar por sua educação, até finalmente sua fuga para a pestilenta Londres dos idos do século XIX, lá sua vida também não será das mais fáceis será recrutado pelos piores tipos de pessoas e terá que sobreviver há terríveis danações, e mesmo com esse calvário conservar uma humanidade e inocência que poucos conseguiriam nessas condições.
Dickens é um novelesco astuto, tem um domínio sobre seus personagens e suas vidas que poucos autores conseguem transpassar para suas páginas, e como de costume seus textos exalam diversas críticas a sociedade e instituições de sua época que infelizmente podemos ainda nos dias de hoje sentir tudo isso com tamanha atualidade, as instituições são das mais corruptas seus integrantes de uma mesquinhez doentia, as desumanas condições que a classe média e baixa passa é algo deprimente, fome, violência são apenas alguns exemplos que para nossa tristeza é tão atual, ainda mais para os brasileiros nos tempos hoje.
Sobre a edição física, acho uma edição econômica maravilhosa, linda capa com orelhas, temos o texto integral, com um papel muito bom, uma tradução atual de muita qualidade, realmente quem busca um livro em um valor que possa caber no seu bolso e com uma material gráfico de ótima qualidade pode investir nas edição da editora Principis.

julia :) 01/10/2020

Lindo
Não tem nem o que falar deste livro. Um livro triste porém clássico com um final perfeito. Simplesmente leiam.

@ziasrules 12/10/2022

Oliver Twist
A história de Oliver me cativou desde o início. Dickens prende desde o primeiro capítulo, com ganchos e amarrações bem feitos, além das críticas bem pertinentes à época, principalmente a desigualdade de classes, e uma ironia que sempre pontua muito bem vários aspectos que poderiam ser ignorados sem o destaque.

nimoriarty 16/07/2023

Cativada por Oliver Twist
Esse pequeno livro ilustrado é uma daquelas descobertas que é capaz de te surpreender e deixar um quentinho no coração. Quero mencionar como fui levada ao encontro dessa edição de Oliver Twist, já que foi graças ao bibliotecário da minha escola que pude conhecer esse livro impecável.

Oliver Twist é um menino órfão que perdeu sua mãe ao nascer e cresce em uma paróquia. É um dos romances onde o autor trata do fenômeno da delinquência provocada pelas condições precárias da sociedade inglesa da época.

Apesar do cenário miserável que o pequeno Oliver encara é encantador ler como diante de todos os desafios, ele jamais perdeu sua essência, de forma pura e admirável. O final foi emocionante e pra mim se fez uma obra indispensável para se presentar pequenos leitores.
k4tha! 16/07/2023minha estante
adoro suas resenhas

nimoriarty 16/07/2023minha estante
Muito obrigada!

Diego Rodrigues 09/03/2022

Deliciosamente ácido
Nascido em Portsmouth, Inglaterra, no ano de 1812, Charles Dickens foi um dos maiores escritores da era vitoriana. De origem humilde, mal pôde se dedicar aos estudos e, para ajudar a família que se afundava em dívidas, teve que começar a trabalhar ainda aos doze anos em uma insalubre fábrica de graxa de sapato. Aos 17, começou a cobrir processos jurídicos e a vender suas matérias para impressos locais. Os jornais teriam um papel fundamental em sua carreira. Foi através deles que Dickens publicou o seu primeiro conto, fixou-se como repórter e inaugurou uma série de crônicas sobre Londres. Casou-se em 1836 e passou então a se dedicar inteiramente a carreira de escritor. Mestre do romance e da narrativa curta, publicou obras memoráveis como "Um Conto de Natal", "David Copperfield", "Grandes Esperanças" e muitos outros clássicos que contribuíram para a introdução da crítica social na ficção inglesa. Vítima de um derrame, faleceu em 1870, na sua casa de campo, em Kent.

Publicado originalmente em formato de folhetim entre os anos de 1837 e 1839, "Oliver Twist" é seu segundo romance e, assim como seu antecessor, "As Aventuras do Sr. Pickwick", foi um sucesso imediato. Em 1834, na Inglaterra, havia sido aprovada a Nova Lei dos Pobres, que sufocava a assistência social e incumbia à Igreja Anglicana o dever de ajudar os mais necessitados. A Igreja, por sua vez, jogava os pobres coitados nos chamados workhouses, asilos onde eram explorados e forçados a viver sob condições desumanas. O jovem Oliver Twist é um desses miseráveis. Órfão, foi criado em um asilo e desde pequeno sabe o que é a fome, a violência e a solidão.

O grande desafio do romance em folhetim era prender a atenção do leitor até a publicação do próximo capítulo e Dickens o fazia com maestria. Seus capítulos sempre fecham com grandes ganchos e plot twists, fazendo de seus romances verdadeiros novelões. "Oliver Twist" não é diferente. Embebida de uma escrita altamente sarcástica, a obra é de fácil e rápida leitura, com Dickens fuzilando as instituições e denunciando as injustiças sociais que impregnavam uma Inglaterra recém-industrializada. Removendo o verniz de Londres, o autor escancara o seu lado mais podre, com todos os mendigos esfomeados, prédios decrépitos e os mais vis criminosos. Na figura de personagens caricatos como o sacristão Bumble e o juiz Fang, Dickens denuncia a hipocrisia religiosa, o falso moralismo e toda a corrupção que acontecia nas instituições e na classe aristocrática. Tudo isso faz de "Oliver Twist" um romance extremamente ácido, bem-humorado e gostoso de se ler.

Essa edição integra a coleção "Clássicos da Literatura UNESP", que tem como intuito introduzir novos leitores a clássicos da literatura mundial. São edições simples, mas extremamente bem feitas e agradáveis de manusear durante a leitura. O conteúdo interno faz lembrar bastante aquelas edições da "Abril Cultural", com a diferença que o tamanho da fonte aqui é bem mais agradável. Felizmente, a editora tem resgatado alguns títulos bem interessantes e que vinham sendo negligenciados por aqui, como é o caso do próprio "Oliver Twist".

site: https://discolivro.blogspot.com/

Fer Paimel 23/12/2020

Marcante
Sempre ouvi falar de Oliver Twist, mas nunca tinha me proposto a ler a obra antes. É uma obra bonita, triste e meiga, a partir da qual a gente consegue ver como um livro pode impactar tantas gerações...
A história de sofrimento de crianças órfãs me é sempre impactante e me causam aquele desconforto por ser tão triste e real. A literatura possui vários exemplos desse tipo de história, mas o livro que me veio à cabeça várias vezes, durante essa leitura, foi Capitães da Areia...
Gostei bastante e me fez refletir sobre as consequências que a falta de amor familiar e de um lar pode ter na vida de cada pessoa...
Recomendo!!
Henrique Oliveira 23/12/2020minha estante
Muito bom, Fernanda. Assisti ao filme há mais de 10 anos, e gostei bastante. Lembro-me de algumas cenas ainda. Pretendo ler o livro futuramente.

Fer Paimel 24/12/2020minha estante
Eu nunca tinha assistido ao filme antes, apenas ouvido falar da história. Eu peguei Um Conto de Natal para ler e depois emendei nesse... tô gostando do jeito do Dickens... é uma leitura muito fácil, simples, mas tem um charme. O próximo que eu vou pegar dele é Grandes Esperanças. Até o final do ano quero ler David Copperfield também :) você gosta desse autor?

Henrique Oliveira 24/12/2020minha estante
Fernanda, ainda não li nada dele, mas, pretendo. Ontem, ao mencionar sobre o filme, fui atrás dele no YouTube, e encontrei. Acho que hoje mesmo irei assitir. Até o final do ano, você irá ler? David Copperfield tem mais de 1000 páginas.

Henrique Oliveira 24/12/2020minha estante
Grandes esperanças está na minha lista

Fer Paimel 25/12/2020minha estante
Até o final do ano que vem, quero ler Grandes Esperanças e David Copperfield kkkkkk desculpe o erro!! Já estou com a mente em 2021 kkkkkk

Henrique Oliveira 25/12/2020minha estante
Tudo bem kkkk