Grandes esperanças

Grandes esperanças Charles Dickens

Resenhas - Grandes Esperanças

Fernando 18/07/2010

Não serei presunçoso a ponto de afirmar que Grandes Esperanças é o meu romance, que Pip sou eu, ou qualquer coisa do gênero.

Na verdade, creio que Pip é um dos personagens que melhor representam todos nós, ou pelo menos aqueles de nós que tem humildade de reconhecer não só nossas fraquezas e defeitos, mas também aquelas coisas das quais nos envergonhamos, aqueles preconceitos que inevitavelmente nos acompanham desde o berço e aqueles que adquirimos ao longo de nossa formação.

Não posso encher essa resenha de spoilers, no entanto existem inúmeras cenas marcantes em Grandes Esperanças. Pra mim, fica sempre a imagem do bom e velho Joe, em sua visita a um Pip já aristocrático, em Londres. A diferença entre as classes, que naquele momento vence uma antiga amizade que parecia inabalável, é algo que faz com que reflitamos a respeito de nossa condição humana.

Pip, para mim, é o melhor personagem de um autor repleto de personagens inesquecíveis, como Pickwick, Ebenezer Scrooge ou Oliver Twist. Impossível não experimentar uma infinidade de sentimentos por Pip ao longo do romance. Impossível não amá-lo, não odiá-lo, não parar a leitura e baixar a cabeça, porque sabemos que, embora estejamos lendo uma história do século XIX, estamos vendo ali o nosso espelho, o espelho do ser humano comum, mesquinho e vil, mas que também ama.

Grandes esperanças se tornou, desde a primeira vez em que o li, meu livro favorito. Talvez seja sempre assim mas, assim como Pip, podemos mudar de opinião sem que demos conta disso.
Giliade 19/07/2010minha estante
Não vá ficar todo convencido, mas você merece saber: Sua resenha humilha completamente as demais. Realmente a impressão que se tem ao fim, é de que mudamos muito ao longo da vida, e que algumas mudanças adquirem conseqüências trágicas. Talvez todos nós tenhamos um pouco mais do Pip, mas no fundo, eu gostaria mesmo é que fôssemos eternos Joes.

Sandra :-) 15/12/2010minha estante
Falou pouco e disse tudo! Não sei de Pip é o melhor personagem de Dickens pois só conheço Pip e Oliver Twist (e fecho com Pip), mas, de resto, assino embaixo ;)

Niasi 23/09/2013minha estante
Parabéns, fantástica a sua resenha.

Dudu 16/08/2021minha estante
Resenha maravilhosa sobre um livro certamente importante; sua visão foi bem ampla e externou tudo o que um dia pensei enquanto lia esse clássico!

Vivian Mauro 12/12/2021minha estante
Maravilha a sua resenha, esse livro foi um achado pra mim!

Gis 03/12/2022minha estante
Realmente é impossível não experimentar uma infinidade de sentimentos por Pip ao longo da leitura. Baita resenha!

Missu 29/01/2023minha estante
Estou lendo e amando ?

Kellynha 19/07/2023minha estante
Já recebi várias indicações desse livro, mais confesso que sua resenha foi primordial para que eu colocasse na lista de leituras, para ler ainda esse ano.

Neuza26 24/07/2023minha estante
Li e amei. Pip é um personagem muito bem construido. Dubio, humano na sua essência como todos nós.

Kleylton.Bandeira 13/08/2023minha estante
Perfeita a sua resenha!

Michela Wakami 06/10/2021

Um livro que para minha pessoa, teve muitos altos e baixos.
Não sei se criei muitas expectativas, mas esperava mais.
O livro começa bem, depois segue arrastado, sem emoção, e quase no final, cria vida de novo.
Mas que embora, não tenha me agradado de todo, valeu a leitura.
É uma romance de formação, aonde acompanhamos a trajetória da vida de Pip, e que nos mostra o quanto as nossas esperanças podem nos levar a uma vida melhor, ou a uma vida desastrosa.
Para qual vida, as esperanças de Pip as levaram? Tem que ler o livro, para descobrir.
João 06/10/2021minha estante
????

re.aforiori 06/10/2021minha estante
Muito bem, Michela!
Ótima questão levantada no final! ??

Iniciei a leitura deste livro há cerca de dois meses, quanto estava em dias de tempo muito apertado, e não conseguia avançar muito... E somente agora que retomei a leitura de fato. No entanto, estou procurando me doar mais e mais para me adentrar à história; mas sigo ainda à espera de um ?grande acontecimento?, por assim dizer...

Michela Wakami 06/10/2021minha estante
Oi, Renato! Tomara que você consiga ter uma experiência melhor que a minha.
Infelizmente apesar do livro ser bom, é inegável a sua lentidão para bons acontecimentos.
Boa sorte!

Carolina.Gomes 06/10/2021minha estante
Eu li pela edição bilíngue da Landmark, disponível no KU, mas quero muito ler essa edição. Fiquei curiosa para saber o ?final alternativo? que Dickens daria ao seu filho Pip.
Eu não achei lento de forma alguma.

CPF1964 06/10/2021minha estante
Desisti de ser escritor. Não quero mais aparecer na lista do NYT. Se Dickens levou 3 estrelinhas.... Coitado de mim......

Michela Wakami 06/10/2021minha estante
Carolina, muitas partes foram sem emoção nenhuma para mim, por isso acabou sendo arrastada.
Fico feliz que para você, tenha sido uma experiência diferente da minha, tornando sua leitura muito mais interessante e fluida.
Você que até fazer uma releitura. ????????????

Quer*

Michela Wakami 06/10/2021minha estante
Cassius, não se subestime, talvez você o supere, pelo menos na minha opinião.

Rosangela Max 28/11/2023

Faltou protagonismo.
Escolhi um clássico do Dickens para o meu último calhamaço do ano e não tinha como dar errado. Mesmo não tendo me encantado tanto quanto David Copperfield (que está entre meus clássicos preferidos), a leitura foi marcante.
Entre os personagens do autor que conheço até agora, acho que Pip é que mais demonstra ser possuidor de defeitos e qualidades. Ele é ambicioso (e não tem nada de errado nisso), egocêntrico, nutre uma paixão obsessiva e se acha mais merecedor do que os outros. Mas também ele é sensível, consciente dos seus defeitos, reconhece pessoas que possui uma personalidade ?boa? (como é o caso do Joe e da Biddy que são personagens encantadores), embora não faça nada para demonstrar. O problema é que a história o colocou em uma situação mais de coadjuvante do que de protagonista.
Com essas características o autor poderia ter trabalhado em ótimas transformações para o personagem, mas se manteve em uma história morna, sem altos e baixos. O que acabou me deixando com a sensação de potencial desperdiçado. Mas uma obra do Dickens sempre vale a pena conhecer.
Sugiro que deixe para ler a introdução no final. Ela é longa e está cheia de spoilers sobre a história. Como sempre, a Penguin arrasou na elaboração dos textos de apoio.
Recomendo a leitura.
Vania.Cristina 28/11/2023minha estante
Obrigada pelas dicas e pela resenha.

Regis 05/03/2023

Uma grande redenção moral
Um romance de formação que nos leva pela infância, juventude e vida adulta de Philip ou apenas Pip, nos mostrando sua origem humilde sendo criado por sua irmã, a senhora Joe e seu cunhado, o ferreiroJoe, seu aprendizado e como sua vida teve uma grande modificação após receber uma substanciosa herança que imagina ter lhe sido dada com um propósito, ao qual está completamente equivocado.

Ao longo do livro vemos Pip passar pelas três fases da vida e crescer com um pensamento completamente inexato sobre como ver a vida e de quais são as esperanças e ambições a que devemos dar valor.
O personagem vai se descobrindo diante de nossos olhos e ao fazer isso vemos ele cometer erros clássicos que o levam a ter que ao final, reavaliar e modificar toda sua trajetória moral.

O livro é um romance clássico, mas bem novelesco ao estilo que comumente é atribuído a Charles Dickens. Gostei da escrita e de como os fatos se desenvolvem de forma lenta mas que ao mesmo tempo te faz ansiar pelo desfecho querendo muito saber onde as esperanças e equívocos de Pip o levarão.

Uma história de ascensão rápida e queda. Cheia de orgulho, negação, falsas esperanças e grandes expectativas. Um livro sobre a descoberta da verdadeira realidade com uma redenção maravilhosa que emociona completamente o leitor.

O livro tem mais de cinco adaptações para o cinema, três das quais assisti, incluindo uma versão de Bollywood de 2016 muito maravilhosa de se ver, com um final diferente, mas muito romântico.

Gostei muito desse clássico e apesar de ter alguns momentos de lentidão a leitura é prazerosa e despertou minha curiosidade. Recomendo para os amantes dos grandes clássicos.
HenryClerval 07/03/2023minha estante
Assisti aos filmes que comentou e são boas adaptações. O indiano é bem sutil.
Como sempre gostei muito da resenha.

Regis 07/03/2023minha estante
O indiano é uma versão interessante. Rsrsr
Obrigada, Lê.

Elton.Oliveira 25/02/2024minha estante
Ótima resenha Regis!!!

Estou lendo " O Jogo do Anjo " de Zafón e ele faz grandes referências à esse livro... Já fico super curioso e na ansiedade de ler ! ??

Regis 25/02/2024minha estante
Ainda tenho que terminar a Trilogia da Névoa, mas pretendo ler os outros livros de Zafón, acho que a morte repentina do autor me abalou um pouco e decidi deixar seus livros para um outro momento.

Elton.Oliveira 25/02/2024minha estante
Eu estou descobrindo Zafón agora ... Tô lendo a série "Cemitério dos livros Esquecidos" ... Estou gostando muito !!! Como não o conhecia, nem me lembro a situação de sua morte ... Dei uma breve pesquisada um dia desse ...vi que ele morreu novo , fiquei um pouco triste ?

Giulipédia 21/12/2020

Merece uma bela de uma releitura, isso sim!!
Essa é a história de Pip, cujo nome completo é Philip Pirrip, órfão de pai e mãe, criado pela irmã mais velha e o marido. Sua irmã, claramente uma megera que vive para jogar na cara da criança que esta deve ser muito grata para com sua benfeitora por esta tê-lo "criado com a mão", mas a vida de Pip não é de todo ruim, pois apesar de sua irmã ser, por vezes cruel com ele, em contrapartida o marido desta é bom e simpático para o menino, e através dessa influência boa, o caráter de Pip vai se moldando. Até que um belo dia sua situação de vida muda drasticamente e Pip se descobre sendo um herdeiro de Grandes Esperanças, onde se tornar um poderoso cavalheiro londrino.

Esse livro tem muito conteúdo a ser discutido, é um livro que com certeza pretendo reler, porque sinto que não absorvi completamente a mensagem que ele quis me passar, e ainda sinto que não digerir certos tópicos apresentando, mas farei o meu melhor aqui com as primeiras impressões que tive dessa leitura.

Antes de mais nada a primeira coisa gritante é a distinção feita daqueles que possuem poder, propriedades, dinheiro, influência, daqueles que não têm. O livro retrata bem a distinção de tratamento que as pessoas recebem ao "ganhar a sorte grande" de se tornar "poderoso".

Outra coisa interessante é a perda da própria identidade para fazer jus a essa "nova vida". Um novo comportamento a se ter, em resumo, é como se o indivíduo tivesse que desenvolver um novo caráter, que combine mais com a nova situação em que vive. E aqui é interessante ver como esse é o caminho certo para o fundo do poço, pois nessa buscar de ser o que os outros esperam e desejam de si, a pessoa em questão se esquece e se perde de si mesma.

E acho que o último ponto que posso dizer é sobre se apegar a mágoas do passado, não seguir enfrente, se apegar ao sentimento ruim de uma experiência ruim, pode e com certeza vai arruinar a vida dessa pessoa, mas não apenas dela, mas de outras que tem contato com ela, criando uma cadeia de destruição, um círculo vicioso de auto sabotagem, até que aquele da vez tenha força o suficiente para desejar quebrar esse ciclo de sofrimento.

E aqui quero trazer uma reflexão. Isso meus queridos e queridas, é um alerta para nossas vidas e a vida daqueles que nos cercam, cuidado com o que se guarda, cuidado com os sentimentos amargos que se guardam dentro de si, rancor, ódio, amargura são venenos que não apenas envenenam os portadores dessas emoções, mas também aqueles ao redor destes, muito cuidado com o que guardam dentro de si e com aquele ao seu lado que guardar essas coisas, pois sim, resvala sobre nós também, sem percebermos.

Primeiro clássico de Dickens que tive o prazer de ler, Grandes Esperanças é um livro profundo que levanta várias questões e trás muitas reflexões sobre as pessoas, as emoções e os rumos que a vida pode tomar, com certeza é um livro que merece uma releitura, ansiosa pelos outros romances do autor, recomendo a todos e boa leitura!

Claire Scorzi 29/01/2009

Preciosidade
Amo este livro. Dickens nunca esteve tão bem: uma excelente história que não nega seus começos folhetinescos, mas muito bem construída; personagens fascinantes como o sentenciado Magwitch e o advogado Jaggers; um herói com defeitos e uma heroína que é quase anti-heroína; uma história de amor que soa adulta, apaixonada, coisa que Dickens nunca tinha conseguido. Soberbo.

Lela Tiemi 09/09/2009minha estante
"um herói com defeitos e uma heroína que é quase anti-heroína; uma história de amor que soa adulta, apaixonada"... Concordo com você, Claire! O livro tem tom melancólico do começo ao fim, na minha opinião, mas é tão belo! E, amei o desfecho da história. Realmente precioso. =0)

Daisy 15/04/2010minha estante
Ainda não acabei, mas posso dizer que é o melhor livro que já li.

Josy4ntun35 24/08/2021

Gostei
A história é legal, mas às vezes o autor se alonga demais em descrições desnecessárias, o que deixa a história um pouco enfadonha e desmotiva a leitura... Mas a história em suma e bem cativante.

Cirne 06/10/2020

Quero mais Dickens!
"Grandes Esperanças" é um novelão dos melhores. Conta a história do jovem Pip, órfão que recebe uma herança, renega o passado e se muda para Londres, a fim de tentar se inserir na alta sociedade e obter equiparidade social para conquistar Estella, um amor à primeira vista despertado na infância.

Familiarizado (e fã) do filme de 1999, uma versão moderna do original, não esperava encontrar tantas subtramas e camadas oferecidas por Dickens. O terceiro ato, por exemplo, pouco aborda o romance entre Pip e Estela, considerada a tônica da narrativa. Há muito mais a ser resolvido em sua entrelaçada trama.

Ao ler as mais de 700 páginas, a primeira impressão é que muitos dos capítulos são despropositados. Parece que há bastante enrolação e desvios do foco principal. Ledo engano. O escritor britânico costura muito bem os arcos de cada personagem, o que tornou uma grata surpresa perceber que o livro é muito mais complexo do que esperava.

Surpreendi-me ao constatar que Magwitch é um dos protagonistas! Vários outros personagens ganham destaque, como o advogado Jaggers, seu ajudante Wemmick, a jovem Biddy, a Mrs. Joe e o amigo Herbert.

Além de um certo desconforto com alguns trechos empolados, o único apontamento é que Dickens poderia ter feito uma crítica mais feroz para a burguesia inútil da época (ou de sempre?). Foi contida, mas a mensagem se faz presente. Ainda assim, não restam dúvidas de que "Grandes Esperanças" é um clássico. Quero mais Dickens!

site: Mais sobre literatura, cinema, seriados e pensamentos diversos em www.cultpopmax.blogspot.com ;)
Gabi 06/10/2020minha estante
Bela resenha. Deu vontade de ler o livro.

Cirne 06/10/2020minha estante
Obrigado, Gabi! Vale a pena mesmo :)

Lais Ribeiro 10/01/2013

10 coisas sobre Grandes Esperanças
1- Antes de ler pesquise sobre Charles Dickens e um pouco sobre a época em que o enredo se desenvolve
Acredito que a maioria das edições atuais possuem um pouco sobre a biografia de Dickens e sobre como as coisas funcionavam na época que o livro retrata (A edição que li tem), e ter esse conhecimento é extremamente importante para a compreensão dessa obra que é considerada a mais biográfica do Dickens.

2- É dividido em três partes
O livro começa quando Pip era criança e se desenvolve ao longo de três partes.

3- Tem quotes incríveis
Certamente você já leu em algum lugar a citação abaixo:
"Esse dia foi memorável para mim, pois causou grandes mudanças no meu destino. Mas é assim com todo mundo. Subtraia um determinado dia de sua vida e veja que, sem ele, sua vida teria tomado um rumo diferente. Faça uma pausa por um instante, leitor, e pense na comprida corrente de ferro ou de ouro, de espinhos ou flores, que jamais se lhe estaria ligada, se um certo dia memorável não tivesse formado o primeiro elo dessa corrente."
Eu já tinha lido ela no livro Um dia, e conhecer seu contexto em Grandes Esperanças foi muito bom.

4- Pip é mais legal/interessante quando criança
Preferi o Pip criança, conforme ele cresce uma série de fatores faz com que ele mude, se afastando cada vez do menino incrível que ele era . Não que isso seja ruim, ao longo da vida todos mudamos, mas no caso do Pip conforme ele cresce ele esquece aqueles valores que lhe foram tão importantes quando criança, e em alguns momentos foi como ler sobre um outro personagem, indo e voltando.

5- Uma das mais belas histórias de amizade que já li
A amizade de Joe e Pip é tocante. Joe é um grande camarada, só não desenvolvo mais devido os spoilers.

6- Wemmick e seus valores portáteis merecem destaque
Pra quem ainda não leu preste atenção no Wemmick.

7- Personagens muito complexos
Pra mim o mais complexo (e olha que o pessoal é bem complexo) é a Estela, no final das contas quando penso nela sinto uma mistura de nojo e pena...

8- Tem uma pegada de O Morro dos Ventos Uivantes
Principalmente nas partes de Miss Havisham.

9- Faz com que você acredite em coincidências
As ultimas 200 páginas são um festival de coincidências, novamente não desenvolvo mais devido os spoilers.

10- Faz com que você pense nas suas Grandes Esperanças
Se o Pip passa a maior parte do livro preocupado com suas Grandes Esperanças depois de le-lo eu que é estou começando a me preocupar com as minhas...
Mariana 17/09/2014minha estante
Livro fantástico, mas tem um final dúbio, ou foi só para mim? Pois o Pip fala que a Estela ficou viúva, mas que casou de novo. E quando a vê, eles acertam reatar a amizade. Mas li muitas resenhas falando que era uma história de amor com final feliz. O que você entendeu do final? Gostaria de poder entender a posição de quem leu :)

Bjos!

Lais Ribeiro 25/09/2014minha estante
Olá Mariana
Pra mim o livro não é uma história de amor com final feliz, já que o Pip não ficou com a Biddy, que na minha opinião seria o "caminho pra felicidade amorosa" dele. Agora, sobre a Estela, fiquei com a impressão que o Pip e a Estela terminam como amigos e isso é algo "feliz" se levarmos em conta toda a história dos dois. No fim pra mim temos um Pip que sofreu mas encontrou um pouco de paz em saber que as pessoas com as quais se importa estão bem, o que acontece muitas vezes em nossa vida.

Beijos

Daniel-Ef2:8 09/04/2023

Leitura extensa porém gratificante
Esse é o segundo livro do Dickens que eu leio e cada vez mais eu gosto do estilo de escrita do autor. O final é meio sem graça e que te faz refletir e pensar demais sobre o conteúdo da história. Tive que assistir algumas resenhas como a da Tatiane Feltrin e do Lucas Bittencourt para poder chegar a uma conclusão ou melhor para ver se "li certo" o livro.

A história mostra as "grandes esperanças" de Pip que tem um benfeitor misterioso que o ajuda e o banca afim de transformá-lo em um cavalheiro, porém a história vai mostrando um Pip que a medida que cresce vai se tornando um arrogante que fala o que não deve e gasta mais do que devia. Ele fica obcecado por Stella e vive meio que "cego de amor" por ela esperando que um dia pudesse se casar com ela.

No desenrolar da história a gente vê que essas "esperanças" vão se desfazendo aos poucos, Pip vai quebrando a cara e o orgulho e no final se torna alguém mais maduro e responsável.

Quando se lê superficialmente um livro a gente espera que o final tudo vai dar certo, que o cara vai terminar a história rico, saudável, casado com o amor da sua vida, com filhos e vida próspera, o famoso "e viveram felizes para sempre" mas não é assim que termina Grandes esperanças, essa é uma daquelas histórias que além de ler com atenção a gente vê o crescimento e desenvolvimento dos personagens, em vários momentos nos identificamos com eles e no final refletimos sobre o fim de cada um.

Eu demorei 2 meses para ler esse livro e mais de 1 semana refletindo sobre o conteúdo afim de fazer uma boa resenha. Talvez não tenha conseguido expressar nessas palavras toda a minha experiência com esse livro, mas se posso dizer algo é que valeu a pena cada momento e cada minuto de leitura, é um daqueles livros que marcam a vida do leitor e que com certeza eu recomendo para todo mundo ler, essa história é rica cheia de detalhes e com uma escrita fantástica.

Eliana 03/10/2021

Clássico calhamaço
Talvez eu tinha uma expectativa muito grande e no começo achei que não tava fluindo... na primeira parte do livro comecei a me apegar, mas na segunda eu ficava com mais ódio do Pip, e na terceira a redenção... não foi nem as surpresas, que não é o foco do livro, mas o desenrolar que as vezes é rápido demais as vezes é demorado, e é um pouco difícil me deslocar pra época e lugares, talvez se eu tivesse prestado mais atenção nas aulas de história eu não teria sofrido tanto. É tão diferente do que eu estou acostumada... e ao mesmo tempo poderia (com algumas adaptações de época) acontecer algo parecido hoje, por isso é um clássico né.
Mas quanto mais eu penso nesse livro mais ele fica encantador, eu ainda estou assimilando tudo o que aconteceu, tentando entender melhor a época e com certeza lerei mais Dickens, talvez o David Copperfield, ou mesmo uma releitura desse livro, porque realmente fiquei encantada como não consigo parar de pensar nesse livro.
Tathy Melander 03/10/2021minha estante
Li esse ano também, meu 1° Dickens, e se tornou um dos meus livros preferidos! Releia sim, ele É encantador e mágico. Não é à toa que o velho Dickens é tão reverenciado.

Ana Bruno 01/08/2021

Amei, amei, amei!!!
Livro delicioso!! Do início ao fim.
Durante o tempo da leitura, tenho certeza que estive lá, vivendo com os personagens. A narrativa funciona perfeitamente.
O livro acompanha a vida de Pip, desde a infância. E este decorrer, retrata um ser humano como nós, com impressões, dúvidas, erros e acertos, sentimentos, arrependimentos, redenção e... Esperança!!
Lindo, lindo, lindo!!!
Com absoluta certeza, tornou-se o meu livro favorito de Dickens e, até agora, o melhor do ano!!!
Diego 01/08/2021minha estante
Dickens é ótimo!!!

Ana Bruno 01/08/2021minha estante
Sim! Já quero ler tudo dele!!!

Ari 01/08/2021minha estante
Li Oliver Twist esse ano e amei, também quero ler tudo de Dickens.

Elexandra.Amaral 15/07/2020

Meus 7 anos com Pip
Cheguei a Pip como Matilda: pelas narrações do Sr. Watts, para quem Pip não era apenas um personagem. Não, Pip era uma pessoa, uma pessoa cuja vida continha lições valiosas, um amigo.
Bem, iniciada a leitura, em 2013 (!), encantei-me com o protagonista de "Grandes Esperanças". na metade do livro, contudo, passei a nutrir um profundo sentimento de raiva por ele. A leitura, então, tornou-se insuportável. Nos anos seguintes, tentei voltar a lê-lo. Falhei miseravelmente em quase todas. O obstáculo era sempre o mesmo: o ingrato, arrogante e perverso Pip.
Neste ano, contudo, obriguei-me a lê-lo em uma viagem de ônibus. Para minha surpresa, devorei as páginas restantes em horas. E me reconciliei com Pip.
"Grandes Esperanças" é um desses livros esplêndidos que se fecha com prazer e carinho, mas que exigem paciência. Não que a escrita de Dickens seja enfadonha ou algo do tipo. O problema tem nome e sobrenome, chama-se Philip Pirrip, a quem detestei (soube depois de fechar o livro) por reconhecer que possuía traços meus.

Lela Tiemi 14/07/2013

Pip é um menino órfão criado por sua irmã mais velha, Mrs. Gargery e seu marido Joe – um ferreiro simples e humilde. O menino encontrava-se resignado aos passos de Joe, com um futuro como ferreiro até conhecer Miss Havisham e sua filha adotiva Estela, por quem Pip se apaixona.

Miss Havisham, que após ser deixada pelo noivo no dia de seu casamento, vive trancafiada em sua casa onde o tempo parou – os relógios marcam o horário em que seu coração partiu, o bolo e os preparativos da festa e Miss Havisham ainda com seu vestido de noiva, tudo estava como no dia em que sua grande decepção ocorreu. As intenções de rica excêntrica e amargurada senhora não é a das melhores. Ela cria e educa Estela com a cruel intenção de se vingar, para partir o coração de alguém como o seu foi quebrado. Por se sentir rebaixado por Estela por conta da posição social que se encontra, Pip envergonhado por seu futuro como ferreiro, por sua família e seu grande amigo Joe e seu baixo grau de instrução, deseja então em um dia tornar-se um cavalheiro.

Um dia seu sonho é financiado por uma pessoa que prefere manter-se no anonimato e Pip deixa Joe, Biddy, a cidade onde nasceu para se submeter às regras da aristocracia inglesa. Assim, a vida de Pip muda completamente.

Nunca antes degustei tanto um livro. Li sem pressa, deixando-me envolver e transportar para dentro do cenário um tanto melancólico que Dickens magistralmente criou, não desejando que chegasse ao fim. Foram dois meses tentando prolongar a leitura para que não terminasse. "Grandes Esperanças" é uma leitura obrigatória!

Dickens criou personagens incríveis que expressam sentimentos reais, que passam por dores que levam a loucuras; e ansiedades seguidos de receios, sofrimentos; e todo o desalento que a expectativa de uma mudança tão desejada que ocorre com a consequência de deixar para trás pessoas queridas. Nossos heróis, Pip e Estela são cheios de defeitos; tomam decisões erradas. Às vezes por amor, às vezes por orgulho. E, só resta ao leitor perdoá-los, pois nos vemos ali. Os personagens são tao humanos que em algum momento, de alguma forma, nos encontramos na história.

Da metade para o final a história torna-se mais emocionante, e Dickens criou um incrível desfecho ao livro. Chorei e também ri ao acompanhar toda a vida de Pip. Criei diferentes graus de vínculos com cada personagem: Pip, Joe (em especial), Estela, Biddy, Miss Havisham, o condenado Magwitch... Vou sentir falta de todos eles, mas conforta saber que o livro está ali na estante a um braço de distância para quando a saudade apertar.
Carol Frizzera 05/07/2014minha estante
Estou com esse livro aqui há uns meses. Mas após ler sua resenha vai ser o próximo da minha lista!!! Vou curti-lo muito!!!

Marina 15/01/2023

obrigada James pela indicação
a vontade de ler esse clássico se deu ao fato de ser tão mencionado pelo James Herondale. por isso, sempre que eu lia eu lembrava dele... e foi uma experiência interessante.
a escrita do Dickens é boa, assim como em outras novelas dele que já li, mas é cansativa. o melhor de tudo pra mim foi o humor que ele põe na narrativa (eu chegava realmente a gargalhar) e eu me apeguei mt ao Pip e Joe. pra mim, de longe, a melhor relação do livro. no geral, é um clássico válido de conhecer, mas tem que ter resiliência e entender que não vai conseguir devorar em 1 semana rs. to bem animada pra ler Oliver Twist agora e Conto De Duas Cidades, que é indicação do Will!