O Casamento

O Casamento Nicholas Sparks

Resenhas - O Casamento

Rafa 01/03/2013

Resenha - O Casamento - Nicholas Sparks
O livro começa com questões sobre como uma pessoa pode mudar sua vida, como numa quebra de rotina e permanecer nisso todo dia, se é possível inventar maneiras diferentes de conquistar alguém porque a ama realmente. Pois é, Wilson Lewis é um homem comum, mas muito tímido, que tem seus 56 anos, depois de ter se casado com sua esposa a mais de 30 anos, acaba por esquecer o niver de casamento de 29 anos deles, e Jane, a esposa, fica toda magoada com isso.

Além de nunca reclamar da vida que levava, Wilson, é um bom advogado, tem renome na sociedade e tal, mas chega num momento que sente que não está totalmente feliz com sua família, principalmente com a linda Jane, que se virasse filme, ela seria como a Joly, muito linda mesmo.

Wilson se arrepende, com medo de que seu casamento se acabe. Nesse ínterem, é bom lembrar que dessa história é citada uma outra mais linda, a dos pais de Jane, Ellie e Noah Calhoun, são o casal de "Diários de uma paixão", o livro do mesmo autor, acreditam? Adorei essa parte.

Noah ajuda muito Wilson a reconquistar o amor perdido de Jane, tentando ser um homem perfeito para ela, mas ela só vai percebendo isso aos poucos. Ele planeja uma tática, tentando ser um marido que Jane sempre sonhava, assim como o pai dela era com sua Ellie.

Em 15 dias antes da organização do casamento da filha caçula dele, começa a sua tática com as dicas de Noah, um exemplo de pai para Jane, que achava lindo a história dos seus pais, e considerava bastante por ele ser tão carinhoso com Ellie. Wilson, bom vai nos surpreender neste final, só te digo que Jane vai chorar muito no casamento da filha, e Jane terá um dia inesquecível que Wilson preparou para ela e jamais imaginou. É lindo mesmo, você vai ficar muito emocionado.

Enfim, Sparks é um fenômeno, eu adoro todos os livros dele, espero que tenham gostado da minha primeira resenha, e comentem aqui embaixo, vai me dar um sorriso enorme.
Mony 26/06/2012minha estante
Parabéns pela resenha, não vejo a hora de comprar o livro, amo Nicholas Sparks :D Abraço.

Ana Paula 02/08/2012minha estante
Sua resenha fez eu me interessar ainda mais pelo livro. Obrigada!

Cris21 24/09/2012minha estante
Adoro esse livro! Ficou tão fofo *-*
Nicholas sabe o que faz, sabe escrever de um jeito leve e gostoso, histórias que marcam e ficam na nossa mente. Por isso é meu autor favorito (pelo menos de romance é...) e adoro tooodooos os livros dele *0*

Elaine 06/02/2013minha estante
nossa, deve ser maravilhoso...eu amo "diario de uma paixão" e este livro ter relação com ele, me deixou animada!! vou ler!!

Ana Paula 01/03/2013minha estante
Adorei a resenha e não vejo a hora de ler O Casamento. Parece ser tão perfeito quanto Diario de uma Paixão. Amo os livros do Nicholas Sparks.

Nara 17/08/2013minha estante
Falou tudo que acho do livro ^^

mônica santos 10/09/2013minha estante
Gostei muito do comentario só tenho duas observaçoes o nome da mãe dela era Allie e se vc reelembra um pouco ers o casamento da filha mais velha e mais nova era Leslie.Mas seu comentário foi ótimo.

Amauri 21/06/2014minha estante
Gostei da resenha, Rafa, reflete exatamente do que o livro trata. É o primeiro livro de Sparks que eu leio, já assisti um filme baseado em um livro dele, Querido John e espero poder ler mais alguns, pois ele é um romancista que não é torna os detalhes cansativos.

Gleicy 11/05/2017minha estante
Parabéns, amei a resenha, fiquei super interessada em ler o livro, mal posso esperar para começar.

Jeniffer.Patricia 25/09/2018minha estante
QUAL LINGUAGEM DO LIVRO O CASAMENTO ?????

alexcs.lira 30/08/2023minha estante
Excelente sua resenha. Esse livro é surpreendente e maravilhoso.

Carolina165 02/11/2022

Um livro com uma mensagem muito importante, porém maçante
"[...] amar é mais do que resmungar três palavrinhas antes de dormir. O amor é sustentado por ações, pela constante dedicação às coisas que um faz pelo outro diariamente".

Wilson é um homem de 53 anos, casado há trinta anos que esqueceu o 30º aniversário de casamento. Jane, sua esposa, fica muito magoada com o ocorrido. É quando ele percebe que talvez sua esposa não o ame mais tanto assim. A partir daí ele vai fazer de tudo para recuperar o amor da esposa e reacender a chama do casamento.

Esse é um livro que contém uma mensagem muito importante sobre relacionamentos e casamento. Sobre o que constrói o amor, e o que faz uma relação ser duradoura. Gostei bastante da premissa do livro, do contexto, e da delicadeza dos temas tratados. Porém achei a escrita extremante maçante e o fato de ter poucos diálogos também não ajudou.

Recomendo a leitura para aqueles que não se incomodam com uma escrita morosa e descritiva.

Gostei da revelação do final, foi uma surpresa.
Roberta 07/11/2022minha estante
O novo dele tá espetacular

Carolina165 07/11/2022minha estante
Agora fiquei curiosa

Roberta 08/11/2022minha estante
Fazia tempo que eu não curtia um livro dele.

bianquicha 13/12/2023

"Nunca deixei de acreditar em nós dois"
Ok, esse livro foi uma GRANDE surpresa.
Se tem uma coisa que eu gosto, essa coisa são caras românticos, e Nicholas Sparks é o maior deles, nunca conheci nenhum homem tão apaixonado assim no nível de escrever "Diário de uma Paixão" e ainda um spin off "O Casamento".
De início achei estranho alguns acontecimentos citados sobre o Noah e a Allie (livro original/the notebook), já q só vi o filme e não li o livro imagino que o final dos dois não tenha sido o mesmo em ambos.
A falta de falas também me desanimou um pouco no começo, mas acabei descobrindo que a escrita do Nicholas deixava cada texto e descrição interessante (tô bem baba ovo né? kkkkkk). Mas realmente, o livro é cheio de descrições, textos e mais descrições, isso não me afetou porque achei mt fofo e sentimental.
Adorei que a história é contada do ponto de vista (mais conhecido como "pov") do carinha>>>>
Essa vibe de cara casado tentando salvar o casamento me lembrou demais o Gavin em "Clube do livro dos Homens".
Foi muito bonito acompanhar a trajetória do casal e do Wilson como pessoa, lindo demais os pensamentos que ele tinha sobre a esposa e o quanto a amava.
Ele pouco a pouco se tornando um romântico foi INCRÍVEL de ver.

quotes:
"? Eu te amo mais do que tudo no mundo."
"? Sou o homem mais sortudo deste mundo por ter você"
"? ... eu jamais poderia ter amado qualquer outra mulher como amo você. Com todo o amor do mundo, Wilson"

Yasmym 13/01/2022

Definição de perfeição, eu diria
Já li a maioria dos livros do Nicholas Sparks, amo a maioria dos livros dele, pra ser sincera. Mas não lembro de ter lido um que fosse tão perfeito. Que livro incrível!

Manter um relacionamento saudável, feliz e que valha a pena lutar diariamente nunca foi uma tarefa fácil, hoje em dia parece ser pior ainda. É uma tarefa que exige esforço das duas pessoas envolvidas, caso contrário, não vai pra frente. E é isso que o livro mostra, quem luta sozinho pra manter o amor vivo, uma hora cansa.

É incrível ver como o Sparks conseguiu abordar isso de forma tão sensível. É incrível ver a mudança do Wilson pra salvar o casamento dele e o plot twist é perfeito, fechou com chave de ouro um livro incrível.

Apenas leiam!

Mari.Vasconcelos 24/02/2023

Maçante
Apesar do último capítulo ser bonzinho, o livro não me envolveu e mesmo sendo bem pequeno minha glicose foi às alturas.
Gente, que foi de tão abominável além de trabalhar demais para prover a família e com isso as consequências habituais de faltar futebol do filho, apresentação de balé da filha, entre outras coisas esquecer o 29° aniversário de casamento (quem depois de tantos anos casados já nao esqueceu alguma data?) pra essa criatura passar o livro todo se chamado de decepcionante, desmerecedor do amor de uma mulher tão maravilhosa, exaltando as qualidades da esposa e se colocando como digno de ser crucificado.
Na moral?
Talvez eu que subestime esse lance de romance e/ou casamento mas acho que o sr Sparks cria homens totalmente irreais!

Bianca2500 10/04/2024

Lindo de ler um amor sendo reconstruído
O Wilson nos mostra que a força de vontade gera sim mudança!
Um romance lindo e muito gostoso de ler, envolve não só um homem e uma mulher como também as gerações da família.
sofiaherondale 10/04/2024minha estante
Tem hot?

Bianca2500 10/04/2024minha estante
Não é bem romancinho mesmo rsrs...

sofiaherondale 11/04/2024minha estante
Graças a Deus kkkk

Nayky 04/08/2022

Leitura passatempo.
O casal principal não é cativante e não tive apego e nem torci por eles.

A reviravolta no final até chega a surpreender um pouco, mas foi tão rápido que não sei se contou mais de cinco páginas e não chegou a emocionar.

O único bom personagem mesmo foi o Noah (que já conhecia por Diário de uma paixão), mas que não teve um desenvolvimento ou um grande acontecimento.

Na verdade, eu acho que literalmente qualquer pessoa poderia escrever esse livro de tão simplório que é. Faltou muito mais profundidade para se falar sobre um casamento de 30 anos que está deteriorado. O autor se preocupou mais em descrever como organizar um evento do que qualquer outra coisa. Acho que o Nicholas só o fez por ordem da editora ou algo assim.

Foi um passatempo. Não leria novamente e nem recomendo.

Natieli Wenzel 11/03/2024

Ressignificar o amor
Ler Nicholas Sparks é sempre um lembrete do porque acreditar no amor vale a pena. Essa história me pegou num lugar sensível, lembrando do amor que é duradouro, real, mas que precisa de manutenções frequentes.

E como vale a pena, se lembrar do porque escolhemos amar a mesma pessoa, todos os dias. Como os modelos de um relacionamento feliz e verdadeiro deixa marcas e ajuda a lutar por algo real.

E na nossa geração? Tiramos essa força onde da onde?

Isabella.Wenderros 12/09/2022

“O amor é sustentado por ações, pela constante dedicação às coisas que um faz pelo outro diariamente”.
Depois de esquecer o aniversário de 29 anos de casamento, Wilson percebe que sua união com Jane não está tão estável como ele imaginava – a verdade é que sempre viu sua relação como algo garantido e mergulhou de cabeça na rotina intensa da carreira, não dando a atenção que a família precisava. Apesar de continuar apaixonado pela esposa e de adorar os filhos, nunca parou para realmente analisar o tempo que passava no escritório, as festas que perdia, os jantares atrasados. Quando entende que seu relacionamento está definhando, decide que vai reconquistar aquela mulher, custe o que custar.

Ganhei esse livro pouco tempo depois do lançamento aqui no Brasil – foi a minha época vício total em Nicholas Sparks –, então eu devia ter uns 15 anos. Apesar não ter nenhuma lembrança da leitura em si, tinha muito forte a impressão de que era uma trama chata e triste. Decidi fazer essa releitura de uma hora para outra e minha opinião mudou da água para o vinho: amei cada página! Hoje reconheço que aquilo que me deixou entediada há tantos anos foi o que me conquistou dessa vez: a realidade sobre como relacionamentos exigem dedicação e trabalho e como é fácil focar no do dia a dia, ignorando os pequenos detalhes que fazem diferença numa relação duradoura.

Wilson não cometeu nenhum grande erro, mas cada negligência ao longo das três décadas de casamento, cada momento que poderia ter sido aproveitado em família ao invés de dado ao trabalho, criou um distanciamento que cresceu entre o casal até os dois parecerem estranhos. Os filhos saíram de casa e essa sensação aumentou – depois de anos sendo cinco pessoas, voltaram ao original: duas. O esquecimento daquela data especial foi apenas a gota d´água de um copo que já estava cheio de decepções.

O que mais gostei do protagonista foi a sinceridade sobre seus sentimentos e suas falhas. Em nenhum momento ele faz pouco caso da mágoa que causou na esposa e tenta de todas as formas consertar a situação – não apenas em palavras, mas tendo as atitudes que ele sabe que ela gostaria. Jane teve um exemplo forte de romantismo em casa: seu pai, Noah, era perdidamente apaixonado por Allie, e fazia questão de demonstrar esse amor das maneiras mais carinhosas possíveis. Apesar de não ser lá muito criativo, Wilson decide tentar coisas simples: dedicar total atenção às conversas entre os dois, tirar férias e assim ter mais tempo livre, ajudar em tudo aquilo que puder e criar momentos que demonstrem o quão valioso aquele relacionamento continua sendo para ele.

A cerimônia de casamento foi uma excelente ideia – aproximou os dois, criou oportunidades para lembrarem o passado e o motivo de terem se apaixonado. A surpresa não foi uma grande revelação – eu já desconfiava e estava torcendo para estar certa! Validar os sonhos de alguém é uma das maiores demonstrações de amor que existe. Também amei a amizade entre Wilson e o sogro, além de rever um dos meus personagens favoritos da vida!

Senti falta de algumas coisas: talvez algo narrado pela própria Jane, mais detalhes sobre a saúde de Noah e, definitivamente, um final melhor – fiquei com a sensação de que o autor não soube mais o que escrever.

Apesar dessas ressalvas, foi uma leitura emocionante e envolvente. Dá para tirar várias lições e mudei totalmente aquela opinião que tive há tantos anos: de chato, não tem nada. É um livro sincero e belo sobre a delicadeza de uma relação e como o amor precisa ser cultivado. Recomendo!

Liliteixeira 16/10/2023

Nunca vi um plot tão lindo ?? esse foi um dos mais lindos que já li do Nicholas sparks, terminando ele com o coração quentinho, um livro sem muitos altos e baixos, mas que envolve até o final tirando até uns suspiros, perfeito

Maria.Barreto 07/05/2023

O casamento
Clássico de Nicholas Spars. Um livro leve,leitura gostosa e romântica. Amei essa história e fiquei muito feliz por não ter mortes.?

Kelly @foinumlivro 19/09/2020

Um dos livros mais lindos de Nicholas Sparks
Continuação de Diário de uma paixão, O casamento conta a história de Jane (filha de Noah e Allie) e seu marido Wilson.

O livro é narrado por Wilson que, prestes a comemorar 30 anos de casado vê que seu casamento está meu abalado e busca uma forma de reconquistar sua esposa (principalmente depois de cometer a gafe de ter esquecido o aniversário de 29 anos de casamento).

É sem dúvidas um dos livros mais lindos que já li de Nicholas Sparks. Chorei, ri, amei e leria mil vezes

LS0 30/07/2021

Muitooo bom.
Esse livro foi melhor do que eu esperava. Assim que soube que era a continuação de "Diário de uma Paixão", eu tive que comprar pra ler.
Eu gosto de ler toda a continuação de um livro, - se tiver. - Raramento consigo deixar uma continuação de lado.

Eu gostei muito desse livro. Nicholas Sparks tem um talento enorme para escrever. Vale a pena a leitura.

Rafiolly 19/02/2020

Ameeeeei...
Hoje concluí mais um livro do meu autor favorito. Por mais que digam que os romances dele são repetitivos, água com açúcar entre tantas outras críticas, digo que sou extremamente apaixonada pela maneira como o Nicholas Sparks constrói suas histórias. A delicadeza de como escreve me encanta. Nem todos os livros são 5 estrelas, uns me emocionam mais desde o início outros nem tanto, mas ainda assim todos tem algo a nos ensinar. Sobre ?O Casamento? uma história tão bonita e emocionante que nos faz refletir sobre o que é amar de verdade e que sim, o amor é sustentado por ações e não basta apenas murmurar três palavrinhas antes de dormir.

Mundo da Vavah 17/08/2020

Em uma emocionante continuação, de "Diário de uma paixão", um dos meus livros favoritos do autor, acompanhamos os acontecimentos posteriores ao aniversário de 29 anos de casamento de Wilson e Jane, a filha de Noah e Allie. Nessa data tão importante para o casal, Wilson simplesmente esquece o aniversário, o que magoou e muito sua esposa.

Esse acontecimento, funcionou como um enorme alerta a Wilson, que começa a refletir sobre sua falta de romantismo e sua dedicação excessiva ao trabalho. Decidido a mudar passa a cozinhar, adaptar pequenas atitudes, como perguntar como foi o dia de Jane, conversar sobre assuntos diferentes, oferecendo-se para ajudas inesperadas e assim tentando reconquistar seu grande amor aos poucos. Além de começar a preparar uma linda surpresa para o aniversário de 30 anos do casal.

Wilson e Jane tem três filhos, já adultos e morando fora de casa. Faltando duas semanas para o aniversário de casamento, sua filha Anna anuncia que irá casar exatamente neste dia. Jane que é uma pessoa de sonhos e valores, deseja que o dia de sua filha seja o melhor do mundo e com isso acompanhamos todo o "desespero" para organizar uma festa em duas semanas e Wilson mais uma vez prova a sua mulher e seus filhos, que é um homem melhor, ajudando em tudo que for preciso, sendo que para isso, ele vai pedir ajuda a Noah, seu sogro, já que a história de amor desse casal, é um exemplo de romantismo para Jane e para qualquer um que os conheça.

Noah é um personagem maravilhoso e único, seu carisma é enorme e mesmo nesse livro, ele é responsável por momentos emocionantes, seja pelos seus conselhos, pela suas reflexões, pelos momentos engraçados ao querer "se livrar" do excesso de cuidados das filhas mas principalmente pelo cuidado que tem diariamente com o cisne que o acompanha no lago da casa de repouso em que mora, que ele acredita ser sua eterna amada Allie.

Uma historia linda, com uma evolução magnífica de um homem apaixonado, que todo casal deveria ler e refletir pelo bem de seu casamento, além é claro de sermos totalmente surpreendidos por Nicholas Sparks.
Tatha_literaria 17/08/2020minha estante
É lindo esse livro, eu amo essa história!

Mundo da Vavah 19/08/2020minha estante
Eu tbm amo