A Face Oculta de Eva

A Face Oculta de Eva Nawal El Saadawi

Resenhas - A Face Oculta de Eva

Gabi Dallagnolli 20/05/2018

O livro trata da situação da mulher no Egito. É interessante o paralelo que a autora faz da forma de como a mulher é vista pelas três principais religiões, e a forma como explana que o tratamento recebido pela mulher no Egito está mais relacionado com a construção social do que com a religião em si. Até porque, comparativamente, segundo a autora, a fé cristã impõe muito mais restrições do que a islâmica.
Não achei uma leitura muito fácil. Trata de assuntos sobre os quais é doloroso saber. Colocar-se no lugar destas mulheres é, por vezes, insuportável.
Embora comece com um tom mais embasado e não tão tendencioso é preciso mencionar que de uma parte para frente é bastante permeado pela tendência feminista e socialista da escritora.
É uma discussão muito pertinente, infelizmente ainda atual e necessária. Embora discorde da autora em muitos pontos, principalmente nos de pensamento feminista mais radical, há muitos pontos de concordância de pensamento. Apenas penso que feminismo não se trata de uma inversão do que temos hoje, com as mulheres dominando os homens, e sim de uma igualdade de direitos.

Ana Tambara 09/03/2022

Nawal é eterna.
Uma pena que não existe uma reedição desse livro, apenas versões encontradas em sebo.
O livro é sensacional, faz um panorama histórico completo para entender a realidade das mulheres árabes e o básico do feminismo árabe.
Nawal no livro faz duras críticas a psicanálise freudiana, o que achei bastante interessante como uma estudiosa do tema. Ela crítica o que deve ser criticado.
O conhecimento da autora é vasto e o livro se tornou o meu favorito do tema. E eu espero que em algum momento ele seja relançado.