Mensagem

Mensagem Fernando Pessoa

Resenhas - Mensagem

Cilene 25/12/2023

Uma jornada poética pela alma portuguesa.
" mensgem" é uma obra literária que transcende a mera narrativa histórica, mergulhando nas profundezas da alma portuguesa com uma riqueza poética que desafia as convenções. Através dos versos intrincados e da linguagem exuberante o leitor é conduzido por uma viag4m através dos séculos, explorando os mitos, heróis e derrotas que moldaram a identidade de Portugal.
Por vezes a obscuridade poética de Pessoa pode alienar aqueles que buscam uma leitura maus direta. No entanto é essa obscuridade que convida à releitura, relevando novas nuances a cada encontro com os versos.

heloisa61 12/12/2023

Portugal
É complicadinho de ler!! Ainda bem que tinham algumas descrições! Enfim, só li pra fuvest mesmo, então não tenho muito a dizer

Gabi 08/12/2023

Leitura pesada, mas valeu a pena.
Admito que foi uma leitura muito cansativa, mas você se interessa e se infiltra nas palavras. É espetacular a forma que o Fernando consegue transformar a história em um livro tão belo.

Lenlen 07/12/2023

Importante escrita sobre um grande momento histórico mundial e grandiosidade da escrita de Fernando Pessoa

Dani 01/12/2023

Fernando Pessoa uma paixão
Apesar de ter gostado mais dos heterônimos, Mensagem é um baita livro que mostra muito da genialidade do poeta e de suas ideias. Os livros assinados com seu ortonimo não são tão coerentes, mas continuam sendo muito bons.

A homenagem a Portugal e a Camões é muito bem feita e impecável diante de seus objetivos! Vale muito a pena ser lido, principalmente se for lido após os heterônimos (que para mim são melhores e com menos essa vibe nacionalista portuguesa).

Maria 01/12/2023

A construção da nação portuguesa pós-expansão
Fernando Pessoa, nesse livro de poemas, reconstrói a nação portuguesa a partir do mar e das conquistas marítimas vividas pelo país nos séculos XVI e XVII. O assunto central do livro remete a Os Lusíadas, de Camões, e Pessoa parte do texto camoniano para recorrer às figuras que ele considera centrais para simbolizar um Portugal grande e vencedor, com espírito e personalidade fortes o suficiente para desbravar o desconhecido. O poeta faz referência a um rei que se vestiu de Povo para enfrentar o Gigante Adamastor (figura presente na obra camoniana) e a D. Sebastião, aquele que um dia voltará para dar início ao Quinto Império. Sabemos que, literalmente, é impossível que um rei que viveu há séculos ainda esteja vivo e se preparando para reconquistar sua nação, mas um povo que se vê diante da crise, em queda política e moral, precisa se agarrar à esperança simbólica do sebastianismo e, no fim das contas, da redenção que toda a humanidade anseia viver. Pessoa sabe o que faz. Leiam A Mensagem.

Fran354 01/12/2023

Muito bom, fica melhor quando a gente compreende o contexto histórico.
"Valeu a pena? Tudo vale a pena se a alma não é pequena" poema Mar português

Borges18 27/11/2023

Um poema mais lindo que o outro
Os Poemas são extremamente profundos, apesar de não ser uma leitora ávida de poemas em geral, gosto muito e ter começa com esse foi uma boa escolha, já que não são todos os poemas abstratos em que o contexto é de extrema importância, apesar de que saber o contexto foi de grande ajuda em relação a essa leitura.

Li rapidinho e não senti extrema dificuldade com a linguagem, gostei de quase todos os poemas.??

Dandara98 26/11/2023

Uma leitura desagradável, mas reveladora
Para quem tá prestando Fuvest, eu diria que é a leitura mais desagradável de toda a lista, pelo menos foi pra mim. Mensagem não foi um livro que me divertiu (e com certeza não era essa a intenção de pessoa) nem agradou. Mas, eu diria que é uma leitura interessante ao considerar o contexto histórico em que ela se insere. Seu tom nacionalista pode incomodar nós brasileiros, mas eu diria que a leitura me revelou muito do estado de Portugal na época e do contexto europeu como um todo.

A linguagem e as referências históricas específicas também não ajudam o vestibulando infeliz, que precisa ficar com o google aberto do lado para entender (ou não) o que o eu lírico quer dizer.

Leria de novo apesar de não gostar do livro.

AnajuVitorino 23/11/2023

Simplesmente, Fernando Pessoa
O maior poeta português e maior poeta de língua portuguesa com todos os movitos. Pessoa ilustra todos os sentimentos que sinto e não sei falar. Torna palpável tudo aquilo que está somente na alma. O que Fernando Pessoa disse pra Walt digo agora: E conforme tu sentistes tudo, eu sinto tudo e andamos de mãos dadas. Obrigada por tanto! Minha alma está em todas as suas linhas.

Amanda.Andrade 22/11/2023

Nossa o q foi isso
Q isso q livro ruim kkkk o homem só falou de Portugal como se fosse a epitome do lugar perfeito. Espero q os outros livros dele sejam melhores pq esse aqui deixou mto a desejar
Dandara98 26/11/2023minha estante
completamente o oposto disso, porque pessoa realça durante todo o livro o estado de decadência sob o qual se encontra portugal, uma vez tão grandioso. e o tom de valorizar portugal é totalmente previsível se você considerar o contexto histórico de ascensão dos nacionalismos do final do século XIX - início do século XX?

Felipinho 18/11/2023

Em Mensagem, Pessoa traduz os sintomas do decadentismo luso por intermédio de uma poesia teosófica, por vezes desesperada. Anuncia o poeta a urgência de mudança, de transformação ante ao contexto do salazarismo e do "nevoeiro" em que se via a outrora grande nação.
Essa ânsia pelo Quinto Império, aliadas a uma recontextualização do sebastiniasmo, moldando-o em um caráter racional, parece tentar alcançar o númeno kantiano - devidamente adaptado a Portugal - o que, pela incessante angústia e desconforto advindas da inoperância coletiva (uma vez se almeja a intangibilidade em uma paradoxa concretude), configura uma crise no eu lírico polifônico da obra.
Felipinho 18/11/2023minha estante
dito isso, devolvam nosso ouro porra

Mari 18/11/2023

Mensagem
Entendi e não entendi muita coisa sinto que meu cérebro é uma gelatina, mas talvez seja pq eu li ele muito rápido e não dá pra fazer isso aqui com essas palavras diferentes e mil e uma referências.

Talvez algum dia eu leia de novo, mas muito provável que não ?

Kenny G 15/11/2023

Tendi foi nadakkkkkkk
Não consegui compreender a obra em uma primeira leitura, me faltou inteligência. Talvez fique mais fácil após pesquisar sobre o livro e os assuntos aos quais o autor faz referência em seus poemas.

laurafinottiiii 08/11/2023

Livro 3 fuvest
Simplesmente surpresa com o quanto eu gostei dessa coleção. Não sou muito fã de poemas, mas eu adorei a escrita do Fernando Pessoa e, como uma boa amante de História, é extremamente satisfatório ler eles e interligar com os acontecimentos mundiais que ele relata. Foi muito gostoso e rápido de ler, recomendo muito!