Teorias da aprendizagem

Teorias da aprendizagem Makeliny Oliveira Gomes Nogueira...

Resenhas - Teorias da aprendizagem

Lista de Livros 29/09/2020

Lista de Livros: Teorias da aprendizagem, de Makeliny O. G. Nogueira
“Não fomos educados para olhar pensando o mundo, a realidade, nós mesmos. Nosso olhar cristalizado nos estereótipos produziu em nós paralisia, fatalismo, cegueira. Para romper esse modelo, a observação é a ferramenta básica neste aprendizado da construção do olhar sensível e pensante. Olhar que envolve atenção e presença. Atenção que envolve sintonia consigo mesmo e com o grupo. Concentração do olhar que inclui escuta de silêncios e ruídos na comunicação. O ver e o escutar fazem parte do processo da construção desse olhar. Em geral, não ouvimos o que o outro fala; mas sim o que gostaríamos de ouvir. O mesmo acontece em relação ao nosso olhar estereotipado, querendo ver só o que nos agrada, o que sabemos, também reproduzindo um olhar de monólogo. Ver e ouvir demandam implicação, entrega ao outro. A ação de olhar e escutar é um sair de si para ver o outro e a realidade segundo seus próprios pontos de vista, segundo sua história.” (Madalena Freire)
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2020/08/teorias-da-aprendizagem-um-encontro.html

Murilo 11/10/2022

Para um livro que tem como proposta as teorias da aprendizagem, ele se prende muito em uma visão geral de cada abordagem, deixando um pouco de lado o intuito principal da obra.

Lore 24/04/2023

Gostei bastante dessa leitura, um livro bem prático e educativo que abordou bem as teorias e pensamentos de diferentes autores.

Kelly Brandão 23/09/2020

Gostei
Pedagogia, psicologia e filosofia caminham juntas para responder questões sobre o desenvolvimento humano. Leitura muito boa, amplia a visão para que o pedagogo busque um processo educacional mais eficiente.

Carolzinha41 11/03/2023

Muito completo
Teoria da Aprendizagem tem como objetivo juntar os pensamentos filosófico, psicológico e pedagógico com foco principal na pedagogia e este livro consegue fazer isso perfeitamente.

De início se é mais abordado alguns filósofos, em seguida se é aprofundado mais em grandes nomes da psicologia que fizeram contribuições para a área da pedagogia como Skinner, Jean Piaget, Carl Rogers, dentre outros.

Este livro é perfeito para as pessoas que se interessam pelo tema e para aqueles que (como eu) tem em mente trabalhar em alguma dessas três áreas (da educação, filosofia e psicologia).

AlineFillus 18/07/2023

Artigo Científico
Utilizei o livro para buscas de embasamento científico para a formulação de um artigo. Ajudou bastante.