duplicado

duplicado Daniel Goleman

Resenhas - FOCO A atenção e seu papel fundamental para o sucesso

Lemos Luan 16/11/2016

A proposta de Foco a princípio nos leva a pensar em atenção. O que de fato também é abordado no livro, sobre a atenção aos momentos, a estar presente no aqui e agora. Por outro lado, aborda que muitas vezes o Foco de maneira errada nos leva a divagar além de limitar nossa visão, que é imediatista e de certa forma egoista.
Leitura indicada a todos que não conseguem estar presentes mesmo com a presença, sobretudo a quem não consegue deixar alguns minutos de consultar seu smartphone numa conversa a dois ou em grupo. Mas também a todos que anseiam por um lugar melhor para se viver com pessoas dispostas a sair de si, da sua redoma, e olhar para o outro e para o mundo. De maneira focada ou, talvez, por que não, desfocada.

Guy 14/07/2021

Focado e Concentrado sem ser obcecado
O livro dá dicas interessantes sobre a importância de estarmos focados e concentrados em qualquer tarefa, bem como no fortalecimento do exercício da liderança no âmbito empresarial e social. A primeira metade do livro está mais focada em nos ensinar e a segunda parte em “vender o peixe” do trabalho do autor, tornando-o um pouco desinteressante ou fazendo com que percamos a concentração na leitura e o foco no livro.

Leo Rodrigues 31/03/2023

Críticas ao Livro Foco
Nota: 5/10

Finalmente consegui acabar esse livro, a leitura foi tão difícil e maçante em alguns momentos que acabei outros dois livros enquanto lia este.

Se você está procurando algo que enriquece seu mindset você irá encontrar nesse livro, no entanto, existem livros melhores para isso, o maior problema do Livro FOCO está na escrita, ou seja, ele não é um livro fácil de compreensão, devido a esse motivo ele possui um glossário de mais de 10 páginas.

O FOCO é muito rebuscado em termos técnicos, termos que são voltados ao estudo de profissionais como neurologista, psiquiatras e até mesmo psicólogos. Caso você não se enquadre em nenhuma dessas profissões e também não tenha um conhecimento sobre o assunto, sua leitura será muito difícil.

Porém existem muitos pontos positivos a se destacar, o autor consegue trazer uma explicação inigualável sobre o poder de um bom líder e dos pilares necessário para se tornar um bom líder. Se quiser saber um pouco sobre esses conhecimentos sem ter que realizar a leitura do livro, você pode encontrar no meu feed, mantenho um registro das passagens marcantes do livro.

O autor também destaca os pilares do foco, tema principal do livro, no entanto, devido a linguagem técnica é necessário mais de uma leitura para entender as minúcias do assunto.