A Era do Ressentimento

A Era do Ressentimento Luiz Felipe Pondé

Resenhas - A Era do Ressentimento

13marcioricardo 01/05/2024

Cinco estrelas, com ressalvas
Revelador da humanidade e dos tempos que vivemos. Fiz uma resenha na qual elogiava o livro, mas deixava minhas dúvidas e discordâncias. Sumiu no ar ao salvar e agora não tenho vontade de voltar a escrever tudo...

Enfim... Não acho que os crentes vencerão batalha alguma, embora possam ter mais filhos, pois a secularização só cresce, e ainda bem.

O mundo devia lutar para ter cada vez menos gente, e não o contrário como o autor defende. Isso resolveria vários dos grandes dramas da humanidade.

Os europeus não são o povo mais fútil do mundo, bem pelo contrário. Se as religiões são continentes de sabedoria, também são oceanos de ignorância...

Enfim, agora já perdi a vontade de continuar. Um abraço Pondé, continua o bom trabalho, apesar de discordar de alguns pontos.
debora-leao 10/05/2024minha estante
Tá na minha lista também. Tenho a mesma impressão que vc, gosto dele mas tenho algumas discordâncias com o Pondé. Já li vários livros dele e admiro seu trabalho. Faço parte de um dos grupos de pesquisa do Labô, o laboratório que o Pondé coordena. Espero que essa leitura não me decepcione.

13marcioricardo 10/05/2024minha estante
Vale a pena ler sim, embora pra quem acompanha ele na internet vá ler algumas coisas que já ouviu ele falar.

Eduardo 01/11/2023

Doa a quem doer...
Pondé é polêmico...
Talvez, seja por isso que eu gosto do autor!
Ele manda umas verdades, doa a quem doer!

Livro curtinho, divido em partes bem rápidos, muito gostoso de ler.

Leandro.Vini 03/05/2023

Leitura simples, bem-humorada, sobre assuntos que geram mal-humor. Você ser humano desce do seu pedestal egocêntrico, e para de reclamar da vida ou do mundo. Eles nem sabem quem você é. O mundo não foi feito à sua imagem, nem feito para você somente.

kenhimura 03/03/2023

Pondé em essência e rasgando o verbo contra a atual geração!
A Era do Ressentimento é uma coleção de aforismos sobre a pós-modernidade e seus conflitos. Pondé, em sua marca registrada, o estilo pessimista-niilista, abre fogo contra todas as instâncias da vida atual, passando sempre por temas como sexualidade, frescura, preguiça e feminismo.

Me identifiquei demais com a leitura porque Pondé levanta, expõe e critica de maneira contundente diversos aspectos dos tempos atuais que também me incomodam. Outro ponto da escrita também compartilhado pelos diferentes capítulos é a maestria com que o autor esfrega na nossa cara a nossa pequenez e insignificância frente ao Universo, e a tendência deste de ser indiferente às nossas vontades e desejos. Isto é, para alguns, motivo de crise - o ego descontrolado atingido tenta suprimir esta "verdade desconfortável" a qualquer custo - mas, para mim, é fonte de muito fascínio: em toda a vastidão do Universo existe um minúsculo grão de areia - eu - que, apesar de insignificante frente ao Todo, existe e faz parte desse todo. E pode refletir e conjecturar sobre isto tudo.

Capítulo após capítulo, o autor vai batendo sem dó e sem se cansar em pilares do pensamento e das práticas pós-modernas, mostrando como estes, na verdade, só ajudam o que pensam estar combatendo. E no fim, querendo ou não, acelerando o fim da civilização (Ocidental num primeiro momento, Humana a longo prazo). O próprio Pondé entende que seu esforço é em vão - ele não vai mudar o curso das coisas - pelo menos, pode se divertir um pouco tirando sarro e apreciando o que a vida ainda nos oferece: beleza, silêncio, mistério, reverência...

Li o livro em doses homeopáticas, um ou dois aforismos por vez, e foi bem tranquilo. Recomendo - e também recomendo tratamento psicológico, são tempos difíceis.

Vanessa 08/01/2023

O diário de um frustrado
Acho que o livro é uma autobiografia disfarçada (contém ironia). Diante de tudo que eu li, Ponde demonstrou ser uma pessoa muito ressentida e com a necessidade de transferir toda a sua frustração nos outros. Sua interpretação da filosofia é amargurada e a leitura deste livro, pra mim, foi uma tristeza só. Um livro que nao acrescentou em nada na minha vida. É o segundo (talvez o último) livro que leio dele e sempre tenho essa sensação de estar lendo o diário de um frustrado.

Arthur Bernard 23/12/2022

Leve e útil
São capítulos leves e li todos os dias pela manhã. Ajuda a acordar (rsrs) e ainda a refletir sobre a vida e entender o motivo de estarmos cercados de gente tão complicado que as vezes achamos que os vilões somos nós.

Julyana 20/09/2022

Legal
É um Livro de opinião, como quase tudo que o Pondé diz.

A opinião dele pode não te agradar mas é possível respeita-la. Nem sempre concordo com ele mas ai da sim aprecio algumas coisas

Erick 07/04/2021

A Era do Ressentimento
Através de ensaios curtos sobre diversos temas inerentes ao comportamento humano, Pondé busca caracterizar a geração atual e alguns de seus problemas, sempre convergindo à idéia do ressentimento.

Ao somar todos os textos construímos uma noção, uma fotografia, que captura certos aspectos de uma sociedade cada vez mais obcecada por direitos, o que na maioria das vezes e para a maior parte das pessoas, não pode ser atingido ou conquistado.

Talvez este seja o ponto central defendido pelo autor estabelecendo uma causa ao ressentimento, permitindo uma melhor compreensão de suas consequências.

RSFAY 23/02/2021

A era dos milênios
Livro muito bom, mas eu entendo que muita gente vai se ofender ao ler, justamente porque o livro é uma critica aos milênios(os quais o autor chama de "idiotas do bem"), conhecidos por se ofenderem facilmente. Em alguns trechos também me senti alfinetado e serviu para reflexão.

Em uma série de textos curtos Pondé critica o homem contemporaneo por ser o mais covarde a pisar na terra, por culpar os outros ao invés de assumir a sua própria vida e diz que não envelhecemos mais, apodrecemos(porque a maturidade está fora de moda). A vida contemporanea, segundo ele, é simples porque é pequena, a vida social varia entre balada e depressão, com a necessidade de mostrar constantemente nas redes sociais a felicidade, quando na realidade não se é feliz.

Recomendo muito o livro para quem sabe absorver uma critica e usá-la construtivamente, não espere palavras doces e "pelas beiradas" como as de Cortella, o Pondé é acido e cutuca a ferida onde dói.

Mimiyazawa 30/12/2020

Leitura urgente
Bem mais ácido que nos seus vídeos do YouTube, nesta obra Pondé crítica a forma que o mundo moderno está lidando com a morte, dores e fracassos da vida, culpando os outros e sendo ressentido.

Assim como ele fala no começo do livro, que foi escrito em formas de ondas que batem na praia e moldam o rosto na areia, e com isso entendi que o livro seria mais voltado aos seus devaneios, e sem lógica definida, com várias temáticas.

Mesmo ele citando algumas vezes pesquisas e outros autores, Pondé não se aprofunda nas questões como se o propósito da obra fosse um estudo comportamental como já disse anteriormente.

Não pude deixar de lembrar da obra "admirável mundo novo" de Aldous Huxley, quando eles tomam "Soma" , que atua reduzindo a ansiedade, estresse e outros sentimentos negativos dos personagens, deixando-os em estado de relaxamento e alegria. E parece que a sociedade está caminhando para isso, para um futuro onde as pessoas devem estar felizes o tempo todo, e caso não estejam, é somente tomar "Soma" que tudo passa.

Pondé fala: "Uma de nossas tragédias está no fato de que quase sempre é o fracasso que torna a vida real.?

Paulo Niedner 13/12/2020

Doses Diárias de Questionamentos
Os aforismos escritos por Luis Felipe Pondé trazem questionamentos importantes acerca do ressentinento dos indivíduos numa sociedade onde o senso de reponsabilidade fenece e o desejo por direitos e garantias tende apenas a aumentar.

Rebeca 09/10/2020

O livro é bem escrito e o autor com certeza tem coisas interessantes a dizer, mas discordo de pelo menos metade do que o autor fala! Em diversas partes, é como ler a mente de um velho rabugento

Mr. Jonas 05/07/2020

A era do ressentimento
A era do ressentimento é outra grande obra prima de Luiz Felipe Pondé. É um livro que traduz o cotidiano atual de nossa abrupta e ridícula sociedade, de pessoas que vivem mergulhadas num total despreparo e desprezo ao que realmente significa ser e ter. Pondé resume com muita propriedade todo mimimi e blá-blá-blá que tomou conta da humanidade.

Renatinha 23/06/2020

Concordo em partes, discordo em outras, mas é um bom livro, principalmente por nos fazer pensar.