O Trono das Sombras

O Trono das Sombras Jennifer A. Nielsen

Resenhas - O Trono das Sombras

kauzzara 02/05/2020

Nesse livro teve ainda mais planos absurdos e loucos do Jaron, surpresas boas e ruins e batalhas, além de sermos enganados pelo próprio personagem e um final emocionante.

Lilyan Sotnas 16/04/2020

Uma fantasia surpreendentemente maravilhosa em sua perfeição!
Uma das melhores trilogias que li nos últimos tempos sobre reinos, políticas, batalhas épicas e revelações de surtar o coração. A cada página o coração disparava e a mente bugava tentando acompanhar as maquinações dos planos suicidas do rei Jaron, nosso antigo Sage. O garoto é genial! Cada plano dele é mais impossível que o outro, mas no fim... Vitória! Os ataques de risadas altas e o de desespero andavam lado a lado no decorrer de toda trilogia.
Amei demais conhecer aquele garoto irritante do Sage nas ruas de Carthya até ser revelado ser o príncipe há muito perdido e voltando ao trono como rei por direito de linhagem. Claro que não foi uma jornada fácil. Desde o primeiro livro vimos o quanto o Sage/Jaron teve que rebolar pra conseguir o trono e permanecer nele. Eu mesma pensei que ele não conseguiria. Mas o livro é cheio de surpresas. Adoro essas surpresas nos livros.

•>Se tenho um crush nesse livro é o Tobias, amigo e regente de Jaron. Não irei escolher o protagonista da história como crush dessa vez porque tenho certeza que eu e o Jaron brigariamos 100% do tempo. Aprecio ele e com certeza é um dos melhores personagens que já tive o prazer de ler, mas crush? Kkkkkk... não mesmo.

•>O último livro dessa trilogia não falhou e nos trouxe um final incrível. Nem mesmo eu imaginava que tudo acabaria daquele jeito. Quem leu minhas resenhas anteriores dos livros da trilogia vão perceber o quanto fui surpreendida com a trama escrita pela Jennifer A. Nielsen. 0 defeitos! ♡

Vou sentir saudades dos personagens... Acho que nunca encontrarei um Jaron tão sagaz. É tão triste terminar uma história. Mas deixo aqui meu amor por toda a trilogia. Vai ter um lugar especial na minha estante. Recomendadíssimo!

Isabela2030 05/04/2020

Uma mistura de emoções!
Eu me agarrei a esta série já no início do primeiro livro, e até ao fim deste terceiro não teve sequer um momento em que eles os livros me decepcionaram. Primeiro que ele te põe expectativas (e isso não é de forma alguma um spoiler!!) sejam elas de coisas boas ou ruins. Segundo que tudo está sempre envolto em um tremendo mistério, mesmo que o leitor não perceba, e me lembra muito livros com persoangens deslumbrantes, como Sherlock Holmes ou Hercule Poirot, que sempre pensam a frente.

A autora soube descrever um cenário um tanto quanto medieval, do início ao fim da série, e isso se tornou um verdadeiro tesouro para quem lê. Rico em detalhes, o livro se mostra como de aventura, hora de mistério, hora de suspense e até uma pontada de romantismo. Dessa mistura, é possível ter infinitas emoções acerca da história!!

Tornou-se minha série de livros favorita e já reli duas vezes. Indico muito!!

Sthefanyss 20/02/2020

Uma trilogia que não é tão ruim mas também não é boa
Sendo honesta eu só terminei essa trilogia pelo fato de os livros serem curtos sempre abaixo de 300 páginas.
O estilo narrativo nunca me prendeu já que toda a história do livro é contada através da narração do personagem principal ou por meio de diálogos, parece que é tudo entregue pra gente da forma mais simplória possível.
O personagem principal Jaron era interessante no primeiro livro mas a partir do segundo passei a não gostar tanto do mesmo. Os plots e a conclusão da trilogia foram bem previsíveis.
Enfim não é uma leitura horrível de forma alguma, é simplesmente mediana.

Matt 03/02/2020

Estou destruído, e realizado!
O adeus à essa trilogia não vai ser fácil. É incrível como presenciamos aqui o crescimento de cada personagem.

Obrigado, Jennifer.

Carol Barros 31/03/2018

Um abraço as viúvas de personagens ficcionais
Depois que eu acabei essa história eu me peguei em uma ressaca literária daquelas, com direito a roupas pretas de luto e playlist 'Sofrimento' no Spotify.

O motivo ?? O protagonista, Jaron, QUERIDO , debochado, esperto , poderoso e rainho dos sete mares !

Fazia um bom tempo que não me apaixonava por um protagonista assim (Mr Darcy que não me ouça) e não só por ele , mas pelo grupo de personagens que fez essa história , todo mundo tem um pedacinho do meu coração negro e apesar disso não ser grande coisa é ótimo ler uma história sem protagonistas e vilões CHATOS.

Estou falando de vocês protagonistas de livros YA irritantes!

O ritmo do livro foi consideravelmente mais lento, acho que por Jaron de fato ter que se comportar como um rei e menos como um abiscoitado, rs .

Temos aqui batalhas, explosões, traições , gente voando, táticas de guerra e nos momentos mais absurdos me peguei pensando "como ele vai se safar dessa ?"

Porquê aprendemos pelos outros dois livros a respeitar a mente afiada do Rei , ele sempre consegue se safar mesmo muitas vezes só ficando a cabeça e o esqueleto.
No mais todos os personagens queridinhos e não tão queridinhos encontram o seu final e seu lugarzinho ao sol , todas as pontas são fechadas com reviravoltas emocionantes e não tão emocionantes assim.

Eu sei que eu sempre vou me lembrar dessa série :) , desde o dia que eu fui conferir o primeiro livro porquê achei a capa uma marmota feia e não consegui largar mais a história , até agora que fecho esse ciclo querendo fazer uma carreata nas ruas de Recife informando a todos os moradores da cidade que deveríamos fazer uma roda de leitura e encontrar a paz, rs.
Ingrid.Lira 25/06/2019minha estante
Adorei o adjetivo que você deu pro Jaron. Abiscoitado foi de longe a melhor descrição. Kkkkk

Carol Barros 26/06/2019minha estante
Hahahahah acho que ele é justamente isso , um dos melhores protagonistas que eu já li . Pena que o livro perdeu um pouco a consciência no fim :x

Jemilly 18/05/2016

Hora de responder o chamado do Rei
O ultimo livro da Trilogia do Reino não decepcionou. Em O Trono das Sombras a guerra estourou, Carthya está cercada, Jaron tem seus amigos em perigo e um exército menor. Com bastantes reviravoltas, humor e inteligência que marcaram presença nos dois primeiros livros, o ultimo livro da saga também mostra um amadurecimento maior dos personagens, em Jaron já havia ocorrido mudanças significativas, mas tanto Roden como Tobias estão diferentes nesse livro.

"É a sua tempestade, e o futuro de todos nós dependem agora de você. Então quem você é? Sage, o órfão que se preocupa apenas consigo mesmo? Ou o príncipe rebelde e indisciplinado que seu pai mandou embora? A vida testou sua capacidade de resiliência, seu vigor e sua força de vontade, e você passou no teste de maneira que ninguém jamais imaginou ser possível. Mas a tormenta nunca esteve pior, e tanto pode destruí-lo como defini-lo. Depois que tudo lhe foi tirado, você ainda é capaz de ser postar diante de nós como Jaron, o rei ascendente de Carthya?"

Esse livro está mais repleto de batalhas, planos de guerra, o inimigo de Jaron é maior e ele também ser tornou um inimigo muito maior, o que mais gosto, e de que apesar da narrativa se toda do ponto de vista de Jaron, nunca sabe-se realmente o que ele fará a seguir, e acabamos até certo ponto sendo pegos de surpresa com os acontecimentos. Algumas coisas acabam sendo obvias no decorrer do livro, já esperamos que certas coisas aconteçam mais pelos livros anteriores da trilogia, ele sempre tentava estar preparado para tudo, sempre com um plano, e nesse apesar de alguns momentos tensos, a torcida para ele saber o que está fazendo era forte.

"(...) aprendi o grande segredo para vencer uma batalha: faça o outro lado acreditar que você é mais louco do que ele."

Apesar de ter gostado do final, eu ainda não queria que tivesse terminado, não deixa de ser triste quando chega o fim um saga que te conquistou, e essa é uma que te conquista principalmente pelos personagens, confesso que não é uma construção de história completamente surpreendente e sem clichês (as vezes eu até torcia para alguns acontecerem ), é uma fantasia medieval até que um pouco mais leve, bem escrita, que faz você torce e se apegar a leitura, e bem desenvolvida, sem peças soltas. Eu realmente adorei a Trilogia e espero que também gostem. Pois então.. Leiam!!!

"- Ninguém lhe dá respeito nesta vida. Você deve merecê-lo, ganhá-lo e então mantê-lo como sagrado, porque, não importa quanto tenha sido duro alcançá-lo, o respeito poder ser perdido em um instante(...)"

site: http://clubedofarol.blogspot.com.br/2016/05/o-trono-das-sombras-trilogia-do-reino-3.html

AndyinhA 08/03/2015

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

O final desse livro não foi uma grande surpresa para mim, essa história não me deixou apaixonada desde o primeiro livro, fui levando a série ‘devagar e sempre’, não digo que a série é ruim, mas ela com certeza poderia ter sido mais.

Talvez tenha sentido falta do menino louco e sem noção do livro 1, mas ele quase não apareceu no livro anterior e agora com a guerra se aproximando, seria difícil que ele voltasse. Ele já tinha assumido posturas e posições que impossibilitariam esse retorno.

A leitura foi morna, misturada com coisas às vezes empolgantes e muito mais tempo café-com-leite, tinha alguns capítulos que me perguntava quando iria terminar, fiquei com a sensação de que se as cenas fossem mais curtas, poderia ter curtido mais, senti que muitas vezes a autora esticou alguns momentos para render páginas e páginas, se fosse ao contrário poderia não ter tido essa sensação.

Alguns momentos de batalha estavam confusos e mal explicados, mas também são os melhores pontos da história. Apesar da elaboração das cenas precisar de um corte cola e aumentar ou melhorar alguns itens, percebemos que a autora se preocupou com essas partes e ela não quis dizer que a gente chega, vence e vai embora. Não, as cenas são cheias de traições, revelações e mudanças no rumo da história.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2015/02/poison-books-o-trono-das-sombras.html

Naty 18/02/2015

Impressionante, épico e surpreendente!!!!!
Esse consegue ser o melhor dos três livros com um final épico, impressionante e quase inimaginável. Nos outros livros leitor consegue de certa forma imaginar um final, mas nesse tudo fica mais complicado, pois a história não está só centrada no protagonista, mas também em seus amigos.
Não tenho maneiras de explica verbalmente como amei esse livro. Ele é realmente ótimo, na verdade, toda série é demais.
Acho que todos deviam ler essa trilogia, principalmente quem gosta de histórias medievais, engraçadas e super interessantes. Não canso de dizer que o protagonista é muito engraçado e legal. Ele foi nesse livro, para mim, a maior obra de arte da autora.
Leiam, leiam.
Parabéns Jennifer A. Nielsen!

Rotina Agridoce 10/12/2014

recomendo!
"O Trono das Sombras" é o terceiro e último livro da trilogia de Jennifer A. Nielsen. Carthya está oficialmente em guerra. Seus vizinhos, liderados pelo rei Vargan de Avenia, estão enviando tropas para atacar, e parece que seus aliados são poucos e distantes entre si. Jaron deve tornar-se um estrategista de guerra, usando uma combinação de artifícios, fala articulada e proezas militares para lutar. Agora não é só o destino de seu povo que está em seus ombros, como Imogen foi capturada pelo inimigo, a fim de forçar a rendição dele. ....

Leia mais em meu blog Lost Girly Girl

site: http://www.lostgirlygirl.com/2014/10/resenha-462-o-trono-das-sombras.html

Núbia Esther 17/11/2014

“Vilões, intrigas e inimigos são coisas simples para mim. Mas as amizades são complicadas, e o amor é ainda mais difícil. Isso tem me ferido de maneiras que uma espada jamais seria capaz.” Página 144.

Depois de dois primeiros volumes, nos quais Nielsen sempre primou por conclusões repletas de batalhas, revelações surpreendentes e por futuros nada auspiciosos. Era de se esperar que a conclusão da trilogia, iniciada em O Falso Príncipe, tivesse sua conclusão pautada em batalhas (e há muitas) e revelações (algumas surpreendentes, outras nem tanto mas, nem por isso piores), só que dessa vez com a esperança de um futuro mais promissor e feliz para aquele que nos conquistou quando ainda era considerado um zé ninguém nos confins de Carthya e que se redescobriu como rei. E Nielsen não decepciona. Sua narrativa continua explosiva e fluída. Imprimindo um ritmo que clama por uma leitura ininterrupta.

Finalmente a promessa da Guerra pelo domínio de Carthya, que levou Conner a perpetrar seus escusos planos envolvendo três garotos órfãos e a disputa por uma coroa, se concretizou. Sage foi revelado a seus súditos como sendo o verdadeiro príncipe Jaron, tentaram em uma medida desesperada fazê-lo desistir do trono e desacreditá-lo, mas ele deu a volta por cima, e agora, o rei Vargan, de Avenia, dá sua última cartada. Imogen, a garota que o ajudou enquanto Sage e que não se intimidou perante o Jaron, que tentou manter-se distante porque Jaron está prometido a Amarinda, foi sequestrada. E é claro que Jaron não deixará sua amiga, talvez a pessoa por quem tenha os sentimentos mais fortes, pene nas mãos do inimigo. E é assim, com uma missão de resgate e com muitos imprevistos e perdas pelo caminho (What? Nielsen!) que tem início a principal jornada de Jaron para salvar seu reino.

Desde o primeiro livro, Nielsen vem moldando seu protagonista perante nossos olhos. Explorando suas fraquezas, seus medos, defeitos, mas também suas qualidades e sua força. Centrados em Jaron foi meio difícil perceber as mudanças sofridas pelos outros personagens também. E Nielsen, ter reservado um pouco da trama para explorar essas mudanças foi uma das coisas de que mais gostei. Perceber que assim como Jaron, Tobias e Roden, os outros dois órfãos do início desta história, também passaram por mudanças drásticas. Também tiveram seus pontos fracos e fortes explorados e participaram ativamente desta história. Não foram simplesmente esquecidos como co-protagonistas de uma etapa que Jaron precisava superar, mas se tornaram de fato, co-protagonistas ao longo de toda a trama. E não só eles. Temos também Mott, um dos personagens que mais me cativou e olha que cheguei a odiá-lo fortemente lá no início. Imogen, Amarinda e o pequeno Fink e sua língua incontrolável. Nielsen resgata todos os seus personagens e faz bom uso deles para encerrar sua história.

E nossa, acho que nunca torci tanto por um clichê em um livro. E felizmente Nielsen não me decepcionou. Garantiu o clichê e ainda incluiu mais algumas surpresas no pacote.

Se no primeiro livro Nielsen traz o redescobrimento de Sage como Jaron e no segundo sua autoafirmação como rei de Carthya, em O Trono das Sombras ela o sagra como herói. Há muito clangor de espadas e escudos, mas como já era de se esperar, boa parte dessa guerra é encaminhada em meio a tramoias e planos mirabolantes e impossíveis. Tudo o que poderia se esperar de Jaron, o príncipe, Sage, o órfão e Jaron, o Rei. É uma conclusão de tirar o fôlego e que encerra com maestria a trilogia. A Trilogia do Reino é uma obra essencialmente infanto-juvenil, mas conta com elementos para agradar até mesmo os leitores mais velhos.

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2014/11/11/o-trono-das-sombras-jennifer-a-nielsen/

Rodrigo 28/10/2014

Mais épico impossível.
O Trono das Sombras é o terceiro e último (choros) volume da aclamada Trilogia do Reino, escrita por Jennifer A. Nielsen.

Depois de enfrentar os piratas Avenianos, Jaron achou que ia ter paz. Ter, ele teve, mas foram poucos dias. O rei tirano de Avenia raptou Imogen, fazendo com que o ascendente rei de Carthya ficasse imune ao ataque dos reinos vizinhos. A guerra está chegando e Jaron dessa vez não irá se aventurar, ele irá batalhar. Com Carthya e Imogen em risco, o garoto não irá desistir até ter ganhado essa disputa.

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhh! Por favor, digam que essa trilogia não acabou. É muito, mas MUITO difícil dizer adeus. Gente, sério, não queria ter acabado essa história maravilhosa. Foram três livros extremamente
incríveis. AH! AH! AH! Não queria que a jornada de Jaron tivesse acabado! Não mesmo. Mas bola pra frente.

Depois de tremendas reviravoltas nos dois primeiros livros, O Trono das Sombras vem aumentar o estardalhaço que os volumes iniciais fizeram. Esse tomo da história, sem dúvidas foi o melhor, e olha que os anteriores foram excelentes, mas nada como
fechar uma trilogia com guerra e momentos de tirar o fôlego. Minhas expectativas eram altíssimas e todas elas foram excedidas. No mesmo ritmo frenético que começamos é que também terminamos. O que acho mais incrível na trilogia é a forma como Nielsen consegue manter o ritmo durante todas as páginas. Não é qualquer autora que consegue fazer isso. Salva de palmas para Jennifer A. Nielsen!

Mesmo depois de muitas aventuras vividas por Jaron, eu ainda me sinto surpreendido com o garoto. Caramba! O menino não desiste diante de qualquer situação. Como já falei nas resenhas anteriores, ele é um exemplo. O garoto é um herói completo, só não usa capa e disfarce. Ele é um herói por suas atitudes e isso é algo admirável. Não tenho palavras para demonstrar tamanha admiração que sinto pelo rei de Carthya.

Que guerra foi essa? Eu fiquei totalmente embasbacado! Não esperava algo de tal magnitude. A coisa toda foi muito mais do que eu imaginava. O desenvolvimento da guerra foi um show a parte. Esse fator elevou a história a um patamar bem mais
elevado, se é que isso é possível. O cuidado que a autora teve em transformar todos os momentos de batalha em algo épico é totalmente impressionante. Para os amantes de combates que envolvem espadas, armaduras e cavalos, irão se deliciar lendo O Trono das Sombras.

O Trono das Sombras dá um fechamento épico à jornada de Jaron, o pobre órfão que se tornou rei. Trilogia do Reino transporta o leitor a um mundo onde o futuro de uma nação está nas mãos de um jovem garoto. De tirar o fôlego e o sossego de quem está lendo, as aventuras de um rei nada convencional. Enfim, se você tiver a oportunidade de ler, leia! Não irá se arrepender.

E para fechar com chave de ouro: Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.. Essa citação não é do livro, porém se encaixa perfeitamente no contexto de tal.

*O quote citado acima é do livro A Arte da Guerra.

site: 3dliterario.blogspot.com