Fernão Capelo Gaivota

Fernão Capelo Gaivota Richard Bach

Resenhas - Fernão Capelo Gaivota

23/06/2020

Lindo!!
Na minha humilde opinião todos deveríamos ler essa exuberante obra ao menos uma vez na vida.

Este livro nos ensina muito sobre a vida, a liberdade e o amor, recomendo a todos.

Nayana 05/04/2020

História bonita
Livro fácil e cheio de metáforas, achei a história graciosa e bem diferente.

Gabrielly 21/04/2023

Um livro curto mas que passa uma bela mensagem
Fernão era um personagem muito cativante
Passa uma bela mensagem
Muito massa

Lorena 20/06/2020

A leitura do livro não me prendeu, me pareceu mais um livro clichê de autoajuda. Tem uma mensagem bonita, mas não acho que o livro vale a pena.

corinha 01/06/2022

sobre liberdade e apoio.
totalmente único. fala sobre encontrar seu lugar no mundo, mostra de forma real como nem todos se importam com você, principalmente se você não segue um ?padrão?, se você não voa apenas para se alimentar, no caso do livro. mas que além de nem todos se importarem, é possivel, sim, encontrar um lugar. um lugar para chamar de casa, com pessoas que te amam e se importam mais que todos. é possível encontrar pessoas (ou gaivotas) que te amem e que adorem as coisas que você é capaz de fazer, que se interessem pelas coisas que você goste e te ouça quando você está falando com entusiasmo sobre o que ama. fernão capelo gaivota é um pouco triste, mas aquece o coração nas partes certas. diz sobre como a amizade e o amor verdadeiro está acima de tudo, mostra como todos conseguem fazer o que querem, basta acreditar e ter apoio. o fernão é incrível e muito inteligente, com uma sabedoria inalcançável, quem perdeu foi quem nao valorizou ele. exibe como nossa vida não tem limitações, podemos fazer tudo, se nos sentirmos capaz. eu quero aprender a voar como fernão aprendeu ;).

?vê mais longe a gaivota que voa mais alto?

?temos liberdade para ir aonde quisermos e ser o que somos?

?aprendeu a voar e não se arrependeu pelo preço pago. Fernão Gaivota descobriu que o tédio, o medo e a raiva são as razões pelas quais é tão curta a vida das gaivotas, e, com essas limitações longe de seus pensamentos, viveu, na verdade, uma longa vida.?

?Ali havia gaivotas que pensavam como ele. Para todas elas, a coisa mais importante da vida era abrir as asas e chegar à perfeição naquilo que mais gostavam de fazer: voar.?

Aline 04/02/2010

Tão rápido começa, tão rápido acaba. Esse livro traz lições que devem ser guardadas bem no fundo da alma.

Thayrine5 12/01/2022

muito bom
leitura fluida e reflexiva, gostei muito desse livro, no começo parece que fala sobre um simples desejo de uma gaivota, e acaba que te surpreende com frases reflexivas e filosóficas, criando um pensamento crítico sobre ?ser melhor?

GlaucyA0 04/02/2022

Conteúdo
O livro é ótimo para reflexão sobre nossos limites, aprendizagem e ensinos.
Também é um bom livro para trabalhar na psicologia!

nobrrelu 24/04/2022

Boa reflexão
O livro traz a trajetória de Fernão, uma gaivota, em um paralelo a própria sociedade num contexto de desconstrução projetada de maneira mais humanizada.
Capelo cresce num bando em que o viver vinha por meio de um sobreviver instintivo e tático, mas contrariando as ideais de seu meio quer entender os mecanismos que envolviam o que seu corpo fazia naturalmente: voar.

Mais que executar uma função prezando pelo seu fim, Fernão queria aprender como aquilo funcionava. Iniciando sua trajetória com crenças limitantes e vergonha de sua natureza controvérsia ao que é tido de natural para a sua espécie, com o tempo e suas experiências na tentativa e erro para APRENDER ele se desprende dos limites de seu corpo e é levado a compreensão de que suas barreiras não eram necessariamente vindas de seu físico como uma espécie, mas sim de suas certezas que não se expandiam para além de seu corpo.

Apesar da história levar a mensagem central da importância do educar e do quanto ensinar também é aprender (dessa forma a relação entre quem educa e quem aprende se torna uma via de mão dupla e de entrega simultanea) são várias as reflexões instigadas pelo livro.
A história é dividida em 3 partes, todas narradas de uma maneira rica e subjetiva, e pessoalmente achei muito agradável.

"Fernão capelo gaivota" não coincidentemente foi indicação de um professor, recomendo para quem goste de escritas menos objetivas, ricas em cenários muito bem ambientados e um enredo com premissa mais poética.

A seguir alguns dos meus trechos favoritados:

"Só quero compartilhar o que descobri, mostrar a todos esses horizontes que estão à nossa frente"

"Quase todos nós percorremos um longo caminho. Fomos de um mundo para o outro, que era praticamente igual ao primeiro, esquecendo logo de onde vieramos, não nos preocupando para onde iamos, vivendo o momento presente"

"Ele nascera para ser instrutor, e sua maneira de demonstrar amor era um pouco da verdade quente próprio descobrira a uma gaivota que apenas pedisse oportunidade para vislumbrar essa verdade"

"Escolheremos nosso próximo mundo através daquilo que aprendermos neste. Não aprender nada significa que o próximo mundo será igual a este, com as mesmas limitações e pesos de chumbo a vencer"

Deda 08/02/2022

Muito massa
Fala dos sonhos de uma gaivota voar mais alto, ser mais livre em relação as outras gaivotas que viviam só a vida costumeira.

May 19/02/2022

Sobre autoconhecimento e a perfeição
A Gaivota Fernão Capelo Gaivota, queria aprender fazer manobras acrobáticas e voar mais rápido, não ficando limitado somente a buscar comida nos barcos de pescar, junto com seu bando de alimentação, ele queria mais por causa disso era taxado de louco e desordeiros.
Seus pais preocupados tentaram chamar sua atenção mais não conseguiram por isso ele foi banido do bando e obrigado a viver sozinho nos Penhascos Longínquos onde treinou até conseguir a perfeição.
E um livro sobre autoconhecimento e como quebrar a barreira do corpo e da mente.

Allan Vilanova 09/02/2022

Leitura leve e rápida
Bons ensinamentos sobre nunca desistir dos sonhos, mas nada tão relevante! Como a leitura é leve e rápida vale a pena a leitura!

Patricia.Cerutti 23/04/2022

Livro: Fernão Capelo Gaivota
Autor: Richard Bach

Você já fez parte de um grupo sem nunca pertencer a este grupo? Era assim que Fernão se sentia. Ele não pertencia ao grupo de gaivotas que só se importavam em procurar comida e fazer vôos simples. Ele queria mais, muito mais. Ele queria, na verdade, achar seu lugar neste mundo, aprendendo maiores e melhores vôos. Com isso, o grupo o baniu, fazendo com que ele vivesse isolado. E quando ele partiu para o outro plano aprendeu que tudo é possível com força de vontade e persistência.

A história dessa gaivota com alma, é um hino a liberdade, mostrando que é possível se libertar de modelos pré-concebidos.
Uma lição de fé, otimismo e perseverança que nos ensina que a vida pode ser muito mais do que os nossos olhos vêem .

Apesar de ter lido este livro na minha adolescência, ainda me lembro da sensação libertadora desta leitura. E, com isso, a minha avaliação seria de ????????.

E você, já leu? Lembra das sensações ao lê-lo? Conte para a gente o que achou.

Vamos promover um mundo mais leitor!

@afetoliterario @radkeroberta @maniadesebo @richardbach
#amoler #lereviajar
#leituraeconhecimento #livros #gostardeler #incentivoaleitura #incentivaraleitura #leréviver

Cacau 18/04/2022

Fofo!
Eu lembro de uma amiga, na época do ensino fundamental, ler este livro e me indicar toda emocionada. Desde lá tive curiosidade, porém fui passando livros na frente e acabei deixando para trás. Agora, depois de adulta, acho que tirei melhor proveito da leitura. Amei!