De carta em carta

De carta em carta Ana Maria Machado

Resenhas - De carta em carta

marytw 21/05/2024

Entre palavras e cartas ?
O livro em questão é uma narrativa tocante que aborda a relação entre um avô e um neto, ambos analfabetos, e a figura de Miguel, um "escrevedor" habilidoso. A história gira em torno de Pepe, um menino que, apesar de sua estatura, não sabe escrever, e seu avô José, que também compartilha dessa limitação.

A trama começa com um desentendimento entre Pepe e seu avô, o que leva o menino a buscar ajuda na "praça dos escrevedores". Lá, ele encontra seu Miguel, a quem pede para escrever uma carta destinada ao avô. Miguel concorda em ajudar, mas impõe uma condição: Pepe deve ir à escola todos os dias e contar a Miguel sobre as aulas. Esse acordo inicia uma troca de cartas mediada por Miguel, que fortalece os laços entre Pepe e José.

A história explora o poder das palavras e sua capacidade de transformar relações afetivas e sociais. Através das cartas, avô e neto não apenas se comunicam, mas também começam a entender e valorizar mais um ao outro.

Este livro oferece uma reflexão profunda sobre a alfabetização e o impacto positivo que a educação tem na vida das pessoas. Ao destacar a jornada de Pepe e José, o livro mostra como o aprendizado e a comunicação podem criar novas oportunidades e transformar existências. A narrativa mostra a capacidade da educação de abrir portas, proporcionando meios para que indivíduos possam expressar seus sentimentos e resolver conflitos de forma construtiva.

A interação entre Pepe e Miguel também enfatiza a importância do mentorado e do apoio comunitário. Miguel não só escreve as cartas, mas também se envolve diretamente no progresso educacional de Pepe, demonstrando como um pouco de incentivo pode fazer uma grande diferença na vida de alguém.

No final do livro, a troca de cartas entre Pepe e seu avô José, mediada por Miguel, fortalece profundamente o vínculo entre eles. Através dessas cartas, ambos começam a entender e valorizar mais um ao outro, superando seus desentendimentos. A história conclui com uma celebração da importância da educação e da comunicação, mostrando como essas ferramentas podem transformar vidas e fortalecer relações afetivas.

Tabatha 25/09/2023

Uma história linda sobre o menino Pepe que por mais que fosse grande não sabia escrever e deu seu avô José que também não sabia escrever. Por causa de um desentendimento com o seu avô Pepe vai para a praça dos escrevedores e fala com seu Miguel para que ele escreva uma carta para seu avô. Seu Miguel aceita mas com uma condição, que Pepe vá para o colégio todos os dias e volte contando como foi a aula. Nisso seu José vai falar com Miguel para que leia a carta que Pepe o mandou e também para que escreva uma carta respondendo ele. Assim avô e neto ficam se correspondendo por cartas.

percyswife0 09/06/2022

livrinho pra escola de novo
Eu li esse livro só para fazer um prova (que eu inclusive ainda nem fiz)

ele não é ruim, mas como eu li com pressa, não consegui me apegar nem um pouco a história.
é isso gente.

Hppuck 08/03/2023

De carta em carta
E bem curto e bem legal . Mostra como o diálogo é importante na nossas vidas, e eu gostei bastante do final

Edu 13/08/2021

Simplesmente perfeito, de verdade eu amo esse livro, tanto e que já li várias vezes e super recomendo, e mostra como coisas simples são importantes, como saber ler e escrever, e esse livro mostrar a evolução do personagem principal que è um garotinho e mostra que vc pode saber mas do que um pessoa de 70 anos tendo 8 por exemplo sabe basta estudar e se dedica

Ioná 24/08/2010

Adorável
Tenho uma enorme tendência para me encantar com histórias que tratem de pessoas, crianças ou não, que não saibam ler e escrever.
A luta pela alfabetização é sempre muito rica, a meus olhos.
Decifrar e dominar os signos que compõem a escrita é uma conquista e tanto.
Este livro da Ana Maria Machado é deveras interessante, pois encerra uma simplicidade que fascina.
Conhecer todos os percalços que a fizeram adiar a construção desta história, também, nos faz pensar que, em alguns momentos, o universo realmente conspira a nosso favor.
Recomendo.
Camila 06/07/2022minha estante
recomenda e das 0 estrelas?

Melissa.Forneris 05/06/2022

sobre cartas!
li esse livro por causa da escola e gostei muito. A história fala sobre cartas, a importância da escola e de escrever e sobre uma amizade linda de um avô com um neto. A amizade com o avô e o neto era de brigas então eles se comunicam por cartas escritas por um "escrevedor".
achei bem interessante. Gostei ?

hallyally 27/06/2022

Não me senti tão apegada e comovida como esperava, mas as história tem elementos de grande potencial para te fazer pensar, degustar e agradecer enquanto lê.

Numa realidade onde não existe muita compreensão do emocional infantil e onde há muita pobreza, a intervenção na comunicação, a escola e a educação mudam o destino dos personagens.

lucas 10/06/2011

É muito legal

Gostei muito do livro.A historio e muito divertida a quele menino com e seu avô e os amigos e os escrivão.E acho que quem for ler vai se encantar com a historia.E gostei agora vamos ver vcs.Gostaram ou nao?

Dalila 31/07/2014

De carta em carta, trata da relação entre um neto e seu avó.Eles se aproximam através de cartas escritas por um "escrevedor".Este escrevedor combina com o garoto que vai escrever desde que ele vá para a escola e todos os dias venha lhe contar como foi.Assim ele acaba voltando a estudar e passa ele mesmo a escrever as cartas e a ajudar seu avó a buscar a sua tão esperada aposentadoria.

CRISTINA SÁ 13/08/2014

DE CARTA EM CARTA
"De carta em carta" é um livro comovente - a começar pela ideia
que Ana Maria Machado teve de desenvolver uma história a partir
do que viu em suas viagens-pessoas que se alugavam para escrever.
A escolha de personagens, que representavam 'as duas pontas da
vida' - avô e neto - foi também muito significativa. Chamou a
atenção ainda, o poder da palavra interferindo nas relações
de afeto. Esta obra reúne, ainda, muitos outros pontos fortes e
sem dúvida, todos estes elementos imprimiram à narrativa emoções,
que irão ressoar mesmo depois que o leitor fechar o livro.
CRISTINA SÁ

site: cristinasaliteraturainfantilejuvenil.blogspot.com.br

Lorena 14/12/2017

Aprender...
Uma bonita história sobre amor entre avó e neto e o entendimento entre quem está no início e no fim da vida. E sobre tudo sobre o valor do conhecimento e como ele transforma vidas e liberta nossas mentes e corações.

Luciana 23/02/2018

Sobre cartas!
Usei esse livro pra trabalhar Cartas com meus alunos do quinto ano! Foi incrível, pois além do conteúdo estudado, a obra trata de amizade e direitos humanos! Tivemos um debate enriquecedor sobre o contexto atual brasileiro! Vale a leitura!

Leia.comjulia 27/05/2022

Chorei e não era para chorar
Pepe acaba brigando com o avô em seu trabalho . Então escreve uma carta dizendo ?vc é chato vai ao inferno ? então Miguel altera a carta e assim todos duas quase Pepe manda cartas a seu avô . Até que eles começam a invés de mandar cartas xingando um ao outro começaram a mandam cartas carinhosas e fofas .
Gente chorei e não era para chorar . Tive que ler para escola e no final favoritei

LaAs237 20/03/2023

Li quando era criança, e reli agora para ter a mesma sensação de quando li a um tempo a atrás. A história é muito linda!