General Osório

General Osório Francisco Doratioto

Resenhas - General Osório

Daniel432 24/02/2009

Resistência e fortaleza
O livro busca mostrar toda a trajetória político-militar do General Osorio, que iniciou sua vida militar antes mesmo de completar quinze anos (forçado pelo pai), passando por momentos decisivos para a formatação atual das fronteiras do país, testemunhando o nascimento de países (Argentina e Uruguai) bem como a enorme capacidade do ser humano de trucidar seus semelhantes (as guerras, naquela época, terminavam, quase sempre, com a degola dos inimigos que caíram prisioneiros) e culminando sua vida política no cargo de Senador (perpétuo) defendendo e utilizando-se de táticas eleitorais pouco convencionais para os dias de hoje.

Pareceu-me um homem íntegro, honesto, principalmente no trato do dinheiro público e, profundamente determinado, resistente e forte na carreira que foi obrigado a abraçar.

O autor torna-se repetitivo ao relatar as inúmeras dificuldades financeiras pela qual passou o biografado, tendo abdicado da gestão de suas propriedades para defender um ideal, seu ideal. Morreu sem conseguir juntar fortuna.