A Sociedade de Consumo

A Sociedade de Consumo Jean Baudrillard

Resenhas - A Sociedade de Consumo

Will 24/05/2020

Consumo e inconsciente
De forma bem resumida e tosca, o livro fala que nem sempre conhecemos os motivos pelos quais compramos algo. Mesmo a gente jurando que sabe.
Nenhuma coisa consumida é feita apenas para atender uma necessidade. (Comer p matar a fome, vestir-se p se proteger do frio). A cultura do consumo (construída pela publicidade) fez os objetos deixarem seu estatuto puramente funcional e passaram a ser desejados pela sua simbologia. (Apesar de ambos servirem p locomoção, um Golzinho é bem diferente de uma Ferrari).
Assim, o consumo é social. Adquirir um objeto significa se aproximar do status social que ele emana. No livro o autor dá seu ponto de vista disso tudo. Vale a leitura :)

Emanuel Xampy Fontinhas 16/10/2016

Importante análise sobre o consumo, de como ele é norte e mito de nossa sociedade contemporânea. Baudrillard utiliza-se de figuras publicitárias para analisar as características individuais, sociais e mitológicas desta nova ordem. Dá muitas respostas e deixa muitas perguntas. Tal contradição, ao contrário de ser um defeito, é uma grande vantagem da obra e uma espécie de síntese em si mesma, já que, para que tal livro exista, ele tem que estar inserido na sociedade de consumo que pretende analisar, acompanhando até mesmo seus antagonismos.