Clara dos Anjos

Clara dos Anjos Lima Barreto

Resenhas - Clara dos anjos

Lara.Bia 26/10/2020

Gostosinho de ler
Um clássico curto e fácil leitura, uma pena a protagonista ser tão ingênua e sido iludida por um canalha
Pedróviz 27/10/2020minha estante
É a literatura retratando a vida real, uai...

Silva 04/12/2020minha estante
Como ler o livro??

Letícia 15/02/2021minha estante
"Fácil leitura" mais ou menos né, tem umas partes bem trabalhosas pra entender Kkkkkkk

Aracy.Alice 29/10/2021minha estante
Não estou conseguindo ler, como faz para ler aqui no app, desculpe minha ignorância.

Letícia 29/10/2021minha estante
Oi, n tem como ler por aqui

Queridolivro0 29/01/2022minha estante
É bom sim mas achei que faltou algo mais na história principalmente com o fim do Cassi Jones?

Luciano 20/10/2021

Muito bom.
"- Mamãe! Mamãe!
- Que é minha filha?
- Nós não somos nada nesta vida."

Excelente fala para encerrar o romance.
Joao.Lucio 18/04/2024minha estante
Esta frase é a rasão de ser do livro todo.

Diego 19/04/2021

Bem escrito
Trata-se de romance bem escrito, com a temática, aparentemente, central do autor: o desprezo e a discriminação racial, tema tão caro hoje em dia, mas muito mais efetivo, ao que se vê pelos relatos, à época.
No mais, trata-se de uma ?desgraça? anunciada, cujo enredo encaminha-se a um final sem maiores surpresas, mas de forma muito bem escrita, com tramas e acontecimentos acessórios muito inteligentes e bem arranjados.
Um bom livro.
Vi 19/04/2021minha estante
Tenho vontade de ler as obras de Lima Barreto; mas não sei por qual obra começar e pelo que vi no seu perfil você lê bastante as obras dele. Poderia indicar-me uma obra para eu começar a ler?

Diego 19/04/2021minha estante
Estou lendo as obras completas dele.
Sugiro que comeces lendo ?Triste Fim de Policarpo Quaresma?, que é um dos mais conhecidos. Eu gostei muito!
Boa leitura! ??

Vi 19/04/2021minha estante
Muito obrigada pela indicação ???
Uma boa leitura para você também.?

Felipe1503 27/02/2024

Início
Posso estar enganado, mas esse foi o primeiro livro do Lima Barreto que li.
Se você ainda não leu nada desse grande autor, Clara dos Anjos é uma boa oportunidade de começar a navegar pela mente de Lima Barreto.
haruurane 27/02/2024minha estante
recomendo bastante a nova califórnia e triste fim de policarpo quaresma.

Poliana201 27/02/2024minha estante
Li triste fim de policarpo quaresma para um trabalho da escola, eu amei a leitura

Janaina Edwiges 11/09/2020

"Nós não somos nada nesta vida"
É extremamente triste pensar que quase 100 anos após a conclusão de Clara dos Anjos (finalizado em 1922) as denúncias feitas por Lima Barreto ainda são as mesmas que fazemos sobre a sociedade brasileira contemporânea, fortemente marcada pelo preconceito racial e social.

Mais que o psicopata do filho, a mãe de Cassi Jones, Dona Salustiana, é a personagem mais execrável desta história. O tipo de ser humano mais odioso que existe e que, infelizmente, encontramos inúmeros pelo Brasil.

Sabrina 20/08/2021

clara dos anjos
Li mais pra estudar, mas achei bom, o ódio que da ver o desenrolar da história, e a raiva daquela época, dos ricos brancos, do sistema em geral

Victor Dantas 21/11/2020

Brasil: uma sociedade de Clara's #33
“Clara dos Anjos” (1948), foi o meu primeiro contato com a obra do Lima Barreto (1881-1922).

Publicado postumamente, o livro conta a história da Família Anjos, que vivem no subúrbio do Rio de Janeiro durante os anos 1920.

Com tempo e espaço definidos, Lima Barreto escreve sobre a sociedade da época, as relações de poder, classe, gênero e principalmente, as relações raciais, que moldou a história do nosso país e que permanece até hoje sendo uma questão de intenso debate e conflitos.

A protagonista que dá nome ao romance, Clara, tem 17 anos e é filha do casal Engrácia e Joaquim dos Anjos. Diante da sua condição social, gênero e sua cor, mulata, os pais de Clara sempre foram protetores com a filha perante as desgraças do mundo afora.

No entanto, tal criação contribui para que Clara com sua inocência e inexperiência, enxergasse sempre o lado bom de tudo e de todos.
E assim sendo, sua inocência perante o mundo revelará grandes consequências.

Além da família Anjos, temos ainda outros personagens secundários que são presentes na trama: o padrinho Marramaque, o dentista Menezes, o poeta Leonardo Flores, a vizinha Dona Margarida, e o principal, Cassi Jones, o violeiro tirado a nobre, tendo a fama de galanteador, mentiroso e destruidor de lares.

O conflito principal se dá entre Clara dos Anjos e Cassi Jones, quando se conhecem no aniversário de 18 anos de Clara, e ela logo cai de admiração e paixão pelo violeiro Cassi, enquanto este vê Clara como mais uma de suas vítimas de suas canções e seu romantismo fraudulento, a sua próxima conquista.

A partir daí, os acontecimentos ganham forma, e nós acompanhamos a relação dos dois personagem, as problemáticas e consequências que irão decorrer disso e o desfecho desse "Amor Proibido".

Em suma, os debates que a obra levanta são sobre:
• GÊNERO, RAÇA, CLASSE E PATRIACARDO

O nome do romance já deixa claro que vamos ter não só um protagonista feminino, como muitas mulheres presentes na história. E é esse para mim o aspecto mais importante da obra, pois o Lima Barreto nos coloca diante uma sociedade em que as mulheres não só eram inferiorizadas, como classificadas de acordo com sua raça e classe (muita coisa não mudou aliás) diante da sociedade patriarcal brasileira.

Cassi Jones é a personificação desse patriarcado que desfruta de todos os privilégios possíveis, por sua condição de homem, branco, classe média. Vemos inúmeras passagens onde esses privilégios são manifestados, principalmente no que diz respeito as mulheres, quais o personagem manipula para se satisfazer sexualmente, e as consequências dos seus atos (gravidez, fim de casamento etc.) são praticamente justificadas.

O tema racial é muito presente na obra. Clara é mulata, sendo assim, nos deparamos com situações em que a jovem é admirada por seus iguais e sua família, e situações em que é inferiorizada e ridicularizada, principalmente pela mãe do Cassi, que se considera nobre, por sua cor e classe.

Tais questões de classe, raça e gênero aparece também no desenvolvimento dos personagens secundários. Dessa forma, o romance assume uma tridimensionalidade, onde o Lima Barreto cede o momento de cada personagem permitindo que nós leitores conheça a vida e os anseios de cada um.

Outro aspecto interessante é que a prosa foi construída contendo alguns fatos autobiográficos da vida do autor, como por exemplo, sua experiência diante do alcoolismo, e suas internações em hospitais psiquiátricos decorrente de crises emocionais e do próprio alcoolismo.

Outrossim, a escrita do Lima Barreto não é tão rebuscada quanto eu esperava, existe sim algumas palavras que estão fora de uso, mas a edição que eu li (Penguin) contém inúmeras notas que auxiliam na compreensão de tais termos, bem como na contextualização do tempo, espaço em qual a obra foi escrita.

Por fim, apesar de não ter sido um livro que me tocou emocionalmente a ponto de favoritar, foi uma experiência muito boa. Pude conhecer mais um clássico brasileiro, bem como a obra de um autor que em vida foi muito criticado, mas, que mesmo assim já dispunha de uma excelência artística que poucos escritores conseguiram alcançar, sendo considerado um dos autores mais visionários da literatura nacional.

E não é para pouco, afinal, encontrei em “Clara dos Anjos” questões que ainda permanecem na sociedade brasileira do século XXI, e parece-me que a cada dia que passa, nos distanciamos da superação efetiva.
O que me leva afirmar que... ainda vivemos em uma sociedade de Clara’s.

caspaeletrica 29/11/2022

6/10: uma resenha escrita por Lionel Flores
Não há muito o que dizer sobre "Clara dos Anjos", pois não há livro mais mediano do que este. Embora algumas vezes se demonstre emocionante e interessante, não é muito efetivo. A sua escrita embora simples, é embaralhada com alguns personagens que não têm contribuição nenhuma com a trama. No geral, é OK.

Annyele3 20/08/2023

LIMA BARRETO,EU TE AMOOO
Um crítica social impecável a narrativa e a naração excelente, personagens bem construídos,um plot bem feito,QUE LIVRO GENIAALL.
Passei um pouco de raiva com alguns personagens,mas a história realmente me marcou e eu gostei do enredo,me senti envolvida no drama, Adoreiii ???

Júlia 03/02/2021

- Mamãe! Mamãe!
- Que é minha filha filha?
- Nós não somos nada nesta vida.

Lima Barreto trata de assuntos pesados nesse livro. Expõe muitas hipocrisias enraízadas na nossa sociedade.

Leide.Henituse 13/01/2024

Um clássico literário que denúncia misoginia, racismo e releva, o que hoje ainda é muito característico, o comportamento machista dos homens. A obra, condizente com sua época, te faz ter várias indagações a respeito de nossa sociedade
Especialmente essa: não é a sociedade
atual semelhante em atitudes ao Brasil
República? Pode uma obra publicada em 1948 descrever comportamentos sociais tão presentes em 2024? Pode. E temos isso em Clara dos Anjos. Através de Clara conhecemos e reconhecemos uma sociedade criada para odiar, agredir e atacar mulheres. Um personagem masculino moldado em berço quente, que trata mulheres como objeto, uma mãe, que moldada por seu tempo e meio, não é capaz de reconhecer a tragédia de seu próprio gênero.
Apesar de um livro cansativo em determinados momentos, é uma leitura muita versada na catarse, de deixar o leitor bravo e chateado.
Pode ser muito descritivo sem necessidade, característica de sua escola literária. Mas vale o tempo e os sentimentos envolvidos.

Bruna 05/12/2023

??
Li ele pra aula de literatura e fiquei meio (????.
O livro inteiro se resume a duas coisas:
1. o querido sempre querendo pegar mulher 2.mostrar quão tansa a Clara é.
Porém, achei legalzinho, captei a mensagem e fui bem na prova ??

Ester 08/02/2023

Injustiças...
Como é triste ler a história de Clara dos Anjos e saber que tantas outras meninas/mulheres passaram ou passam pelo mesmo que ela. Como é angustiante saber que há tantos outros "Cassis" por aí, que enganam, conseguem o que querem, largam como se fosse um mero objeto e se safam. Lima Barreto mais uma vez cirúrgico em suas críticas, mostrando a realidade por trás de tantas famílias classe média e "conservadoras", que no fim só visam o próprio ganho e as aparências mediante a sociedade. Confesso que não gosto muito de finais tristes, mas a escrita desse homem merece ser apreciada.

Emoji que eu definiria o livro: ?

Franco 08/07/2011

A começar pela linguagem, é curiosa: motivo de críticas na sua época dada sua não-formalidade, hoje nos é perfeitamente compreensível, mais do que em muitos outros 'clássicos'.

Já a história é simples, fácil de acompanhar, e os personagens ficam bem marcados no leitor - uma proeza do Lima Barreto, que consegue dar a dimensão deles mas de forma lisa e objetiva.

Porém, o livro deve ser lido nas entrelinhas. A história não fala aleatoriamente sobre um ou outro personagem, e sim sobre tipos da sociedade do autor e que aqueles personagens representam. Do mesmo jeito, a trama não é um caso fortuito, algo que se conta e acabou, e sim um retrato de como os mecanismos sociais faziam girar dolorosamente as classes baixas - leia-se, pobres e negros.

No fim, o que se tem, é uma obra muito crítica e visivelmente marcada pela biografia do seu autor.

Beto | @beto_anderson 19/06/2021

Encantado com a escrita de Lima Barreto
depois de alguns contos, esse é o primeiro romance do autor que leio e estou completamente encantado pela forma que ele escreve e vai narrando a história de Clara dos Anjos, que é de fato uma personagem coadjuvante nesse romance, apesar do título. Lima Barreto consegue dar vez e voz a todas as personagens que cruzam a narrativa, dando importância aos feitos e não feitos de cada uma delas para mostrar as nuances de uma miserável sociedade brasileira. Um texto maravilhoso, o qual recomendo muito a leitura.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/