Clara dos Anjos

Clara dos Anjos Lima Barreto

Resenhas - Clara dos anjos

Dirlene Piagio 20/01/2024

Dar conselho, ainda q bem intencionado, pode te matar...
Livro mais que necessário em um país com o histórico do Brasil: logo após a escravidão, o racismo foi-se tornando velado; daí, na atualidade, dizem que não há racismo. O racismo está andando solto, só que disfarçado. É visível que, até nos dias de hoje, pessoas brancas (em comparação com pessoas negras) são, mais facilmente, liberadas das responsabilidades das suas infrações. Com isso, o autor chama a atenção para a extrema importância de os pais educarem os filhos negros, especialmente meninas, de modo que vejam que a sociedade em geral não olha para eles como olham para filhos brancos e que jovens mulheres negras não podem "se dar ao luxo" de serem inocentes e sonharem com o príncipe encantado como muitas meninas brancas sonham, pois brancos asquerosos têm licença da sociedade para destruir estes sonhos e não serem punidos por isso.
Além de todo esse debate histórico e cultural (sócio-racial, a vida da mulher em um cenário patriarcal, a influência política no funcionalismo público, a construção cultural dos subúrbios cariocas, a chegada de imigrantes trazendo religiões cristãs renovadas para um Brasil tradicionalmente católico apostólico romano etc), gostaria de deixar três pontos também:
1. Dar conselhos para as pessoas pode te colocar em problemas seríssimos;
2. Super proteger não é a forma mais ideal para educar uma criança: isso pode torná-la ingênua demais ou estúpida e egocêntrica;
3. E, o mais importante, cuidado com quem você traz para a sua casa: pode trazer amargos arrependimentos.

Andrieli 15/01/2024

Nós não somos nada nesta vida
No fim acabei gostando do livro, apesar da leitura ser leve e bem cotidiana ele tem uma mensagem muito forte e uma crítica muito bem feita, me fez pensar em todas as claras dos anjos que já existiram e existem.

Leide.Henituse 13/01/2024

Um clássico literário que denúncia misoginia, racismo e releva, o que hoje ainda é muito característico, o comportamento machista dos homens. A obra, condizente com sua época, te faz ter várias indagações a respeito de nossa sociedade
Especialmente essa: não é a sociedade
atual semelhante em atitudes ao Brasil
República? Pode uma obra publicada em 1948 descrever comportamentos sociais tão presentes em 2024? Pode. E temos isso em Clara dos Anjos. Através de Clara conhecemos e reconhecemos uma sociedade criada para odiar, agredir e atacar mulheres. Um personagem masculino moldado em berço quente, que trata mulheres como objeto, uma mãe, que moldada por seu tempo e meio, não é capaz de reconhecer a tragédia de seu próprio gênero.
Apesar de um livro cansativo em determinados momentos, é uma leitura muita versada na catarse, de deixar o leitor bravo e chateado.
Pode ser muito descritivo sem necessidade, característica de sua escola literária. Mas vale o tempo e os sentimentos envolvidos.

Tim 09/01/2024

Barreto, Lima. É um humorista?
Com uma narrativa crítica e humorística, Lima Barreto me conquistou.

Este é um daqueles livros em que pessoas imersas em suas próprias loucuras diriam que Lima escreve como ele é. No entanto, ao contrário, seu texto é carregado com uma crítica irônica que se passa no Rio de Janeiro, onde as ruas se assemelhavam às de Paris e as pessoas se comportavam e vestiam-se como franceses. Nessa história, conhecemos vários personagens, entre eles o nosso filho do diabo, a pessoa que criou o mal no mundo, Cassi, um homem comum, onde se espera o pior, ele vai lá e supera. É desalmado, cruel, ardiloso e psicopata. No entanto, conheço vários homens como Cassi, que planejam minuciosamente o que desejam, vivem pelo prazer de enganar. Mimado pela mãe e rejeitados pelo pai, se envolve em tanta confusão que envergonham a família, mas a mãe prefere esconder.

Por outro lado, temos Clara dos Anjos, a próxima vítima, que vive enclausurada em casa, pois seus pais a tratam como um verdadeiro animal na gaiola, a ponto de, em sua festa de aniversário, só aparecerem adultos, já que a menina não consegue fazer amizades.

Clara é inocente, não conhece a vida e às vezes parece um pouco ingênua até demais. É uma mulher negra, e isso a afeta de diversas maneiras, desde como vive até como pensa, mas ela não se limita, por isso se apaixona por Cassi, e dessa forma, a desgraça é apenas uma questão de tempo.

Para mim, foi uma leitura fácil em alguns momentos, mas achei o meio um pouco arrastado. Mesmo assim, vale muito a pena.

Nota: 4/5

Libertina 24/12/2023

Bem chato.
Sinceramente não gostei, dessa história. Pelo simples fato.do personagem ser uma pessoa horrível e a protagonista ser bem burra e cega de amor por ele.

Bruna 05/12/2023

??
Li ele pra aula de literatura e fiquei meio (????.
O livro inteiro se resume a duas coisas:
1. o querido sempre querendo pegar mulher 2.mostrar quão tansa a Clara é.
Porém, achei legalzinho, captei a mensagem e fui bem na prova ??

Bunny.xs 25/11/2023

Leitura rápida e fácil depois de costume, eu não lembro muito da história pois faz tempo que li e mesmo com desenvolvimento bom, não me cativou tanto, talvez ao reler mude de ideia, ou não.

manumoura18 15/11/2023

Destaques preferidos
"Por esse intrincado labirinto de ruas e bibocas é que vivem uma grande parte da população da cidade, a cuja existência o governo fecha os olhos, embora lhe cobre atrozes impostos, empregados em obras inúteis e suntuárias noutros pontos do Rio de Janeiro."

Carla.S2 15/10/2023

Uma história realista
[ livro de uma outra editora, outra capa ]

Eu achei que seria uma leitura muito cansativa, mas não foi tanto, por ser do Lima Barreto achei que teria muito detalhe, mas esse não tem tanto, a questão é que ele conta um pouco a história de cada personagem, o que eu não gostei muito, pois estava mais interessada na dos personagens principais. Para quem tem interesse em saber como era o Rio de Janeiro antigamente, esse livro pode ser excelente.
Fiquei com pressa para saber o final da história, mas cheguei no final não o curti, foi muito realista, estava esperando um outro final, pois no meio do livro me fez ter esperança de ser um outro final.
Dica : leiam com paciência, calma ( que eu não tive muito ).
Personagens que eu gostei : Marramaque e Dona Margarida.

Milena Schwantes 24/09/2023

Incrível
Apesar de ser um livro escrito há um século, Lima Barreto (autor) escreve de forma simples considerando a época, o que faz com que o livro seja rápido de ler, mas ao mesmo tempo tem qualidade. Foi um livro que me impressionou por conta de tratar de assuntos não muito comuns do pré-modernismo de uma forma diferente, retratando a vida de uma mulata em meio ao subúrbio. Gostei do livro num geral, ele é realista, porém, tem um final sem uma solução exata? O que pode ser uma crítica para alguns, mas um elogio para outros. Particularmente, eu amei o livro, pois me fez refletir sobre a vida real e suas desigualdades.

OBS: Eu odeio você e sua mãe, Cassi Jones.
Gaby 05/11/2023minha estante
Ele não tem um fim exato pq o autor morreu antes de publicar ele. Foi o último livro que Lima Barreto escreveu

Juliany 19/09/2023

Tem tanta descrição que parece senhor dos anéis
Metade do livro é ocupado por descrições e mais descrições, - ignorei a maioria - se tornando uma leitura arrastada. Enfim, um clássico que retrata abismo social, diferença de gêneros, machismo, etc e etc. Não é ruim, é até legalzinho, mas não faz muito meu estilo

Livia M. 18/09/2023

O tudo legado a nada
Racismo estrutural
Narrado há um século
E tão presente.
Revolta e indignação!
Um projeto vergonhoso de destruição.
A mente que mente e engana o coração.
O ser humano, uma decepção.

#vozesnegras
3/7