Clara dos Anjos

Racismo estrutural
Narrado há um século
E tão presente.
Revolta e indignação!
Um projeto vergonhoso de destruição.
A mente que mente e engana o coração.
O ser humano, uma decepção.

#vozesnegras
3/7

cajuleituras 13/09/2023

Literatura brasileira é fofoca pura
O livro chama Clara dos Anjos e ela é a personagem que menos aparece na história, mas gostei da fofocaiada e foi uma boa experiência ler Lima Barreto.

Karen 03/09/2023

Eu não achei o livro ruim, talvez porque eu tive que ler o livro por causa da escola. Mas também é porque eh não me acostumei a ler livros mais antigos

Juliana 26/08/2023

Muito bom!
Gostei e recomendo a leitura. Tem uma escrita fácil e flui muito bem.
Fiquei com pena da Clara. Vi uma lição muito clara sobre como uma educação super protegida enfraquece torna as pessoas mais frágeis em um mundo que a fragilidade é um perigo.

Enfim, gostei e recomendo.
Uhm Novoolhar 27/08/2023minha estante
Quero ler ?

Annyele3 20/08/2023

LIMA BARRETO,EU TE AMOOO
Um crítica social impecável a narrativa e a naração excelente, personagens bem construídos,um plot bem feito,QUE LIVRO GENIAALL.
Passei um pouco de raiva com alguns personagens,mas a história realmente me marcou e eu gostei do enredo,me senti envolvida no drama, Adoreiii ???

Lana 17/08/2023

A trama gira em torno da personagem Clara, uma jovem mulher negra que vive na periferia da cidade. Ela é descrita como uma mulher simples e ingênua, que se apaixona pelo malandro Cassi Jones, um personagem sedutor e manipulador que se aproveita da ingenuidade de Clara para obter vantagens pessoais.
O romance apresenta uma crítica social contundente, denunciando o racismo presente na sociedade da época. Clara é tratada com desprezo e discriminação por parte dos personagens brancos, que a enxergam como inferior. O próprio Cassi Jones, apesar de se relacionar com ela, não a valoriza e a utiliza apenas como um objeto de satisfação pessoal.
Lima Barreto também faz uma análise profunda das posições sociais na obra. Clara é retratada como uma mulher de classe baixa, pertencente à periferia, enquanto Cassi é branco e rico, o que reforça o abismo social existente entre eles. A autora aborda também a questão de gênero, mostrando como as mulheres, especialmente as negras, sofriam uma opressão dupla, tanto racial como de gênero.
A escrita de Lima Barreto é envolvente e realista, retratando a vida nas favelas e a marginalização da população negra e pobre. Ele apresenta personagens complexos e bem desenvolvidos, que expressam as várias facetas da sociedade da época.
"Clara dos Anjos" é uma obra que se destaca pelo seu teor crítico e pela sua abordagem corajosa de temas sociais relevantes. Lima Barreto conseguiu criar um romance que, mesmo tendo sido escrito há quase um século, ainda é atual e pertinente. É uma leitura obrigatória para aqueles que desejam compreender a realidade e as injustiças sociais presentes na sociedade brasileira.

Emilia 17/08/2023

História muito atual. Um romance de 1922 que mais de um século depois ainda reflete os traços da nossa sociedade.

dearorwell 17/08/2023

Maravilhoso!
O livro é bastante triste!
A protagonista é ingênua demais e você pode se estressar com isso? é preciso abrir um pouco a mente e entender que é por conta da criação que ela recebeu. Lima Barreto foi perspicaz em suas críticas, ele mostra a realidade por trás das famílias de classe média e conservadoras, que no fim só se importam com o próprio ganho e as aparências mediante a sociedade. Uma obra simples mas cheia de mensagens.
Só não dei 5 estrelas porque queria que outros personagens tivessem sido mais bem desenvolvidos?
mrdorian 17/08/2023minha estante
???

Manu 15/08/2023

A antítese ao romantismo. A mocinha, Clara dos Anjos, até carrega a característica de ingenuidade e crença no amor romântico, mas a maioria dos personagens são descritos com personalidades degeneradas, ressaltando os defeitos físicos e morais.

Cassi Jones é de classe baixa, mas se acha em um nível acima dos demais. O seu mau caratismo é acobertado pela mãe, que tudo faz para proteger e acobertar os erros do filho.

Clara é menina ingênua e sonhadora que se encantada pelo cantor de modinhas, Cassi Jones. Este faz de tudo para ganhar a confiança da moça e a seduzir.

O foco da história não é no romance dos personagens, mas na descrição do caráter das personagens e nos costumes e preconceitos que os envolviam e nas tentativas de Cassi Jones de chegar a manter uma relação com Clara.

Muito da descrição da segregação de classe e preconceito vale para os dias atuais.

Melry.Carla 09/08/2023

Clara dos anjos
A leitura é bem tranquila, algumas partes engraçadas. Mas, sobretudo, é revelado as condições sociais da época e um tema que é discutido atualmente, o racismo.
Dentro deste contexto, teremos o Cassi, um homem pilantra que se utiliza de suas artimanhas para conquistar a mulherada. Clara dos Anjos o conhece e se deleita em tamanho cavalheirismo, sua poesia, sua música, sua viola.... Ahhhh, a inocência dela terá um preço!

Bruna2819 30/07/2023

Clara dos Anjos
Lima Barreto foi um dos pioneiros do seu tempo em escrever sobre o subúrbio e dar destaque a personagens deste já que, na época, a maioria dos autores escreviam sobre a burguesia. Entretanto,infelizmente, engana-se aquele que pensa que as questões discutidas na obra limitam- se ao século XX.

Giulia 28/07/2023

BOM
É um livro bom
Trata sobre o racismo e toda a forma de preconceito presente na época
Que na qual era logo após a abolição da escravidão e como então estas pessoas estavam vivendo e as suas dificuldades na sociedade
Em aspectos sociais e relatando este preconceito existente achei um excelente abordamento
Mas pra mim faltou foco na personagem principal a clara na qual o autor deixou a desejar infelizmente
Pois focou mais nos personagens secundários e em Cassi
Mas faltou um foco mais em clara

Lubs_ 28/07/2023

Uma critica atemporal
Apesar de ser um livro antigo,possui um repertório muito atual. O fato de a Clara ter crescido num ambiente protetor,desconhecendo as mazelas e proezas do mundo,só contribuiu para sua ingenuidade e uma vida posteriormente miserável

Rayssinha.VitAria 20/07/2023

O livro é a vitrine perfeita para os problemas sociais e econômicos que caracterizavam fortemente o Brasil, aliás, que caracterizam. Por essa característica, que a leitura se faz atual? é como explicitar o implícito da sociedade. Clara dos anjos, longe de ser uma história de amor, longe de nos querer vender personagens prontos e histórias Batidas. Clara dos anjos é um livro denúncia.