Clara dos Anjos

Clara dos Anjos Lima Barreto

Resenhas - Clara dos anjos

Mariah 13/04/2023

"Ela se enganava, porque não conhecia a vida."
É um livro muito doloroso de se ler, porque retrata situações que, mesmo passadas em 1 século atrás, ainda acontece muito constantemente.
A escrita é ótima, mesmo que um pouco arrastada, e as personagens muito bem construídas, e vale muito a pena, mas não é uma história feliz, e sim, realista.

July.leitora 08/04/2023

Livro muito bom!
Esse livro nos mostra a falta de tolerância da sociedade da época, onde tudo o que a mulher deveria fazer, seria arranjar um marido!
Mostra também a ingenuidade das meninas em relação à vida, e como isso é prejudicial, pois acaba caindo nas garras de pessoas com más intenções!

Renan 08/04/2023

História antiga de um tema ainda atual
Demorei muito pra terminar de ler porque já imagina o desfecho que Cassi iria dar pra pobre da Clara. Cada capítulo ia aumentando a certeza e a agonia que sentia sobre o que iria acontecer com ela.

Não tinha lido nada do Lima Barreto até então, claramente que vou corrigir esse erro e procurar mais coisas dele. Achei que a leitura de Clara dos Anjos foi incrível, apesar do final triste, me fez refletir muito sobre as questões sociais e raciais que o autor já discutia há tanto tempo. Recomendo a leitura!

Clau Melo 02/04/2023

1922...2023
Literatura nacional, RJ. Livro escrito em 1922 e publicado postumamente em 1948.

'Clara dos Anjos' narra as desventuras de uma adolescente pobre e mulata do subúrbio carioca prestes a iniciar a sua vida sexual com um malandro branco de classe média. Esta reedição do romance inacabado do autor é acrescido de textos críticos de Sergio Buarque de Holanda, Lúcia Miguel Pereira e Beatriz Resende, bem como o aparato de notas explicativas. Através de conexões biográficas com personagens da história de Clara e Cassi Jones, um dos protótipos literários da malandragem suburbana, estes buscam revelar as opiniões de Lima Barreto acerca de si mesmo e da sociedade brasileira.

biathomas 02/04/2023

Incrível igual um clássico brasileiro
Dizer que é um livro clássico já é dizer que é muito bom. Mas dizer que é um clássico BRASILEIRO o torna ainda melhor (não que eu não goste de clássicos internacionais). Amo muito qualquer clássico, sou apaixonada.
Li esse livro porque a escola obrigou, então já comecei com o pé esquerdo. O livro é muito arrastado no começo, muito descritivo com muitas partes desnecessárias. Mas, com o passar do livro, depois de uns 70%, ele fica MUITO bom. Termina de um jeito tão incrível, tão tocante.
Muito muito muuuito bom, recomendo d+. Só avisando pra quem tá lendo: não desiste, ele fica 100000x melhor.
Esse livro é genial, leiam. Merece ser um clássico

Lavignia 30/03/2023

Livro bom.
Livro fácil de ler porém um pouco tedioso, os personagens são bem construídos portanto nn tem o ?moço? e o ?vilão?
Bruno.Andreassa 22/08/2023minha estante
Uma merdadaaa ?

Luíza 28/03/2023

Clara dos Anjos
A temática do livro é muito boa, fala sobre racismo contra jovens negras inocentes e o privilégio diante a sua classe social. Confesso que não gostei muito do final, mas parando pra pensar, a vida é assim, cheia de injustiças e esse livro retrata muito bem como é a vida real. O que eu não gostei dele é que cada ação dos personagens tinha uma descrição extremamente longa e não se fala muito da Clara dos Anjos, a personagem de que eu mais queria ver sobre.

Lelê 16/03/2023

Até que não foi tão ruim
Por ser um livro da escola, eu esperava bem menos, e me surpreendeu. Gostei bastante da história, não prende muito mas é interessante, e também achei o final muito bom.
Vou ter que ler de novo, pois não consegui captar o nome de alguns personagens (são parecidos uns aos outros), mas nada fora do normal. Fora isso, acho que é um dos melhores que eu já li na escola até hoje

Rachel 15/03/2023

Como gostaria de ter conhecido mais da vida de Clara, tudo mais o que passava em sua cabeça, além da interferência de Cassi em sua vida. Livro doloroso, que mostra com primazia a diferenciação social e o poder que uma camada exerce sobre a outra. Obrigada, Lima Barreto.

Maiane.Alves 08/03/2023

Um clássico com uma liguagem mais compreensível, que na minha opinião é uma das maiores e melhores críticas em relação ao preconceito racial da literatura brasileira. Lima Barreto conseguiu mais uma vez cumprir com o seu propósido que era usar a literatura para críticar o social.

mariana 01/03/2023

Incrivelmente realista
Não posso negar que quando se começa tal livro, a leitura inicial deixa a desejar. Enfiam-lhe palavras difíceis de serem compreendidas, sem questão de criar um certo contexto entre as frases. A obra foca em TODOS os pontos escritos, o que de certa forma cansa muito ao leitor, a história principal é deixada de lado por muitas vezes.... há quem goste!
O livro descreve a vida de muitas pessoas que sofreram ou sofrem essa realidade até hoje. Clara, apaixonada e sem credulidade em seus pais, se deixa levar por um amor ruim. Mesmo com todos a avisando, a mesma decide acreditar nas palavras do violeiro e não nas de seus parentes próximos. Tal fato a leva a ruína da sociedade da época, e o seu encanto desaparece junto com a inicial felicidade que sempre a conteve.

emanuelisan_ts 18/02/2023

O livro é ótimo mas por ser antigo tive bastante dificuldade em entender a linguagem em algumas partes. é bem triste saber que o racismo sempre foi presente desde aquela época e que a clara dos anjos não teve um final feliz e justo mostrando mais uma vez o tanto que os negros são marginalizados pela elite :(

lima barreto foi gigante em todos os seus livros, tenho certeza que tratar sobre o assunto racismo no século XX não foi nada fácil

Natália 13/02/2023

Ótimo e triste
Clara dos Anjos foi o primeiro livro que li de Lima Barreto. Gostei muito da escrita do autor, mas apesar da história ser extremamente fluida, acredito que demorei um tempinho a mais para concluir a leitura devido aos capítulos serem longos. Como não gosto de parar no meio do capítulo, só consegui ler quando tinha mais tempo disponível. O livro é incrível e recomendo muito.

Resenha:
Clara é uma menina de 17 anos que mora com os pais no subúrbio do Rio de Janeiro. Pobre, negra, filha única de um carteiro e de uma dona de casa, Clara, em sua ingenuidade, é seduzida por Cassi, um rapaz mais velho, branco, de classe média. Super protegido pela mãe e por autoridades que sabendo que o mesmo seduz moças inocentes e mulheres casadas, Cassi apronta sem medo de ser apanhado. Para conseguir o que quer, Cassi é capaz das maiores barbaridades, até mesmo um assassinato.
Clara não fora a primeira vítima de Cassi. Ele já havia desgraçado a vida de muitas moças antes. Cassi se aproveitava de moças ingênuas, de classe social mais baixa, negras, e as abandonava depois, protegido pela mãe e pelo Estado que não achavam "correto" que ele se casasse com moças de classe social e cor diferente da dele. Repugnância é o que eu sentia a ler a respeito. Senti muito nojo de Cassi e também da mãe dele por tanto racismo, preconceito e crueldade.
Um livro que retrata temas delicados e importantes, como o racismo, o preconceito racial e social, o machismo, a misoginia, o papel da mulher na sociedade carioca do início do século XX e o papel social do casamento.