Ripley Subterrâneo

Resenhas - Ripley Subterrâneo

1 | 2 | 3 | 4

Isaac 31/12/2022

Repetitivo
Gosto da escrita da Patricia, mas esse livro não me pegou como outros dela. Para mim, foi repetitivo e cansativo, nada de novo.
Mas, teve seus momentos bons.

Aline.Silva 24/12/2022

Voltando à companhia de Tom Ripley, a continuação do livro segue com riqueza de detalhes acerca das situações em que Tom se envolve para manter seus bens materiais e seu padrão de vida. Porém nesse livro achei que houve uma ?repetição? das ações com outro cenário.

Bruna Gouvêia 06/11/2022

Escrita deliciosa como sempre. Não é do mesmo nível do primeiro livro mas nem esperava ser. Ainda assim, vale muito a pena a leitura e pretendo ler o terceiro livro assim que for publicado no Brasil.

Manda 19/10/2022

O primeiro fez mais sentido
Não sei dizer se gostei tanto assim dessa obra da autora (juntando os dois livros). Sinto que não me conectei tanto com o Ripley, mas ficava agoniada dele não ser descoberto.
No primeiro livro achei ele um personagem mais perspicaz e inteligente, mesmo achando que fazia as coisas meio à moda louca (tipo matar o Freddie sem a menor necessidade e inventar uma história toda). A polícia também era burra demais.
Mas passou né. Li o primeiro inteiro sem saber que ele era considerado um dos maiores sociopatas da literatura. Acho que não concordo tanto, mas enfim....
Dai vem o segundo livro. Começa não confuso, mas com muitas informações jogadas, e algumas partes sim confusas. Sinto que aquele inicio foi meio corrido. Mas sem dúvida o que mais pega nesse, é as mortes e explicações confusas, e ai a polícia se concretiza como a mais burra da literatura. PQP, como que não pensam nos bag, bizarro.
Ainda ponderando se dou uma chance pro terceiro, pois vi que é ladeira abaixo....

Gui 18/10/2022

Patricia Highsmith nunca erra
Fiquei com medo do livro 2 não ser tão bom quanto o primeiro, o ficar meio repetitivo. Mas, pelo contrário, mesmo sem perder sua caracteristica principal, Ripley continua sendo o meu "sociopata favorito".

Laura 16/07/2022

muito interessante como a patricia descreve a mente de um sociopata em sutilezas incríveis. detalhes, na forma como o tom encara situações, como fala de seu amor por heloise, é sempre muito excêntrico

Le Foltran 04/04/2022

estou gostando do livro e da série.. não achei maravilhoso, mas é um livro agradável.. vamos ver como continua a série

bobbie 22/03/2022

Como esta série chega ao quinto livro?
Durante grande parte deste segundo volume, de um total de cinco livros da série Ripley, fiquei agarrado ao livro. A gente deseja saber como o vigarista e sociopata, amante da boa-vida e pouco dado ao esforço laboral honesto para ganhar seu sustento, fará para se livrar das enrascadas que seus crimes lhe acarretam. Contudo, quando cheguei ao final deste segundo livro - e já com o terceiro a caminho para entrega - senti que as reviravoltas já começaram a "gastar". Como será que Patricia Highsmith fez para chegar a cinco livros, e será que eles mantêm o gás do primeiro? Já é certo que eu leia o terceiro, pois já o comprei. Resta saber se a trama do terceiro volume vai me convencer a ler mais um, e por fim mais um.

rafaela1019 12/03/2022

o livro é bom e eu recomendo. sempre que pegava pra ler eu ia rapidinho. porém ele enrola demaaais (assim como o primeiro)

Renata.Grasiele 06/03/2022

Ripley é subterrâneo MESMO!
Começa meio monótono, como o primeiro, mas depois a coisa engrena e fica boa. Mais interessante que o primeiro, Ripley precisa fazer cada coisa pra se safar... Eu diria que, apesar de estar bem de vida nesse livro, o bem mais precioso de Tomme, é sua sorte. Vale a pena.

Kess 06/03/2022

Tom Ripley agora esta casado e bem de vida (claro, Heloise, sua mulher é rica). Porém, Ripley não sossega...
Quando seu amigo (o pintor Derwatt) se suicida, Tom e seus amigos da galeria Derwatt resolvem continuar vendendo os seus quadros (só que falsificados por Bernard um amigo íntimo de Derwatt).
O que eles não esperavam era que um comprador notasse que um quadro era falso... colocando todos em risco.

***SPOILER***
É lógico que Ripley iria se passar por Derwatt e também é lógico que Ripley assassinaria o primeiro que quisesse "atrapalhar".

É o mesmo "enredo" do primeiro e são tantos acontecimentos fictícios que deixa um tantão a desejar... Mas, até que é uma história divertida de se ler.
Lucas 30/03/2022minha estante
Desisti pq achei mais do mesmo, mas gostei mt do primeiro.

Julia Silva 01/02/2022

Sem sal
Esse foi um livro que eu comprei num impulso, em uma barraquinha do shopping, era o único que tinha, e não dava nenhuma sugestão de fazer parte de uma trilogia. Então talvez eu não tenha ajudado, começando pelo segundo livro....

Mas a sensação que eu tive é que tinha tudo pra ser uma ótima história, mas o desenrolar de tudo simplesmente não me surpreendeu em nada, li simplesmente pq não havia outra coisa pra ler no momento, e queria chegar logo ao final.

Único ponto positivo ao longo do livro, ao meu ver, foram as reações completamente inesperadas do personagem principal, que deu um ar cômico.

Nem preciso comentar o final.... tudo bem que se trata de uma trilogia, mas não entregar nada o livro todo e ainda terminar em aberto, simplesmente sem noção...

Vanessa @LarLiterario 31/12/2021

Esse é o segundo de uma série de cinco livros da qual eu não faço questão nenhuma de continuar. Tom Ripley é um dos sociopatas mais conhecidos da ficção, embora eu só tenha o conhecido esse ano e já estou saturada dele. Eu gostei bastante de O talentoso Ripley, primeiro livro da série, mas não consegui gostar desse por ser repetitivo e improvável.

Nesse volume, Riley está envolvido com obras falsificadas de um pintor chamado Derwatt, que morreu há alguns anos, mas cujo óbito não foi conhecido por ninguém. Ripley, por sua vez, até se disfarça como se fosse o próprio Derwatt nas exposições, uma vez que precisa perpetuar a venda dos quadros falsificados sobre um autor ainda tido como vivo.

No entanto, um comprador desconfia dos tons de cores de um quadro, pondo em dúvida a autenticidade de algumas obras de Derwatt. A partir daí, Tom entra numa série de acontecimentos e acaba tomando atitudes drásticas e fatais.

Ripley é um personagem absolutamente fascinante, isso é fato! Ele é um cara mau que precisa ser parado, mas confesso que torci por ele a cada passo terrível do caminho. Porém, nesse livro não me cativou e eu fiquei de saco cheio do Ripley. A escrita da Patrícia é muito boa, mas esse livro se tornou cansativo e repetitivo quando Ripley fica pulando de galho em galho, matando e mudando de identidade e sempre a um passo de ser pego mas sempre contando com uma "sorte" absurda.

Enfim, se tivesse que recomendar, diria que se você gostou do primeiro livro da série, pare nele. Apesar das pontas soltas, que provavelmente viriam a ser resolvidas nos próximos volumes, não vale a pena o quanto essa leitura é cansativa.

lucas.prota 13/08/2021

Se eu tivesse que recomendar algum livro da Patrícia Highsmith, seria ?Em Águas Profundas? ou ?O Talentoso Ripley?.

?Ripley Subterrâneo? é uma continuação que, para mim, não atinge a mesma qualidade do livro anterior, visto que as motivações do personagem principal parecem muito distorcidas e com muito menos nuances se comparadas a ?O Talentoso Ripley?.

Vale a pena? Talvez, mas comece a ler pensando que a narrativa é outra. Não espere reencontrar Marge, Dickie e o cenário italiano por aqui.
nono 16/08/2021minha estante
??