O Livro dos Negócios

Resenhas - O Livro dos Negócios

Mauricio.Alcides 02/05/2016

Um mini MBA ;)
Mais um pra coleção.

Não nego que não tinha muito interesse em ler O livro dos negócios mas circunstancias inesperadas o colocaram no topo da lista da coleção O livro Essa obra não adota a costumeira ordem linear da coleção ela simplesmente separa os capítulos por temas, estratégia, marketing, pós venda e assim por diante. É um modelo diferente do resto da coleção mas não menos interessante, ver 3 referencias ao mestre Porter foi algo divertido. Incrível como a obra resumiu as mais de 400 paginas de Estratégia Competitiva de Michael Porter em apenas 4 paginas sem perder a ideia central do que Porter tentou nos passar

O livro é genial e foi bom rever vários modelos que eu vi e debati durante o meu MBA, julgo que seja o melhor livro de introdução para quem deseja mergulhar nos estudos de administração.

Nota: 9,5
Jaqueline.Silva 21/09/2020minha estante
Concordo contigo.

Anny.Correia 13/07/2021minha estante
Excelente

Antonio Odilon 25/10/2014

Como é difícil realizar um negócio..
Por Antonio Odilon

Lendo o livro deu para ver como é difícil realizar um negócio, também manter o negócio incrivelmente muito mais difícil que o difícil inicial. Coisa de gênios. Necessário saber muito do mercado, atualizações sempre, também conhecimentos de administração e direito.

Biblioteca Álvaro Guerra 16/02/2023

O autor explica em breves palavras as principais linhas de norteamento no mundo dos negócios, noções muitas vezes conflitantes.
Escrito em linguagem acessível por uma equipe de especialistas, o livro é a mais completa e atualizada obra sobre o assunto, com explicações objetivas, diagramas que simplificam teorias complexas e ilustrações espirituosas que desafiam nossas percepções sobre o mercado.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525057068

Val 18/01/2021

Bom livro
Bom livro, aprendi muitos dos conceitos no meu curso de pós graduação. Como é um apanhado geral sobre temas relacionados aos negócios é um pouco superficial.

sanuelrs 06/02/2024

Livro dos Negócios
Um apanhado geral das teorias de administração. O layout e os resumos são bem dinâmicos e didáticos. Uma boa leitura (sem muita imaginação pra essa resenha).

Ramires 12/11/2016

Pontos Abordados
SE PUDER SONHAR, PODERÁ FAZER

A chave para garantir financiamento é um plano de negócios. Um bom plano mostra a ideia, pesquisas de mercado, atividades operacionais, marketing e previsões financeiras. O plano mostra a estratégia de crescimento no longo prazo e planos caso surjam imprevistos ao longo do caminho.

VOCÊ PODE APRENDER TUDO O QUE PRECISA SOBRE O SEU CONCORRENTE OLHANDO NA LATA DE LIXO DELE

Análise SWOT. Fatores internos que podem ser forças e fraquezas: experiência da gerência, habilidade da força de trabalho, qualidade do produto, saúde financeira, força da marca. Fatores externos que poder ser ameaças e oportunidades: crescimento de mercado, novas tecnologias, barreiras a entrada, potencial de vendas no exterior, mudanças na demografia.

O SEGREDO NOS NEGÓCIOS É SABER ALGO QUE MAIS NINGUÉM SABE

A diferenciação protege os produtos da concorrência doa que oferecem preços menores, justifica preços mais elevados, e garante uma vantagem competitiva para se destacar no mercado.

NADA QUE É GRANDE FOI CRIADO DE REPENTE

Cresça com cuidado. Procure uma taxa de crescimento sustentável e evite o crescimento excessivo das vendas. Cresça aos poucos, mas sempre.

SEM CRESCIMENTO E PROGRESSO CONTÍNUOS, O SUCESSO NÃO TEM SENTIDO

Curva de Greiner. 5 estágios de crescimento dos negócios. Crescimento por meio da criatividade, da direção, da delegação, da coordenação, da colaboração e por meio de alianças. Todas as empresas passam por períodos de crescimento, seguidas por crises inevitáveis.

A DISCORDÂNCIA CONTRIBUI COM TEMPERO, ENTUSIASMO E QUALIDADE REVIGORANTE

É SEMPRE MELHOR QUANDO AS MÁS NOTÍCIAS VEM COM PROPOSTAS DE SOLUÇÃO JUNTO.

DEUSES DA ADMINISTRAÇÃO

Alegoria dos Deuses da Grécia para descrever a natureza das organizações. Zeus: cultura do clube, baseada na afinidade
Apolo: cultura da ordem e regras
Atena: solucionadora de problemas
Dionísio: liberdade individual

MUDANDO O JOGO

Num discurso de formatura na Universidade Stanford em 2005, Jobs disse que essa demissão despertou nele uma mudança no seu próprio jogo. "O peso do sucesso foi substituído pela leveza de ser um novato mais uma vez, com menos certeza das coisas. Fiquei livre para entrar em um dos períodos mais criativos da minha vida".

A PIOR DOENÇA QUE UM EXECUTIVO PODE PEGAR É O EGOÍSMO

O sucesso leva a uma superconfiança cega, Húbris, um tipo de orgulho cego, pode impedir as pessoas de ver uma empresa no caminho da catástrofe. 5 estágios da decadência corporativa
1 - diretores muito confiantes,
2 - busca por mais, ganância
3 - Problemas começam a se acumular
4 - Dificuldades inegáveis
5 - Realidade bate a porta, é tarde demais.

UM CAMELO É UM CAVALO COM O DESIGN FEITO POR UM COMITÊ

Queremos ser aceitos e fazer parte de um grupo, o que explica por que as pessoas talvez deixem suas ideias de lado, fiquem quietas em reuniões e concordem com a cabeça mesmo quando estão discordando.

ALTOS EXECUTIVOS NÃO DEVEM TER COBIÇA

Na Alemanha onde as (Mittelstand) - empresas de médio porte e familiares são maioria dentre os modelos de negócios dominantes.

SE A RIQUEZA FOR POSTA ONDE RECEBE JUROS, ELA VOLTARÁ EM DOBRO

A quantidade de dividentos deve ser decidida de acordo com o potencial de crescimento e saúde do balanço patrimonial: quando o crescimento é alto e o balanço é fraco, o melhor é reter dividendos. Já quando o balanço é forte e o crescimento é fraco, é melhor pagar dividendos.

SEUS TRABALHADORES SÃO SEUS CLIENTES

O programa de TV Uncover Boss manda a alta gerência trabalhar nos postos mais baixos de suas próprias empresas, disfarçadas, para descobrir como a empresa é vista a partir dessa perspectiva.

CRISE EM CHINÊS É PERIGO E OPORTUNIDADE

Toda crise tem o potencial de estragar os lucros e a reputação de uma empresa. A extenção que ela é capaz de limittar seu estrago é determinada pela habilidade em responder de forma rápida e adequada.

TENHA UM PLANO DE CONTINGÊNCIA QUANDO TUDO DÁ ERRADO

Planos de contingência estabelecem um curso de ação para lidar com uma crise, se recuperando rapidamente.

AS FORÇAS COMPETITIVAS DETERMINAM A LUCRATIVIDADE DO SETOR

É determinada por 5 forças: poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos compradores, rivalidade entre os concorrentes, ameaça de novos entrantes, e serviços ou produtos substituitos.

O CAOS TRAZ ANSIEDADE, MAS TAMBÉM PERMITE A CRIATIVIDADE E O CRESCIMENTO

Eventos políticos, econômicos e sociais criam o caos. A organização tenque ser flexível dando mais informação e envolvimento aos empregados.

CRIANDO UMA CULTURA ÉTICA

As organizações tem que estimular uma cultura na qual seja muito mais fácil para as pessoas fazer o que é certo e muito mais difícil fazer o que é errado, de acordo com o especialista de gestão Stephen Covey.

Tati 16/11/2023

Interessante resumo do mundo dos negócios
Esse livro entrega o que cumpre: um resumo de práticas, pensamentos, métodos analíticos e marketing nos negócios.
Achei interessante conhecer mais e fiquei surpresa com como não é um tópico tão antigo de ser debatido.
Os capítulos de marketing são os que mais me chamaram atenção.
Uma única ressalva é que, por ser um livro pré-pandemia, MUITA coisa mudou, principalmente para negócios digitais e delivery. Porém, isso não estragou a experiência da leitura, há muito conteúdo bom.
Consegui traçar diversos paralelos com o meu trabalho, com "boas práticas", aprimoramento contínuo do produto e com a gerência.