Utopia

Utopia Thaís Silveira Venzel...

Resenhas - Utopia

Cassiano 12/11/2014

Submerso.
Poucas pessoas, creio, convivem com grandes autores. Sou um sortudo!
Ao ler o conto SUBMARINO, de Kimberly Andrade, me surpreendi com a rapidez com que a sua narrativa ímpar me envolveu e conquistou. Tudo bem, ela é minha colega e, me atrevo a afirmar (com muito orgulho), amiga. Isso bastaria para comprometer minha avaliação do conto mas, ao ler repetidas vezes, consegui distanciar a pessoa que convivo diariamente da fabulosa autora que está nos devendo a continuação desse universo novo e que pede pra ser explorado!
É uma honra ter uma edição autografada da autora que, certamente, vai surpreender o mundo e conquistar seu lugar, merecido, ao lado dos melhores!
Kimberly30 14/11/2014minha estante
Obrigada! \o/

Ludy 04/08/2015

Contos Fantásticos para todos os estilos... Ou gostos
Utopia reuni vários autores e vários contos, dispõem realidades multifacetadas onde podemos encontrar alienígenas, profecias, dragões, magos, elfos, astronautas e entre outros personagens do mundo fantástico. É importante destaca que os autores exploraram o mundo fantástico de várias maneiras, fazendo uma homenagem á Utopia de Thomas Moore, conseguindo agrupar em apenas um livro vários talentos literários, mas também sendo uma iniciativa importante para o desenvolvimento da literatura nacional pois até hoje podemos ver que há preconceitos por parte de alguns leitores.
Como o livro possui mais de cinquenta contos por esse motivo vou separar alguns que mais gostei para escrever mais detalhadamente abaixo:

Os Alienígenas
( Logan Solo)

Uma das resenhas que mais me surpreenderam foi Os Alienígenas. Como todo leitor voraz tudo que ler imagina mas confesso que não consegue chegar nem perto da descrição do Alien descrito nesse conto.( Por outro lado sou uma pessoal que se impressiona fácil, então confesso que me deu medinho esse conto).
O conto relata a rotina de um casal que estava á muito tempo juntos mas não moravam em qualquer lugar e sim na lua mas apesar de ser super legal para aqueles como eu que moram aqui na Terra, era uma vida muito solitária pois esse casal só tinham a companhia um do outro. Só que o marido estava trabalhando muito pesquisando algumas criaturas em seu porão. Então a esposa em sua rotina se encontrava cada vez mais sozinha principalmente por que nos últimos meses o seu marido estava agindo estranho se trancando no porão e só saindo de lá só na hora de dormir, mas teve um dia que ele não retornou nem para dormir o que era muito estranho. Então na manhã seguinte sua esposa foi atrás de seu marido e notou que o som de mastigação das criaturas estava bem mais alto do que o costume o que a deixou muito nervosa a ponto de passar mal mas ela conseguiu chegar nos monitores de segurança e então viu que seu marido estava lá fora sem nenhuma proteção e nesse momento ele caiu na poeira lunar e onde estava descoberta se desfez em uma explosão silenciosa. Vendo isso desceu até o porão e ouviu os ruídos de mastigação dos alienígenas novamente tão forte como nunca e do nada acabou, então ela destrancou a segurança de sua cúpula e entrou na câmara que conectava com a entrada então abriu a porta e inspirou o vácuo do espaço sideral e nesse momento a segurança da terra e o seu destino estavam selados.

Inocência

Garibaldi S. Junior

Esse conto narrar um registro policial de um episódio sobrenatural onde uma menina segundo denuncias tinha os poderes telecinéticos.Apesar do tema fantástico o conto é de carácter reflexivo.
O conto trás dois relatos ou seja duas faces de uma mesma situações e como os personagens participantes percebiam os fatos que ocorreram e podemos ver que as histórias podem se torna diferente dependendo da maneira que a pessoa conta. Por isso dizem que não é bom elege um lado como o certo se você não ouviu o outro lado da história.
Ambos relatam como aconteceu a invasão da policia e a perseguição só a percepção dos fatos eram diferentes e não são exatamente iguais visto que cada um tinha não só uma maneira especial de ver o ocorrido mas também de reage ao mesmo.

O Encontro
Fatme Adel Youssef Ali

Com certeza esse conto é muito engraçado mas pensando bem, quem não gostaria de encontrar o cara dos seus sonhos mas é literalmente (Eu me contentaria em encontrar com os homens literários). O encontro é breve mas envolvente, conta como foi o dia de uma mulher que teve o melhor sonho de sua vida, onde encontrava o rapaz dos seus sonhos e o mesmo a convida para um encontro. Então se manteve naquele mesmo estado de espirito de quando acordou, tomou banho e vestiu um robe mas uma surpresa acontece ao abrir a geladeira e uma luz muito forte quase a cega, então ela ver o semblante de um homem e ele se aproxima e toca sua mão e no susto ela puxa a mão e a geladeira se fecha levando consigo o homem dos seus sonhos pois quando abriu a geladeira de novo não encontrou nada. Será que ela teve uma alucinação ou teve um desejo muito forte que seu sonho se tornou realidade pelo menos por alguns segundos?

Submarino
Kimberly A. da Silva

Esse é um dos contos de tamanho médio que encontrei no livro, tem uma escrita leve e ao terminar de ler não te deixar com a sensação de que está faltando alguma coisa ou faltando alguma informação. Também podemos nos vincular com o personagem principal pois ele tem um nome bem como podemos ver menos que brevemente sua história.
O submarino trás a história de um garoto chamado Lucas que estava a caminho de um campeonato de natação mas que no caminho aconteceu um acidente e o ônibus caiu em um rio, e por mais que fosse um momento desesperador, ele só conseguia pensar que iria encontrar seu pai (Pois ele não conhecia o mesmo). Então ele sente alguém puxando ele pelo braço, ele é levado para uma cidade aquática estilo Atlântida e descobre um mundo novo. Após ser resgatado ele teve que passar por uma recuperação e após se recuperar seu pai o convenceu a voltar para sua mãe, mas ao acordar ele conseguiu se levar do encontro com seu pai e encontrá - lo naquele rio ficava cada vez mais fácil para ele, podendo assim ser parte de dois mundos até que chegasse o dia que teria que decide onde passaria o resto da sua vida.

Até o final dos tempos
Logan Solo

Nos contos de Logan Solo a escrita prevalente é a culta e nesse conto não poderia ser diferente apesar de ter um toque de romantismo o que me surpreendeu bastante. Mas vale ressaltar que é esse conto não é de classificação livre sendo recomendado para pessoas com +18 por conter cenas picantes.
Um casal apaixonado estava vendo o nascer do sol em cima de um precipício, ao admirar o espetáculo esqueciam dos problemas que tinham lá em baixo. Então eles subiram para uma fenda que tinha na rocha onde encontrava vários túneis, nisso ficaram ali juntos e adormeceram.
Uma frase que me chamou muito atenção foi: O amor puro entre os dois, jovens, que perdurara entre eles por toda a vida. E que, no fim das contas, duraria para sempre, pois o amor era a única coisa que importava para ambos.

Uma Família e um segredo
Camilla Sotto

Todas as famílias tem segredos, mas o segredo que foi guardado por mais de quinze anos pela família de Deena Johnson poderia mudar sua vida para sempre, principalmente por que implica em quem ela é ou em quem ela pode se transformar.
Deena, descobriu o segredo obscuro de sua família por acaso através de fotos antigas e recortes de jornais velhos, onde tinha seres que ela nem imaginava que existiam. Nisso a sua mãe apareceu em seu quarto para explicar ou melhor para apenas confirmar, que as fotos eram de seus tios e que seu pai também era um Lobisomem e que todo descendentes homens se transformavam quando tinham deseis anos mas que até hoje era um mistério o que aconteciam com as descendentes mulheres.
A escrita da Camilla Sotto é descontraída equilibrando o entretenimento com o mistério dos segredos e o destino de Deena.

Espero que gostem dos contos acabei escolhendo esses para resenhar.
Se você leu e gostou de algum outro conto deixe sua opinião nos comentários pois vou amar saber!

Beijos,
E até a próxima aventura fantástica...

site: http://nodivacomaspalavras.blogspot.com.br/2015/08/resenha-utopia-contos-fantasticos.html

Kimberly30 17/11/2014

Utopia: Mergulhando em Outros Universos
Após alguns meses enfrentando leituras obrigatórias e a preparação para o ENEM, consegui arranjar tempo para ler esta maravilhosa antologia da qual meu primeiro conto, chamado "Submarino", faz parte.

Estou ainda mais orgulhosa agora que tive oportunidade de conhecer o trabalho de meus colegas e agradeço a cada um por terem me levado através de seus universos.

Meu pedido é que eles nunca abandonem sua paixão pela escrita, pois cada um dos contos me ensinou algo de especcial e cada estilo deixou sua marca única.

Alguns, é claro, obtiveram maior destaque, mas meu objetivo não é citá-los e sim convidar a todos para que leiam e descubram-se nestas páginas.

André 05/09/2018

Muitos contos bons nesta coletânea, e os que mais gostei foram:

"Anima β¹", de Felipe Silva, "Olhos satânicos", de Robert Trebor (longo, mas bem escrito), "Dádiva de sangue", de Sandro Moura, "Uma pequena história sobre o amor", de Gabriela S. Nascimento, "Síndrome de Capgras", de JP Tarcio Jr., "4 de março de 1941", de Gabyzoila, "Despertar", de Camila Picheth, "O nome de Deus", de Paulo Abe, "Um presente do mar", de Júlia Fernandes, "Um bloqueio criativo", de Fernando Medici, "Os pedidos perpétuos de Kalahan, o Rei", de Dêner B. Lopes, "Valhala", de Davi Paiva, "Eu e minha cauda", de Cassy Deschamps, "Uma bela praça na Itália", de Luiza Netto Reis, "Família Dragão", de Maurício Kanno, "Um sonho de escuridão", de Claudia Mina, "O artefato", de Thiago Lee, "A morte da grande besta", de Victor Bertazzo, "Lehana: a primeira missão", de Andrea Bertoldo & Osmar Carvalho, "Uma história felina", de Dom Rodrigo, "Por amor!", de Thaís S. Venzel, e "Chip", de Alex Mir