A letra escarlate

A letra escarlate Nathaniel Hawthorne

Resenhas - A Letra Escarlate

rafa_._cardoso 22/02/2024

A literatura é muito boa
São livros como esse que me faz perceber como a literatura é tão boa, pois cada pessoa consegue extrair coisas completamente diferentes da mesma escrita.

Li muitas resenhas positivas, assim como vídeos, que me deixaram interessado na história e... não foi pra mim.

Achei a leitura arrastada, prolixa, com páginas e páginas sobre descrições de locais que, por vezes, não movem a história.

Os personagens são bons e daria uma novela de 90 a 100 páginas excelente, mas que se tornou cansativa e não via a hora de acabar.

Enfim, clássico é clássico por algum motivo, mas nem todo clássico vai ser bom pra todo tipo e estilo de leitor.

Catharine.Ledur 14/02/2024

A letra escarlate
Achei muito bom e tals mas achei que o final seria mais emocionante, tipo que os três iriam de arrasta juntos pra dar um draminha a mais

Aline no mundo das maravilhas 03/09/2022

Tenso
Um livro muito sombrio e sofrido.
A protagonista fica sem notícias de seu esposo por dois anos, passado esse tempo ela comete adultério e tem uma filha desse romance. Isso numa época de muito puritanismo.
Seu castigo será carregar a letra A bordada em si para que todos possam ver seu pecado. Ela não diz quem é o pai da criança. Esse pai passa o livro inteiro sendo corroído pela culpa de não ter assumido sua parte nesse pecado.
O esposo desaparecido volta, fica sabendo da situação e se torna um tormento na vida desses dois.
Um livro que fala muito sobre as consequências das escolhas, vingança e hipocrisia.

cid 22/06/2009

A culpa a moda Hawthorne
A letra escarlate, me apresentou a Nathaniel Hawthorne. Assim é um marco na minha vida .Apesar da hipocrisia puritana, do desenvolvimento da estória em torno do sentimento de culpa, adorei o livro.E guardei algumas considerações , sobre o novo mundo. Hawthorne nos diz que apesar da esperança que os fizera cruzar o oceano, mal desembarcaram no novo mundo, os pioneiros precisavam construir um cemitério, (porque as pessoas continuavam a morrer) e uma prisão (porque continuavam a pecar).Hawthorne chama a prisão de negra flor da nossa sociedade.

Wania Cris 12/05/2023

Não é releitura se tiver sido ouvido e não lido...
Livro escolhido para testar se a tecnologia de audiobook teria sido feita pra mim... e não, não foi.

Escolhi um livro já lido para ter o conhecimento prévio da estória pra ajudar na percepção, mas, me perdi e me distraí em várias passagens. É preciso muita concentração para acompanhar e isso é um problema para mim...

Pra quem consegue, é uma opção para viagens longas e longos tempos ociosos em deslocamentos.

Deghety 23/04/2018

A Letra Escarlate
A Letra Escarlate traz como protagonista Hester Prynne, uma jovem que é condenada a usar no seio a letra A em escarlate como um castigo à seu crime e/ou pecado.
"Hester Prynne veio a ter um papel a desempenhar no mundo. A sociedade, que a marcara com um ferrete mais intolerável para um coração de mulher do que o que assinalou a fronte de Caim, não a pôde proscrever completamente, vencendo-lhe a natural energia de caráter, e a rara capacidade. "
Hester vive a marginal da comunidade, junto com sua filhinha Pearl, criança personalidade misteriosa e fruto do tal crime.
A história gira em torno de 4 personagens, Hester, Pearl, o médico Roger Chillingworth e o Reverendo Arthur Dimmesdale e como são atormentados pelo laço que os une.
Numa visão geral, Hawthorne põe em questão o comportamento humano a respeito de julgamento, hipocrisia e suposta moralidade.
"O ambiente não deixava de refletir o respeito que sempre envolve o espetáculo da culpa e da degradação de um semelhante, enquanto a sociedade não estiver bastante corrupta para sorrir em vez de tremer diante dele. "

Camila Felicio 04/07/2023

Vinha tentando ler há anos, porque ao contrário de muitos me simpatizei com o filme dos anos 90.
Achei a Hester uma mulher incrível, amei a pequena Pearl, mas achei mal desenvolvido o relacionamento pregresso da Hester com Arthur, eu sei que não se trata de um romance e jamais esperei tal feito. Mas me irritou a extrema descrição de locais e reações (normais em clássicos) e a falta de um plus para apresentar melhor o pastor.
Achei muito lento, mas o final fez o livro valer a pena.

Crixtina 10/05/2023

História tocante
? Nenhum homem pode usar durante muito tempo uma cara para si e outra para a multidão sem que por fim chegue a não saber bem qual delas é a verdadeira.?
Só achei muito repetitivo e descritivo porém a história é interessante

lays 26/06/2023

Assombroso
Eu tive que parar em diversas partes para poder pensar e assimilar as coisas que estavam acontecendo, porque além de ser uma leitura meio lenta, é extremamente pesado o impacto que uma decisão errada e a pressão social e moral causam nesses personagens. Muitas vezes era realmente desconfortável de ler, eu sentia raiva, angústia e aflição em diversos momentos, desejava que a Hester não tivesse um jugamento tão pesado sobre si e que ela conseguisse se perdoar e o mesmo com outro personagem que carrega essa mesma culpa. Achei muito bom o trabalho do escritor e como ele retratou de forma bem justa o sofrimento social sofrido por essa mulher e a ênfase de que apesar de carregar a letra escarlate sobre o peito ela não era a única "pecadora" daquele lugar, aquelas pessoas escondiam seus tropeços se aproveitando do fato de Hester ser a pessoa que estava sendo exposta aos olhos de todos. Para mim é um livro que sem sombra de dúvida deveria ser lido, não só por ser uma clássico, mas por trazer muito à tona uma realidade que é muito presente na sociedade ainda nos dias de hoje.

Celso 29/01/2021

A Letra Escarlate
A introdução é bem arrastada e cansativa meio autobiográfica, não consegui ler toda e fui direto para o capítulo 1. O livro é interessante, o que me chamou a atenção foi a colonização dos Estados Unidos, os assentamentos e a rigidez moral da época.

Lisa 20/02/2021

"A"
Uma letra vermelha simbolizando toda hipocrisia e machismo que ainda permeiam a sociedade. No séc. XIX Hester é condenada por adultério e obrigada a carregar a letra A estampada em vermelho no peito, simbolizando seu "crime" e obrigando que sinta vergonha diante da sociedade. Essa sociedade puritana e hipócrita que esconde seus crimes e pecados, mas, apedreja a pobre mulher. Um clássico americano que vale a pena ser lido.

Nelson 03/03/2021

Resenha
Esse é um livro interessante por contar como era a visão do povo puritano no começo da colonização americana, a história da personagem em si não é tão interessante assim.