O Nome do Vento

O Nome do Vento Patrick Rothfuss

Resenhas - O Nome do Vento

Wlayne 17/06/2024

Primeiro dia
Início meio lento mas quando o ritmo aumenta não dá para parar de ler, a vida do Kvothe é bastante movimentada, esse é só o primeiro dia que ele conta sua história.

Passa pela infância com os pais e como aprendeu tantas coisas sobre o mundo e a universidade, vai para sua adolescência sozinho e vivendo nas ruas e depois como chega e se mantém na universidade.

A curiosidade sobre como ele chegou no Marco do Percurso e quem é o Bast são inevitáveis.

Lae 16/06/2024

?O homem tinha cabelos ruivos de verdade, vermelhos como a chama. Seus olhos eram escuros e distantes, e ele se movia com serenidade cansada de quem conhece muitas coisas.
Dele era a Pousada Marco do Percurso, como dele era também o terceiro silêncio. Era apropriado que assim fosse, pois esse era o maior silêncio dos três, englobando os outros dentro de si. Era profundo e amplo como o fim do outono. Pesado como um pedregulho alisado pelo rio. Era o som paciente - som de flor colhida - do homem que espera a morte.?

O Nome do Vento foi de longe uma das minhas melhores descobertas atuais.
Um livro escrito com maestria, com detalhes tão vívidos que te faz sentir estar no meio da floresta, ou pelos telhados de Tarbean com o jovem Kvothe, personagem esse cheio de enredos, reviravoltas, e com muitos altos e baixos na sua trajetória.

Em dado momento da leitura fica difícil não estar completamente submerso na história, a ponto de não sentir a ansiedade de vê-lo entrar na Universidade pela primeira vez, dominar um público em uma taberna, ou até mesmo não sentir o coração palpitar ao ver os olhos profundos de Denna.

É um livro que prende a atenção do início ao fim.

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 14/06/2024

Resenha: O Nome do Vento | Patrick Rothfuss
O Nome do Vento é uma fantasia escrito pelo autor Patrick Rothfuss, corresponde pela Editora Arqueiro. Traduzido pela Vera Ribeiro. Eu li pela LC leitura coletiva dos Convictos em ebook. Gostaria de ter a edição física. A Tati do Pitadas Literárias gosta muito desse livro. Futuramente pretendo ler O Temor do Sábio. Quem também indica esse livro é o Luan Santana. O escritor não escreveu o último livro e os leitores estão aguardando.

"As melhores mentiras sobre mim são as que eu falei."

O personagem principal chama Kvothe conhecido por vários nomes como: Kote. Ele fala para o cronista que precisa de apenas três dias para contar a história: e esse livro é o primeiro mas a história não se passa em apenas um dia. Esse livro conta a história desse cronista numa viagem ele precisa parar numa taberna, que também é uma hospedaria fazer uma pausa na viagem e ele vai encontrar o dono da hospedaria que é o Kote. Esse cronista desconfia que ele é um grande cara, causador da guerra. E conta a história para o cronista.

"Metade de parecer inteligente tem a ver com ficar de boca fechada nas horas certas."

Ele conta desde a infância que eram (artistas itinerantes) atores que moravam em acampamentos e morr3 todos lá menos o Kote, assim ele planeja sua vingança. Ele quer entrar na universidade. Ele, o Kote é esperto e gosta de tocar o bandolim da capa. Magia do livro é ligado a alquimia. Ele aprende sobre poder de saber o nome correto, como o nome do vento. Conhecemos a vida amorosa do Kote, amizades dele. Muita coisa acontece na vida dele. Ele conta sobre a universidade também. Cada dia ele escrevendo na história do Kote e não se passa em um dia passa por muitos anos.

"Você precisa ser um pouco mentiroso para contar uma história da forma certa."

Apesar de ser um livro muito longo, denso eu gostei muito sinceramente. Foi melhor do que eu esperava. Você não engata no começo mas se persistir mesmo sendo um calhamaço, você poderá se surpreender. É muito bem escrito, com aventuras épicas e jornadas inesquecíveis. Se você se interessou com certeza indico a leitura. Meu personagem favorito é o Kvothe. Quando eu tiver lido a continuação O Temor do Sábio vocês ficarão sabendo. Recomendo essa leitura.

"Nós somos mais do que as partes que nos formam."

site: https://kemiroxtv.blogspot.com/2024/05/resenha-o-nome-do-vento-patrick-rothfuss.html

Emile Escatena 12/06/2024

Bom, mas não faz meu estilo
Eu achei um livro bem escrito, muito interessante, mas de vdd senti falta de acontecimentos, ação, etc? Mas talvez seja pq eu não estou acostumada a ler fantasia! Enfim, achei bom, mas confesso que foi arrastado pra mim! Não consegui me envolver tanto. Por isso a nota que dei??????

Pamela706 11/06/2024

Bom, o nome do vento é um livro com muito conteúdo. O autor realmente se empenhou em cada detalhe. A história é boa, os personagens e o universo bem escritos. No meio do livro demorei bastante pra ler porque senti o livro em uma repetição e isso me cansou bastante de ler. Fora isso o livro é excelente e com muitas surpresas!

Maryy.Maria 11/06/2024

Patrick Rothfuss é superestimado?
Tento não criar expectativas em nada, mas com este livro foi praticamente impossível. Amo fantasias e nunca vi ninguém falando mal dele. Me apeguei muito a esse universo e não estou pronta para abandoná-lo (já me bate o desespero porque desde 2011 não é publicado o 3° livro ? alô, Patrick Rothfuss, tudo bom, querido? Saudades).

Amei a narrativa do Kvothe, a história dos seus pais, os momentos que ele passa na rua, a universidade, além das muitas passagens poéticas no texto. No entanto, o livro apresenta alguns problemas, o que me levou a questionar, após terminá-lo: Patrick Rothfuss é superestimado?

Tenho algumas críticas, mas isso não significa que não gostei.
A Narrativa é muito "esticada". Chega um determinado momento em que você implora por algum acontecimento. Um exemplo é quando o Kvothe encontra um "dragão" na floresta; sem brincadeira, acho que passam uns 10 capítulos com ele lá até que ele faça o que tem que fazer. O que quero dizer é que o autor, muitas vezes, fica preso nas mesmas coisas. Sobre a história em si, o que temos é uma espécie de ?slice of life?, um estilo de escrita que visa contar a vida do personagem em um ritmo lento e compassado. O que em muitos casos pode dar certo, mas aqui eu achei bem cansativo.

Kvothe é um personagem que me irritou muito; não concordo com quase todas as decisões que ele toma, e me incomoda como algumas dificuldades são meramente recursos narrativos para levar o personagem a outro estágio da história. O único momento que salva é o que ele passa em Tarbean. No entanto, me comovi muito com sua humildade e ele é um personagem muito carismático ? o famoso "amo e odeio".

Flávio 11/06/2024

Poderia ser melhor
Sem dúvida, ‘O Nome do Vento’ é um bom livro de fantasia. Ele possui personagens interessantes e um mundo que desperta muita curiosidade. No entanto, neste volume, o autor opta por focar no desenvolvimento do personagem principal, o que se torna extenso demais nas mais de 600 páginas, já que pouca coisa efetivamente acontece. Os aspectos de fantasia, que são a melhor parte para mim, têm uma presença menor, ficando muito em segundo plano com poucas pinceladas. O livro se concentra em alguns conflitos que não conduzem a muitos desdobramentos e termina com muitas perguntas, desfechos previsíveis e um pouco sem graça. O melhor capítulo para mim foi ‘Lanre e Lyra’, uma pena que não tenha explorado mais esses personagens e os Chandrianos. O lado positivo é que o livro desperta curiosidade pelo mundo no próximo volume, mas fico me perguntando se a fórmula não vai se repetir e se ficarei entediado como fiquei lendo este.

Teddy 11/06/2024

Fantástico
Uma das melhores obras de fantasia da atualidade, uma leitura que prende você a cada capítulo. Recomendo a todos

Poetsmika 09/06/2024

As melhores mentiras ao meu respeito são as que eu contei
O Nome do Vento conta a história de Kvothe, uma figura lendária que hoje vive uma vida pacata como um simples hospedeiro pelo pseudônimo de Kote. Entretanto, seu nome pode ser ouvido em histórias de palácios de reis e histórias de pousadas e cidadezinhas. Mas apenas uma delas importa: a contada pelo próprio, tão chamado, herói.
Além de ser uma fantasia épica, o livro em si é a história da vida do personagem e sua jornada. É fato que ao ler você é imediatamente imergido no mundo de Kvothe.
O sistema de magia do livro é original, único e faz tanto sentido, é simplesmente surpreendente.
É uma mágica intelectual, não uma simples sacudida de varinha ou cajado. É necessário conhecimento, concentração, esforço, aonde todos podem aprender.

O estilo de escrita do autor é na minha melhor descrição suave, a história não conta com descrições chatas e irrelevantes. Apesar de ser um livro grande com letras pequenas a história flui tão bem, ela voa. A história é bem humorada, engajante, detalhada e nunca entediante.
Todos os personagens são retardatários pela visão do Kvothe, mas assim como o protagonista eles tiveram essa desenvoltura de ir crescendo conforme a história foi passando, de forma natural e rítmica.

Quando procurei informações sobre esse livro muitos leitores falaram que era um livro de conforto, hoje eu consigo entender perfeitamente o porque desse sentimento em relação a esse livro.
O livro não acaba com um clímax esperado de um primeiro volume de trilogia, mas encerra nos deixando curiosos para saber o que mais acontece.

Mário Lopes 09/06/2024

As aventuras do gênio que só faz ?
É uma obra que pode ter mais de uma interpretação, dependendo de quem está lendo. O mundo de fantasia foi usado para a história, mas é muito mais drama do que pura fantasia medieval. Me incomodou um pouco ver um protagonista tão inteligente fazendo escolhas tão estúpidas no decorrer do livro, mas é essa exatamente a intenção do autor. Existe um tipo de genialidade aqui, mas não é do personagem principal, mas de quem escreveu esse livro. Não tem final. A história simplesmente continua no segundo livro. Gostei muito do que li.

Ciço 05/06/2024

Livro fantástico, leitura muito simples e cativante, um livro de 600 páginas que ao final vc sai com tantas dúvidas e perguntas quando no começo, amo de mais esse livro e pretendo ler o resto da trilogia

KahSwan 05/06/2024

INDESCRITÍVEL
Acho que não consigo botar em palavras o quão gostoso foi a minha experiência com esse livro, de fato um dos melhores que tive a chance de ler ainda em vida.

Sempre fui uma grande consumidora de fantasia em grande parte da minha vida, e ter a chance de ter lido O Nome do Vento só confirmou pra mim que Fantasia é sim um dos meus gêneros favoritos.

O nome do Vento tem tudo que uma boa fantasia possui, organizado de uma forma que você consegue acompanhar cada passo do protagonista desejando logo conhecer mais de seu passado, presente e futuro.

Personagens cativantes, monstros incríveis e sistema de magia, ainda confuso para mim, mas muito interessante.

Recomendo a leitura e não vejo a hora de ler a sequência.

VerAnica.Cardoso 05/06/2024

Gostei muito da história! Do herói então! Nesse livro vemos em construção a história de um herói marcado pela perda e a vontade de justiça! Ficou um gostinho de quero mais!!!!

anaclaraaz 03/06/2024

Como não amar Kvothe?
Impossível não se apaixonar pelo Kvothe.
Em O Nome do Vento, é nítido para o leitor em cada palavra o quanto Patrick Rothfuss ama o que faz.
Kvothe narra a própria história de forma heróica, mas também humana, nos fazendo rir e chorar ao longo da leitura. Com uma escrita instigante, o autor nos deixa presos à história sem saber o que esperar das próximas páginas.
Leitura obrigatória para todo fã de High Fantasy!