O Nome do Vento

O Nome do Vento Patrick Rothfuss

Resenhas - O Nome do Vento

Lima_Ma.ju 11/12/2023

Emocionante e cativante
?O Nome do Vento? me surpreendeu, e hoje eu digo com absoluta certeza de que é um dos meus livros favoritos. Foi o segundo livro de fantasia que eu li esse ano e me encantou. O sistema de magia é muito bem desenvolvido e é um pouquinho complexo, mas o leitor consegue aprender sobre ele rapidamente e ficar maravilhado com a criatividade do autor. Além de fantasia, o livro também traz um dos romances mais lindos que eu já li. Denna e Kvothe formam um dos casais mais lindos que eu já vi. Gostei muito de acompanhar o crescimento, desenvolvimento da personagem principal, suas aventuras, suas tristezas (essa parte não foi tão legal pq me rendeu algumas/muitas lágrimas) e suas alegrias.
PS: Eu sei que as primeiras 100 páginas podem ser bem prolixas, mas eu prometo que tudo vai melhorar.

Não me leva a sério 11/12/2023

O nome do vento (não descobri)
Gostei da história, a proposta é muito dahora só que acho que o foco poderia ser mais voltado pro grupo misterioso que matou a família do protagonista né, mas ai foca bastante na faculdade e em como o protagonista é esperto, inteligente e bla bla. Mas é muito bom. É tipo 5 capítulos tomando no uc e 1 resolvendo todos os problemas ? Mas a escrita é boa a história flui e me agradou.

Isanaa 08/12/2023

Se o Kvothe casar eu entro no casamento e estrago tudo.
O melhor livro de fantasia que li.
O melhor personagem de todos.
Meu namorado, marido, homem pra vida inteira. Te amo Kvothe??

Felipe Dias 08/12/2023

Esse livro só não é perfeito porque não tem final... o desgraçado do Patrick Rothfuss demora mais que o George Martin pra escrever!

Dani 06/12/2023

O herói de alaúde
Bom primeiramente venho aqui dizer que essa leitura não se engatou tão rápido quanto eu gostaria, mas quando engatou? meu amigo, foi uma semana pra eu terminar viu.
A história do Kvothe contado nessa primeira noite logo me chocou por conta dos primeiros acontecimentos em sua trupe e como ela foi ao fim, me destruiu por completo. Não estava preparada.
A segunda parte vivia em Tarbean foi de um choque maior ainda, muita dureza, humilhação, e esquecimento das origens, é de um desespero ver ele criança sofrendo todos os tipos de abusos que fiquei totalmente desesperançosa. Juro que me custou um pouco a perceber quando ele reagira e decidira ir a universidade.
Nessa parte foi um total esplendor, foi ai que o livro me pegou, toda magia, complexidade, que kvothe passou lá na universidade me inebriou por completo. Tenho que dizer que esperava por muitas coisas mirabolantes e me deparei com algumas coisas mais praticas, me vi confusa por medo dele ter se esquecido do seu objetivo.
Em boa parte da metade da final, admito ter esperado a qualquer momento ser expulso o que me deixou apreensiva já que tinham muitas coisas a serem explicadas. E para minha total surpresa ele não foi expulso nesse livro, como dizem isso ai é assunto para outra historia.
Ao final fiquei sedenta por esclarecimentos, muitas coisas ainda não consigo compreender, acredito que o que mais me pega é a questão do chandriano (por questões óbvias, simplesmente eles escorregam qualquer informação sobre o grupo) e o Bast, me deu muita apreensão, quem é o Bast? Como conheceu o Kvothe? O que ele quer? O que ele é? Não é querendo que o leitor fique com um pé atras do Bast, durante a historia, não é essa minha intenção, só quero respostas.
Dito isso, gostei muito do livro, só não ganhou 5 estrelas, pois estou encabulada por algumas questões não terem sido respondidas e é isso. Um ótimo livro. Preciso URGENTE ler os próximos.

viniciusjm_ 05/12/2023

The best!
Eu me enrolaria muito em descrever, porque eu o amo profundamente, e quando amo algo, minha cabeça não funciona muito bem, mas resumidamente, é o melhor livro de ficção que ja li até hoje. Melhor que ele, somente o segundo

MachadiAninha 04/12/2023

A fantasia mais cheirosa que você lerá
Sim, é pra rir e ter curiosidade com o título dessa resenha, porque se trata disso: tudo é tão bem descrito e bem ambientado que é possível sentir o cheiro do verão em cada página. O Nome do Vento é uma fantasia que eu considero diferente das outras por se tratar de uma precursora de desdobramento do gênero. A ambientação de mundo aqui, por mais que pareça parecida, vai aos poucos se tornando muito diferente de tudo o que você já viu. Isso aqui é delicioso, e por mais que hajam momentos em que vai parecer maçante, vale TANTO continuar pelo o que vem depois!

Kvothe, que no início parecia prepotente e "bom demais" em tudo, agora é o maior dos queridos pra mim. Recomendo de olhos fechados!

Loh Valente 29/11/2023

É...
Esse livro definitivamente não foi pra mim. Não gostei muito da leitura dele, foi extremamente massante.
Foi um livro de barulho, já que não achei a história tão interessante, o moço só se lasca tadinho.
Enfim, não foi pra mim.
viniciusjm_ 05/12/2023minha estante
Compreendo moça, gosto e momentos na vida são coisas interessantes, esse é o livro favorito de toda minha vida. Dê mais uma chance, por favor?

Eduardo.Staque 29/11/2023

Poderia ter sido mais rápido
Livro grande, com ideias boas, um mundo bastante interessante, um sistema de magia e poderes que desperta uma curiosidade, mas nada de tão inovador assim, uma economia bem ativa em todos os momentos do livro... porém, tudo muito mal distribuído nesse calhamaço desnecessário.

É muita enrolação pra nada, com pouquíssimos personagens e acontecimentos interessantes, e a impressão que dá é que tudo o que falei no parágrafo acima é mais importante do que a trama.

O autor escreve muito bem, porém é prolixo demais, e ser prolixo não é problema, mas ser desnecessário sim.

Mais de 700 páginas e não estou nem um pouco convencido de que Kvothe é o grande herói, o que ele fez algo perto do que são os boatos espalhados por ele.

Pelo jeito terei que ler o restante pra saber onde isso vai dar.
Não estou nem um pouco animado, e só vou continuar quando achar os livros por um bom preço.

Nem mesmo O Chandriano e seu mistério me prendeu.

Mello 27/11/2023

O livro não tem uma reviravolta ou aventuras mil, mas tem aventura no meio do caminho. Conta a história de Kote, um garoto que se mete em muitas loucuras e acaba tendo sua família morta por seres maléficos. Vale a pena a leitura, mas é uma leitura longa e por vezes cansativa

Erica 27/11/2023

Uma história muito boa. Só não darei as 5 estrelas, porque achei o início meio difícil de engatar. Eu já tinha começado a ler esse livro e parei bem no comecinho, dessa vez quase desisti também, mas insisti e ainda bem que insisti.

Achei muito legal como o autor escreve o Kvothe muito inteligente e em algumas vezes muito maduro, mas sempre tem os momentos em que ele corresponde a idade que tem e a gente se lembra que ele é apenas uma criança. E isso reflete muito da personalidade dele, o próprio Abenthy fala isso pra ele, ou seja, o autor passa exatamente a mensagem que desejava.

Prova disso é o quando o Lorren pede maturidade e paciência pra ele, e a primeira coisa que ele faz é ir procurar uma forma de entrar no Arquivo escondido. Rs

No mais, também é interessante como o livro nos mostra o poder dos boatos, da crença, e da crença em nós mesmos. Nesse finalzinho o Bast fala que primeiro surgem os boatos as pessoas falam sobre o que nós somos, e a partir do momento que acreditamos nos tornamos exatamente o que dizem. A mente é fantástica!

Chorei e sorri junto con o Kvothe, me envolvi, me peguei torcendo pra ele nas competições do Arcanum, passei raiva junto com ele com o Ambrose? (e sei que vou passar mais ainda no próximo rs). ?

Valeu muito a pena ter insistido. Recomendo!

Bruna 25/11/2023

Não faz meu estilo, mas é ótimo
Gostei bastante da história em geral e dos personagens principais. Agora é ir atrás da continuação.

Cardan0 25/11/2023

O livro é bom, realmente bom, porém é tão desnecessárianente longo que quando você chega no final parece que está exausto de ler.

Helena_ 25/11/2023

Queria muito ter gostado do livro
Esse era um livro q eu estava muito ansiosa para ler, favoritar, marcar como 5 estrelas e tudo mais.
Mas infelizmente não aconteceu, o livro teve uma hora que ele emperrou, até podia ser importante para a leitura essas partes, mas estava muito lento e tedioso. Outra parte que me incomodou foi como as mulheres foram retratadas nessas história, sem papel de representar uma força, coragem, ficaram só na representação de como elas eram belas, sem mais nada a desempenhar.

Laurabmee 23/11/2023

Sou artista de trupe até a medula, sei fazer uma bela saída
Não conseguia parar por aqui e comentar os capítulos, sentia que deveria surtar por conta própria. Um livro de vivências, aventuras, amor, decepções, conquistas? tantas sensações me considero incapaz de descrever, pela sua grandiosidade. Tive momentos que me peguei chorando e gargalhando no mesmo instante, que sentimento incrível.
Houve partes do livro que desacelerei, um pouco, o ritmo de leitura, mas nada que me fez desgostar de alguma parte da narrativa.
Kvothe, você é um divo!