Não tem erro

Não tem erro Osvaldo Secatto

Resenhas - Não tem erro

ricardo_22 08/05/2015

Resenha para o blog Over Shock
Não Tem Erro e Outras Crônicas, O. A. Secatto, 1ª edição, São Paulo-SP: Giz Editorial, 2014, 152 páginas.

Entre todos os gêneros literários, a crônica talvez seja o único a agradar a gregos e troianos. Se você ainda não aprecia a leitura de uma crônica, muito provavelmente não conhece o gênero como um todo ou então nenhum texto suficientemente bom foi de fato lido. Ao narrar histórias do cotidiano, sejam eles ficcionais ou não, a crônica muitas vezes mostra nossa própria realidade e não tem como não apreciar esse pequeno detalhe.

No livro Não Tem Erro e Outras Crônicas, o escritor O. A. Secatto apresenta como principal característica o humor, não por menos o prefácio de Edson Rossatto desafia o leitor a não rir durante a leitura. No entanto, por já conhecer o trabalho de Secatto, tinha quase certeza de que a primeira gargalhada sairia ainda nos primeiros textos. Não deu outra!

Dividido em oito temas distintos, porém recorrentes na vida de todos, a obra apresenta a já conhecida linguagem simples e direta de Secatto, que se destaca inclusive em muitos de seus contos publicados em várias antologias. Esse estilo, unido ao humor afiado, apenas contribui para uma leitura rápida e ao mesmo tempo prazerosa, afinal a diversão é garantida.

Entre as crônicas de destaque, a que dá título ao livro retrata uma situação que no mínimo aconteceu com nove entre dez leitores. Afinal, quem nunca passou uma informação sem ter total certeza de essa ser correta? Ou então a crônica “Telemarketing”, em que o autor sugere algumas táticas infalíveis para se livrar de ligações tão inconvenientes — táticas que com certeza serão usadas por muitos.