Fangirl Rainbow Rowell

Resenhas - Fangirl

Day 17/03/2021

Confesso que superou minhas expectativas, apesar de sentir falta de muitos detalhes deixados de lado no final. A autora segue surpreendendo, ótimas histórias, personagens envolventes e casais meigos. Em breve conhecer mais da tia Rainbow.

Tamirez | @resenhandosonhos 06/09/2018

Fangirl
Fangirl é a história de Cather, uma garota que escreve fan fiction sobre Simon Snow, tem uma irmã gêmea e está indo pra faculdade. Sua irmã que sempre fez tudo com ela, agora quer distância pra conhecer gente nova e acaba dividindo quarto com outra garota e não Cath. Só que Cath não quer conhecer gente nova. Cath não sabe conhecer gente nova.

Cath só que terminar Vá em Frente, Simon! antes que o oitavo e último livro da saga seja liberado e tudo que ela construiu nos últimos anos, se tornando uma das mais bem lidas autoras de fan fiction sobre Simon, acabe. Porém ela ainda não sabe como terminar a história e a faculdade está tomando muito do seu tempo.

Sua nova colega de quarto, Reagan é o oposto de Cath, mais velha, estilosa e social. Passa muito pouco tempo no quarto, mas quando está lá Levi, seu namorado está com ela. E Cath tem um super quedinha por ele, que é todo sorrisos e boniteza. O que Cath descobre mais pra frente, é que Levi na verdade não é realmente namorado de Reagan e isso vai dar uma certa sacudida na história.

Cath também está fazendo uma cadeira de escrita de ficção e lá se torna parceira de Nick, um jovem muito talentoso, porém bastante egocêntrico. Eles escrevem juntos e quando chega a hora de escrever o projeto final, 10 mil palavras de uma história original Cath trava. Ela acha que só consegue escrevem sobre universos já criados, que só consegue escrever sobre Simon, e ela inicia uma luta contra ela mesma pra tentar superar isso.

“Às vezes, escrever é como descer um morro, seus dedos tocam o teclado do mesmo modo que suas pernas pisam o chão quando não conseguem lutar contra a gravidade”.

Em paralelo a isso Wren, sua irmã está se metendo em várias encrencas e o pai, que ficou em Omaha, está trabalhando demais e sucumbindo a solidão. Se não bastasse tudo isso, há Levi e Nick e Levi de novo.

A escrita é extremamente linear e se você é daqueles que gosta de reviravoltas ao longo do livro, afirmo que provavelmente não vá gostar de Fangirl. Eu gostei, enxerguei muito de mim em Cath e de muito do que às vezes sinto em suas próprias agonias. As cenas entre ela e Levi são as mais amadinhas

site: http://resenhandosonhos.com/rainbow-rowell-anexos-eleanor-park-e-fangirl/

insaniadora 30/05/2021

Interessante
Comecei esse livro por pura saudade de Simon e Baz, e acabei me apaixonando pelo relacionamento de Levi e Cath.
Demorei pra me conectar com a história e os personagens. Sinto que se eu tivesse 16 anos teria amado esse livro muito mais. Não to mais acostumada com Y.A (young adult). Mas é um livro gostosinho pra passar o tempo e dar umas boas risadas.

Dara.Werle 21/06/2020

Romancezinho pra aquecer o coração
Eu não sei se é porque não lia romance há um bom tempo ou se é por conta da minha tpm, mas eu gostei muito do livro. Foi muito gostosinho ler algo que me fez sentir tantas emoções, desde ódio da wren, decepção e amores pelo levi, até os medos e angustias da cath. Sem contar a fluidez da leitura que me fez ler 200 páginas em pouquíssimas horas.
Reconheço que não é um livro perfeito, tem suas pontas soltas e suas falhas, mas era exatamente o que eu precisava ler nesse momento.

Letícia 18/08/2020

Demorei por que?
Depois de muitos muitos anos adiando essa leitura finalmente saiu

Ari Phanie 08/09/2020

A adolescente idólatra da Rainbow saúda a adolescente idólatra que você já foi.

Eu não sou muito fã de historinhas fofas e descomplicadas, mas quando eu decido ler uma eu adoro ter a opção de escolher algo da Rainbow, que é uma das minhas autoras favoritas porque ela sempre consegue me animar e divertir. Com Fangirl não foi diferente, apesar de eu ter gostado muito mais da primeira metade do livro do que da última.

Fangirl conta a história da tímida e introvertida Cath que precisa enfrentar a segunda maior mudança da sua vida até então: sair de casa e ir para a faculdade. Para qualquer outro (como sua irmã gêmea, Wren) parece uma perspectiva bastante agradável, mas Cath não gosta de mudanças, e não gosta da ideia de ficar longe do pai e nem da obrigação de ter que fazer amizades. O que Cath prefere é passar despercebida e ficar trancada em seu quarto o quanto puder envolvida em sua fanfic sobre Simon Snow. Mas sua colega de quarto, Reagan e o suposto namorado da mesma, Levi, tornam essa esperança bem menos atingível.

Cath é uma personagem interessante, extremamente desajustada e inexperiente, e por isso mesmo, criei uma simpatia por ela. E sua fixação no mundo mágico de Simon Snow nos faz retornar a adolescência e relembrar nossas próprias obsessões típicas da época. Quem nunca passou pela fase da devoção a uma banda teen, saga literária ou cinematográfica? É bem típico e compreensível, mas também é temporário. Eu teria gostado que isso ficasse evidente até o final de Fangirl, mas infelizmente a Rainbow investiu bastante nessa paixão da sua protagonista, e usou até mesmo aquele recurso do livro dentro do livro que os autores adoram fazer quando escrevem personagens escritores. Pra mim algumas vezes isso funciona, outras não. E esse foi o caso aqui. Eu realmente não curti tanto todo o destaque que a Rainbow deu à historinha do Simon Snow e do Baz; eu preferia mil vezes que ela tivesse focado no desenvolvimento da protagonista da sua principal história. E Simon Snow me pareceu muito caricato e enfadonho. Fui descobrir quando terminei Fangirl que o livro Carry On é justamente sobre Simon Snow e Baz, e fiquei triste. O livro já estava na minha lista, mas peguei uma antipatia pela história que é uma homenagem a HP, mas mesmo assim, não tem mais apelo nenhum em mim. Já bastou ler sobre a história nesse livro.

Cath permanece com sua dificuldade de encarar o mundo real quase até o final do livro. E sua insistência em se doar mais ao mundo mágico de Simon Snow do que a um mundo que ela própria poderia criar, me irritou um pouco, e me pareceu mais uma prova de que o desenvolvimento da personagem foi bastante parco.

"- Não é ok dizer 'isso 'tá me machucando demais, então vou parar de tentar'?
- Isso levanta um precedente perigoso.
- De evitar a dor?
- De evitar a vida."

Quando se trata dos personagens secundários, a Rainbow se saiu muito bem. Wren, ao contrário da irmã gêmea, teve uma evolução muito mais consistente. Levi e Reagan são ótimos personagens do começo ao fim, me apaixonei por ambos.

Enfim, apesar de alguns problemas; apesar de não ter se aprofundado em questões tão interessantes como os problemas psicológicos de Cath, de Wren e até mesmo do pai delas (a família toda basicamente precisava de terapia), de não ter se aprofundado também nos problemas de aprendizado de Levi, tudo isso para dar espaço para Simon Snow (bah), eu me divertir bastante, como sempre. A Rainbow pode ter errado bastante nesse (como fez em Eleanor & Park, que continua sendo meu menos favorito), mas entregou um livro fofo que acalenta, sobre as novas experiências da vida adulta. É sempre uma experiência prazerosa ler qualquer coisa dessa mulher que amo.

Day 07/01/2021

Fangirl
Escolhi Fangirl para ser o primeiro livro do ano, e não me arrependo nem um pouco, pois eu estava precisando de uma leitura leve. A Cath é uma garota incrível e eu me identifiquei um pouco com ela, mas com ela do que com a Wren certeza kkk.
No livro vamos acompanhar a vida de Cath na faculdade e como ela vai lida com todas as dificuldades e com o fato da sua irmã gêmea querer uma experiência muito diferente da dela.
Cláudia 07/01/2021minha estante
Amo esses livros despretensiosos que tornam a leitura leve, pretendo ler em breve ??

Duda 15/01/2021

Beeem confuso...
Quando iniciei a leitura, o livro me cativou bastante, principalmente porque fiquei curiosa para saber o que estava acontecendo com o relacionamento das irmãs, porque a Wren não queria que a Cath fizesse parte dessa "nova etapa" da vida dela, o que na minha opinião é algo bem imaturo e de uma certa forma bem bobo, porque se elas são irmãs, ainda mais gêmeas, teoricamente farão parte uma da vida da outra, mas enfim, é uma leitura bem mais ou menos, eu tinha uma visão da personalidade e das atitudes da Cath no começo do livro, mas no final quando ela e o Levi começaram a dar certo parecia que estávamos falando de outra personagem, porque ela cria algumas paranóias e uma insegurança dentro da cabeça dela, que para mim não é coerente com ela mesmo no começo do livro...

Além do mais, o foco da história que era essas duas irmãs, se perde um pouco na minha opinião, porque acaba que nada se resolve entre elas e fica tudo ok, acho que a autora poderia ter explanado mais toda essa situação que passou a existir entre elas, enfim, acho que faltou um aprofundamento na construção dos protagonistas e dos seus problemas psicológicos, sociais, porque quando chegou no final, a impressão que se tinha é que era um bando de personagens que tinham que entrar na fila do psicólogo, para depois vir contar suas próprias histórias, tanto que não entendi até agora o Levi, sei lá, bem confuso... esperava mais.
Duda 15/01/2021minha estante
Ahhh e sem falar nas fanfics que ela escrevia, pulava a maioria... Não faziam sentido nenhum kkk ?

Clarinha 29/12/2022

Bem soft.
Fangirl é um livro bem legal. É basicamente a rotina de uma garota tendo que lidar com a faculdade, escrita, as fanfics dela e o universo pelo qual ela é apaixonada, um crush e a família dela. Parece pouca coisa mas é muito interessante.
E é bom, porque é bem escrito e te faz torcer pela personagem, e pra que as coisas dêem certo pra ela.
Não tem grandes plots, mas o que tem é bem desenvolvido e o livro entrega o que propõe.
Tem algumas coisas que foram muito citadas e que foram mal resolvidas sim mas não fazem falta.

A.M. 17/01/2022

Uma experiência muito melhor do que a que eu tive com Eleanor & Park (e olha que eu quase não tinha expectativas).

Apesar de não ser fã de romance, eu gostei muito do romance nesse livro. Tão leve, sabe? Gostei muito dos personagens, mas só fiquei curiosa com o que aconteceu com alguns deles. A autora foca bem na protagonista, a Cath, e depois na sua irmã gêmea, a Wren (que eu não gostei por boa parte da história) e no namorado da Cath, o Levi.

Os trechos entre os capítulos eu achei um tanto desnecessários. Eu entendo que foi pra criar a atmosfera da história, mas às vezes quebrava o fluxo.

Mas, no geral, eu gostei demais. Quero ler a trilogia Simon Snow agora e talvez faça em breve :)

Jenny 07/04/2021

Humor: ababaue
Um livro mais leve e fofinho. Não é exatamente bom, mas também não é ruim. Queria saber mais sobre a mãe e o pai delas (ele sofre de bipolaridade?)

cecilia 09/01/2022

não acredito que eu li 420 páginas disso
o enredo é ruim, mas o livro é bem escrito e o formato do texto é tão bonitinho sabe as páginas a fonte é adorável

Jana 11/09/2021

Quero um Levi na minha vida urgente
Gostei muito da Cath. Me vi nela em muitos momentos, em toda a insegurança, baixa autoestima, enfim. E o que falar do Levi??? Fofo, gentil, engraçado, que adora ouvir a namorada falar dos livros, fanfics, fantasias, personagens q nem existem.... Ai vida, é pedir demais um desse p/ mim? Hihihi. Enfim, gostei da leitura. O livro é gostosinho, tem a escrita fluída, e bom principalmente p quem realmente se sente "Fangirl" de algo...

fev 13/01/2021

O livro merece a fama que tem.

Fangirl é o segundo livro da Rainbow Rowell que eu leio. O primeiro foi Eleanor & Park que eu gostei bastante, mas com um final meio decepcionante pra mim. Os livros da Rowell são muito bem escritos e possuem um história que te cativa logo de início.

Fangirl é um livro bem humano. É possível você encontrar alguém que já viveu alguma situação parecida. Acho que esse foi o ponto de sucesso do livro. É claro que falar de fanfics, fãs e fazer alusão a Harry Potter contribuiu no final de tudo.

Os personagens desse livro são maravilhosos e não posso negar que o meu favorito é o Levi. Ele me conquistou de início só por sorrir demais. Não tem como não gostar de uma pessoa que distribui sorrisos e tem um bom coração. Todos os personagens são ótimos. Até mesmo o Nick.

Não nego que gostaria ver mais partes sobre a Wren no livro, mas entendo que o foco principal tenha sido na Cath. A relação com a mãe poderia ter sido mostrada mais também. De resto a leitura é gostosa e as fanfics no fim de cada capítulo deu um gás a mais. Fiquei aqui torcendo por Baz e Simon em Vá em frente, Simon.

Livro recomendadíssimo.