Perdido em Marte

Perdido em Marte Andy Weir

Resenhas - Perdido em Marte

Leon' 19/10/2015

a culpa é das estrelas
Abandonei a leitura ainda no primeiro capítulo, a linguagem é péssima. O narrador-personagem é o astronauta perdido em uma situação desesperadora, no entando ele fala e reage às coisas como um adolescente bobão de quinze anos; usa inclusive a expressão "oba!". Não passa empatia nenhuma. O público pra este livro é tratado pior que criança; muito diferente dos bons autores de ficção científica. Passo!

DAbora311 21/11/2020

"Todo ser humano tem um instinto básico: ajudar-se mutuamente. Se um caminhante se perder nas montanhas, as pessoas irão coordenar uma pesquisa. Se um trem falhar, as pessoas irão se alinhar para dar sangue. Se um terremoto forjar uma cidade, pessoas em todo o mundo enviarão suprimentos de emergência. Isso é tão fundamentalmente humano que é encontrado em todas as culturas sem exceção. Sim, existem idiotas que simplesmente não se importam, mas são massivamente superados em número pelas pessoas que o fazem".

- Mark Watney

@retratodaleitora 19/10/2015

Andy Weir. Guardem esse nome!
"Então, esta é a situação: estou perdido em Marte. Não tenho como me comunicar com a Hermes nem com a Terra. Todos acham que estou morto. Estou em um Hab projetado para durar 31 dias. (...) Então, é isso mesmo. Estou ferrado."

O Programa Ares tem como intuito explorar o planeta vermelho enviando tripulantes devidamente treinados para estudar e expandir o horizonte da raça humana. Duas missões tripuladas foram executadas com sucesso; a terceira acabou se tornando um pesadelo.

A Ares 3 é uma missão que deveria durar dois meses em solo marciano, mas que acabou abruptamente no sexto dia, em decorrência de uma forte tempestade de areia com ventos de 175km/h. Em meio à inesperada tempestade, o astronauta Mark Watney foi atingido por uma antena arremessada em uma velocidade assustadora. O restante da tripulação, certos de que ele tinha morrido, abortou a missão e, seguindo os protocolos criados pela Nasa, abandonou o cadáver de Watney em Marte.

Ferido, sozinho e sem contato com as pessoas na terra, Mark Watney está certo de que será a primeira pessoa a morrer em marte, mas não naquele dia.
Munido com suas habilidades em botânica e engenharia, além de um raciocínio rápido e um humor inabalável, Mark terá que usar toda sua inteligencia para tentar entrar em contato com a Nasa usando nada mais que seus cálculos, sua genialidade e fita adesiva.

Mesmo em contato com a Terra, demoraria anos até que outra missão chegasse ali; até lá seus mantimentos já teriam acabado e Mark estaria morto há muito tempo. Para não morrer de inanição ele irá plantar batatas em Marte. Sim, nosso engenhoso astronauta irá plantar batatas em um planeta famoso por nada crescer ali.

Iremos acompanhar seu dia a dia através de seus diários de bordo, que começa a escrever confiando que alguém, um dia, irá lê-lo. Ele provavelmente já estará morto, mas ainda assim quer que todos fiquem ciente de tudo o que ele realizou ali.

“Foi uma sequência ridícula de acontecimentos que quase me fez morrer, e uma sequência ainda mais ridícula que me fez sobreviver.”

Além das atualizações de Mark em seu diário, acompanhamos também o que está acontecendo na terra e com a tripulação da Ares 3, que se culpa por ter deixado um deles para trás com vida, mesmo que não pudessem adivinhar isso na hora.

O mundo inteiro acompanha o desenrolar dessa história com ansiedade e medo. Mark, em poucos dias, se torna uma celebridade mundial e todo e qualquer recurso do governo será usado para trazê-lo de volta, e com vida.

Um diferencial da narrativa que fica logo em evidência é que toda a situação do nosso protagonista, apesar de extrema e com poucas chances de um final feliz, quase não é dramatizada. Isso se deve ao bom-humor e carisma que fazem de Mark Watney um dos melhores personagens já criados, em minha opinião.

Tudo o que pode dar errado na estadia dele em marte, dá errado. São dezenas de situações perigosíssimas que são contornadas pela criatividade e instinto de sobrevivência de Mark. Ele sabe que está em perigo e sabe que são pouquíssimas as chances de sobreviver até a chegada do resgate, mas o que ele pensa é: se for para morrer, morrerei lutando.

A narrativa tem um embasamento científico detalhado e realístico. Tudo o que o personagem faz ganha uma explicação à altura. São assuntos realmente muito difíceis de entender, o que requer mais atenção durante a leitura. Muita física, muita química e muita biologia. Porém, apesar de toda essa carga científica, o autor tem uma escrita muito fácil e consegue prender o leitor do começo ao fim. É certo de que a leitura se torna um pouco massante nessas partes, mas nada que comprometa o entendimento e divertimento do leitor no restante da obra.

O final foi muito bem planejado e deixa margem para uma possível continuação, mesmo sendo um livro único; e ainda assim não existem muitas pontas soltas. Logo que concluí a leitura senti uma imensa vontade de reler, só para não ter que me despedir da maravilha que é essa narrativa.

Perdido em Marte é, no mínimo, genial. A construção do enredo é de uma precisão técnica incrível, e a mesma precisão se repete com os personagens, diálogos e etc. Andy Weir, em seu primeiro livro, dá um show de ficção cientifica da mais alta qualidade. Um prato cheio para os fãs do gênero, sem sombras de dúvida.

Com o filme já nos cinemas, o livro foi relançado com o cartaz do mesmo. Eu não tenho problema algum com capas de filme, e definitivamente não tive em relação a este. Aliás eu adorei! A tradução está ótima e a revisão também. As páginas são amarelas e diagramação está boa.

Para os fãs de ficção científica ou curiosos do gênero, fica aqui minha indicação.
Andy Weir. Guardem esse nome!

site: http://www.osnosdarede.com/2015/10/resenha-perdido-em-marte-andy-weir.html

Sofia 23/12/2022

Cativante
O livro em si é emocionante e apesar de muitos termos científicos é possível entender o que acontece na história de forma concreta, apesar de eu achar que faltou história, a ciência em muitas partes do livro deixa ele maçante, o que é facilmente sobreposto por piadas e bom humor colocados no diário de bordo de Mark, recomendo muito a todos que querem ler algo com fins científicos

Thiago 27/12/2022

Simplesmente incrível
O livro têm muitos termos técnicos e científicos, que pode em algum momento deixar a leitura um pouco maçante, mas o autor soube intercalar perfeitamente bem os momentos com esses termos e a história e drama em si, de forma que tudo fica mais leve e deixa a leitura fluir bastante. Watney é um personagem extremamente carismático, brincalhão e divertido até mesmo em meio ao dilema tão grande em que vive e mesmo em momentos críticos e de apreensão, consegue nos arrancar um sorriso. Acho que o livro merecia mais umas 20 páginas, pelo menos, para ter um desfecho maior, mas em nada deixou a desejar o livro é simplesmente incrível.

GraCarol 06/12/2020

Sensacional!
O autor nos faz estar em Marte!!! Que personalidade maravilhosa do personagem principal, nos faz querer ser amiga dele. Sentimos emoção a cada capítulo que é viciante!

FabianoRS 19/01/2021

vale a pena, leitura para fim de semana
realmente o livro e o filme compartilham boa parte do enredo, inclusive o filme foi muito bem adaptado, óbvio que tem divergência, mas nada gritante, na verdade só o final do filme foi bem bosta, pq o do livro é MUITO melhor.
ou seja, leia o livro e veja o filme ???

Jéssica 27/06/2020

A história é incrível mas admito que a leitura é um pouco complexa (é preciso entender um pouco de física e entrar no mundo nerd do autor pra não ficar perdido).
A inclusão que temos dentro da história é essencial e ele soube muito bem construir isso, pois vemos o lado ruim e bom da situação; sem segredos.
O personagem principal tem uma coragem ENORME e uma saúde mental perfeita (sério, não aguentaríamos dois dias em Marte sem ficar loucos) e tentou encarar tudo com otimismo e bom humor
Leiam!

Luiz Phillipe 02/07/2019

Muito bom!
É extremamente desesperador, pela situação em que o protagonista se encontra. Tudo pelo que ele passa, as decisões que precisa tomar, e a dor de encarar o desafio sozinho. O surpreendente é que ele faz isso tudo com uma ótima dose de bom humor e carisma, é realmente um personagem a ser lembrado. Pra quem viu o filme, vai ver que a adaptação ficou ótima.

Ponto negativo que eu vejo é que são muitos termos técnicos, e isso pode cansar algumas pessoas, mas é um livro sobre um cientista, afinal.

qojorgeop 13/02/2020

Surpreendentemente Encantador
Amo histórias de ficção científica e confesso que eu adorei essa em particular. Tinha começado a ler antes mesmo do filme, então posso dizer que sou fã muito antes. Só consegui terminar hoje, mas valeu cada minuto gasto. Há informações científicas surreais que o autor soube colocar perfeitamente, criando um ambiente equilibrado com humor e conhecimento científico perfeitos para o leitor não se cansar. Cada minuto é uma tensão, te prende, te faz querer mais.

Paloma.Cristina 10/03/2020

Um livro ótimo e inteligente
Um enredo futurista inteligente demais, que nos faz viajar não só para outro planeta, como também viajar sonhando com o futuro da ciência

Dijair Antonino 20/02/2022

Início e fim muito bons, já o meio...
Um livro com uma história bem legal. Porém, algumas partes achei muito técnicas e descritivas demais. O início e o fim são empolgantes, mas o meio do livro é muito monótono. Se o autor queria mostrar como Mark Watney se sentia sozinho em Marte, ele conseguiu. Mas no geral o saldo é positivo.

lari 28/02/2022

achei um livro bom e interessante, vc sempre quer saber como aquilo vai acabar, porém não é meu estilo fav.

Vitor 19/07/2016minha estante
Oi =D
Eu concordo com você, o livro tem bastante comedia em um livro de ''fic''

Porém, gostaria de que você me explicasse, onde esse livro pode ser considerado de auto-ajuda ? , so por curiosidade mesmo.

GryphoS 30/07/2016minha estante
Vitor.Paty, a parte da "auto-ajuda" é demonstrar que tudo o que o fez sobreviver ao acontecido foi manter o bom humor e a cabeça erguida, enfrentando os problemas sempre olhando o lado otimista. O fina meio que revela isso... falando sobre os seres humanos se unirem para ajudar um ao outro em uma dificuldade. Vale a pena reler o último diário de bordo (em especial Os ÚLTIMOs parágrafos, acho que você vai entender o que eu quis dizer.