Jardim de Espelhos

Jardim de Espelhos Veridiana Maenaka

Resenhas - Jardim de Espelhos

Resenhas.da.Panda 10/12/2020

Um romance que parecia uma novela das seis
Damas e cavalheiros, hoje trago a resenha desse livro que até agora não sei se gostei ou não.
Devo iniciar afirmando que a escrita da Veridiana é muito boa, simples, de fácil compreensão e bem revisada. A história é muito bem escrita, com a protagonista como um grande diferencial: se trata de uma meretriz. A Cristina me deu muita raiva e a obsessão por André era o ponto mais entediante do romance.
Para mim, a personagem de Eduardo foi o que salvou essa história. Adorava as cenas com ele, os diálogos foram bem elaborados e o personagem em si era muito bom. Entrou na minha lista de melhores mocinhos de 2020.
O que eu não gostei desse livro além da protagonista e sua obsessão pelo amor da infância (às vezes ela não parecia não ter um pingo de amor próprio), foi o fato dela também ser a moça dos seios de cerveja, não entendeu? Eu explico, todo mundo do livro, se fosse homem, caía de amores por ela. Achava meio desnecessário, mas relevei.
Também senti que a história foi descrita de forma corrida. A autora não deu muita ênfase nos cenários, o leitor só sabe que os personagens estão no Rio de Janeiro, São Paulo e na Fazenda, mas nada é dito sobre esses lugares, nada descrito ou visual. Os acontecimentos foram descritos de forma rápida, embora nos últimos capítulos tivesse tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo. Não gostei também do desfecho da história de Guilherme (o único personagem bom daquela família toda), aquele “acidente” foi bem nada a ver.
Enfim, acho que todo mundo deve dá uma chance para esse livro, parece muito uma novela das seis, mas com algumas cenas eróticas.
A capa também é uma coisa linda!
Indico a leitura.

Ana Elisa 17/04/2015

Jardim dos Espelhos
Inicialmente o que me fez ler/comprar o livro foi por ser de época, sou assumidamente apaixonada por livros do tipo. Porém, depois que fui perceber que a autora era brasileira, e eu infelizmente tenho um certo preconceito quanto a isso, mas valeu a pena. Se eu disser que foi um dos melhores que já li estaria mentindo, mas tudo acontece de maneira diferente ao que costumo ler. Ela (Cristina) nasce em uma família rica, mas é abandonada por ser de mãe solteira; é adotada pela empegada e cresce em uma fazenda de uma parente da mãe biológica; a mãe se casa em Portugal e volta depois de anos após o falecimento do marido, acompanhada de uma filha reconhecida; nesse meio tempo Cristina cresce, se apaixona pelo filho da dona da fazenda em que mora com a mãe adotiva, se entrega a ele, a união dos dois obviamente é negada e a mesma foge para São Paulo em busca da mãe biológica após descobrir que era adotada; ela é praticamente renegada pela família e vira Meretriz, aêaê, simples assim. rs (quantas mães, que confuso omg!)

E daí em diante começa uma longa estória, cheia de acontecimentos e atitudes que geralmente não se espera da boa e velha mocinha inocente (que não é mais inocente), e não entrarei em mais detalhes pois assim acabaria com com a emoção de um livro ao estilo novela das 21:00h... Ah, e eu adoro o Vitor. (y)' rs

Agora para finalizar, preciso por esse trecho que particularmente amei: "Não ofereço nenhum perigo, exceto o de roubar seu coração. Mas eu cuidarei dele melhor que você mesma."
drixza 06/12/2015minha estante
Estava em dúvida se compraria o livro... já me decidi :D

Ana Elisa 03/01/2016minha estante
É muito bom, compensa tê-lo na estante! :3

Hadassa Batista 31/07/2015

MARAVILHOSO
Eu me pergunto: COMO um livro desse nivel, com uma estoria envolvente como essa, com uma escrita fascinante, leve e fluida, não é muito reconhecido? São 3h da manhã e acabei de ler agora. Comecei e simplesmente não consegui parar. Veridiana, pelamor de Deus, escreva mais. Preciso de outros livros nesse nível. Todos os temas trabalhados no livro são de uma precisão e cuidado incrível. Indico e indico muito. Maravilhoso. Como boa amante e viciada em romances de época, estou encantada com essa obra prima e apaixonada pelo Eduardo. Ai, ai ??????

Paula Juliana 11/11/2014

Resenha: Jardim de Espelhos - Veridiana Maenaka

''- Serei franca com o senhor. Causou-me péssima impressão, confirmando o mau juízo que eu já fazia a seu respeito. É arrogante, cínico e inconveniente. No entanto sou uma profissional e estaria disposta a partilhar a sua cama por uma compensação a altura do aborrecimento. (...)
- Não pago mulheres para que se deitem comigo. Não preciso disso. (...) As mulheres vêm a mim por vontade própria, e é o que você provavelmente fará.''

Começar a falar de uma obra que apresenta uma das melhores tramas de época que já li não é fácil! Não é segredo para ninguém que sou apaixonada pelo gênero, e já li muitas história do tipo e entre elas tenho as minhas queridinhas. Com toda a certeza que venho apresentar um livro que entrou direto para meus tops, do ladinho das minhas musas Julia Quinn e Lisa Kleypas. O livro Jardim de Espelhos foi uma das maiores surpresas que encontrei esse ano, com um enredo de tirar o fôlego, uma história bem contada, bem escrita, bem detalhada, bem organizada, ele me fez completamente louca, e que personagens são esses? Não sabia se entrava no livro e queria bater/matar/odiar alguns ou ia em outra direção e protegia/amava/cuidava de outros!

O que mais me encantou fora o enredo bárbaro, foram os personagens. A autora Veridiana Maenaka soube construir personagens totalmente reais, com defeitos e qualidades, personagens que conseguimos identificar os dois lados, bem e mal dentro deles. E quanto sofrimento para mim, como sofri lendo, como torci, como vibrei com eles. Foi uma leitura simplesmente incrível!

Cristina é nossa protagonista. O enredo todo gira em volta da bela moça. Fruto de um relacionamento fora do casamento entre dois membros da classe alta - aristocracia da época. Cristina ainda um bebezinho foi rejeitada entregue a Matilde, uma mulher facilmente comprável e que não gostava de crianças. Matilde como recebeu um bom dinheiro e uma carta de recomendação para ficar com a criança, vai fazer vida nova na Fazenda Redenção. Lá consegue o cargo de ajudante de cozinheira e cria Cristina, que cresce como uma serviçal na casa da família Toledo.

Cristina nunca teve amor! Não foi criada com afeto e carinho, ela encontrou amizade e sua primeiro paixão com o menino André, filho do dono da propriedade, que é apenas uns meses mais novo que ela. De amigos de travessuras a namoradinhos, descobrindo os primeiros sinais de desejo na adolescência. O grande sonho de Cristina era entrar para a família como esposa de André. Mas com 16 anos André não queria compromisso do tipo, ele amava Cristina, porém não queria casamento.

A coisa pega fogo. Cristina e André são descobertos e separados. Cristina vai morar com seu pai adotivo Gilberto, que também nunca a viu como uma filha. Gilberto conta a verdade a Cristina. A menina descobre que é adotada. Gilberto quer te-la como esposa. Matilde descobre, quer casar a menina com um velho, o ferreiro. Cristina fica desesperada. Procura André e se entrega!

Dali por diante é um Deus que nos acuda. André não quer casar. Cristina foge em busca de sua mãe verdadeira e vai para São Paulo. Guilherme irmão de André ajuda a moça no caminho, gosta de Cristina, mas não quer ver o seu irmão casado com a moça.

Cristina já na cidade grande. Sozinha. Fica sem opções e acaba conhecendo Olívia. Uma alcoviteira. Que transforma Cristina em uma acompanhante de luxo!
Agora prostituta. Uma mulher vivida, e mais endurecida que a inocente menina que saiu da fazenda Redenção, Cristina reencontra André. Ela recria em sua cabeça, o sonho de menina e quer fazer com que André se case com ela. Enquanto isso, entra na história uma outra peça chave fundamental, o sedutor e irônico Eduardo.

''Ela não disse nada, mas Eduardo deduzia o que Cristina estava pensando. Soubera por Olívia que Cristina fugira de casa e não tinha quem olhasse por ela. Estava só no mundo. André não entendia que Cristina precisava pensar no futuro. No dia em que ele a abandonasse, o que ela faria? Teria de voltar a se prostituir. Ela não estava lutando por ele, mas por si mesma.''

Isso é o máximo da história que posso contar para vocês, é apenas uma vírgula em um grande enredo como eu já tinha mencionado, a história é de primeira. É cheia de elementos e personagens que não estão ali para figuração. Cada um tem uma função na história, uma explicação de porque aparaceram, até as últimas páginas tudo se fecha! E a escrita da autora é profissional! Não tem outra palavra para descrever, é mais que apaixonante, intensa, bem feita, é uma escrita perfeita. Virei fã!

Henrieta mãe de Cristina a principio a achei fraca, dominável. Se deixou influenciar e ser guiada por sua mãe, que na minha humilde opinião é pior que todos os personagens juntos, é hipócrita, mesquinha e egoísta.
A minha personagem mais querida foi Olívia. Me emocionei com a história dela, mesmo sendo uma cafetina, como nós hoje chamaríamos, é uma grande mulher, uma personagem que fez toda a diferença durante toda a história mesmo sendo uma secundária.

Vamos falar dos homens? Tem homem para todos os tipos, desde o fazendeiro, o caipira beberão, aos gostosões bons de cama, passando pelos cavalheiros, gentis, honestos, achando também os detestáveis, egoístas e covardes!
Os meus preferidos foram o gentil Guilherme, o irmão de André. Vítor um cliente e amigo mulherengo de Cristina e o incrível Eduardo! Seria capaz suspirar ou rir toda vez que ele abria a boca?! A autora podia fazer uma mistura desses três homens maravilhosos e mandar para mim de presente!

André foi um personagem que me deixou puta da vida durante toda a história. Quando criança ele já não me passava confiança. Depois de todo o desenrolar da história, eu odeie o comportamento dele, não entendia como Cristina não largava essa ladainha de amor por ele. Claro, que muito disso era simples orgulho mesmo, mas André entrou para minha lista negra. Pode ser que alguém leia o livro e se encante com ele, mas isso não aconteceu comigo!

Por último vamos falar da nossa protagonista! Que vida Cristina! Que coragem, que mulher forte! Cristina não é a típica mocinha, ela vem cheia de defeitos e traumas, ela queria ser amada, queria o que lhe era de direito, ambiciosa, orgulhosa e teimosa. É uma mocinha para se bater, brigar, gritar, mas também para querer amar, cuidar e proteger! Cristina com sua história e sua personalidade foi uma grande protagonista!

Jardim de Espelhos me deixou agoniada, me deixou na torcida, me deixou de boca aberta, me causou repulsa por alguns atos de alguns personagens, me fez perdoar alguns no fim, me deixou loucamente apaixonada e admirada por outros. É um romance de época completo, maravilhoso e uma das minhas melhores leituras desse ano! Espero que todos os amante do gênero leiam e conheçam essa história de amor, dor, rejeição, intrigas, recomeços e paixões nesse grande Jardim de Espelhos!
Afinal... O primeiro amor é o verdadeiro?

'' Adormeceu sem perceber, e sonhou com um jardim. A luz era ofuscante, porque se tratava de um jardim repleto de espelhos, que refletiam a luz do sol. Semicerrado os olhos, ela ia de espelho em espelho, mas nunca via o próprio reflexo. (...) Quando enfim, distinguiu a própria imagem, percebeu que não estava só no espelho.''

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/
daniela.sakura. 09/12/2014minha estante
Nossa tbm odiei o andre nossa queria bater nele. E essa obsessão da Cristina por ele me irritava um pouco pq ela não podia ficar logo com o Eduardo !!!

Paula Juliana 28/01/2015minha estante
Hhahahahah
Bem nessa Daniela! Eduardo tudo de bom! s2

um livro nos contou 15/01/2021

Resenha por instagram literário @umlivronoscontou
A história se passa em São Paulo, Vale do Ribeira, finalzinho do século XIX. Como já descrito na sinopse, em postagem anterior, essa é a história de Cristina. Uma bastarda, que foi adotada, melhor, foi vendida, para um casal nada propenso a paternidade. Cresce em uma propriedade rural abastada, como filha da cozinheira.

A trajetória de Cristina é diferente das mocinhas dos romances de época, o que foi um ponto positivo e que me deixou indignada. Depois de um namoro frustrado com André (filho dos donos da fazenda) e outros imbróglios, resta para Cristina fugir para a cidade grande e virar acompanhante de alto luxo. Isso tudo antes dos dezoito aninhos, mas precisamente, aos 16! Terrível!

Mas você pode estar se perguntando, ela não teria outra saída? Tinha algumas sim, mas todas não eram satisfatórias para sua ambição. E como ela acreditava, também acredito, não teria uma vida menos pesada seguindo qualquer outra opção. Resumindo, ela estava ferrada de qualquer jeito.

Fazia tempo que queria ler um romance de época ambientado na nossa terrinha. Adorei andar a cavalo com Cristina pelos prados do Vale do Ribeira, que por sinal é um lugar belíssimo. Quem não conhece pesquise no Google. De cair o queixo. A cidade de São Paulo e suas ruas movimentadas, uma passada pelo belo Rio de Janeiro do final do século XIX. Certas coisas deveriam parar no tempo, não é?!

O prólogo é perturbador. Já mostra que nossa protagonista não teve uma trajetória fácil. Um lembrete de que prostitutas, mesmo as ditas "de luxo" não tem uma vida fácil. Não há "dinheiro fácil", como alguns gostam de rotular.

Há vários "mocinhos" em torno de Cristina, alguns com interesse puramente sexual, o amigo para toda hora e aquele que seria o amor verdadeiro. Resta saber qual ela escolherá! Essa trama envolvendo os homens da vida de Cristina é interessante, e deixa você na dúvida sobre qual seria a melhor opção para ela.

A autora nos apresenta vários personagens com suas qualidades, defeitos e traumas. Nada de ficar na mesmice do casal protagonista. Podemos viajar na vida conjugal dos pais adotivos de Cristina, na vida conturbada e sofrida da cafetina que insere Cristina na prostituição; a família biólogica que reaparece na vida da protagonista e mexe muito com o psicológico dela. Os mocinhos também tem histórias interessantes: André, o amor de infância de Cristina, com as dúvidas e falsas moralidades, assim como seus pais. Guilherme, o irmão mais velho de André que em sua busca pelo acha correto faz umas besteiras. Temos Eduardo, filho da cafetina, o debochado, sarcástico que todo romance precisa ter.

Cristina não é uma protagonista dócil, ao contrário de muitas que encontramos em RE. Ela se mostra decidida e corajosa. Usa de sedução em alguns momentos, deixando-nos em dúvida se é mais ambiciosa do que apaixonada por André. Eu, confesso, simpatizei muito com ela. Torci para que ela voltasse à fazenda triunfante e fosse realmente feliz. Cristina é uma mocinha fora do convencional. Tem atitudes controversas, pois o orgulho e a ambição falam mais alto e isso a leva a extrapolar aquilo que estamos acostumados a ver nas mocinhas.

A protagonista representa muitas mulheres, que são julgadas e desdenhadas pela sua ousadia, ambição e determinação. Já tinha sido "fadada" a se prostituir, fato vislumbrado de forma bem machista por alguns protagonistas, que viam que com sua personalidade a única coisa que lhe restava na vida era isso. "Tinha a vontade, faltava-lhe a oportunidade", termo utilizado por um dos personagens, que achei de uma escrotice sem tamanho. O desprezo e o preconceito vindo de pessoas que não tem a reputação tão ilibada (os hipócritas) é constantemente apontado no romance, outro ponto positivo para a autora.

A hipocrisia maior vêm da avó biólogica, que a desprezou. E fez com que a mãe de Cristina não ficasse com a filha por conta das convenções, mesmo quando essa esboçou a vontade de reparar seu erro.

Esse é mais um nacional indicado para quem adora romance de época. Uma ótima escrita, com personagens bem construídos e realistas, com tramas bem amarradas. Quanto as cenas que envolvem sexo posso dizer que tem uma pegada mais caliente, mas de bom gosto.

site: INSTAGRAM @umlivronoscontou

Leticia.Carica 18/01/2021

Um livro muito interessante e intrigante, esse é um dos melhores livros que eu ja li!!

Psychobooks 07/02/2015

Jardim de Espelhos é uma novela de época em forma de livro... como não amar?

Enredo
Cristina é rejeitada pela mãe e pela avó ao nascer e entregue aos cuidados de uma criada, que a leva para a fazenda onde trabalha. Lá, Cristina cresce rodeada de riqueza e pompa e acaba se apaixonando por André, o filho mais novo do dono da fazenda. Ao descobrir sua verdadeira origem e ser rejeitada pelo amado, ela foge em busca da família de sangue e, ao se ver sem opções, acaba se entregando à vida de meretriz de luxo.

Desenvolvimento do enredo e Narrativa
Como em uma boa novela de época, acompanhamos os altos e baixos, encontros e desencontros da vida de Cristina, que é julgada pela sociedade devido à profissão que exerce e sofre todo o preconceito que ela desperta. A gente sabe o caminho que a história vai levar, mas ela é tão bem-desenvolvida que é impossível largar o livro! Logo de cara já sentimos a força da narrativa, que abre com uma cena impactante, do tipo que não nos deixa outra escolha a não ser virar uma página atrás da outra.

A narrativa é feita em terceira pessoa e acompanha o ponto de vista de vários personagens. A escrita é supergostosa e fluida e traz de tudo: drama, conflito, alegrias, tristezas e várias cenas quentes!

Personagens
Veridiana criou um grupo de personagens bem-variado, tem para todos os gostos: a adolescente que engravida fora do casamento e, pressionada pela mãe, entrega o bebê; os pais adotivos que não são muito afeiçoados à filha; a alcoviteira que tira a mocinha da miséria; o namorado da adolescência que a abandona e reaparece em sua vida anos mais tarde; o rapaz que a ajuda inesperadamente; aquele que finge que a odeia, mas que a ama; e tantos outros. Apesar do número grande de personagens, todos eles têm espaço e recebem a devida atenção da autora, que soube desenvolvê-los na medida.

Conclusão
Leitura mais do que recomendada, ainda mais se você é fã de romance de época e Jane Austen, por exemplo. O tempo todo fiquei com a novela Fascinação na cabeça, acho que é bem o clima que o livro passa. Já estou aguardando ansiosamente a próxima obra da autora! :)

"Acabara havia muito tempo, ela apenas teimava em não perceber. Curiosamente, doía menos do que imaginara. Era mais orgulho ferido e medo do futuro."
Página 296

site: http://www.psychobooks.com.br/2014/10/resenha-sorteio-jardim-de-espelhos.html

Tatiana181 06/06/2018

Esperava um pouco mais.
Foi uma leitura que em alguns momentos ficou parada.
Neste romance de época vamos conhecer a história de Cristiana, filha adotiva, rejeitada pela mãe por ser muito nova e solteira. Cristina passou a ser criada na fazenda redenção onde sua mãe adotiva passou a trabalhar, ali ela conheceu André e se apaixonou, a princípio o amor foi correspondido porem quando foram descobertos o mesmo não estava preparado para o casamento e Cristina teve que ir morar com o pai. Para de livrar de um casamento forcado ela foge para São Paulo e a partir dai sua vida muda completamente.
Gostei muito da Cristina, guerreira e bem decidida, tem muita determinação porém quando se trata de André é fraca e sem personalidade.
Gostei do livro e do enredo em si mas esperava por mais.

Kris Monneska - Conversas de Alcova 09/11/2015

Um romance histórico 100% nacional
Se há uma coisa que a essa altura do campeonato quem frequenta o blog já sabe é que eu sou uma leitora completamente apaixonada por romances históricos. E mesmo, até hoje, tendo lido muitos romances de época, alguns até mesmo escritos por autores brasileiros, acredito que salvo “Sinhá Moça” lido por mim há eras atrás, não me recordo de ter lido nenhum outro que fosse ambientado no Brasil, e o fato de Jardim de Espelhos o ser, fez com que a leitura me encantasse ainda mais. Não canso de dizer o quanto me incomoda quando os autores nacionais preferem ambientar as suas histórias fora do Brasil e dar outra nacionalidade aos seus personagens, salvo quando há uma grande razão para tanto, fora isso valorizemos o que é nosso!
O Livro chegou às minhas mãos já tem algum tempo, e devido a uma já passada ressaca literária demorei um pouco até pega-lo para a leitura, hoje após tê-lo lido, me arrependo de ter demorado tanto, mas, pensando bem, acredito que essa história chegou até mim no momento certo, pois estou numa fase que só consigo ler até o fim livros muito bons e Jardim de Espelhos é um desses.

A Narrativa começa nos mostrando a história da protagonista Cristina.
E digamos assim, que ela não nasceu com a maior sorte do mundo. Filha de uma relação entre jovens de família nobre fora do casamento, Cristina nasceu às escondidas numa cidade do interior, e logo após o parto sua avó a entregou aos cuidados de Matilde, a empregada que às serviu durante a gravidez de sua mãe, juntamente com uma boa quantia em dinheiro e uma carta de recomendação, para que ela pudesse conseguir um bom emprego em outra cidade.
Sendo assim, a empregada parte com a bebê e o seu marido vagabundo e se instala em Taubaté, onde consegue uma colocação como auxiliar de cozinha na casa de uma família influente da região. Matilde não tem nenhum instinto materno e acaba sempre tratando a menina muito friamente, e sendo assim, o que ela recebe mais próximo de um carinho materno é a amizade de Dona Clarice a dona da casa, que também tem dois filhos: Guilherme o mais velho e André só alguns meses mais novo que Cristina.

Clarice não só permite, como incentiva que Cristina seja educada junto com seus filhos, o que acaba fazendo com que ela e André criem laços de cumplicidade, que com o passar da idade acabam evoluindo e os levando a se envolver em uma grande paixão, apesar da diferença social. E é esse envolvimento que acaba colocando Cristina em desgraça após alguns anos.
Onde após ver seus ideais de amor eterno serem frustrados, não receber o verdadeiro apoio de sua suposta mãe e ter de se defender das investidas do padrasto, ela parte para São Paulo, onde após algumas desventuras recebe a ajuda de Olivia Durão e torna-se uma renomada cortesã de Luxo.
Tempos depois ela reencontra André e esse encontro é capaz de reacender a chama da paixão infantil, assim como alimentar a obsessão de voltar a Fazenda Redenção, local onde foi criada, como parte da família. Porém, Cristina não é mais a mesma menina que um dia saiu de lá. Ela esconde muitos segredos em seu coração, e entre eles está: Eduardo Marques, um misterioso e detestável jovem por quem ela nutre uma grande aversão, assim como uma atração maior ainda, desde o primeiro encontro.

Eu sinceramente peguei-me completamente apaixonada pela escrita da Veridiana Maenaka, por diversos motivos. Desde a construção dos personagens, que completamente humanizados fogem aos estereótipos clichés de mocinhos e mocinhas perfeitos, sem nenhum defeito e com pouca personalidade. Os personagens de Jardim de Espelhos são complexamente estruturados e profundos, de modo que eu poderia passar horas aqui relatando para vocês como são um por um, mas prefiro me ater aos que mais me instigaram.

Cristina é uma protagonista bem diferente de todas que possamos imaginar, se há uma característica marcante nela desde o princípio do livro é a ambição, assim como a sua força e garra. Ela não se conforma em viver às margens da sociedade e não mede consequências para alcançar o lugar que ela acredita que merece. Não é submissa e não abaixa a cabeça diante de humilhações, defendendo-se sempre com unhas e dentes. (as vezes até com um cabo de vassoura :D) Mesmo sendo ambiciosa, isso não a torna má, pelo contrário, ela é uma jovem generosa e de bom coração, que apanhou muito da vida e aprendeu a se proteger à sua maneira, e que mesmo assim, ainda fica à mercê da sua personalidade amorosa inúmeras vezes.
Enquanto André, que no início do livro aparenta ser o dito príncipe encantado, ao longo da história vai perdendo as suas máscaras e mostra que é só mais um playboy de família rica, entusiasta de tudo o que é novidade. Vive falando de amor, mas nem de perto sabe o que é realmente amar.
Um dos meus personagens favoritos na trama foi Eduardo, mas não vou discorrer muito sobre ele, pois ele é um dos personagens mais misteriosos na história e eu não quero roubar a vocês o prazer de descobri-lo pessoalmente. Só digo que ele mescla doçura e sacanagem numa medida adorável, é impossível não envolver-se com ele.
Outra razão pra eu ter me encantado com a trama da Veridiana foi a maneira que ela elaborou o enredo, onde nós assistimos ao degringolar de uma história de amor adulta, sem diálogos excessivamente românticos e/ou melosos, mas, sim, uma história onde os personagens vão amadurecendo à cada capítulo e ainda conferimos uma crítica social ao machismo da época que levou tantas garotas a prostituição, apenas por terem feito sexo antes do casamento, assim como levou tantas outras a entregarem seus bebês a desconhecidos, obrigadas pelos próprios pais em nome da honra da família, enquanto os homens saiam ilesos e sem nenhuma responsabilidade.
Em suma, Jardim de Espelhos é um livro que além de lindo é questionador.
Ele nos leva a refletir sobre as diferenças sociais históricas que até hoje se refletem em nosso contexto social e muitas vezes ainda são reproduzidas e ainda nos presenteia com uma bela história de vida, recheada de romance, emoção e sensualidade, onde uma mulher amadurece e pode conhecer pouco a pouco várias faces daquilo que é o amor.

A Escrita da autora é sublime. A Coesão e a coerência da narrativa são notáveis, correspondendo perfeitamente a época em que a história se desenrola, mas sem se mostrar enfadonha ou complexa em demasia. As cenas eróticas são sensuais na medida certa, de modo a acrescentar sensualidade na leitura, sem torna-la vulgar. A edição do livro está maravilhosa, diagramação e capas lindíssimas, também não notei erros na revisão.

Recomendo a leitura à todos maiores de 15 anos pelo menos, devido às cenas eróticas, preparem-se para se apaixonar, pois eu fiquei extasiada, classifiquei como 5 estrelas e a autora ganhou, em mim, mais uma fã. Espero ter o prazer de ler outras obras dela.
Quando a gente gosta muito de um livro por mais que a gente fale sobre ele, nunca é o suficiente, apesar da resenha ter dado um belo textão, e essa é a maior prova de quanto o livro é bom, eu me reprimi bastante pra não dar spoiler. Espero que tenham gostado, deixem suas opiniões nos comentários, será um prazer lê-las.

Beijos ♥

site: http://www.conversasdealcova.com/2015/11/resenha-jardim-de-espelhos-de-veridiana.html

Tamirez | @resenhandosonhos 12/01/2016

Jardim de Espelhos
Em 1880 uma jovem da alta sociedade engravida antes do casamento e sua mãe a leva grávida para o interior para que ela tenha o bebe em segredo. O bebê é entregue a uma serviçal e cresce sem o amor e apoio do padrasto e madrasta e não sabe sua verdadeira origem. Cristina, nossa protagonista, ajuda a madrasta na Fazenda Redenção e cria-se junto do filho da rica família, o menino André.

O apego e amor entre eles surge naturalmente e cria preocupação para as duas partes, e logo o que era apenas uma suspeita vira em um cálido romance que precisa ser interrompido, quando as famílias intervém e ameaçam casar Cristina com alguém na cidade.

“Não entendia o modo como ele se infiltrara em sua mente e em seu desejo, fazendo-a querer mais.”

A jovem foge e, descobrindo sua verdadeira origem, vai para São Paulo confrontar a mãe, porém não é bem recebida e precisa achar formas de se sustentar. É assim que ela conhece Olívia, uma famosa cortesã que ensina e orienta as jovens para se tornarem prostitutas e acompanhantes de luxo. Cristina que sempre viu na riqueza o sinônimo da felicidade, acredita que esse é o caminho que vai mudar sua vida. E ela estava realmente certa, mas talvez não exatamente do jeito que imaginava.

Capa e Edição
Acho que a capa trás a mensagem do gênero de romance histórico escrito por todo o lugar, além de ser muito bonita. Apesar de simples, parece que, através dos detalhes do vestido, é capaz de transparecer textura ao leitor. E, claro, para quem já me conhece, sabe que não gosto de rostos em capas, então fiquei feliz em ter somente um vislumbre de como seria Cristina e não uma imposição.

Uma das coisas que gostaria de ressaltar é que, apesar de ser uma romance histórico, a autora não se utiliza de um linguajar rebuscado para compor a obra, o que a torna contemporânea e de fácil leitura, com uma boa diagramação, que ajudam as mais de 300 páginas a passarem mais rápido.

Minha opinião
Fazia bastante tempo que queria pegar um romance histórico e não estava conseguindo, resolvi então aproveitar e dar essa oportunidade de leitura a uma autora nacional e digo que não me decepcionei.

No início o livro pareceu um pouco truncado e tive dificuldade de avançar pelas primeiras páginas, depois o que me incomodou foi o comportamento desconexo da protagonista, que é birrenta e possessiva, porém, conforme as páginas foram passando, compreendi que dentro da realidade daquela época e de tudo que ela tinha vivido, fazia total sentido as coisas serem assim.

Ela cresceu sem amor e viu a família rica para a qual servia encher o filho de mimos e felicidade. Automaticamente Cristina associou a alegria e o amor a ser bem sucedida e ter dinheiro, o que acaba despertando nela uma enorme ganância, que vai guiar seus passos durante todo livro. Ela não vai para São Paulo para ser feliz, ela vai para enriquecer e voltar com pompa para a Fazenda Redenção e mostrar que conseguiu vencer na vida e que pode ser sim, bom partido para André. Porém, é óbvio que as coisas não ocorrerão dessa forma e vamos descobrir que a vida da jovem é mais dura e perigosa do que ela própria imaginou, logo no primeiro capítulo do livro.

A postura de André também me incomodou e também faz sentido. Na verdade, acho que o livro todo foi um choque de princípios baseado na diferença de realidade entre os anos 1900 e o que vivemos nos tempos atuais. Nenhum personagem nesse livro é 100% correto ou tem uma postura sem questionamentos, todos eles buscam o seu próprio benefício antes do dos outros e isso fica claro conforme os vamos verdadeiramente conhecendo.

Minha única ressalva com relação ao livro é que parece que a sinopse entrega demais, e felizmente eu não sou uma pessoa que lê sinopse, se não teria estragado o livro pra mim, já que já o começaria esperando que várias coisas acontecessem e conhecer a história cegamente foi tão legal, que duvido que com esse conhecimento prévio, teria tido a mesma satisfação.

Espero poder ler mais coisas da autora em breve e fiquei muito feliz com a minha experiência com esse romance histórico, que era algo que eu queria muito desbravar, e o tempo e a pilha de leituras faziam com que eu não pudesse priorizar. Espero que 2016 traga mais desse gênero e que todos sejam tão bons quanto Jardim de Espelhos.

site: http://resenhandosonhos.com/jardim-de-espelhos-veridiana-maenaka/

Suka 03/08/2019

O que falar desse livro?!? Vamos lá "Venha sem medo, o medo só atrapalha"
Cristina foi uma ótima mocinha, de pobrezinha, pra vilã e dpois pra mocinha. Determinada, batalhadora, nem um pouco resignada com a vida, q não se abateu diante da decepção de não encontrar casamento nos braços de André ou amor nos braços da Avó Ivone.
André um metido, egoísta, idiota q mereceu tudo q ganhou, pena q foi só um fora da mocinha q trocou ele pelo irmão é uma mao machucada. Porém adorei, ele queria Cristina mas não queria casamento, tinha vezes q eu queria bater nele pelas atitudes babacas. E dona Ivone uma verdadeira matrona de antigamente, megera, ruim, altiva e interesseira, juro q eu imaginei uma Fernanda Montenegro a interpretando na minha cabeça (é uma coisas q eu faço, imagino atores pros personagens rs)
Cristina antes tão carente de mãe encontrou duas em sua vida adulta q a deferenderam com unhas e dentes qndo a verdade foi revelada para dona Clarisse, confesso q essa cena em q ela descobre toda verdade da Cristina foi de lá engraçada principalmente a parte q no meio da briga dona Matilde me virar e me solta um "Eu faria" tipo assim do nada, fiquei imaginando todas as cabeças do recinto virando para encara -la supresa diante a revelação.
Cristina tbm nas improváveis condições encontrou um amigo, Guilherme, juro q fiquei bem nervosa achando q algo de mais grave aconteceria a ele, ainda bem q não, adorei q ele e Cristina tenham ficado tão amigos a ponto de rolar pedido de casamento.
Um livro mto bom, com una história q te prende, com uma protagonista q te cativa, com um romance q te deixa pedindo mais e mais.

torreskarine 07/04/2024

Romance/drama de época que daria fácil uma série.
Muitas reviravoltas no decorrer do livro, sempre com muito ritmo na narrativa.

Raquel.Ruback 10/08/2020

Veridiana tem uma forma de prender os leitores com seus personagens.

ADRIANA 22/03/2021

Livro tipo novela mexicana
Adorei esse livro.
O personagens são muito bem construídos e a história tem um ritmo ótimo, quase não consigo parar ler.
História a lá novela mexicana, tipo aquelas do SBT ...rsrsrs....bem dramalhão.
Achei o final meio brega, mas adorei a história mesmo.