O Fio da Vida

O Fio da Vida Kate Atkinson

Resenhas - O Fio da Vida

summer 03/05/2024

Reflexivo
é um livro que me fez refletir bastante sobre a vida, sobre as nuances que estão presas as nossas escolhas, sobre a complexibilidade dos personagens e apesar de ser uma leitura bem melancólica, tinham seus momentos de leveza, um livro bem agradável de se ler por exemplo nas férias em alguma casa de praia o dia inteiro e é isso, recomendo se você gostar do tipo de leitura calma

flapicolo 14/04/2024

Confuso
No começo, achei bem confuso, quase larguei. Depois que comecei a entender a dinâmica do livro, achei interessante e me engajei mais, mas depois achei confuso de novo e o livro se arrastou até o final. Quase desisti, mas acabei terminando?

BrunaQuidute 12/04/2024

Um dos livros mais chatos que já li em toda a minha vida. Não recomendo nunca!
A escrita é relativamente bacana, mas a história não flui.
Ruim mesmo.

Hyslei.Roman 07/01/2024

A história é muito envolvente, mas o que mais me surpreendeu é a capacidade da autora de amarrar tantos enredos sem se perder e sem falhar em nenhum momento! O Fio da Vida toca em pontos sensíveis e aborda muitos temas envolvendo amplos aspectos sociais (não vou citar para não dar muitos spoilers), além de nos deixar perplexos sobre como as idas e vindas da vida podem levar - ou não - aos mesmos resultados. Confesso que penei um pouco nos acontecimentos que se passam durante a Segunda Guerra, porque essa parte me pareceu um pouco arrastada, mas apesar disso, o livro é excelente. Já aviso de antemão que, se você não tem boa memória, leia em um curto intervalo de tempo para não perder todos os ganchos incríveis que a autora deixou na narrativa! ?

me_mel 30/12/2023

Blé
Aí, abandonei, dscp!
É um livrinho BEEMM sem sal, n tem nada pra dar um tchan!

A gracinha q tem é q a pronta morre e volta a vida toda, mas ela nunca mais morreu. Ent acabou a graça todinha.

E tipo, n tem mais nada! É MT MT chato! Até q dá pra ler, mas n prende, n faz querer ler mais!

xmayps 07/11/2023

O FIO DA VIDA ??
Primeiramente, esse livro não me prendeu no início, porque não estava entendendo nada sobre ele. Mas depois, conseguir perceber o quanto ele é bom, a escrita, o enredo, os personagens, tudo, tudo é muito bom!
A personagem principal é cativante, me apeguei tanto a ela que, em vários momentos do livro tive a vontade de abraçá-la e dizer que iria ficar tudo bem. Teve uma cena tão forte que tive que parar e chorar, pois, mexeu muito comigo.
Em geral, o livro é ótimo, a única coisa que tenho a reclamar é que a autora enrola demais em algumas partes, o que deixa a leitura um pouco cansativa, mas tirando isso, o livro é perfeito.
Estou até agora remoendo o final, que pode parecer sem graça, mas aluga um triplex na tua cabeça.
Obs: sou apaixonada no pai da Úrsula, ele é perfeito!!!!

mirimachado 08/08/2023

Na época em q li esse livro nunca tinha ouvido falar dele, nem em sites de pesquisa e nem pessoas falando sobre. Fiquei muito empolgada com a sinopse, mas durante minha leitura fiquei bastante decepcionada. Com todas as vezes q a protagonista morre e "revive" deixa a história muito confusa pela quantidade de personagens q entram e saem da história tbm...fica muito confuso?. Apesar disso, n é um livro de todo ruim: tem partes em q ele te prende e algumas frases e momentos q te fazem refletir.

Bea 22/07/2023

O Fio da Vida
O começo do livro é muito confuso, fiquei perdida e levei um bom tempo para me ambientar com a leitura, depois disso a leitura fluiu bem melhor. Gostei, uma proposta diferente de escrita.

Eduarda Passoni 11/05/2023

Visceral
Desde, pelo menos, metade desse livro, eu tenho tentado encontrar palavras pra descrevê-lo e descrever como me senti diante dele.
Sempre gostei muito de viagens no tempo e realidades alternativas. Confesso que peguei esse livro para ler apegada na possibilidade de ele ser semelhante.
Ele acabou sendo isso e ao mesmo tempo algo totalmente diferente de tudo que eu havia experimentado. Como você escreve uma resenha de um livro que mudou algo dentro de você? É como me sinto diante de ?O Fio da Vida?.
A linha do tempo na história, a quantidade de mínimos detalhes que alteram tudo que o futuro será, os diferentes sacrifícios em cada uma das vidas? a guerra acabou, no final das contas, sendo o segundo foco da história. Mesmo sem ela, ele provavelmente continuaria atordoante, devastador. Não é uma leitura fácil, é complexa do início ao fim, mas vale a pena durante o livro inteiro. É o tipo de livro que só é escrito uma vez.
Ganhou completamente o meu coração.

Luluba 29/09/2022

Um a grande surpresa e ainda mais, um grande a aprendizado
Quando comecei a leitura, não dei muito pela história. Em alguns momentos o processo se arrastou, mas depois me vi torcendo muito para ela sobreviver a cada episódio trágico. Achei o final um pouco confuso, mas o que me atraiu de verdade na história foi a reflexão em relação a vida que o livro causa. As possibilidades do futuro, quase que como em universos paralelos, a forma como muitas vezes as circunstâncias nos transformam, ao passo que algumas coisas ainda integram nossa essência. Com essa leitura adquiri um sentimento de perseverança, além da percepção do quanto a vida é frágil e ironicamente, como ela não volta.

Vivi 17/09/2022

Tudo começa assim... 1910 família feliz, coisas acontecem e de repente... escuridão. E as coisas voltam a acontecer na vida de Úrsula Todd, nascimentos e... peraí ... escuridão.
E há recomeços mais, recomeços mas nada se repete e sim... passa a criar novas perspetivas na vida dela e tudo que a rodeia.
E sinceramente não temos como saber aonde pode chegar.
1930 nos mostra Ursula em um café de Munique ( assassinando Hitler com o velho revólver de serviço de seu pai.) E...
Sylvie Todd está dando à luz para seu terceiro filho, sua situação deu uma atmosfera de conto de fadas pela neve invasora que também, infelizmente, a impede de receber ajuda externa na forma do Dr. Fellowes ou da Sra. Haddock, a parteira. Ursula nasce morta, com o cordão umbilical enrolado no pescoço, sua vida não salva por falta de uma tesoura cirúrgica. Felizmente, porém, ela tem permissão para outra tentativa de vir a existir; na segunda tomada, o Dr. Fellowes consegue, corta o cordão e prossegue para sua recompensa de uma cola fria e um pouco de piccalilli caseiro (pode ser muito fantasioso notar que até mesmo o piccalilli se repete).
Imagina você voltar várias vezes mas com perspectivas diferentes . Mas as ações cruéis que teve na vida mesmo criança não.
A oportunidade de acertar coisas não aceitas na vida quem não gostaria ou até mesmo dar aquela estruturada em tudo que se rejeita. Quem não gostaria? Viver sem aquela frase E se...
Um sonho não? Mudar tudo e não importa quantas vezes for desde o nascimento.
Temos tbm muitas partes reflexivas nesse livro.
Uma vida semi- vivida e ajustes. Mas nossos atos impensáveis esse esse nada pode apagar.

Nietzsche, que afirmava que esta é a vida, e viver envolve dor, adversidades, fracassos e, um dia, morte. E a melhor saída é amá-la exatamente como ela é. Mas não se engane, aceitar ? e até amar o destino ? não tem nada a ver com manter-se inerte em relação à vida.
A proposta desse livro bate e muito com esse tipo de raciocínio.

Zihtuan 04/01/2022

E se...
O que a curiosidade não é capaz de fazer, certo? Por muito menos já critiquei e com certeza já precisei de muito mais para elogiar.

Gostei da leitura, embora tenha demorado a me acostumar com as passagens de tempo e o retorno dos pontos, mas é fascinante pensar nos "déjà vu" como algo que aconteceu além das impressões de "isso parece familiar, posso ter passado por algo parecido".

Eu gosto da ideia de caminhos e é engraçado ver que nos acostumamos com algumas coisas (aceitamos) porque está além da nossa capacidade de mudança, mesmo tentando muito... Já outras de fato são bem fáceis de recalcular e mudar.

Eu gostei, talvez alguém não. Me movi pela curiosidade e a leitura foi fluída e simples, eu prefiro assim: histórias com fatos e detalhes quando necessário.

Comece a ler pensando no que pode acontecer... Termine pensando no que não aconteceu e no que poderia fazer diferente.

Denise195 19/12/2021

Uma leitura fascinante.
E se...
Quantos caminhos diferentes podemos tomar em uma vida?
Ursula renasce inúmeras vezes para reviver sua história. Porém, a cada vez traz lembranças passadas. É possível mudar o próprio futuro? E o passado?