Regresso ao Admirável Mundo Novo

Regresso ao Admirável Mundo Novo Aldous Huxley

Resenhas - Regresso ao Admirável Mundo Novo

Dose Literária 28/07/2013

Regresso ao Admirável Mundo Novo
Por muitos, suas obras são consideradas uma visão quase premonitória, Huxley, quase um profeta, mas na realidade vêm a ser um resumo dos estudos deste intelecto visionário, que utiliza da junção de fontes e outros conteúdos publicados, tanto literariamente quanto cientificamente, e da sua apurada sensibilidade para prever o que se sucederia diante da realidade das décadas em que viveu. Ele faz uma revisitação a sua obra Admirável Mundo Novo, fazendo comparativos da ficção que tornou-se realidade, cita Freud, trechos do livro e de discursos de Adolf Hitler, fala também sobre as premissas orwellianas e sua mais célebre obra, 1984, dentre outros materiais publicados como teses, revistas científicas, e demais obras técnicas.
Em seus doze capítulos aborda temas como o sistema das políticas governamentais; as influências que a mídia exerce sobre a manipulação das massas e sobre o consumismo; a superpopulação global e os problemas de racionalização que enfrentamos e havemos ainda de enfrentar; controle de natalidade; um resumo dos efeitos de drogas e das consequências por utilização em excesso; dentre outros temas assaz pertinentes e de real importância ao nosso saber...

Continue lendo em...

site: http://www.doseliteraria.com.br/2013/05/o-regresso-ao-admiravel-mundo-novo-de.html

Lucas.Almeida 13/05/2022

Interessante
Apensar de ser um livro de 1958, ele traz inquietações bem pertinentes, pontuais e que ainda repercutem nos dias de hoje.

É uma leitura complementar e reflexiva ao Admirável Mundo Novo, um clássico da literatura.

Lili Machado 09/10/2012

Brave New World revisited é um pungente apelo para que a humanidade se eduque para a liberdade, antes que seja tarde demais.
Quando o livro Brave new world (Admirável mundo novo – resenha no blog: http://scifinowlilimachado.wordpress.com/2012/04/07/admiravel-mundo-novo-brave-new-world-aldous-huxley/ ) foi lançado pela primeira vez, em 1932, sua análise chocante de uma ditadura científica parecia uma projeção remota para nosso futuro.
Neste livro revisitado, Aldous Huxley usa seu tremendo conhecimento das relações humanas para analisar um dos mais importantes livros de sua carreira e da literatura sci-fi, e para comparar o nosso mundo moderno, com sua fantasia profética. O detalhe é que foi lançado em 1958.
Huxley analisa ameaças a humanidade, tais como superpopulação, burocracia, propaganda e lavagem cerebral, explicando porque achamos impossível evitar.
BNW revisitado é um pungente apelo para que a humanidade se eduque para a liberdade, antes que seja tarde demais.
“Quando meu romance de ficção científica Brave New World foi escrito (1932), eu estava convencido de que havia bastante tempo ainda. Agora (1958), não estou tão otimista.” - Aldous Huxley
Essa é a mensagem que Huxley tenta passar, com suas observações.
É interessante notar que se vier a existir um estado totalitário no mundo atual, este será mais para Brave new world do que para o 1984 de George Orwell (resenha no blog: http://scifinowlilimachado.wordpress.com/2012/07/14/1984-george-orwell/ ). A razão é que, enquanto a sociedade de Orwell, roda em torno da ameaça de violências, tortura e morte, a de Huxley vai na direção contrária, acalmando as massas de tal forma que ela não tenha idéia de sua liberdade esteja sendo roubada.
Huxley prediz que iremos drogar as pessoas que fujam à normalidade ou que tenham pequenas doenças mentais (salta um Prozac!).
Ele prediz que as informações necessárias para a preservação da liberdade serão, aos poucos, retiradas das pessoas e repostas por um meio de comunicação imediato (salta a televisão!).
O que podemos fazer, então? PENSAR!!!
Pensar, debater e não aceitar as idéias embrulhadas com fitas coloridas que nos são passadas no dia-a-dia.
Nos educar para a liberdade.