O Largo da Palma

O Largo da Palma Adonias Filho

Resenhas - O Largo da Palma

www.laylay 15/03/2024

1,5
Essa leitura servirá para um Encontro Literário, o tempo que eu tive foi pouco e não me interessei pelas narrativas.

thai :D 16/01/2024

É difícil avaliar livros de contos da mesma forma que é complexo analisar antologias.

Alguns contos são excepcionais - A menina dos pãezinhos de queijo, O largo de Branco, Um corpo sem nome -, já outros são um pouco maçantes - Um avô muito velho, A pedra.

alves 29/12/2023

Li de forma obrigatória e me surpreendeu de verdade. Me empolguei e me prendi na história de quase todos os contos. A literatura brasileira é tão subestimada as vezes, realmente me surpreendi com essw livro

Sushizinha 23/12/2023

Mediano
Não sou a maior fã de contos, mas foi uma leitura razoável. Alguns eu li e não me cativaram, como o primeiro da loja dos pães de queijo . Contudo, outros também me tocaram mais, como "Um avô muito velho". Uma leitura rápida , fácil e que traça algumas críticas e reflexões, mas que não é totalmente do meu agrado

Mari427 08/12/2023

Bem razoável
Pra qm gosta de literatura de época pode ser que goste, eu sou baiana de Salvador e esse livro se passa num lugar específico da cidade (q eu nunca tinha ouvido falar) que fica perto de alguns pontos turísticos, é uma leitura difícil por ter muitos termos de época, visão meio r4cist4 da época e tal, mas tem uns romances até que legaiszinhos, bem razoável msm

ana 28/11/2023

Um conjunto de contos muito interessantes e envolventes, do início ao fim, que traz muitos traços da Bahia!

Jade8 22/11/2023

Me surpreendi
Não esperava muito desse livro, inclusive negligênciei a leitura e o deixei para o final, mas me surpreendeu. As novelas são cativantes, tendo o Largo da Palma como cenário, mas sendo totalmente distintas umas das outras. A lojinha dos pãozinhos de queijo foi citadas tantas vezes que fiquei com vontade de experimentar, confesso KKK contudo, adorei o livro em geral e a mensagem por trás das histórias.

ferbrito__ 30/10/2023

Eu não esperava muito desse livro e me surpreendeu demais!!! Eu amei muito, pode ser virar facilmente um livro de cabeceira. O primeiro conto foi o que mais amei, dá vontade de ler todo dia.

Gabrielle 04/10/2023

Confesso que não sabia nada do livro antes de começar a ler e a transição gradativa das histórias para uma abordagem de temas mais pesados me pegou de surpresa.

Ju! 06/05/2023

Largo da Palma
Esse foi um livro que me tirou da minha zona de conforto, mas foi satisfatório. Adorei o fato de que as histórias narradas se passam em Salvador, precisamente no Largo da Palma. Sem dúvidas o meu conto favorito foi "Um avô muito velho"! Gostei bastante da leitura e recomendo sim!!

Maria 01/03/2023

É um livro bem divertido, com vários histórias que se passam no mesmo local, mas ao mesmo tempo muito diferentes. Os personagens possuem suas singularidades e são muito interessantes.

licwfs 14/01/2023

Gostei das novelas! Muito bom ler e se sentir em casa, reconhecer os lugares. Leitura fluída e fácil.

Curti o primeiro conto, apesar de achar pouco desenvolvido. Gustavo e Célia são personagens bons que mereciam se encontrar. Final fofo, digno de filme da Disney. A Casa dos Pãezinhos de Queijo, que é citada por todo livro, engata uma vontade de revisitar o Largo.

Achei a segunda novela linda. O amor que é para ser sempre amor. Eliane, sendo criada em um lar conturbado, perceber que merece um melhor marido que Odilon, que se doa demais no seu trabalho. Mas depois de viver uma vida diferente com Geraldo, ter Odilon de volta, quando ela precisou, porque mesmo tendo sido um mau marido antes, Eliane sempre fora o grande amor da vida dele. Lemos sobre muitos Odilons e Geraldos e gostei como foram tratados aqui.

O terceiro conto foi o que eu mais gostei, me fez lembrar dos meus avôs. Muito bem desenvolvido, gostei muito das voltas no passado do Loio, do reforço no amor negro, do carnal ao parental. Bom pontuar sobre a decisão em prol do fim do sofrimento da neta querida. Pode ser um bom repertório, se falamos de Eutanásia. Bom!

O quarto achei muito mais enigmático e profundo que outros. Interpretação mais difícil. Talvez precise de uma segunda leitura para fazer mais sentido. A mulher da vida que morre nos seus braços, a volta no momento dos 18 anos, a investigação. Diferente.

?E, única vez em toda vida, agradeceu à Santa da Palma ter ficado cego.? Apesar de já ter notado um tom político-social em outros contos, o quinto é história pura, de invisibilidade social, das heranças do imperialismo português, da repressão à militância. O cego da Palma e Valentim se enxergando nos enforcados, no lado mais fraco. Gostei muito!

Não que não tenha gostado do último, mas achei mais fraco que os outros. Falta de amor entre Cícero e Zefa. ?Amor? unilateral do garimpeiro em relação à Flor. Final justo para ele, inconsequente, que percebe as ações erradas, recebe as reações e precisa voltar para o garimpo, mesmo depois de ?enriquecer?.

Oliv.nat 05/01/2023

??
Não aproveitei a leitura como deveria, sinto isso, até por que foi obrigatório pra vestibular, mas tem tudo pra ser um livro de novela que eu amaria, mas esse não foi o momento dele.

Laura 03/01/2023

Leitura rápida e bem estruturada. Seis histórias que acontecem no mesmo lugar e tomam rumos que provocam reflexões.