O Largo da Palma Adonias Filho

Resenhas - O Largo da Palma

Violeta 25/04/2022

Li obrigada então demorei mais que o normal, o livro é o insuportável, leitura repetitiva e descritiva

Bia 01/07/2022

As novelas do livro são muito cativantes, você se interessa pelo destino dos personagens e torce para que eles terminem o livro bem, e é difícil fazer isso com novelas de 15 páginas.
Recomendo super!

Sthefany27 20/07/2020

O Largo da Palma
O livro tem seis contos que se passam todos no Largo da Palma em Salvador, enaltecendo cada canto do lugar e fazendo-nos sentir lá e querer estar lá. Mesmo os contos tendo um contexto aproximado, as histórias e temáticas são abrangentes, entretanto complementares. A que mais gostei e me envolvi com os personagens foi a terceira, mas a que mais me trouxe reflexão foi a que conta do Ceguinho da Igreja (não me lembro o nome e o conto exatamente no momento). Enfim, recomendo muito este livro e concerteza é 5/5, só não favoritei porque faltou algo a mais.

Laura 03/01/2023

Leitura rápida e bem estruturada. Seis histórias que acontecem no mesmo lugar e tomam rumos que provocam reflexões.

Ju 10/07/2022

Surpreendentemente bom
O largo da Palma é um livro constituído de 6 novelas, todas elas se passando no cenário do Largo da Palma, em Salvador, na Bahia.
Confesso que inicialmente pensei que o discorrer do livro em suas novelas, fossem ser monótonas, sendo muito focado na arquitetura da cidade e temas sociais. Mas muito pelo contrário, em cada novela/capítulo o livro é cercado de suspense, drama, romances, tristeza, frustrações, todos os sentimentos que puder imaginar. Me surpreendi muito com a capacidade do autor - Adonias Filho- de começar e terminar seu novelo de forma em que consegue abranger absolutamente tudo, inclusive consegue voltar no passado em algumas de suas novelas, o que eu considero bastante arriscado de ser fazer em 15 páginas ou menos, e conseguir com sucesso que o entendimento do livro seja claro e perfeito. Bastante feliz com essa leitura, saber que agora amo mais um autor Brasileiro, mais um autor Baiano!!!

Agora irei fazer um resumo bem sucinto de cada novelo que consta nesse livro (6). Porém colocarei spoilers, pois como esse livro serve para o vestibular que irei fazer, quero reler essa resenha depois.

?SPOILER A SEGUIR:

1- A moça dos pãezinhos de queijo:

A casa dos pãezinhos de queijo, que fica no largo da palma, Celia ajuda sua mãe a vendê-los. Menina bonita, encantadora, que roubou o coração de Gustavo, que é mudo. Logo namoram e se encontram repetidas vezes. E, no fim, Celia com seu amor por Gustavo, faz um milagre. O mudo falar! Amor.

2- O largo de branco:

Eliane que fora casada com Odilon, 30 anos atrás. Ele médico, que muito ajudou a família dela no início. Era bonito, amoroso, encantador. Mas tinha um problema, vivia para o hospital. Logo Eliane conhece Geraldo e deixa Odilon. Hoje, porém, ela vive sozinha e na miséria. É anos depois, uma carta de Odilon. Se reencontram. ?Vamos para casa Eliane?.

3- Um avô muito velho:

Loio, avô de Pintinha, sua neta que ele tanto ama e que tanto ama seu avô. Uma vida de brincadeiras, alegrias. Pintinha sofre um acidente, fica na cama agonizando, sentindo uma dor imensurável. Loio o avô, que não aguenta ver tanto sofrimento assim na amada neta, compra um veneno. Pintinha morre pelas mãos de quem tanto a amava.

4- Um corpo sem nome:

Um corpo achado no Largo da Palma, que na verdade morreu nos braços de um homem. Um corpo que nunca foi descoberto o nome.

5- Os enforcados

É dia dos enforcados. Data em que prisioneiros serão enforcados em praça pública, para todos verem. O ceguinho da Palma, também não perde esse evento. Assiste pelas narrações de seu amigo, morte por morte. É um triste dia para Salvador.

6- A pedra

Cícero Amaro e Zefa, marido e mulher. Vida simples. Ele garimpeiro, mas nunca acha nada. Até um dia que acha. Vende e ganha muito dinheiro. Se mudam para Jacobina, abre uma quintanda pra Zefa e põem a casa no nome dela. Cícero vai atrás de outras mulheres na rua, se deita com Flor e lhe enche de presentes. Até que um dia Cícero acaba com toda sua fortuna. Volta com o rabo entre as pernas pra zefa, que muito já desconfiava das traições. Manda ele embora. Ele volta agora, pra sua vida de garimpo?

?Gostei de todas as novelas do livro, se tivesse que escolher três, com certeza seriam as 3 primeiras do livro. Que me causaram muitas emoções. Só não dei 4,5 pq da novela ?Um corpo sem nome? que não foi ruim de forma alguma, mas acabou sendo fraca perto das outras. Indico muito a leitura!!! Vale super a pena.

Gle 13/07/2022

O Largo da Palma
"- A morte deve ser melhor que a vida. - Beijou-me a mão e ergueu o rosto. - Deve ser muito melhor mesmo, porque não há medo e nem fome."

Isadora Silva 04/03/2022

Um lugar certamente mágico
O largo da palma faz parte das leituras obrigatórias de muitos vestibulares, mas eu nunca o tinha lido.

Confesso que peguei esse livro com certo receio, o título me parecia ser de histórias cansativas, mas foi delicioso estar enganada. O livro é composto por seis contos que tem como pano de fundo o famoso largo da Palma, em Salvador e cada história tem o olhar e a delicadeza que fazem desse livro tamanho sucesso.

Um livro para ler aos poucos e se apaixonar pelos personagens, tentar não julgar suas ações ou comportamentos.

Rodrigo 20/12/2009

"Li o livro com obrigatoriedade do vestibular, mas confesso que achei interessante.
Com diversos contos que se passa em Salvador, acaba mostrando ao leitor diversas situações corriqueiras.
Recomendo a leitura"
Sandra 13/08/2012minha estante
Também li por causa do vestibular, Rodrigo, mas me encantei pela obra. Realmente, Adonias Filho foi muito feliz ao transmitir mediante várias situações o quadro de uma humanidade impregnada de dor e beleza simultaneamente.De fato, é um livro lírico e muito profundo.

Sandra 13/08/2012minha estante

Oséias Silva 26/11/2012minha estante
Também li com obrigatoriedade do vestibular, mas confesso que achei muito interessante, excelente obra. Adorei os contos que se passa na minha linda cidade Salvador.

Recomendo a leitura.

Nancy 08/11/2013minha estante
Li hoje obrigada pelo vestibular,mas confesso que fiquei muito encantada pelo livro! O conto que mais gostei foi "Os Enforcados"

Jéu 12/04/2011

o que eu mais gostei. - A moça dos paezinhos de queijo

Ao escrever este primeiro capitulo Adonias Filho com um ar regionalista, atentou-se a descrever o largo da palma da melhor maneira possível, para nos dar a ideia de como realmente era. Casarios, ruas de pedras, aroma de pãezinhos de queijo, a luz e a quentura do sol, o cotidiano do largo com os vendedores de frutas, a igreja velha e enrugadinha que empresta seu nome “da palma” a ladeira e ao largo. O livro nos mostra uma outra Bahia sem lutas entre raças e culturas mostrando a Bahia harmoniosa, cheirosa e apaixonada da classe media – baixa/ baixa. Porém sem miséria e decadência.
Neste capitulo com uma historia elegante e sem exageros os personagens em foco são: Célia e Gustavo, que provam verdadeiramente que não devem existir preconceitos para com os outros.A jovem e encantadora Célia era filha única de Joana e Roberto Militao que já havia falecido, deixando a Célia à responsabilidade de nunca deixar a mãe. A menina passa a ajuda-la na venda dos pãezinhos, sendo muito querida por todos e despertando também muitos interesses nos rapazes; apaixona-se por Gustavo que é mudo; o garoto adora musicas e acha a voz de Célia mais bonita que o canto dos pássaros; apaixonando- se primeiramente pela sua bela e fascinante voz e logo após pela pessoa em si. O pai andava preocupado com o futuro do filho por não poder falar. Não foi por faltas de médicos, pois Gustavo já teria ido a todos e a resposta sempre era mesma. Para a irmã e a avô que não perdiam as esperanças, somente um milagre mudaria aquela situação. E realmente um estava por vir. O amor inocente que o Casal possuía foi capaz de vencer as barreiras da mudez; em um certo encontro, Célia atendendo a um pedido de Gustavo; faz com todo o amor pãezinhos e leva-os para o encontro, sem imaginar que naquele dia também, o seu amor e seu carisma iria ajudar o seu namorado a falar; e a sua primeira palavra foi: amor.

Lis 25/11/2012

O Largo da Palma - E toda a sua verdade
Uma visão totalmente rústica e crua de pessoas que habitaram o Largo da Palma (aquele que tudo vê, tudo ouve), colocando-o como mais um personagem em todas as histórias.
São casos curtos e bem diretos, que costumam apresentar os personagens em conflito com situações da vida.
Pra mim, o caso mais interessante foi "Um corpo sem nome", o modo repugnante de como o homem é tratado como indigente sem o menor alarde.

Naty 19/02/2017

Um livro legal, com traços de regionalismo e com histórias interessantes, mas, para mim, não foi tocante o suficiente.
Essa foi uma leitura que fiz de um dos livros obrigatórios da UNEB. Esse livro é composto por 6 contos: A moça dos pãezinhos de queijo, O largo de Branco, Um avô muito velho, Um corpo sem nome, os enforcados e a pedra.
Vou explanar cada conto separadamente, mas, antes disso, quero deixar minha opinião sobre esse livro como um todo. é uma pena, mas, diferentemente do que sento lendo o Desterro dos Mortos, achei O Largo da Palma um livro que até tentou me emocionar ou me fazer refletir sobre algumas coisas, mas, não sei exatamente o poruê, não conseguiu deixar em mim saudades e nem mesmo uma vontade de reler.
Essa foi, para mim, uma daquelas obras que você lê hoje e depois esquece. Não tocou no intímo, não revolucionou minha vida.
Sei que o autor é capaz o suficiente de construir histórias agradáveis e bem desenvolvidas tanto em realação aos personagens quanto em relação ao meio em que se passa quanto em relação a intertextualidade que ela aplica a si mesma já que todos os contos se passam no Largo da Palma.
1- A moça dos pãezinhos de queijo
Nesse conto, o autor começa descrevendo quase que sinestesicamente o cenário e, em terceira pessoa, nos conta a história de um homem mudo que conhece e passa a amar a moça dos pãezinhos de queijo. No desenrolar da história, as pessoas são contra o relacionamento entre eles de ambos os lados. O pai de Gustavo não gosta da ideia porque acha que a mulher quer o dinheiro dele e a mãe de Célia não gosta porque ele é mudo.
O autor, no entanto, demonstra, para os atentos, que ele ainda pode ser curado desse mal. A irmã de Gustavo até tenta, tanto de maneiras místicas quanto através de médicos, curar o irmão, mas o que o cura é o amor.
Não gostei muito do fato de esse conto me relembrar uma síndrome que eu acho que muitos livros aderem que é: Síndrome da Bela e a Fera. Interessante é perceber que os acometidos por isso colocam a mulher como a possuidora do amor que cura e que, mesmo sofrendo, regenera o seu companheiro. Me desculpe, mas, mesmo achando isso lindo, a ideia de amor entre homem e mulher como resgate e regeneração não é uma ideia com a qual eu corroboro.
"Gustavo sente que o amor e o beijo de Célia podem gerar o milagre."
"A mãe, logo termina de contar o dinheiro, percebe que Célia não é a mesma"
"Uma doida, apenas uma doida, se deixaria fascinar e seduzir por um mudo."
"o pai não ocultava a decepção de ter um filho, quando não inválido, praticamente inútil"
-O Largo de Branco
Essa segunda história também é concebida em primeira pessoa e, como as outras, se passa no Largo da Palma. Ela narra a história de uma mulher que foi deixada por seu segundo "marido" e se sente triste pelas escolhas erradas e pelas dificuldades as quais passa. O autor, então, escreve flashbacks de sua história e, só aí, fica claro tudo que ocorreu.
Num certo dia, ela recebe uma carta que é o seu resgate. Seu primeiro marido quer falar com ela. E, alí, como num passe de mágica, ele a recebe com um buquê e ela volta a sua antiga casa.
Percebo aí que esse autor é adepto ao romantismo, pois, novamente, o amor verdadeiro vai e resgata essa "alma perdida". O conto é bem tocante e são apresentadas razões, mesmo que incabíveis, para o que ela fez. Seu ex-marido era um médico que cuidou muito de um de seus famliares e acabou se apegando a ela. No entanto, ele vivia para os outros, para o hospital e ela se sentia menosprezada. Esse fato é bem atual e interessante, pois, no mundo atual, isso não se aplica somente aos médicos, mas a várias pessoas que se envolvem tanto com seus afazeres e acabam esquecendo quem está ao seu lado.
3-Um avô muito velho
Esse conto é escrito em primeia pessoa e narra a história do velho Loio o qual tem muito apego à sua neta. Ele, após ela crescer, começa a meditar no transcorrer de sua vida tanto amorosa como familiar e é aí que nós ficamos conhecendo mais desse homem. Apóa algum tempo, a menina se torna professora e é aí que algo muito ruim acontece e o avô que tanto a ama, cumprindo a profecia de uma namorada dele, mata a sua neta para que esta não sofra mais com aquelas dores.
"Vê-la assim inchada e com o crânio fraturado, a gemer ou a gritar, doia tanto que desejava tornar-se cego e surdo"
4-Um corpo sem nome
Esse foi o conto que mais gostei. Ele caminha por diversas reflexões: sofre a falta de paz, a pobreza e o descaso aos necessitados. Sua narrativa é em primera pessoa e o personagem principal, o qual não se indentifica, marco do fato de que se sente um invisível social assim como a mulher sobre a qual ele aborda durante o conto.
Ele vê uma mulher morrendo e seus braços e acompanha o caso do início até o fim das investigações e até o enterro dela como uma desconhecida, "a morta do Largo da Palma".
No meio disso tudo, o autor faz um flash back do que o ocorreu em um bordel em que uma mulher semelhante àquela seria expulsa do local por não ter mais atrativos físicos e ele a resgata da expulsão ao aceita-la. Ele não a salva completamente, mas demonstra bondade e a tira duma situação bem constrangedora.
A correlação que ele faze da primeira com a segunda mulher é muito grande o que leva o leitor a imaginar que são as mesmas pessoas. Ao nos depararmos com o fim dessa mulher percebemos que esta apenas pratica sua anterior afirmação: "A morte deve ser melhor que a vida...porque não há medo e nem fome"
O narrador chega a exalta-la de certa forma já que no fim escreve: "Em delírio, já criatura de um mundo que não o nosso, entre cores e luzes, a morte não a matou porque morreu fora do corpo". O que ele quer dizer é que a morte foi a válvula de escape daquela mulher, sua liberdade de um mundo opressor.
5-Os enforcados
Esse conto é uma crítica, de forma quase que direta, à tendência humana de focar em fatos ruins. Até mesmo o cego que ali vivia estava no momento do enforcamento. Esse texto é construído em terceira pessoa e nos joga em um contexto histórico distante, ano de 1798, um ano tomado pelas ideias da revolução francesa.
Para mim, o foco é essa crítica além da marginalização social dos deficiente além da opressão governamental da época. Tudo isso de forma sintética e, para mim, ideias foram mutas, mas não foram bem desenvolvidas.
6-A pedra
Esse conto me lembrou da obra Quincas Borba já que, em ambos, os protagonistas ganham fortunas e, por utilizalas de maneira indevida, acabam na pior. Beneficiam, beneficiam, beneficiam , erram, errram, erram e depois se perguntam: Cadê o dinheiro. No caso desse homem, ele era garimpeiro, achou uma pedra preciosa que o enriqueceu, ele comprou uma venda para sua mulher, a traiu, perdeu tudo e ainda pedeu ela e a venda.

Concluo, depois dessa ampla abordagem, dizendo que não achei um foco temático do livro, mas novelas istintas com propósitos distintos. O conto que mais gostei e recomendo fou o "Um corpo sem nome", obra que me lembrou, pelo enredo, de uma parte de Os Miseráveis.

joolivis 29/07/2022

Legal
Li esse livro por causa do vestibular da UNEB e achei que seria uma leitura maçante e chata, mas, devo dizer: é o contrário. É super fácil de ler ler divertido.

São histórias simples e confortáveis. Sério, leiam, é uma leiturinha rápida de uma tarde que te leva um pouco pra Salvador (amo amo essa cidade).

Um resuminho de cada conto para relembrar cada um (aos que vão fazer o vestibular):

1 - A novela "A moça dos pãezinhos de queijo" muito fofo. A história de amor entre Célia, uma moça que ajuda a mãe a vender pães de queijo, e Gustavo, um garoto mudo. Curtinho.

2 - A novela/conto "O largo de branco" é também bem rápido e fácil de ler. Achei menos interessante que o primeiro, mas foi uma boa leitura. Eliane é uma mulher já de certa idade que recebe uma carta de seu antigo marido, Odilon, após 30 anos separados, requerendo um encontro no Largo da Palma. Esse retorno inesperado e espera por ele, durante a tarde do encontro, a faz reviver a história do casal e a lembrança de um outro homem, Geraldo.

3 - A novela "Um avô muito velho" é discretamente doído. Acompanha o Velho Loio por algumas fases. Mas, desde o começo, sabemos do grande amor dele pela sanfona e por Pintinha, sua neta. Nas suas caminhadas pela praça do Largo da Palma, conhecemos regressões sobre os dois grandes amores românticos dele, Aparecida e Verinha. Além disso, conhecemos a relação linda e de grande amor com a neta. No final, somos marcados por um grande ato de violência. Esse acaba por levar a uma decisão, por parte do avô, muito dolorosa, mas que vem para o bem da neta.

4 - Li o quarto conto e foi o primeiro que não gostei muito. Intitulado de "Um Corpo sem Nome" narra o encontro de um homem, o qual não nos é dito o nome, com uma mulher que chega na Praça do Largo da Palma morrendo. Ela morre nos braços dele. A história em si não causa nada na gente, não tem nem sequer mistério de verdade, mas faz uma regressão, como já de costume nos contos, a um passado dele com um bordel... Não nos faz sentir nada, não diz nada. É um conto que não conta nada, apenas narra algo totalmente sem finalidade.

5 - Novela "Os enforcados" É protagonizado pelo "Ceguinho da Palma", um mendigo cego que fica próximo à igreja do Largo da Palma, e Valentim, um mulato, filho de escrava liberta, e dono de uma birosca. No dia que a história se passa, na Piedade, um pouco além do Largo da Palma, irá ocorre uma execução pública, por enforcamento, de quatro homens revolucionários. É forte de se ler, até porque o processo é tratado, pela população, quase como um evento festivo que todos precisam ver. Ao final, Ceguinho pela primeira vez na vida, agradece à Santa da Palma por ser cego e não poder ver tal barbárie. "? A cidade parece triste. ? A Bahia nunca foi alegre ?Valentim, abaixando a voz, disse por sua vez. ? Uma cidade com escravos é sempre triste. É muito triste mesmo.""

6 - A última novela do livro, "A pedra". Acompanha essa casal de Jacobina. Cícero Amaro é garimpeiro e casado com Zefa. Após encontrar um diamante, se muda para Largo da Palma, Salvador para realizar o sonho da mulher de ter uma quitanda. Porém, cachaceiro que é, acaba gastando muito dinheiro nos bares, bordeis e com uma amante, Flor, interesseira.

Rebeca 02/07/2022

Como é bom ler um livro que se passa na sua cidade e entender as referências e os lugares. E ainda mais falando com tanta admiração de um lugar que você passa quase todos os dias. Li esse livro por causa do vestibular, mas valeu muito a pena, me deu tanta vontade de comer o pão de queijo que tanto falam kkkkk.

biabbrito0 21/11/2022

um largo e mil histórias
rpz, o livro todo gira em torno de histórias nesse Largo da Palma e, sinceramente, n tem nada mais gostoso do que ler e se sentir em casa
fiquei curiosa p saber o sabor desses pãezinhos de queijo, será q existem msm?
recomendo muito muito muito

iasmin 22/06/2022

No geral, esse livro traz vários contos retratados no Largo da Palma, que seria um bairro ou rua de Salvado, de uma maneira muito simples e conectada com a realidade da época, sempre trazendo, no final de cada, uma reflexão a ser feita, seja de modo direto ou indireto.