Açúcar amargo

Luiz Puntel

Resenhas - Açúcar amargo

Wemerson 28/12/2013

Vale como lição de vida
Apresenta uma vida muito sofrida, de trabalho, estudo, correria e de discriminação contra a figura feminina. Mas também apresenta a superação, a força e a persistência.

Me marcou bastante, esse livro.

Glau 10/12/2013

Leitura realizada quando estava na 4ª série.

Depois de muito tempo, resolvi comprar o livro e reler com meus alunos da 6ª série e foi muito gratificante compartilhar com eles leituras da infância além de entender melhor a história que desta vez foi de forma significativa e não apenas para realizar uma prova.

Weber 20/09/2013

Trabalhar e estudar não é fácil. Principalmente quando se trata do difícil trabalho dos bóias-frias nas lavouras de cana. Mas é essa a realidade em que vivem, e é nela que Marta vai aprender o sentido da luta social e do amor.Pelo ponto de vista de uma jovem decidida, você vai conhecer um pouco da vida dos trabalhadores sem-terra do interior paulista.

Douglas 08/05/2013

Açúcar Amargo
Além de um livro, Açúcar Amargo é uma lição de vida.
É um choque de realidade.
Enquanto muitas pessoas reclamam que não tem um tênis de marca, uma roupa de marca, ou qualquer outra besteira, muitas pessoas no nosso país ficam contentes se tiverem um prato de comida para comer.

Porque não se enganem, meus amigos, a exploração citada no livro ainda existe em muitos lugares em nosso país. Pessoas maltratadas, humilhadas, exploradas, que precisam sujeitar-se a várias situações para ter o que comer.

Então, Açúcar Amargo é um retrato de muitas pessoas em nosso país.
Além disso, é um retrato para que as crianças de ontem e de hoje, aprendam o quanto este mundo é injusto, e enquanto muitos não têm o que comer, essas crianças deveriam estar felizes em ter uma família que lhes proporcione uma melhor condição de vida.

Essas crianças deveriam estar agradecidas por ter uma vida boa, ao invés de reclamarem por banalidades.
Pelo menos esse é o propósito do livro.
Se isto vai surtir, ou não, efeito na vida das pessoas, fica a critério de cada um.

Mone 06/03/2013

O primeiro livro que li na vida, eu tinha 11 anos. Ganhei do meu irmão Ronivon, que sempre me incentivou a ler. A priori, não entendi o título. Fiquei a imaginar como poderia o açúcar ser amargo, mas ao começar a ler, fui tomada pela grandiosidade desse livro. O açúcar, pode sim, ser amargo, principalmente para àqueles que são explorados, massacrados, marginalizados para que os grandes usineiros enriqueçam com a produção do açúcar. Esse livro foi o despertar para que eu me tornasse uma pessoa crítica. Depois dele, comecei a olhar o mundo, em especial, o ser humano, de forma diferente, sem eufemismos...comecei a entender a lógica da exploração dos ricos sobre os pobres, o preconceito contra a mulher, o machismo dentro de casa...e o mais importante, que as mulheres são fortes demais. Recomendo para todos.

Aline 25/02/2013

Este é um dos livros da série Vagalume que dá vontade de ler mais de uma vez. Mesmo não vivendo uma realidade social (pessoal é muito provável) parecida com a de Marta, nos identificamos e nos emocionamos com a história dessa adolescente que, ao invés de se queixar das adversidades de sua vida, tira das mesmas a força para se firmar como mulher e cidadã.

Fran Luchetti 13/01/2013

Açúcar Amargo - Resenha
É um livro que conta a história da adolescente Marta que tem uma vida muito sofrida junto à sua família numa fazenda alugada na qual deveriam deixar depois da decisão do patrão em alugar as terras para uma usina de cana e açúcar e então, ali iriam plantar um canavial. Marta e sua família se mudaram e isso a fez com que perdesse o ano letivo, mas mesmo contra a vontade de seu pai, voltou a estudar.
Mas, um acidente de caminhão matou seu irmão Altair, fazendo com que os conflitos familiares se agravassem e ocorrese mais uma mudança de cidade. Pedro, seu pai, começa a trabalhar num canavial onde se tem a notícia sobre um excelente trabalhador: Mudinho.
Todavia, surpresas ocorrem a partir deste momento, deixando a história enigmática, mas o que não se deve deixar para trás é que o livro traz à tona o dia-a-dia dos boias-frias, bem como as condições precárias de trabalho e suas lutas, reivindicando melhorias e direitos.
Boa Leitura!

Samuel Gonçalve 29/07/2012

Tirando a virgindade
Esse foi o primeiro livro que li realmente.
Minha professora de Literatura percebeu que eu só lia os resumos dos colegas e disse que em uma semana eu seria sabatinado por ela sobre o livro.
Comecei como obrigação e não consegui parar de ler.
Simplesmente Fascinante!
Eu recomendo.

CamyTom 19/09/2011

Este livro conta a dura realidade de Marta, uma cortadora de cana que tenta ao maximo concluir seus estudos e ainda tendo de enfrentar o autorismo ingnorante de seu pai Pedro. Me emocionei muito quando li este livro, pois Marta é um relato da realizadade das mulheres brasileiras que vivem na zona rural de nosso país.

Bruno Leandro 14/07/2011

Poder feminino
Junto com Marcos Rey, Luiz Puntel é um dos meus autores favoritos da série Vagalume. E "Açúcar Amargo" é uma de suas ótimas histórias.
Aqui é retratada a dura vida dos boias frias e o preconceito sofrido pelas mulheres que trabalham nesse meio. Mostra-se, também, a diferença de salário a que estão submetidas apenas por serem mulheres. é aqui que entra o tratamento e o pensamento de que mulheres são inferiores e merecem menos, mesmo que trabalhem mais.
Toda a história é mostrada através de Marta, que luta para completar os estudos, enquanto seu pai, boia-fria e já muito ferido pelo mundo, acha que essas coisas não são para eles, que são perda de tempo e inutilidade. Marta tenta, sempre, mostra seu valor.

Pati Fonseca 20/02/2011

O melhor paradidático que já li.
Um retrato sensível da vida no campo,dos trabalhadores rurais.
Inesquecível em mim.

"O açúcar é doce pros donos de canaviais.Pra nós ele é azedo e amargo que nem dá gosto."
Flor-de-Nice dos Santos,bóia-fria.

Elizabeth r 07/10/2010

Típica história de "luta por seus direitos". Uma leitura fácil, com personagens simpáticos e poucas surpresas, mesmo assim: agradável.

Pseudokane3 03/10/2010

Saudades de minha própria infância...
Puxa, esqueci de adicionar e mencionar este livro capital de minha infância e que, por incrível que pareça, volta a me fazer muito sentido agora, adulto, quando estou a entrar novamente em contato (no plano mais subjetivo do termo) com uma realidade social mui similar à que é narrada com ternura pelo autor... Um clássico marcante, a ser relido e transmitido às gerações futuras com louvor! (WPC>)

Bahuan 01/09/2010

Açúcar Amargo
açúcar amargo é a história de uma jovem que se faz passar por rapaz para trabalhar de bóia fria em uma turma de cortadores de cana-de-açúcar pra ajudar sua família e para provar que uma mulher pode fazer qualquer tipo de trabalho, pois não depende de força física, mas sim de norma e vontade, por isso eu acho q é um bom livro pois a mulher mostra que também pode fazer o que quer.

L. 22/08/2010

A história da jovem Marta e todos os preconceitos da sua família.
Para ajudar a mãe doente, se faz passar por homem e aí então começa a se por a prova, confirmando a si mesma que pode ser capaz de fazer o mesmo que muitos homens, e ainda melhor.

Meu 1º livro.

logo skoob
"É maravilhoso fazer amigos por meio dos livros, sejam eles Harry Potter, Zibia Gasparetto ou Cortázar."

JB Online