Açúcar amargo

Açúcar amargo Luiz Puntel

Resenhas - Açúcar amargo

@leitora.si 24/12/2021

É um livro que mostra um pai machista, que com o desenrolar muda sua atitude depois de vários fatos ocorridos. E a luta de sua filha Marta, tanto em casa, como na escola e no seu trabalho, reinvindicando melhorias trabalhista.

@leitora.ju 24/12/2021

Surpreendente... ?
27/09/2020
Eu gosto muito da série vagalume, e tenho um carinho enorme por ela. Mas quando peguei este livro para ler, não dava nada para ele; porém, quando terminei, percebi que a história dele era muito profunda, reflexiva e surpreendente... Ela aborda, além de muitos outros temas, a relação de um pai com uma filha. O final, é tão lindo, emocionante, que quase chorei... ? Vale muito a pena ler, e recomendo a todos esta maravilhosa leitura!

Art3mis 09/11/2021

Vale demais a leitura
Eu gosto bastante dos livros da série vaga-lume, pois quando era mais jovem comecei por eles. Esse em específico acabou chamando minha atenção pois tem várias características da série vaga-lume, protagonistas jovens, histórias curtas massss os que eu li traziam um contexto mais urbano, falando sobre mistério, romance, aventura e esse foi uma boa surpresa!

O livro se passa no interior de SP, trazendo a realidade dos boia fria (pessoas que trabalham recolhendo cana nos campos) que até então eu não conhecia, com uma protagonista forte que quer estudar porém os pais tem a convicção que estudo não põem comida na mesa. Mesmo com todas essas questões o livro conseguiu ser leve, dinâmico, fluido e meu único problema é que poderia ter tranquilamente 100 páginas a mais pra se aprofundar melhor em todas as questões levantadas, porém esses livros são direcionados a pré adolescentes com 12 anos, então faz sentido ser curtinho e trazer essa leveza e também gostei muito que trouxeram uma protagonista tão forte e inspiradora pra quem tá começando na leitura, mesmo juvenil trouxe assuntos muito importantes e que independente da idade vale a pena dar uma olhada.
gusss 18/11/2021minha estante
vou marcar pra ler depois

nick 27/09/2021

bom.
foi uma leitura para a escola e eu incrivelmente gostei! achei muito legal a marta e todas as suas escolhas!!

accrezende 06/09/2021

Marcante
"É lendo que você vai entendendo o mundo à sua volta".

Um livro que retrata a dura vida dos "bóia-frias". Pessoas que sempre foram negligenciadas no que se refere a direitos trabalhistas. Outrossim, há uma forte presença do machismo, não só na relação trabalhista, mas também na familiar.
Uma história rápida de ser lida e que carrega uma realidade ainda vivida atualmente.

Joanne 29/08/2021

Ótima releitura
Li esse livro na sexta série no colégio e me lembro de ter gostado muito dele. Não me lembrava de detalhes da história, só de um apanhado geral do que se tratava. Mas relendo ele eu pude me lembrar das mesmas sensações que tive na primeira vez. A relação de Marta com seu pai mexe muito comigo; os outros pontos que o livro traz são muito importantes, o machismo, o êxodo rural, as más condições de trabalho.. é um livro o real e muito necessário. A escrita é ótima, desde para o colégio quanto pra ser lido enquanto adulto, e como o livro é pequeno é perfeito pra ser lido rapidinho.

Marcos Aurélio 13/08/2021

Uma história entre tantas semelhantes, do povo brasileiro
Marta é uma adolescente que mora em Catanduva, interior de São Paulo, com a família. O pai Pedro é trabalhador, e governa a família com mão forte, autoritárismo.

O Proálcool estava entre a segunda e a terceira fase do programa, que começou com a crise do petróleo, em 1973.

Os "gatos" eram agentes usados pelos usineiros para não pagar os direitos trabalhistas aos boias-frias. Os "gatos" exigiam produtividade alta, e obrigavam os trabalhadores a comprar ferramentas em locais determinados, além da roupa para trabalho. Muitos trabalhadores e trabalhadoras morreram em acidentes causados pelo transporte precário.

Luiz Puntel teve a coragem de tocar em assuntos polêmicos, a luta de classes, no fim da década de 80, que ainda respirava o ar de 21 anos de ditadura militar.

Marta, estudante dedicada, menina geniosa, forte, sonhadora e idealista. Não poupa esforços para ajudar a mãe, doente.

Pedro é administrador de um sítio, mas o fazendeiro requer a propriedade para plantio de cana e despeja a família, que se muda para Bebedouro, para trabalhar na colheita de laranja.

Pedro e Altair, único filho homem, trabalham na roça. Um dia Marta acorda atrasada para fazer a marmita do pai e do irmão, e atrasa a saída de ambos que precisam trocar de condução para chegar ao trabalho.

No caminho, um acidente mata vários trabalhadores, dentre eles Altair. Pedro culpa Marta pela morte do filho. Para fugir da lembrança, e com entressafra da Laranja, ele decide mudar com a família para Guariba, onde vai trabalhar como boia-fria nos canaviais.

Marta conhece Agenor, por quem se apaixona, e Tânia uma professora dedicada e compreensiva, de quem se torna amiga da menina.

A adolescente encontra uma forma de provar ao pai seu valor, estudando e trabalhando. A família se engaja na luta por melhores condições de trabalho e outro acidente os une definitivamente.

O plot twist acontece quando o mineiro “Mudinho” começa a trabalhar no canavial.

A história é excelente, bem escrita, carregada de sentimento. Dor, amor, paixão e o perdão.

Lembrei-me de quando ouvi pela primeira a expressão boia-fria. Foi uma reportagem apresentada no Canal 5, e a cena jamais me sairá da memória.

Uma mulher, com lenço amarrado na cabeça, camisa e calça comprida, e luvas. Nas mãos uma marmita de alumínio, com arroz, farinha e feijão, somente.

Thais645 13/08/2021minha estante
Que resenha excelente, meu caro! Bateu vontade grande aqui de ler essa história e acompanhar a trajetória dos personagens. Como lhe falei, outro dia, me foi muito bem recomendada tempos atrás e agora consigo vislumbrar os motivos. Certamente figurará na minha lista de próximas leituras. Muito obrigada pelas ótimas e inspiradoras impressões.

Marcos Aurélio 13/08/2021minha estante
Obrigado Thais. Vai gostar!!!

Pedro Schabarum 28/07/2021

Açúcar Amargo
"Trabalhar e estudar não é fácil. Principalmente quando se trata do difícil trabalho dos bóias-frias nas lavouras de cana. Mas é essa a realidade em que vivem, e é nela que Marta vai aprender o sentido da luta social e do amor."

Açúcar Amargo foi mais uma indicação da Ana, que mais uma vez acertou em cheio. Gostei muito da história.

Adriana 30/06/2021

Necessário
Um livro com enredo muito bom e que trata problemas sociais em uma linguagem bem atual e simples. Mostra problemas familiares, pobreza, preconceito de gênero, trabalho infantil, dentre outras coisas.
Amei.

Zi 15/05/2021

Já sou muito vermelhinha então gostei muito deste livro.
Recomendo para qualquer adolescente.

mell :) 05/05/2021

Agora é que a história começa
Já havia lido esse livro em 2018 e lembrava que tinha gostado muito. Decidi ler novamente e ver se minha opinião continuava a mesma.
A história se passa em cidades do interior, as quais muitos moradores trabalham como boias-frias. Marta, a personagem principal, é uma adolescente que não se dá muito bem com o pai e só vai a escola como um "favor" dele. Quando sua família precisa se mudar de cidade, sua vida também muda completamente.
Vários assuntos são abordados no livro, como: machismo, a importância de sindicatos trabalhistas e como a população pode reivindicar seus direitos por meio de greves, as transformações da adolescência, entre outros.
Pontos positivos: Mesmo com poucas páginas, há uma grande evolução dos personagens; O leitor consegue entender perfeitamente a situação dos boias-frias em relação aos salários, condições de vida, acidentes e até mesmo com os chamados Gatos; Gostei muito da Marta, que é uma personagem forte e determinada.
Pontos negativos: Acredito que a relação do Agenor e Marta tenha sido um pouco atropelada na história, não teve o desenvolvimento que eu esperava; Queria também ler mais sobre Tião, que aparece bastante no meio do livro e só volta no fim.
Para finalizar, gostaria de mencionar a homenagem que o autor fez para mulheres boias-frias que são símbolos de luta assim como Marta. Foi emocionante.
O livro é ótimo, rápido de ler e com escrita fácil. Recomendo!
Bia 05/05/2021minha estante
QUE COMENTÁRIO MEUS AMIGOS!!!

mell :) 05/05/2021minha estante
???

ana beatriz 03/05/2021

Necessário!
Tipo de livro que a gente julga pela capa e não dá nada. Traz temáticas extremamente necessárias e de forma fluída. Me fez refletir muito.
silvnics 10/05/2021minha estante
Por nada!

ana beatriz 10/05/2021minha estante
o que seria de mim sem vc? ????

silvnics 10/05/2021minha estante
Nada ????

Duda 03/05/2021

Preferido
Eu amo muito esse livro, apesar de pouco conhecido, gostaria que todos pudessem ter a oportunidade de lê-lo.
Conta a história de uma família pobre, de boias-frias, fala sobre as raizes patriarcais, o machismo, a violência doméstica e contra os trabalhadores rurais, a realidade dos boias-frias, a desigualdade salarial...enfim, tantos assuntos importantes...
A leitura é super fácil e rápida, leiam já!
gabs.0 03/05/2021minha estante
Que nostalgia, aaaa! Li em meados de 2014 e sou apaixonada até hoje!

Duda 03/05/2021minha estante
Ai mdsss, é muito bom

Tamy Vianna 11/04/2021

Açúcar Amargo - Luiz Puntel
Açúcar Amargo - Luiz Puntel (obra infanto-juvenil)

No passado a criação dos filhos era machista e ignorante, as mulheres eram submissas desde a mãe até a filha, infelizmente nos tempos atuais ainda é possível ver essa criação ridícula se propagar, porém houve mudanças, graças as mulheres feministas que sofreram muito por todas nós; apesar de ser extremamente importante conhecer a história da luta feminina, não é disso que esse livro se trata, apenas mencionei esse fato importante, pois nossa personagem principal, a Marta, teve a mesma criação machista de outrora, porém essa menina provocou grande reflexão na luta dos trabalhadores "boais frias" que eram explorados nos grandes canaviais, no interior de São Paulo, pessoas humildes e sua grande maioria não alfabetizadas.

Essa obra é uma ficção que foi baseada na luta real de todas as mulheres guerreiras, trabalhadoras, exploradas e assassinadas nos canaviais do passado.
Uma leitura infanto-juvenil, que eu indico para os adultos, e principalmente, para aquele ignorante que precisa urgente "sair da bolha machistas", também é ótimo livro para leitor iniciante e leitor pós ressaca literária.

AMOR TAMY VIANNA

Pam 25/03/2021

Me lembro de ter lido esse livro quando era criança, e me recordo de todas as sensações de injustiça ao ler esse livro.
Quase 30 anos depois a releitura não foi muito diferente.
A jornada da Marta é muito bem escrita e detalhada, dando a quem lê a vontade de entrar no livro para ajudá-la, nem que seja com um abraço fraternal.