Garibaldi e Manoela Josué Guimarães

Resenhas - Garibaldi e Manoela

1 | 2 | 3 | 4

Lua 22/06/2021

Que fofo
Achei super fofa a forma que foi escrita sobre o amor deles, sobre como se sentiam e tal. É um tanto trágico o fim, porque Manoela poderia ter tido uma vida melhor. Porém eu gosto de Garibaldi com Anita. Kk #Anibaldi kkk

Iury 27/03/2021

História baseada em fatos reais que é uma excelente escolha para quem está começando a ler ou quer desenvolver um hábito de leitura.
Escrita muito simples que conta um romance dentro do contexto histórico da Guerra dos Farrapos.
A edição fez um bom trabalho em situar o leitor sobre os fatos históricos que estão sendo anotados além de trazer várias referências para quem desejar se aprofundar na história posteriormente.
Enfim, o livro cumpre muito bem o seu papel de ser uma porta de entrada para leitores.

Henrique0 19/07/2022

Destino infeliz
Morreu a noiva de Garibaldi que irônico kkkkkkk, o livro é bom, curto, leve e rico em cultura.

- Tu, que foste destinada a ser mulher de um outro

Laura1703 23/03/2023

Garibaldi e Manuela
" - Tu, que foste destinada a ser mulher de um outro!

FIM "

nossa gente que livro incrível, curto mais que nessas poucas páginas consegue trasmitir a história de amor tão melancólica. Fiquei muito triste por não terem ficado juntos. Mas amei d+ o livro ??

Thainá 29/05/2021

Literatura gaúcha
O livro é um conto de um dos meus escritores nacionais preferidos que narra a pouco conhecida história de duas figuras históricas aqui do Rio Grande do Sul: Giuseppe Garibaldi e Manoela, sobrinha do general Bento Gonçalves. A história de amor frustrada é contada ao longo de uma boa prosa que poderia ser mais desenvolvida mas cumpre o que se propõe e mostra como um amor pode sim durar a vida toda, ou nesse caso, a promessa de um amor.
Comprei esse livro em um sebo por 3 reais e sigo em busca de completar a minha coleção desse autor incrível, até agora "É Tarde Para Saber" continua sendo o meu livro preferido dele.

raomzk 27/03/2023

Agradável, apenas
Essa leve leitura foi uma escolha natural e cheia de vontade. Totalmente inspirado por A Casa das Setes Mulheres, resolvi ler este breve relato sobre o amor de Garibaldi e Manoela, personagens maravilhosas da obra há puco citada.
Leitura facílima, tranquila e direta, sem capítulos. É bom demais quando nos deparamos com uma obra curta e que entrega tudo. No caso desta senti falta de uma aproximação maior entre G e M. Ouso dizer que se o livro fosse apenas uma conversa entre G e M teria sido maravilhoso. Os parágrafos se misturam com os ofícios de Garibaldi, a guerra, os bailes no casarão, tudo isso num período de tempo muito curto. Fiquei com a impressão de ser muito assunto para poucas páginas.
No mais, é uma leitura agradável. Apenas isso.

Leila 16/02/2024

Leitura rápida
Este livro "Garibaldi e Manoela: uma história de amor" relata resumidamente a paixão entre os dois personagens citados no título do livro, como aconteceu a breve história entre eles... Breve mas interessante.

Paolla 29/12/2009

É curtinho...
Livro demasiado rápido, é apenas um "resumo" do
original. Feito pra quem quer apenas saber como
se passa a história. Não gostei muito.

My 19/05/2013

Além de um romance
Este livro é um resumo muito bem elaborado da história original, que se passa nos arredores do Rio Grande do Sul e tem características semelhantes a cantiga de amor, um tipo de cantiga cultivada nas cortes portuguesas na época do Trovadorismo, relatando o sofrimento amoroso relacionado a um individuo idealizado e distante. Também serviu de inspiração a uma mini série da rede Globo chamada "A casa das sete mulheres". Apesar de ser uma história de amor, tem enfoque em outros temas. Fala sobre as navegações da época, os italianos que se aliaram aos farrapos revolucionários, entre eles Garibaldi, tendo como propósito abolir a escravidão e também, sobre a cultura sulista do nosso país. Uma característica dos jovens da época, era o surgimento do amor, se ter sequer contato. Foi isso que aconteceu com Manoela, que já tinha sentimentos por Garibaldi sem ter nenhum momento a sós com ele. O mais incrível, é que Josué Guimarães conseguiu idealizar um desfecho, não tão esperado, que não abalou ou causou arrependimento da leitura.

Mary 03/05/2022

Garibaldi e Manoela
A história se desenrolou de uma forma impressionante, adorei a forma como o autor escreve, percebi ao longo da história a verdadeira dor de Manoela e Garibaldi, está não é uma simples história de romance

Paola 12/02/2014

Garibaldi e Manoela
Esse livro é curtinho e totalmente a apaixonante.
Mas a história é realmente bem resumida, e mostra só este viés da guerra. Caso você queira uma imagem mais abrangente da guerra farroupilha sugiro a leitura de A Casa das Sete Mulheres, da Letícia Wierzchowski, que é um romance, baseado no que aconteceu de fato. A linguagem do autor é direta e simples, e faz pensar em todo o momento que o estado vivia, e como devia ser difícil até mesmo manter uma relação comum. Para quem assistiu a minissérie da Globo A Casa das Sete Mulheres, ou conhece a história da "Noiva de Garibaldi" não tem muitas novidades, mas mesmo assim vale a pena conhecer o contexto e perceber como o autor teve sensibilidade ao mostrar a história deste casal tão presente na história e no imaginário do povo gaúcho.

site: http://uma-leitora.blogspot.com.br/2013/12/garibaldi-manoela-uma-historia-de-amor.html

Vann.Deodato 24/11/2022

Um amor jamais vivido, só sentido.
Eu li esse livro quando era adolescente lá no ensino médio. Decidi pegar para ler de novo.

Nossa! Uma história de amor triste e injustiçada. Garibaldi ama Manoela. Manoela ama Garibaldi, mas não podem ficar juntos por causa de bobagem.

Deu uma dor no coração saber o final. Romântico, mas não bonito. Só triste. Coraçãozinho não tá bem aqui. ;(
Ellie 24/11/2022minha estante
Tive que ler esse livro no ensino médio tbm, até fiz uma peça na escola e fui a manoela, mas uma pena que eu n lembro da história

Vann.Deodato 24/11/2022minha estante
Caraca! Eu odiava as peças do colégio kkk

Bora Ler Também? 09/09/2020

Garibaldi e Manoela: Uma História de Amor; (Josué Guimarães)
Tendo como pano de fundo a Guerra dos Farrapos (1835 a 1845), acompanhamos a bela e triste história de amor entre o marinheiro italiano Giuseppe Garibaldi por Manoela, sobrinha de Bento Gonçalves (líder da Guerra Farroupilha, no qual Garibaldi se aliou). É um romance sobre um amor proibido, sentimentos barrados e coisas afins. Vale lembrar que o romance escrito por Josué Guimarães é baseado em fatos verídicos; Garibaldi e Manoela realmente existiram e não puderam se aventurar em uma história de amor. Indico demais a leitura.??
A obra lida é uma adaptação feita por Jimi Joe (adaptação do romance de mesmo título).

Paula.Matni 03/08/2020

Amor platônico
A história entre Garibaldi e Manoela foi apenas uma ilusão de ambos, a família proibiu esse amor, então viveram apenas as lembranças de um romance que nunca existiu

1 | 2 | 3 | 4