Manual de linguística

Manual de linguística Mário Eduardo Martelotta

Resenhas - Manual de Linguística

Gabriel Alexandre 10/06/2020

Para quem interessa-se por Linguística, é um prato cheio
Uma leitura que certamente foi essencial não só para estudos mas também para a minha formação como profissional de letras. Minha amiga Tainara e eu lemos esse livro em conjunto durante alguns meses. Todos os dias líamos uma parte e discutíamos no dia seguinte. Assim, conseguimos aproveitar, de maneira bastante proveitosa as discussões e exercícios propostos pelo livro.
De maneira geral, eu recomendo o livro para todos aqueles que se interessam pela ciência que trata da linguagem. Ele faz um percurso interessante, que começa falando de alguns aspectos sobre o estudo da linguagem, como as funções da linguagem, a dupla articulação, a apresentação dos variados contextos de gramática, etc.Em seguida, apresenta as abordagens linguísticas, que são divididas entre abordagens formalistas e funcionalistas, e, para finalizar, fecha com uma seção sobre aquisição da linguagem, processamento e ensino, e ali, vê-se refletido muito dos conceitos tratados na seção anterior.
Contudo, ainda tenho muitos problemas com esse manual. Durante nossas discussões, a Tainara e eu vimos, por repetidas vezes, erros de digitação, diagramação, de organização no livro, o que, certamente dificultou por muitas vezes a nossa interpretação dos assuntos. parece que foi revisado muito rapidamente. Há capítulos em que a explicação não se mostra suficientemente clara, fazendo com que nós recorrêssemos a outros textos para buscar entender alguns conceitos.
No mais, ´meu balanço para a leitura é mais positiva do que negativa, pois foi possível de reforçar, construir e reconstruir noções sobre muitas áreas de atuação e existência da linguística.

Emerson 21/12/2020

Uma joia para todos os apaixonados por Linguística
Esse livro é maravilhoso! Cumpre muito bem seu papel de introduzir alguns dos pricipais conceitos da Linguística e suas teorias. A leitura é tranquila, com explicações mais fáceis, facilitando o aprendizado de quem não teve nenhum contato com a área. Recomendo sem medo para todos os interessados em Linguística, tanto os que pensam em cursar Letras, os que iniciaram agora e até mesmo os que já têm experiência nessa área, pois li para revisar e relembrar os conhecimentos que já adquiri na faculdade e cumpriu muito bem esse papel.

nnamaria 05/05/2022

Depois de cursar uma disciplina na faculdade o meu interesse pela disciplina de linguística aumentou. Esse livro foi um prato cheio para que eu pudesse iniciar nesse mundo.

linne 27/07/2021

Fundamental...
Um livro muito bom para iniciar os estudos em Linguística, pois estabelece um panorama amplo acerca de tópicos essenciais, além de conter uma escrita bem fluida.

Raylton 03/02/2020

Bom.
A obra traz um panorama da Linguística, explorando todas as subáreas que a constituem como campo científico.

Vic 18/11/2022

Fundamental
Esse livro é extremamente fundamental para qualquer aluno, principalmente calouros, no curso de letras. A leitura é ótima para entender conceitos e princípios da área da linguística, obviamente se trata de um livro que vc consultará um capítulo ou outro depois de lê-lo por completo, pois, é um ótimo meio de revisar as correntes linguísticas e suas perspectivas.
A linguagem empregada no livro é simplificada. Recomendo fortemente.

Clarameds 22/01/2024

Para amantes da lingüística
Com uma linguagem clara e objetiva, o livro aborda aspectos que caracterizam o estudo da linguística. Nele, aprendemos um pouco sobre a história e evolução da ciência da língua, desde conhecimentos básicos até os mais gerais.