As Seis Lições

As Seis Lições Ludwig Von Mises

Resenhas - As Seis Lições

Guilherme 30/01/2022

Economia de Mercado
Neste livro, a esposa de Ludwig Von Mises escreve em um conjunto de seis palestras, realizadas pelo seu marido na Argentina, abordando as seis lições: Socialismo, Capitalismo, Intervencionismo, Inflação, Política e Ideias e Investimento Estrangeiro.

Neste livro, Mises relata de maneira simples, porém informativa, sobre esses seis temas que são cruciais para o desenvolvimento econômico sadio de uma sociedade. Certamente, alicerçado a sua ideologia liberal, embora reconheça que haja falhas, assim como em qualquer outra ideologia,defende veementemente o liberalismo como único modelo econômico viável para a prosperidade econômica de país, e consequentemente de seus cidadãos.

Guilherme.Williams 24/01/2022

Mises se destacou na intransigente defesa à liberdade econômica e às liberdades individuais.

Livro introdutório para compreensão do que é Liberalismo, segundo os austríacos. E essa introdução o autor faz com mestria, sendo de fácil compreensão, mas ainda assim com profundidade para te fazer refletir.

Júlio 24/01/2022

Um pequeno e introdutório livro sobre ideias e explicações econômicas voltadas a liberdade transcrito de 6 palestras de Mises em Buenos Aires por sua esposa. É dividido em 6 capítulos com explicações introdutórias e didáticas sobre Capitalismo, Socialismo, Intervencionismo, Inflação, Investimento Externo e Política e Ideias.
Recomendo a qualquer um que esteja interessado em se iniciar em um pouco de economia.

alice kaspbrak 21/01/2022

recomendo.
a leitura das 3 primeiras lições foi contínua e simples, fácil de compreender. Já para as outras 3 lições é preciso um pouco mais de conhecimento político para entender todos os assuntos abordados. Adorei

Rafael1905 21/01/2022

Livro primordial
É um livro onde Ludwig Von Mises disserta a respeito de sua visão liberal a respeito de alguns assuntos políticos e econômicos, é uma visão lúcida e racional, é o livro primordial e essencial de qualquer um que queira compreender melhor a política, super recomendo!

Marcilio Freire 11/01/2022

Rápido e esclarecedor
De modo geral o livro ainda é atual. Meu objetivo era entender a origem da inflação. E o palestrante trabalha de forma muito didática o assunto.

A leitura é válida, em especial nesse contexto inflacionário que estamos inseridos.

Cezar Souza 29/12/2021

Livro essencial para adentrar nas ideias da liberdade. Mises explica conceitos básicos da economia e como são os sistemas econômicos nos diferentes regimes.

Mauricio101 15/12/2021

Essencial
Leitura essencial, super recomendada. O mais interessante é que essas palestras ( lições) foram feitas na Argentina.

fae.francine 14/12/2021

AS SEIS LIÇÕES
Leitura essencial e necessária.

A palestra transcrita no livro é direta e fluida, com os conceitos muito bem explicados, exemplos reais e vislumbre das possíveis consequências.

mesmo aqueles que não estudaram economia/ política/ RI, conseguem acompanhar muito bem e deveriam ler.

Interessante perceber que essa palestra foi na Argentina e como o futuro desse país poderia ter sido diferente se mais pessoas tivessem participado e escutado Mises.

Mazinha 12/12/2021

Utilidade pública
Livro extremamente necessário, nos apresenta 6 palestras/conselhos que Mises fez em Buenos Aires e que infelizmente os Hermanos não seguiram e por isso estão em derrocada

Bia Cattaneo 04/12/2021

As seis lições
Ludwig Von Mises sempre coerente e um magnífico professor! Suas palestras apesar de curtas, conseguem explicar conceitos completamente deturpados e como más e boas medidas públicas podem mudar uma sociedade. Simplesmente magnífico.

Josiane PADIAR Zoch 22/11/2021

1) O capitalismo teve inicio com a produção de bens baratos e em massa.
A ascensão social só se deu por meio do capitalismo. Antes dele, o status social era hereditário e permanecia inalterado até o fim da vida.
Os empregados que nela produzem, são os mesmos que dela compram.
Os consumidores ditam as regras no capitalismo.
Capitalismo é baseado no acúmulo de capitais: quem mais acumula, mais ascende.
2) No socialismo o Estado decide tudo pelo indivíduo. As ordens vem de cima e devem ser cumpridas sem contestação.
O socialismo intervém até na economia, abolindo o Mercado e os preços de mercado, isso acabaria com o cálculo econômico, que é usado para saber o que é ou não vantajoso de se produzir, gerar avanços e riquezas.
Em um sistema aonde não há liberdade de mercado, aonde não há poder de escolha, onde o governo determina tudo, todas as liberdades são ilusões.
3) Intervencionismo é o governo querendo intervir no Mercado.
Medidas intervencionistas do Governo restringem a supremacia do consumidor. O Estado quer escolher o que o cidadão vai consumir. O Governo não deve gerir empresas de serviços. Quando empresas de governo têm déficits elas são financiadas pelos cofres públicos para cobrir seus prejuízos, prejudicando o dinheiro arrecadado que deveria estar indo para investimentos importantes. Intervencionismo sempre gera escassez.
4) Inflação. Se a oferta de dinheiro aumenta, o valor do dinheiro (poder de compra) diminui. Isso é inflação. Há certos grupos da população que são beneficiados primeiro com o novo dinheiro impresso. Neste primeiro momento, estes grupos tem uma vantagem sobre o resto da população e, para eles, a inflação é boa - neste momento. Ex.: as empresas fornecedoras do governo são as primeiras a receber o dinheiro impresso do governo
Arrecadar mais através do aumento de impostos é uma medida impopular, então por vezes o governo escolhe a inflação como método para aumentar a arrecadação.
5) Investimento estrangeiro. Os investimentos eram feitos de um país para o outro com a certeza de que que retornariam. Mas pode acontecer calotes. Assim, passou-se a praticar alguns métodos de controle da entrada de capital estrangeiro. Isso chama-se Protecionismo.
Mas o protecionismo atrasa o desenvolvimento dos países praticantes destas medidas.
Países em desenvolvimento precisam de capital e conseguem isso apenas com o liberalismo. Nas verdade os capitalistas não acreditavam que alguns países pudesse ser antiético o bastante para descumprir uma dívida, para expropriar e confiscar capital estrangeiro.
6) Políticas e Ideias. Após o Iluminismo, predominava um espírito optimista no mundo. Os partidos políticos passaram a ser grupos de pressão, esses representantes do povo eram na verdade representantes de seus próprios interesses.
Até hoje dificultam a aprovação de leis e decretos que não beneficiam a seus interesses e de seu grupo. Mas também hoje em dia há quem defenda boas ideias e, só boas ideias podem derrotar ideias ruins.

julibtz 18/11/2021

Gostei
Gostei e foi bem educativo pra mim, aprendi muito lendo. Confesso que fui um pouco forçada a ler depois que meu dindo me emprestou o livro e depois me obriguei a terminar, já que eu realmente não to acostumada a ler livro de economia, mas no geral é um bom livro e simples para quem quer começar a pensar e aprender sobre o assunto da economia liberal e tal.
Felipe 18/11/2021minha estante
Recomendo: Anatomia do Estado (~50 páginas) e A Lei (~80 páginas). Todos eles se complementam ??

Levovitch 09/11/2021

Seis lições que devem ser seguidas
Seis lições que mises deu em uma palestra em Buenos Aires (infelizmente a Argentina não o escutou) que se seguidas, levarão todos a liberdade econômica, mises defendia o livre mercado, o capitalismo, o único modelo econômico que pode levar a prosperidade.