A biblioteca de Babel

A biblioteca de Babel Jorge Luis Borges

Resenhas - A biblioteca de Babel

Felipe 27/04/2021

Muito mais do que parece.
A genialidade de Jorge Luis Borges deu luz a um conto tão profundo, tão questionador de essência e existência que soa como um tratado sobre a realidade. A Biblioteca, na qual todo livro é possível de existir, é matematicamente finita já que apenas os mesmos 25 caracteres poderão ser repetidos em todas as ordens possíveis. Ainda assim, por ninguém chegar em seu fim, muitos a tem como infinita. E já que ela contém todas as possibilidades de livros, é capaz de haver um em que seja provada a sua essência infinita(ou não). O narrador é um otimista e crê na infinitude da Biblioteca esperando que, após uma longa jornada de um viajante de vida sobre-humana, ele chegaria no fim dos livros aleatórios e veria a repetição da mesma aleatoriedade, criando assim uma ordem, A Ordem. Entretanto não há nada que prove isso. No final, a atitude a ser tomada por cada bibliotecário é pessoal. Uns procuram O Livro, aquele que supostamente responderia todas as perguntas da Biblioteca e que poderia ser usado como Código para ler os ilegíveis(aqui muitos comparam geralmente a religiosos e até cientistas em busca da resposta primordial). Outros dispensam qualquer tipo de busca por sentido e ordem na Biblioteca, seja por não haver um sentido ou simplesmente por acreditar que se houver algum, eles não seriam capazes de entender (aqui muitos dão a interpretação de algo próximo ao absurdismo ou niilismo). Não há resposta além do tipo de bibliotecário que pensamos ser.
Indo além, pensando na forma, o narrador perguntar sobre a certeza do leitor do que está lendo ///Tú, que me lees; ¿ estás seguro de entender mi lenguaje?/// leva o conto a outro patamar. Se já pegam o texto esperando uma alegoria, um ?ele está falando sobre nosso universo e sentido no modo de viver?...quem disse? Quem disse que você acabou de ler uma alegoria sobre seu universo? Quem disse que para ele a sequência de caracteres ?universo? ou ?biblioteca? signifique para você o mesmo que para ele? Se desconhecemos a ordem do código podemos simplesmente estar dando um sentido particular, nosso, em algo que pode estar debatendo um tema completamente diferente numa língua completamente desconhecida. É, em todas as camadas, questionar as certezas. Genial.

Cakichi 20/09/2023

Gostei muito. Bom para refletir sobre muitos tópicos. Se você gosta de clássicos reflexionistas então vai gostar desse

Artur 04/09/2015

Curto, mas incrivelmente infinito
Conheci o conto a partir de um site que criou a Biblioteca de Babel a partir de um algoritmo que cria todas as combinações possíveis de letras em um livro de 410 páginas. É a Biblioteca de Babel de Borges ao nosso alcance. E também toda a impotência de achar algo com significado nesse universo infinito de livros.
O conto é incrível por si, mostrando os bibliotecários e toda a procura por significado e toda a loucura que pode alcançar a todos a partir de um mundo com todas as possibilidades possíveis de escritas. Todos os livros, todos os fatos, todas as verdades, todas as inverdades do mundo estão lá. E tudo perdido em uma imensidão de letras embaralhadas e livros sem sentido.
Lendo no site que criou a biblioteca, vi que pelo tamanho dela, existe uma maior possibilidade de se encostar em uma parede e atravessá-la do que encontrar um livro legível na biblioteca de babel.
Quanto mais paro para pensar no tamanho e nas possibilidades que ela mostra, mais percebo como somos pequenos em comparação às verdades do universo.

site: https://libraryofbabel.info

Marina 10/05/2021

Neste conto, Jorge Luís Borges descreve o universo como sendo uma grande biblioteca e os seres humanos são os livros. Assim como numa biblioteca tradicional, somos divididos por conteúdo, pelo tempo...
Eu tenho plena certeza que não entendi metade do que ele quis passar com esse conto kkkkkk é algo que precisarei reler outras vezes para analisar com calma

Enzo 03/04/2020

Neste curto conto de Borges, podemos apreciar uma biblioteca infinita e infindável, uma biblioteca cujo espaço ocupado não daria para medir em metros humanos. Lá se encontra todos os livros possíveis, desde os sem significado algum cujo corpo é somente de letras repetidas até um determinado "livro de deus". Acredito que a mensagem que Borges quis passar é de que nossa criatividade é ilimitada, que no momento que se tem uma folha, se tem uma ideia e se pode ter um livro, que sempre vai ser diferente do outro, mesmo que mude uma letrinha final. A Biblioteca de Babel seria o paraíso para alguns, talvez até para o próprio Borges, talvez até ele o tenha escrito como um desejo, como um paraíso ideal para aqueles que, como ele, amam os livros. Que na morada celestial em que se encontra Borges, tenha uma dessas, ele com certeza deve estar adorando.
Janice.Bettega 06/01/2022minha estante
amei.

Thami 15/02/2021

Muito louco!
Amei! O que tem dentro da cabeça desse autor? Não sei descrever mas ele bem sabe! Conto de pirar o cabeção!

Renan 13/10/2020

Um conto poético, simbólico, místico, autobiográfico. Mágico. Como tudo em Borges.
Há um segredo no mundo? Uma ordem universal? Um propósito para a vida? Uma resposta mágica a todas as perguntas? Na Biblioteca de Babel sim. Mas são tantos os livros onde se pode procurar as respostas, que seria muito difícil achar o livro que conteria tais respostas.
É um conto sobre o futuro da humanidade. Estamos morrendo todos? Estamos nos destruindo? Onde a humanidade vai parar? Como ficará nossa Biblioteca se realmente não sobrar mais nenhum ser humano para lê-la, cuidá-la?
São muitas perguntas, cujas respostas talvez nunca encontraremos. Mas a Biblioteca de Babel tudo contém.

andyflower 18/08/2021

Mais um conto do Borges, muito breve, porém muito denso. Leitura que faz pensar sobre a vida, a busca de significado e o inverso tenebroso da linguagem ao infinito.