Farinha Orfã

Farinha Orfã José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - Farinha Orfã

San... 22/05/2012

2º ebook lido. José Mauro de Vasconcelos, no meu entender, dispensa elogios. Farinha órfã é uma coletânea de contos goianos, falando de pessoas judiadas, de gente sofrida, de solidão. Interessante o uso de linguagem regional pelo autor, dando ao leitor a impressão de estar ouvindo os personagens sussurando suas misérias ao pé do ouvido...
Continua minha preferência pelo livro convencional, todo paginado, com "cheirinho" de muitas leituras, com as marcas de muitas mãos, como seria o caso deste, que já é uma obra bem antiga do autor. De qualquer maneira, não deixa de ser leitura e possibilita o acesso a muitos livros que de outra forma talvez não fosse possível.

Isotilia 24/06/2013

Histórias muito depressivas
Este livro é um coleção de seis contos.
Pelo contexto do segundo conto, Boca de Selva, entende-se que 'farinha órfã' é uma pessoa que veio ninguém sabe de onde, ninguém sabe porque e nem para onde vai. Pessoas que buscavam esquecimento no sertão de Goiás.
Considerando que é o mesmo autor de Meu Pé de Laranja Lima, este livro rompe completamente. Ele se assemelha aos regionalismo de Guimarães Rosa. Mas é muito mais depressivo e brutal.Para quem conhece o Goiás moderno de hoje, é até difícil de acreditar que há apenas 40 anos era tudo isolamento e selva.
Eu já li este livro quando eu tinha 12 anos, mas eu me esquecera completamente dele. Só relembrei ao ler o terceiro capítulo,Chão de Esquecimento, a história de um rapaz que fica preso nos destroços do avião. A única coisa que ele consegue ver é uma mão decepada apodrecendo na frente do rosto dele. Essa história é tão chocante que me marcou.
Os outros contos são histórias de amor romântico, mas com finais muito depressivos.
Não recomendo a leitura porque esta edição tem problemas de impressão e faltam algumas páginas.

Gláucia 29/03/2019

Farinha Órfã - José Mauro de Vasconcelos
Publicado em 1970 traz uma coletânea de 6 contos regionais, trazendo histórias que se passam em Goiás. Nenhum me agradou, me pareceram muito datados e com personagens muito caricatos e estereotipados.