Coração de tinta

Coração de tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Coração de Tinta

Fernanda Serrão 14/04/2024

Boa fantasia, porém execução morna.
O mundo fantástico e a ideia principal do livro são muito boas. Porém, a excursão deixou um pouco desejar. Os protagonistas foram presos pelo vilão, fugiram e algumas páginas depois presos novamente (pra que?!), parecia que alguns artifícios eram apenas utilizados para facilitar a solução das coisas e vida do autor. Enfim, até 65% da leitura parecia que não ia ir pra lugar nenhum, poderiam cortar 30% desses 65% que não iram fazer falta, mas depois as coisas tomaram um rumo. A leitura é boa, fiquei realmente curiosa para saber o final dessa trilogia, porém os outros livros também são longos, não sei se vale a pena, já que no geral não achei uma fantasia extraordinária, pelo menos não até a metade do livro.

14/04/2024

Coração de tinta é o primeiro livro da trilogia Mundo de Tinta; nele acompanhamos a história de Meggie, uma garota de doze anos que vive com o pai Mortimer, qual ela carinhosamente chama de Mo.

Maggie e Mo nunca ficam muito tempo em um mesmo lugar, pois Mo é restaurador de livros, o que acaba fazendo com que a maior parte de seus trabalhos exijam viagens constantes, coisa qual não agrada Meggie.

Tanto ela, quanto o pai, compartilham enorme paixão por histórias, especialmente as impressas em papel com tinta preta.

Em uma noite fria, Meggie percebe a inusitada visita de um homem estranho que seu pai parece conhecer muito bem; já na manhã seguinte ela acorda com a notícia de que eles precisam viajar novamente, dessa vez para casa da tia de sua mãe, uma voraz colecionadora de livros.

O estranho visitante qual ela descobre se chamar Dedo Empoeirado os acompanha; em meio a tudo, Meggie fica sabendo que um homem mal chamado Capricórnio e seus capangas perseguem Mo a anos, atrás de um livro que somente ele tem posse, qual Mo nunca deixou a filha sequer relar, o que acaba despertando certa curiosidade nela.

Não muito tempo depois de chegarem a casa de tia Elinor, capangas de Capricórnio levam Mo, deixando a garota desolada. Meggie, Elinor e Dedo Empoeirado então partem para a aldeia do vilão com a missão de resgatar Mo dê uma vez por todas das garras de Capricórnio, e finalmente entenderem porquê o livro que o pai da garota carrega é tão valioso para ele.

marsilva 10/04/2024

Eu adorei esse livro! achei um pouco demorado no começo, mas depois ficou tão interessante e queria ler todo de uma vez. é uma história muito legal, recomendo.

Sílvia 08/04/2024

Ler é muito bom né! Mas ler depois que você assistiu sua adaptação para as telas é melhor ainda! A cada palavra lida eu vejo a cena, escuto os sons de cada palavra, as vozes de seus intérpretes, sua expressões. É incrível! E esse livro é incrível por si só, que história fabulosa, adorável e um tanto desesperadora, kkkk. Estou com os outros dois livros da série, que logo darei sequência.

Aline221 31/03/2024

O livro é bom, de fácil leitura; mas tem muitas partes em que se estende demais e o desenrolar da história é muito lento, fiquei entediada por várias vezes... Não foram muitas as partes que me mantiveram envolvida.
Fiquei esperando reações diante da descoberta do talento de Mo e de Meggie que quase não apareceram.
Apesar disso, a história é muito interessante e o final foi reconfortante e me deixou com o coração quentinho.

isabela354 30/03/2024

Desde criança sou completamente apaixonada pelo filme coração de tinta, e a anos esperei pela oportunidade de ter o livro em mãos para lê-lo.
ele é um livro destinado a literatura infantil, mas ele é definitivamente maravilhoso para qualquer idade.
em coração de tinta, vemos uma história completamente rica nos mínimos detalhes, todos os personagens são bem construídos e aprofundados. sem falar dos cenários e de todas as criaturas que aparecem nele.
leiam, vocês não vão se arrepender.

Luana.Regina 29/03/2024

Top
Muito bom, rico em detalhes, eu amei o filme e quis ler para ver a conexão entre ambos ! É um livro com uma pegada mais "infantojuvenil" mas vale a pena !

Juliana.Bragiato 20/03/2024

Em Coração de Tinta, vamos conhecer Mortimer Folchart e sua filha Meggie.
Mo, como é comumente chamado, é um restaurador de livros e como tal, ama visitar sebos e lojas atrás de relíquias. Em uma dessas andanças Mo encontra o livro Coração de Tinta, ele, então, leva o livro para casa e resolve ler a história em voz alta para sua esposa e sua filhinha. O que ele não previu é que uma tragédia aconteceria.
Acontece que Mo tem o dom de trazer a vida, os personagens e objetos dos livros quando ele lê em voz alta. Mas esse dom tem um preço, e para cada coisa que sai do livro, uma, do mundo real, precisa entrar. E é assim que Mo liberta Capricórnio e seus homens, e aprisiona sua esposa nas páginas de Coração de Tinta. Mo consegue escapar com sua filha, mas Capricórnio tem seus próprios planos e Mo, ou Língua Encantada, como Capricórnio o chama, é parte essencial deles.

Eu conheci a história de Coração de Tinta através do filme homônimo, lançado em 2008. Eu gostei tanto do filme, que quando descobri que era baseado na trilogia Mundo de Tinta fui atrás dos livros para ler. E hoje trago minhas considerações sobre o livro Coração de Tinta.

O livro traz uma história envolvente, com uma excelente narrativa. Mas a história parece não andar.
Os personagens, em alguns momentos, parecem correr em círculos e o argumento do sequestro é usado de modo deliberado, apenas para justificar a inserção de novos personagens.
Precisamos levar em conta que Coração de Tinta é um livro infanto-juvenil e por isso possui uma linguagem mais simples e uma história fácil de acompanhar.
O grande vilão Capricórnio, não comete de fato grandes maldades. Fica tudo subentendido. E as maldades, basicamente, se resumem a sequestrar pessoas, queimar livros e a pior delas, atirar em gatos como treino de tiro ao alvo. Mas nada disso é muito explícito.

Ao ler, a comparação com o filme foi inevitável.
O filme é mais enxuto em alguns aspectos, e traz menos personagens também. Porém, achei que fez uma ótima adaptação, contando decentemente o enredo do livro.

site: https://viajandoatravesdaestante.blogspot.com/

Gabs.Almeida 18/03/2024

O livro é muito completo, o world building é simplesmente perfeito, porém achei que algumas partes se arrastaram mais do que o necessário. O livro terminou bem fechadinho, então estou curiosa pra ler o resto da saga

Cami.BriAo 13/03/2024

Anos atrás vi o filme e sempre fiquei tentada a ler o livro, até que finalmente li
Depois resolvi rever e filme, e realmente, esse é daqueles livros que dá de 10 a 0 na versão do cinema
Além de que, muuuuita coisa diverge entre os enredos

.belladonna. 13/03/2024

Língua Encantada
Tive interesse no livro após ver o título e lembrar do filme, uma obra magnífica e apaixonante, cativante em todos os propósitos.
Mas a decepção com o livro foi grande, não esperava que a história contada fosse o enredo do filme, e sim a história do livro que aparece no filme. Foi uma leitura lenta e arrastada, apesar da escrita ser simples, enfrentei dificuldades para conseguir ler devido a escrita monótona e parada.

Pricila 09/03/2024

Demorei pra conseguir terminar o livro. Confesso que fui com muita expectativa para a leitura, pois eu já havia assistido o filme há muitos anos e li "A maldição de pedra" da mesma autora em uma única noite.
Gosto muito do enredo, da ideia criada... mas, a demora dos acontecimentos me cansou um pouco e diminuiu o ritmo de leitura. Mas é um livro hom, com uma história cativante.

malu517 02/03/2024

Assisti o filme diversas vezes quando mais nova e não fazia ideia que existia um livro. Gostei bastante da história, mas apesar disso não me interessei por ler o resto da trilogia, acho que do jeito que acabou esse está ótimo.

Lyly.hualian 01/03/2024

Ameii
Um livro muito bom.
Um clássico bem clássico mesmo, uma fantasia maravilhosa
No começo estava com muita preguiça e tédio, mas foi melhorando e começou a ter uma história muito boa.
Amei os personagens, e me empatizei muito com eles