Um dia de cada vez

Um dia de cada vez Courtney C. Stevens

Resenhas - Um Dia de Cada Vez

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Naty__ 21/04/2024

Alerta: esse livro contém cenas de automutilação. Não é indicado para menores de 18 anos.

Escolhi esse livro pela sinopse. Quando li que a protagonista se arranhava compulsivamente para que a dor física abrandasse a emocional, tinha certeza de que precisava entender os motivos e o que de fato aconteceu com Alexi Littrell. Somos apresentados a uma menina que era aparentemente normal, nos padrões que as pessoas julgam que deve ser. Ela vivia de maneira alegre e rodeada de amigos. Porém, algo acontece e sua vida muda de roteiro.

Decepcionada e envergonhada, ela passa a arranhar o seu pescoço em uma busca desenfreada de diminuir a dor que sentiu naquela noite de verão. Suas blusas e os lençóis são sempre cheios de sangue na altura do colo, mas ela oculta esses sinais de todos; quando não lava as peças de imediato, esconde-as no guarda-roupa para que os pais não vejam.

Um turbilhão de sentimentos é alojado no coração da garota e ela se sente perdida, sem ninguém para confiar e contar esse segredo que tira o seu sono. Alexi tem de viver com uma dor que ela não consegue carregar. Até que surge Bodee Lennox e a faz perceber que o seu mundo não é tão drástico quanto parece, já que ele tem uma história muito mais triste a contar.

“O poder de Bodee está no jeito como ele me decifra, vê através de mim e, depois, entende a verdade por trás da fachada. Ele é o cara que pode passar direto pela Casa de Espelhos na primeira tentativa”.

Bodee é um garoto que poderia ser declarado, também, dentro dos padrões que a sociedade insiste em julgar; tirando o fato dele ser chamado de Ki-Suco, por pintar o cabelo com diversas cores. Porém, tudo muda na vida do garoto. A mãe dele é assassinada pelo próprio pai, sem que este saiba que o garoto assistia a cena. A mãe de Alexi era muito amiga dela e, comovida por Bodee ficar sem abrigo, convida-o a morar com a família Littrell.

Alexi e Bodee não tinham uma relação de amizade antes, tudo começa a surgir após a trágica cena que o garoto assiste. A amizade deles mais parecia como algo piedoso, contudo, não é assim que acontece. Um tem necessidade de ajudar e defender o outro. Independente do que as pessoas falem de Bodee, a garota só quer vê-lo bem e longe de todos que possam machucá-lo.

Além dele, a protagonista tem uma admiração platônica por um desconhecido que escreve várias letras de música na carteira dela. Na verdade, ele escreve uma parte e ela escreve a continuação. A princípio, pode até parecer algo bobo. Porém, as canções transmitem exatamente o que Alexi sente e ela tem ciência que o Capitão Letra de Música está bem próximo dela, mas só falta descobrir quem é.

“– [...] tomo mundo erra. O modo como as pessoas compensam os erros é que conta”.

Você se prende na obra tanto pelo que Alexi passa quanto pelo acontecimento que Bodee foi obrigado a assistir. A autora tem uma narrativa fluida e as páginas são devoradas rapidamente. Desde o início é possível desconfiar de muitas coisas, pelo menos eu consegui. Mesmo eu descobrindo boa parte das coisas, o final foi emocionante para mim. Cada detalhe foi absorvido e engolido com um nó na garganta.

Uma curiosidade aos leitores, segundo a autora afirma, Vinte e três era o título original do livro, pois esse número representa um lugar que Alexi não conseguia alcançar sem ajuda de Bodee, já que foi ele quem auxiliou a garota a contar os buracos na ventilação do teto. Ela sempre tentava e não conseguia chegar aos 23, porque, quando ela piscava, acabava perdendo a conta. Além dessa, a autora nos conta que esse livro não é um relato da vida dela, entretanto, faz questão de salientar que já passou por um processo parecido. É ou não é para se emocionar com esse livro? Agora só me resta aguardar o segundo volume, se um dia vai sair.

“– Por que eu sou tão burra... as coisas sempre dão errado... não importa o que eu faça... o quanto eu me esforce... o que eu vou fazer... ah, Bodee... algum dia você vai me perdoar por isso... por favor... Bodee... por favor... Bodee... por favor... você precisa me perdoar.
– Eu perdoo você, Lex – diz uma voz debaixo da cama”.

Obs.: O livro foi lido e resenhado em 2015.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2024/01/livro-um-dia-de-cada-vez.html

andolini 28/01/2024

Capa feia com uma história incrível!
É um livro muito complexo, com assuntos muito delicados.
Os plots são muito bons, e me pegaram de surpresa.
Só não dou 5 ?? pq acho que o final deveria ser um pouco mais elaborado.

Monique.Machado 22/10/2023

? Leitura Finalizada ?

?Um Dia de Cada Vez é um romance inspirador escrito por Courteney C. Stevens e publicado pela Suma de Letras. Com uma narrativa envolvente e personagens cativantes, o livro nos leva a uma jornada emocional repleta de superação, amor e aprendizado.

?A história gira em torno de uma jovem corajosa e determinada que enfrenta grandes desafios em sua vida.

?No entanto, ela se recusa a desistir e decide encarar cada dia como uma oportunidade para crescer e encontrar a felicidade.

?O que torna esse livro tão especial é a forma como a autora aborda os temas delicados com sensibilidade e autenticidade. Ela nos permite mergulhar profundamente nos pensamentos e sentimentos da protagonista fazendo com que nos identifiquemos com suas lutas e torçamos pela sua felicidade.

?Além da protagonista inspiradora, cada personagem desempenha um papel importante, oferecendo suporte emocional e ajudando-a a encontrar forças para seguir em frente.

?O livro também aborda temas universais como amizade, amor, esperança, abuso sexual, violência, depressão.

?Ao longo da história, somos lembrados da importância de valorizar as pequenas coisas da vida e apreciar cada momento. A mensagem central do livro é clara: não importa quão difícil seja a jornada, devemos continuar avançando, um dia de cada vez.

?Um Dia de Cada Vez É uma história de coragem, resiliência e amor incondicional. Courteney C. Stevens nos presenteia com um livro que nos faz refletir sobre a importância de enfrentar nossos medos e encontrar a felicidade, mesmo nas circunstâncias mais desafiadoras.

?Recomendo este livro a todos que buscam uma leitura inspiradora e edificante. Prepare-se para se emocionar, rir e se apaixonar pelos personagens cativantes desta história.

Ariadne.Paiva 21/10/2023

Mt bom
Eu lembro que lia este livro no frio. Botava uma música sad e lia.
O plot twist final me pegou de jeito.

Fernanda631 05/07/2023

Um dia de cada vez
Um dia de cada vez foi escrito por Courtney C. Stevens e publicado em 2014.
Alexi Littrell é no geral uma adolescente normal, possui duas melhores amigas, tem uma família bem estruturada, com pais presentes, é a irmã caçula de duas filhas. Tudo ia relativamente bem até que algo acontece com ela em uma noite de verão e isso abala sua vida, sua segurança, o seu mundo.
Sua cena inicial é passada em um velório, onde tudo vai ser sendo contato aos poucos, onde você leitor, tem que estar atento aos detalhes, a narração e assim ir clareando sua mente a respeito do que esta acontecendo.
Alexi, a mocinha, demonstrava uma personalidade fraca, totalmente influenciável, não sabia dizer não, mas quando realmente não queria algo inventava uma desculpa e algumas vezes conseguia sair de situações em que se sentia acuada, em outras suas mentiras não funcionavam e era levada de um lado a outro igual uma boneca de pano. Eu já estava chateada com Alexi, apesar de saber que ela havia vivenciado uma situação traumática e por isso estava com problemas mentais causados pelo trauma. Ela tinha transtorno obsessivo compulsivo e algumas vezes entrava em pânico, que a deixava paralisada.
A todo momento você percebe a Alexi sempre constrangida, introspectiva. assustada, mas que ao mesmo tempo tenta parecer perfeitamente normal perante sua família e amigos, ela tenta passar por cada dia como se fosse mais um que ela esta tentando esquecer o que aconteceu com ela. Com passos de bebê, tenta viver exatamente um dia de cada vez. Alexi não quer que ninguém saiba dos acontecimentos que mudaram a vida, ela não quer a pena ou compaixão das pessoas e estudando em um escola onde todos possuem um rotulo, ela não quer ser taxada como "aquela garota". Mas em seu quarto, sem que ninguém veja é que ela deixa sua dor livre, seu trauma tomar força, que ela toma atitudes contra ela mesma e sucumbe ao fardo que é guardar tudo para si e enfrentar sozinha a sua situação.
Entra então na estória o Bodee. Um menino calado, pobre, que perdeu sua mãe e em consequência o pai. Bodee é o diferencial no livro, ele, mesmo tendo sofrido uma tragédia em sua família, o que o devastou, consegue ser um ponto de apoio, suporte e inspiração para Alexi e ela para ele. Os dois estão quebrados, e enfrentarão seus temores juntos. E apesar de imaginarmos que daí pode sair um romance, Alexa nutre sentimentos por alguém que lhe deixa trechos de músicas em sua cadeira da escola e isso dificulta um pouco nossos anseios de leitores românticos.
Bem, depois que Bodee passou a fazer parte da vida de Alexi, eu passei a gostar mais do livro, ele ficou um pouco mais dinâmico e envolvente. Porém, o que me impressionou mesmo foi a temática abordada no livro: o trauma causado à vítima de um abuso. Isso não é spoiler, logo no início do livro entendemos que isso aconteceu à Alexi, só não sabemos quem foi o agressor e nem o tipo exato da violência.
Assim, conseguimos dar um desconto à Alexi, por sua personalidade fraca, justificada pela violência sofrida e não só pela que a deixou com TOC, mas por várias outras vividas enquanto criança.
Um alerta aos pais, amigos, familiares a violência psicológica e sexual está em todo lugar, as vezes onde nem imaginamos, é difícil de se perceber e as vítimas nem sempre conseguem delatar seus agressores, estar atento e evitar situações que deixem a criança ou adolescente em situação de rico é o mínimo que podemos fazer para prevenir tais crimes. Não vou me alongar mais, pois gosto de falar sobre esses assuntos, apesar de me deixarem muito mal.
A vítima de violência, cujos traumas a impedem de viver e muitas vezes de saírem do ciclo vicioso onde estão inseridas, tem que viver um dia de cada vez e com ajuda, conseguirão se libertar, mas tudo tem que partir dela, o resto será só suporte para suas decisões.
Um livro tão simples, curto, doce, singelo. Um livro tão intenso, forte, incômodo, pesado.

Maria7504 19/02/2023

Traumas, traumas, traumas
Esse é um livro que trata de temas bem pesados, como "É Assim que Acaba" e de forma alguma deve ser julgado por isso! Ele mostra bem a realidade do que o abuso faz com a pessoa e uma forma de lidar que é muito real.

Além disso, vemos a evolução dos personagens ao encontrar forças um no outro para superar os medos, desafios e traumas.

Rauany 12/01/2023

um dia de cada vez
demorou bastante pra leitura finalmente fluir pra mim, mas é sim um livro bom que fala sobre traumas e como eles nos dominam se não lidamos com eles da forma certa, esse livro foi indicação de um amigo e ele fala sobre a lex e o bodee, a lex que foi abusada e o bodee que teve a mãe assasinada pelo proprio pai e juntos eles vão se ajudando e vivendo um dia de cada vez até eles finalmente enfrentarem e superarem seus traumas. acho esse livro muito necessario pra quem ta enfrentando algum trauma ou até mesmo um abuso como o caso da lex, acho que esse livro pode ajudar bastante a passar por essa situação e a ver como esconder isso ou tentar negar pode só piorar a situação

Gi.Santos.2607 12/01/2023

Extremamente emocionante
Esse livro foi tão bom de ler, a leitura foi tão fluida que nem vi que já tinha terminado ele, e eu tinha tantos sentimentos enquanto eu lia. Foi maravilho, a história é emocionante, amei os dois demais, como eles foram o apoio um do outro em um momento tão difícil. Simplesmente perfeito!

Jessi 04/01/2023

Impecável ?
Não recomendo este livro paras pessoas sensíveis a gatilhos.
Devorei o livro inteiro em dois dias, quem não adoraria ter um bodee como melhor amigo? Colocar a Lex num potinho e protege-la de tudo? A reviravolta nos últimos capítulos entre os personagens é tudo pra mim.

Leiam ?
Diana.keylla 19/05/2023minha estante
Simmm!!!!! Realmente impecável

Lua 19/12/2022

Reli e é muito importante ver como uma coisa que acontece com você e pode te afetar tanto e vc mesmo não perceber que ta se destruindo guardando um segredo que nem era pra você guardar pq aquilo ta acabando com você e muito importante tbm como que ela consegue esconder de todo mundo e ngm percebe.. tendo que vim alguém de fora pra notar isso...

"A MANA SABE LER" 18/12/2022

"Classificação do 54° Debate"
? Um dia de cada vez

Deza 5???
Ana Karolina 5?
Erika 4 ???
Cams 4,5 ???
??????????????????????????????????????

camsszy 12/12/2022

um dia de cada vez
releitura de um livro que li quando ainda tava no ensino médio, e lendo agora continuo amando, muito necessário

Bella bella 06/09/2022

Casa comigo Bodee ??
Bem, o livro aborta algums casos tristes porém infelizmente comuns, o estrupo e a violência doméstica.
Muitas pessoas q passam por isso geralmente procuram algum refúgio, no caso da Lex q arranhava o pescoço e contava compulsivamente, e isso fica ainda pior quando a pessoa guarda tudo para si, ela pode acabar se sentindo culpada e insegura. Mas isso é uma coisa realmente séria ent sim, vc deve contar a alguém. Para a sorte de Lex ela conheceu Bodee q compreendia ela e a ajudou a se libertar dessa angústia, desse trauma na verdade ambos se ajudaram pois Bodee também tinha problemas em casa envolvendo o relacionamento de seus pais. Essa história e bem interessante e marcante
Eu recomendo ??

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6