O Penúltimo Capítulo Clarice Pessato

Resenhas - O Penúltimo Capítulo

Clarice 25/11/2014

O Penúltimo Capítulo
A borboleta sem cor na capa e o título do livro ‘O Penúltimo Capítulo’ nos remetem a algo inacabado, representando a nossa vida sempre em processo de transformação. Assim como escreveu Rubem Alves na frase mencionada pela autora:
“Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses”.
O livro ‘O Penúltimo Capítulo’ apresenta a biografia da própria autora Clarice Pessato que, com uma linguagem simples, relata os acontecimentos de sua história de vida.
Clarice era uma jovem ativa e cheia de sonhos com grandes possibilidades de realizá-los, porém, aos 18 anos, num acidente automobilístico, fraturou o pescoço ficando tetraplégica. A jovem passou a conviver com as limitações físicas que mudaram sua história. Necessitou reaprender a viver buscando forças para recomeçar.
Ao descrever os acontecimentos de sua vida a autora mostra uma realidade desconhecida de muitos e nos desperta para o fato de não considerarmos que em algum momento de nossa vida o inesperado pode acontecer conosco ou com alguém próximo a nós. Como reagiremos? O que buscaremos?
O peso de tantas perdas, decepções, frustrações e falta de respostas teriam conduzido Clarice ao desespero, mas Deus veio em seu socorro e, através da fé, recebeu forças para prosseguir.
Ela narra sua experiência com a leitura da Bíblia. Destacando a singularidade de um livro cujo autor conhece cada leitor.
Clarice foi aprendendo que as experiências mais dolorosas de nossa vida podem nos mostrar novos caminhos e que poderia vencer os desafios mesmo nos momentos em que teve vontade de desistir.
Sem aprofundar a autora esclarece alguns dos procedimentos médicos, a visão psicológica sobre as pessoas, a fala direta em expressões como “não combinavam com a paisagem”, "estragando a paisagem" ao se referir a cadeirantes e “atravessei a rua” com relação a tentar fugir da realidade de sua condição.
Seu objetivo foi, além de chamar atenção para o inesperado na vida, nos despertar para a discriminação ao redor de nós e em nós. Convivemos com pessoas com corações feridos por terem sofrido os mais diferentes tipos de discriminação, inclusive a própria discriminação. Mas podemos ser curados.
Ela descreve as mudanças que ocorreram em sua vida física, especialmente em sua percepção de vida, como ela conseguiu vencer provas, continua a superar obstáculos e encontrar a felicidade, destacando que por trás de tudo está a soberania de Deus demonstrando Sua bondade em todos os seus atos.
Na caminhada de reabilitação foi testada com as muitas decepções. Mas aprendeu que este não era o fim, era apenas o início de uma trajetória de fé que poderia dar muitos frutos. O que não era mais humanamente possível reparar seria superado pela fé. A fé a ajudou e foi essencial para prosseguir. E, mesmo em meio as perdas e impossibilidades, Clarice foi aprendendo a cultivar a gratidão, independente das circunstâncias, e a ter uma atitude de apreciação às pequenas coisas com perseverança e alegria.
Passados mais de 30 anos depois que tudo aconteceu, ela desfruta do poder e da força derramadas diariamente por seu Deus em Seu livro de fé, a Bíblia. Jesus, o Senhor da vida dela transformou sua cruz em esperança e liberdade e iluminou sua escuridão.
Por causa da superação, muitas pessoas sugeriram que Clarice escrevesse um livro sobre sua vida. A tentativa de escrever aconteceu mais de uma vez, mas ela não conseguia avançar nos escritos, pois queria um último capítulo com final feliz, segundo o seu conceito humano, e isso impediu que o livro fosse divulgado antes. Para Clarice um último capítulo com final feliz seria voltar a caminhar.
Existia a discriminação e o preconceito dentro dela. Clarice considerava a aparência mais importante do que a essência. O seu coração precisava ser mudado, precisava ser curado. Então Deus lhe deu essa cura e, somente quando isso aconteceu, Clarice conseguiu concluir o livro.
Ao mencionar a discriminação a autora nos alerta, pois existem muitas injustiças feitas às pessoas julgadas diferentes. E elas precisam de ajuda. O sofrimento acontece não somente com a situação física, mas muito mais com a falta de piedade e misericórdia. Por isso precisamos olhar para todos com bons olhos. Quando nossa preocupação for com o coração, com o sentimento humano, então o preconceito será eliminado e o amor ao próximo será concretizado.
Clarice superou suas limitações e impossibilidades, mas sem um poder maior em sua vida não teria suportado.
O título do livro O Penúltimo Capítulo surge quando Clarice entendeu que o último capítulo da nossa história não é escrito por nós. A nossa história não acaba no ponto final de um livro.
Todo o livro foi digitado com um adaptador que pelos movimentos do braço esquerdo possibilitavam alcançar uma tecla de cada vez.
Assim, apresentar essa obra – o que para muitos que conhecem suas limitações seria impossível – foi um grande desafio e a manifestação do poder de Deus.
A autora enfatiza no livro seu propósito de fazer diferença para todas as pessoas, prestando auxílio em suas necessidades e em suas escolhas sobre a eternidade.
Pág 195
“Mas muitos através da tribulação mudam suas vidas para melhor. E porque eles mudaram, refletiram para os outros, tudo à sua volta mudou e todos foram influenciados.
Quero fazer parte do último grupo de pessoas mencionadas. Não importa qual seja a dificuldade, quando permitimos que Cristo efetue a mudança do nosso coração, ela vai alterar tudo em torno de nós.”

site: http://openultimocapitulo.blogspot.com.br/ http://claricepessato.wix.com/livro https://www.facebook.com/openultimocapitulo?fref=ts

Leticia | @bardaliteraria 22/08/2015

O Penúltimo Capítulo de Clarice Pessato
Uma História simples e cheia de superação, que vai além daquilo que podemos ver.

O Penúltimo Capítulo conta a história de Clarice uma jovem de 18 anos que sofreu um acidente de carro junto com seu namorado Júlio em uma viagem para a faculdade, houveram muitos feridos, uma pessoa morreu e Clarice ficou em estado grave e permaneceu em coma durante 16 dias.
Após acordar do coma Clarice soube que teve um ferimento na coluna cervical e que por isso estava tetraplégica, mesmo sem esperanças do médico a família de Clarice acreditava que ficando em Porto Alegre conseguiriam alguma solução para a tetraplegia, a partir de então começaram a fisioterapia e apesar de alguns avanços Clarice ainda passava muito tempo deitada. O livro é autobiográfico e conta toda a história de vida da autora que após o acidente encontrou um modo de voltar a viver e transformar sua dor em superação.
A diagramação é muito bem feita e mesmo com as páginas brancas a leitura é muito leve e fácil e sem incomodo algum a visão do leitor, a capa é extremamente linda e combina muito com conteúdo que o livro contém.
Escrever a resenha de um livro nunca foi tão complicado, O penúltimo capítulo toca o leitor de uma forma que poucos outros conseguem, depois do acidente e da tetraplegia Clarice cresceu como ser humano, é incrível ver como ela lidou com os acontecimentos, com a adaptação, como ela adquiriu um conhecimento sobre si mesma e sobre o mundo ao seu redor, como conseguiu transformar sua dor em uma história linda e inspiradora. Acho que esse livro é algo que todos deveriam ler em algum momento da vida, apesar do teor religioso que ele contém a leitura não é chata e em nenhum momento força o leitor a ser como ela ou acreditar em sua religião ou sua fé pelo contrário nós mostrar o quanto a fé de uma pessoa pode torná-la melhor e ajudá-la a sair de uma situação ruim e sem esperanças, cada página escrita por Clarice traz um aprendizado enorme.

site: http://mylittlegardenofideas.blogspot.com.br/2015/07/o-penultimo-capitulo-de-clarice-pessato.html

Denise Crivelli 05/09/2015

Opinião:
A Clarice entrou em contato comigo e como eu já tinha lido resenhas positivas desse livro resolvi aceitar esse parceria.
Uma leitura com personagens reais e que tiveram uma longa jornada nessa vida, aprendo muitas coisas e se superando a cada ano. O Penúltimo Capítulo é uma autobiografia do que Clarice enfrentou desde seus 18 anos de vida, que sofreu um acidente que a deixou tetraplegia, mais a esperança sempre esteve com ela No inicio foi difícil se acostumar com sua nova condição, não apenas para fazer as coisas mais comum como sentar, mais também porque ela via o incomodo no olhar de algumas pessoas que a visitavam. Clarice teve amigos que se afastaram, inclusive seu namorado, só que ela também encontrou pessoas boas que a ajudou desde que sofreu o acidente.
Clarice passou por muita coisa na sua vida e no meio dessa caminho nunca deixou de ter esperança e ainda encontrou a Fé que a ajudou a encarar esse novo mundo, onde ela se sentiu útil em ajudar as pessoas, como na época em que ela deu Aulas de religião para crianças do Bairro em sua casa e também ajudou muitas pessoas como os presos na qual ela se correspondia com cartas.
Ela não usou sua deficiência com impedimento de estudar e trabalhar, algo que muitos de nos inclusive eu usa coisas banias como impedimento e também para adiar a realizações de sonhos. A Clarice é uma pessoa para se admirar, pois o que vi no decorrer dessas páginas foi uma mulher forte e batalhadora e com simplicidade e que apesar de tudo é feliz e traz alegria, carinho para quem está perto.
Eu não sou muto de ler Autobiografia e nem Bibliografia, mais esse livro foi prazeroso ler e nenhum pouco massante, pois eu não conseguia parar de ler pois queria saber o que foi reservado para a Clarice. Só que é uma leitura não para devorar tudo de uma só vez e sim aos poucos, para apreciarmos melhor os ensinamentos que podemos tirar do livro.
O livro fala bastante de religião o que ajudou ela na superação. A Clarice foi uma pessoa abençoada.
Pelo que li na introdução do livro o nome de pessoas e lugares foram trocados para não ter nenhum problema.

site: http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

Léo 31/10/2014

O Penúltimo Capítulo
O Penúltimo Capítulo é um livro autobiográfico da autora Clarice Pessato. É um livro muito emocionante e reflexivo.

Clarice com 18 anos sofreu um acidente automobilístico, e as consequências desse acidente foi à tetraplegia que provocou discriminação e preconceito das pessoas que estavam a sua volta. Teve varias frustrações na tentativa de recuperar os movimentos.
Mas Clarice nunca desistiu e esteve sempre com sua família ao lado. Conheceu muitas pessoas que a ajudaram nessa fase complicada, que ela aprendeu a lidar.

E uma dessas pessoas um dia convidou Clarice para um evento onde ela verdadeiramente conheceu Deus. Clarice tornou-se uma fiel, temente a Deus, ajudou muitas pessoas, ensinando-lhe a sagrada palavra. E conheceu ainda mais sobre Deus.

Clarice venceu a discriminação, o preconceito, superou todos os desafios pela fé e apoio da sua família e amigos.

Sobre a Autora: Clarice Campo Pessato nasceu no interior do Rio Grande do Sul. Primogênita de três irmãos, desde criança era interessada em ser uma boa filha, boa aluna e boa religiosa. E em Novembro de 2013 lançou seu livro: 'O Penúltimo Capítulo'.

Maiah 07/12/2014

Superação!
O Penúltimo Capítulo é uma biografia, e conta a história da jovem Clarice Pessato, que aos 18 anos sofreu um acidente de carro e ficou tetraplégica.
Nesse livro Clarice nos leva em um tour por sua vida, nos mostrando um pouco da sua infância, da sua adolescência, da sua família e dos seus sonhos.

Ela nos conta também de vários detalhes sobre como aconteceu seu acidente e tudo que aconteceu com sua família enquanto ela esteve em coma lutando pela sua vida. Conhecemos também as dificuldades pelas quais ela passou com sua nova condição, e um pouco da discriminação que ela sofreu por ser cadeirante.

Mas nesse livro não só temos fatos tristes, Clarice nos mostra também que quando menos esperamos, anjos aparecem em nossas vidas para ajudar, seja com uma ajuda naquelas horas que não sabemos ou não temos forças para agir, com apoio, ou uma palavra de superação. Graças a Deus, nesse período de grande dificuldade em sua vida e na de seus familiares a família Pessato contou com verdadeiros anjos.

Da metade do livro em diante a autora nos mostra o quanto a fé mudou sua vida radicalmente. Apesar de ela ter sido sempre uma pessoa guerreira e que sempre acreditou em sua recuperação, ela percebeu que na realidade ela nunca aceitou sua atual condição, e se ela mesma não se aceitava como poderia exigir o mesmo das outras pessoas?
A partir desse ponto, nós conhecemos o poder de Deus na vida de Clarice e a forma como a fé agiu em sua vida. Conhecemos uma nova Clarice que através do poder da palavra de Deus, conseguiu continuar seus estudos e conseguiu também ajudar e confortar muitas pessoas com as suas palavras.

No decorrer da leitura você irá perceber o quanto a capa e o título do livro fazem sentido, então isso me agradou bastante enquanto eu estava lendo.

Apesar da autora falar bastante sobre sua fé e sobre sua religião, recomendo esse livro para qualquer pessoa que tenha fé e que goste de ouvir sobre Deus e sua palavra, independente de religião.
É um livro muito bonito e que indico bastante para quem gosta de histórias reais e de superação. A Clarice é uma pessoa especial e cheia de obstinação e força. E que usou sua condição com muito amor e alegria para ajudar pessoas que precisam de apoio, consolo e direção.

site: http://www.livrosesonhos.com/2014/12/resenha-livro-o-penultimo-capitulo.html

Lerissa K. 30/01/2015

Em "O Penúltimo Capítulo", a autora gaúcha Clarice Pessato nos apresenta sua autobiografia. Clarice, aos 18 anos, era uma jovem alegre, barulhenta e cheia de sonhos, quando o inesperado acontece: ela acaba sofrendo um acidente de carro, que resulta em tetraplegia.
A partir de então, no decorrer da história, vamos acompanhando toda a trajetória de Clarice: a confusão até compreender o que havia acontecido; a dificuldade em aceitar sua nova condição; as perdas e incapacidades que surgiram em sua vida; tudo o que teve de deixar de lado; enfim.
Clarice é vítima do preconceito e da discriminação de uma sociedade que tem seus padrões pré-determinados e encontra seu conforto nas crianças e em outras pessoas que passam por situações semelhantes.
Desde crianças somos incentivados a crer que tudo sempre terá um final feliz, como nas novelas, nos romances, na televisão... Mas na vida as coisas nem sempre acabam bem e muitas vezes nós somos pequenos demais para entender que o final feliz que imaginamos nem sempre é o que merecemos - e que muitas vezes acaba superando nossas expectativas.
Clarice buscava por respostas, por uma razão para tudo aquilo estar acontecendo com ela. E ela encontrou. Encontrou isso em algo que muda toda a vida da qualquer pessoa, que dá um sentido novo e traz as respostas buscadas: a fé em Cristo.Por meio dessa descoberta, Clarice encontra um novo sentido para sua vida e encontra a força de que precisa - e que, aliás, todos nós precisamos - para superar os obstáculos de sua vida.
É um livro lindo, emocionante e comovente. Clarice é um exemplo para cada pessoa e, assim como ela, também somos convidados a encontrar o sentido de nossa vida. É um livro repleto de lições, uma história de vida que faz pensar e que serve de inspiração para cada um de nós.
Que saibamos ser livres de preconceitos e, a exemplo das crianças, acolher de coração aberto a cada ser humano. Que saibamos aceitar as derrotas, enfrentar os mais diversos obstáculos que se interpuserem em nossa vida, arrependermos de nossos erros e buscar novos acertos... mas que saibamos acima de tudo, acolher nossos problemas e, por meio da fé, encontrar a força necessária para superá-los.
A história de Clarice é um exemplo de força e determinação e também de aceitação, pois muitas vezes o nosso final feliz pode ser muito melhor daquilo que esperamos.

Karina 18/02/2015

O PENÚLTIMO CAPÍTULO – Clarice Pessato.
Clarice Pessato, autora que entrou em contato com a equipe Casa de Livro, e que carinhosamente nos honrou com um exemplar de sua obra.
“O Penúltimo Capítulo” nada mais é, do que uma lição aos leitores.
Um livro que nos mostra toda uma força, fé e motivação.
Aos dezoito anos de idade, Clarice sofreu um acidente. E nos conta toda a sua luta conta a tetraplegia.
Após o acidente, Clarice passou um período em coma. Quando finalmente acordou, não se lembrava do ocorrido, suas lembranças eram apenas de sua infância.
Por mais que tenha abalado sua família, o impacto em seu crânio foi tão forte, que eles sabiam ser algo natural.
Deram todo o apoio necessário para que a jovem pudesse se recuperar do trauma, e estar pronta para receber a notícia de que sua vida tinha mudado drasticamente.
Quando passou a ter consciência de seu estado, de que teria que enfrentar a tetraplegia, Clarice ficou sim desapontada, triste. Mas ela tinha em seu coração a certeza de que poderia dar a volta por cima. Recuperar os movimentos, a sua vida “normal”.
Sua luta então se iniciou.
No livro ela nos conta com detalhes o decorrer de seu tratamento. Cirurgias, fisioterapias, as intensidades dos exercícios.
Ela que cursava psicologia e teve suas atividades suspensas, por uma fatalidade, uma irresponsabilidade de um motorista embriagado. Não deixou que sua vida acabasse.
Clarice sofreu sim discriminação, como nos conta.
Passou anos enfrentando uma nova realidade com sofrimentos.
Mas conheceu, nesse momento, Deus mais a fundo. E soube que seu propósito era esse.
Enfrentou as dificuldades com a cabeça erguida, sorriso no rosto. Teve todo o apoio de seus familiares e amigos verdadeiros.
Muitas pessoas se afastaram dela sim, mas as amizades que ganhou no decorrer dos anos, valeu muito a pena.
Voltou a estudar, se formou em Letras.
Deu aula para crianças.
Conheceu lugares incríveis.
Tocou o coração de muitos.
Clarice nos passa algo único. Uma força sem tamanho, uma vontade de viver, de ser feliz, de ajudar.
O penúltimo capítulo nos mostra que ela não teve a vida que sonhava, quando era uma menina. Mas teve uma vida privilegiada, cercada de coisas e de momentos que fizeram dela feliz.
Uma história emocionante. Um retrato de superação.
Uma mulher forte que deve ser admirada pelos seus feitos, e pela sua bondade.
Obrigada Clarice por nos apresentar a sua história. Por ser alguém que faz diferença no mundo. Por nos ensinar tanto.
Casa de Livro Recomenda.

“A principal razão da minha vida é compartilhar minha fé e espalhar a semente que um dia foi gerada em mim, permitindo que através da minha vida outras vidas sejam geradas.”

Titulo: O Penúltimo Capítulo.
Autora: Clarice Pessato.
Ano: 2014
Páginas: 206
Editora: Imprensa Livre.

Boa Leitura.
Casa de Livro.

Karina Belo.

Depois de várias tentativas fazia o mesmo com o alfinete no braço e antebraço. Eu dizia que não sentia nada. Apenas senti uma picadinha em meu ombro. Esta parte estava sensível.

Algumas frases com o passar dos dias apagaram e não haviam sido copiadas. Outras, devido às protuberâncias do gesso, ficaram difíceis de ser entendidas. Não foi possível escrever todas, mas foram mensagens abençoadas e que me alegraram muito. Foram mensagens de pessoas queridas que, de alguma forma, queriam transmitir sues bons desejos e me fortalecer com suas palavras.

Nossa lógica questiona. Eu estava numa cadeira de rodas, então deveria ser eu ao invés dela. Ela era jovem, cheia de sonhos e com muitos projetos em sua vida que pretendia realizar. Foi uma morte tão precoce. Porém, quem somos nós para questionar Deus? Queríamos, mas não sabíamos onde encontrar explicações ou quais seriam além dos propósitos soberanos de Deus.

A maioria das atividades às quais ocupamos nosso tempo e gastamos energia são coisas que não permanecerão. Ninguém sabe quando Deus vai decidir nos levar para estar com Ele. Então quero investir meu tempo e minha energia em ago que dure. Por isso é importante pensar em cada dia como se fosse o último dia.

site: www.casadelivro.com.br

Aninha 23/02/2015

Força na fraqueza? Só com Deus!
"Foi no dia 22 de Novembro de 1981, numa tarde de domingo, num momento quando a fortaleza que revestia minha vida se desfez e tudo que eu confiava desabou, o teto caiu, o chão foi tirado debaixo dos meus pés e as paredes desmoronaram; tudo que acreditava se tornou falso, o infinito se tornou finito, o que parecia permanente se desfez e o poder se tornou fraqueza." (página 17)

Assim começa o relato de Clarice em sua biografia: aos 18 anos ela ficou tetraplégica, devido a um sério acidente automobilístico na estrada.
Mais velha dos três irmãos, Clári era uma jovem sonhadora, que estava na faculdade e planejava se casar com o namorado da pequena cidade de Arvorezinha, no interior do RS. Tudo caminhava para isso, até que houve o acidente.

No começo, veio a negação, como era possível ficar assim para sempre? Com força de vontade e fisioterapia, ela lutaria para voltar a andar. Depois, veio a fase de adaptação, como se fosse provisória. Mas uma hora a ficha caiu e aí ela teve que enfrentar a nova realidade.

Como retomar a vida do ponto em que ela parou? É possível estudar e trabalhar nessa situação? Como as pessoas vão reagir?

Clarice conta sua experiência de vida e é impossível não se emocionar com cada obstáculo e cada vitória (sim, ela conseguiu grandes conquistas!).

De onde ela tirou forças pra tudo isso? Da única forma possível: através de sua experiência com Jesus. O sorriso nos seus lábios nasceu daí, sua alegria passou a contagiar a todos que a cercavam e ela se tornou sal e luz nesse mundo de aparências e vaidades.

"...nós podemos ser bem-aventurados mesmo com a adversidade presente em nossa vida..." (pág. 170)

Não tive nem metade dos sofrimentos físicos dela, mas sei o que é sentir dor, parar de andar, passar dias numa UTI e ver seus sonhos desmoronados. Sei também como é sentir a verdadeira Paz, como é sentir alegria em um leito de hospital...
É algo inexplicável! Só quem sente sabe e transborda. E quem está ao redor percebe e é abençoado.

"A nossa história não acaba no ponto final de um livro, e o final feliz é muito mais profundo que "...e foram felizes para sempre". Entender que da tristeza podemos tirar alegria, que as perdas podem se tornar ganhos e que a derrota pode se transformar em vitória, é um trabalho que só um Deus de amor pode fazer." (pág. 18)

Minha oração é para que você, assim como eu e a Clarice, conheça esse Deus e caminhe em Paz e alegria com ele em toda e qualquer situação.

Leitura mais que recomendada; é obrigatória!

site: http://cantinhodaleitura-paulinha.blogspot.com.br/2015/02/o-penultimo-capitulo.html

Livros & Tal 04/09/2015

O Penúltimo Capítulo, de Clarice Pessato
Minha opinião: Faz um certo tempo que eu estou tentando escrever a minha opinião sobre esse livro, mas é tão difícil expressar em palavras o que ele significou para mim que eu sempre paro na metade apago tudo o que escrevi e começo novamente.

Devo dizer que esse livro chegou em minhas mãos na hora exata. Sabe aqueles momentos que você se sente para baixo, quando você acha que nada em sua vida faz sentido, que esta tudo errado e que você nasceu apenas para levar rasteiras da vida? Pois bem, era assim que eu me sentia antes de ler esse livro.

O Penúltimo Capítulo me ensinou várias coisas, eu não tenho nenhuma deficiência física, mas isso não significa que eu não tenha tirado algum conforto com esse livro, pois Clarice conta a história de como ela permitiu que Deus entrasse em sua vida, o quanto demorou, e o quanto ela sofreu antes disso, e a maneira que ela conta, alguns erros que ela cometeu no decorrer de sua vida, são os mesmos erros que todos nós seres humanos cometemos, quando achamos que fazer as coisas que pensamos que é certa já basta para entrar no céu, quando não é bem assim, tem um paragrafo do livro que fez com que minha mente clareasse, ele diz assim:

O importante é entendermos que ninguém nasce salvo, é necessária uma decisão. A decisão para a salvação é individual e nós decidimos por ela, no tempo presente. Não existem outros tempos, outros caminhos ou outros mediadores além de Jesus. Jesus ressuscitou e nós ressuscitaremos também, para a morte eterna ou para a vida eterna, de acordo com nossa decisão.
Conhecer a história de Clarice foi maravilhoso, é uma história de superação tão bonita que a cada palavra sinto como se o livro foi escrito especialmente para mim. Você deve estar pensando, “nossa, então é só ler esse livro que minha vida vai mudar e eu vou para de levar rasteiras da vida?”

Claro que não, esse livro permite que você aprenda com as descobertas da própria autora, ou seja, tudo o que ela aprendeu, ela contou nesse livro, e é a partir disso que você precisa permitir que Deus entre em sua vida, assim como Clarice permitiu que Ele entrasse na vida dela.

Recomendo a leitura desse livro para todas as pessoas que eu conheço, e é claro que com você não seria diferente, gostaria muito que você fizesse a leitura desse livro, garanto que você enxergará o mundo com outros olhos.

Resenha completa você encontra no link abaixo:

site: http://livrosetal.com.br/o-penultimo-capitulo-clarice-pessato/

Vinicius.Correa 17/02/2020

Não sei como começar essa resenha, afinal, este não é um livro comum. Não é apenas uma história de ficção, muito além disso. Trata-se de uma autobiografia. Uma história de superação. Fico meio perdido em pensar como dar início a esta resenha, pois não estarei resenhando simplesmente um história, e sim, a história da Clarice, a autora e protagonista da obra.

A história de Clarice começa com um acidente de transito quando ela tinha 18 anos. E ao decorrer, descobrimos que o aparentemente "fim" de sua vida, encaminhou-se para muitas coisas boas. Apesar de ter coisas otimistas, ainda assim, não deixa de ser uma história triste e emocionante. Mas acima de tudo isso, é uma história linda.

Li esse livro muito rápido, eu não conseguia parar de le-lo, é sim, uma história muito instigante. Ainda mais por sabermos que as muitas coisas escritas ali realmente aconteceram. A curiosidade pra saber o desfecho é muita. Ainda mais com a escrita gostosa e agradável da autora. Gostei do modo em que ela dirigiu os acontecimentos da trama, intercalando o antes do acidente, o momento do acidente e o depois. De ordens variadas, não seguindo um linha especifica.

A parte que eu mais me senti envolvido foi a do pós acidente. Clarice ficou em coma por muitos dias, e após acordar, tinha em sua cabeça apenas as memórias de criança. A situação dela não era boa. Era grave. O período em que ela ficou hospitalizada é narrado com muitos detalhes, incluindo seus diagnósticos; Clarice foi diagnosticada com tetroplagia, situação que lhe fez perder o movimento dos quatro membros: pernas e braços.

Apesar de ter feito diversas cirurgias e comparecer a várias consultas com variados médicos e especialistas, a deficiência não foi revertida. Clarice deixa claro, que apesar de já ter aceitado sua atual situação, nunca deixou de ter esperanças. Passou então a participar, ainda mais, da sua comunidade religiosa. Passando a escrever contos e mensagens de fé semanalmente para um pequeno jornal da região onde morava, Clarice foi cirando uma rede de contatos e amizades onde encontrou apoio e muitas oportunidades de transmitir a palavra de Deus. Eu não sou uma pessoa muito religiosa. Mas acredito que a religião no caso da Clarice fez muito bem a ela. Com isso ela teve onde agarrar-se e depositar suas esperanças. Um lugar onde apaziguar seus medos, e muito além disso, um cantinho para depositar o motivo de seu viver.

Além de uma ótima história, esse livro conta também com uma ótima capa! Por foto não da pra captar muito bem a qualidade, mas vendo de perto, sentindo e tocando, percebemos a ótima qualidade do papel onde a capa foi impressa. A revisão foi muito bem feita, não encontrei nem um erro de português, pelo que me recordo. A diagramação merece todos os elogios, adorei a fonte usada. No geral, trata-se de um livro muito bem feito, e com uma história de luta e vida melhor ainda. Talvez não seja o estilo literário de todo mundo, mas acredito que vale a pena dar uma conferida.

Priscila 21/09/2015

Penúltimo Capítulo
"... Foi no dia 22 de Novenbro de 1981, nnuma tarde dee domingo, num momentto, um unico momento, quando a fortaleza que revestia minha vida se desfez e tudo que eu confiava desabou, o teto caio, o chão foi tirado de baixo dos meus pés e as paredes desmoronaram..."

Uma vida, um acidentem uma missão...

Um grave acidente de transito em triunfo, uma morte e 29 feridos, alguns em estado grave entres eles Clarice Pessato de 18 anos.
Clarice uma jovem cheia de sonhos e planos para o futuro, apaixonada pela vida e pela natureza.
O livro nos conta a historia de Clarice, que venceu a morte, e luta para superar seus limites com esperança e fé, no acidente ela fraturou o pescoço e ficou tetraplégica, e uma corrida pela cura foi iniciada, ficou em coma por muitos dias, deixando a família desesperada em busca de respostas, as poucas informações passadas pelos médicos era que o caso era GRAVE.
Após 19 dias Clarice sai da UTI e aos poucos vai recobrando a consciência, e tendo lembranças mais fortes da infância renovando as esperanças da família... mas as informações medicas ainda eram poucas.
Quarenta dias depois recebe alta hospitalar, sem instruções de cuidados, ou informações importantes e necessárias, sobre seu estado, e para seu pronto restabelecimento.
por sugestão dos amigos iniciou escrever um livro contando fatos sobre sua vida e o acidente...

"... mas não continuei, pois eu não poderia escrever o ultimo capítulo com final feliz. Teria que esperar mais um tempo, ainda não estava caminhando..."

Tempos depois pensou em trabalhar mas desistiu por conta do desconforto que causa e sentia em relação as pessoas.

"Qualquer pessoa que esta dentro de um profundo sofrimento a beira da morte ou de algum dia guinóstico ruim, fica vulnerável. Nessas horas agente apela pra tudo, queremos respostas e ela pode vir de qualquer lugar. E as soluções enganosas aparecem."

Neste tempo não faltaram endereços, nomes de curandeiros, e a busca por um milagre de cura foi grande, e pessoas dizendo onde ir ou o que fazer não faltou. Descrente por falta de resultado logo desistiu de tais buscas. Os recursos oferecidos pelos médicos se esgotaram. " Nada é por acaso " ou " Em tudo tem as mãos de Deus eram frases que Clarice sempre escutava mas ainda assim não aceitava o que acontecera, e se perguntava se aceitaria algum dia. Resolveu voltar a estudar mesmo com suas limitações, fez inglês, se formou em letras deu aulas, escrevia cartas enfim mudou seu modo de pensar e começou a viver.
Em seus relatos ela afirma que queria um "final feliz"

Mas qual seria o final feliz?
A nossa historia acaba com um ponto final?

Um livro que nos emociona, nos faz pensar nas nossas prioridades, e no modo com nos relacionamos com nossos semelhantes. A escritora Clarice Pessato é uma vencedora, guerreira, venceu a morte e nos conta sua luta de fé, compromisso e esperança, para vencer as adversidades e distribuir amor sem fazer acepção de pessoas.

site: www.leituraecia.com.br

Leisiane Peloi 06/08/2015

É Deus quem escreve o último capítulo
O Penúltimo Capítulo é obra da autora Clarice Pessato que trás sua historia de luta e superação. Os relatos são baseados em fatos reais que me emocionou muito, sua historia me fez ver o quanto podemos ser felizes apesar das limitações da vida e o mais importante:

“É Deus quem escreve o último capítulo.”

Em uma viagem com o namorado, Clarice com seus 18 anos foi vitima de um acidente automobilístico envolvendo dois carros e um caminhão que transportava algumas pessoas de um time de futebol de forma ilegal. O acidente matou 1 e teve 29 feridos. Em um dos carros estava Clarice e ela ficou gravemente ferida, a menina que tinha sonhos e projetos não poderia imaginar como sua vida iria mudar drasticamente dali pra frente.

Ao acordar em um leito de hospital após vários dias em coma, Clarice descobre que esta tetraplégica e então começa a sua luta e a da família para se adaptar a nova realidade. Exames, cirurgias, fisioterapia se tornou rotina na vida da jovem, mas isso é pouco se comparado a as negligencias de profissionais da saúde que trataram da Clarice, a forma rude como eles a tratava, doeu tanto em mim, imagina como deve ter sido para ela e sua família. Mas ainda sim teve aqueles profissionais e amigos que ajudaram a Clarisse em todos os momentos. E eu acredito que isso é fundamental na recuperação, o apoio das pessoas muitas vezes nos fortalece.

Mas a Clarice nunca se deixou abater por essa nova vida, a alegria dela era contagiante e sempre tinha esperança de uma boa recuperação. O tempo foi passando e Clarice aprendeu a escrever novamente com a ajuda de um aparelho, logo ela estava trocando cartas com amigos. É radiante ver cada vitória da Clarice, eu me emocionei muito.

A irmã de Clarice foi fundamental para ela. Juntas, elas foram a reuniões em igrejas e lá Clarice viu um novo começo, um novo propósito na sua vida. Antes do acidente Clarice era muito ativa, gostava de estudar e era muito dedicada e isso se perdeu um pouco por causa o acidente, mas quando ela começou a frenquentar uma igreja teve uma oportunidade de ela ser professora das crianças e isso a encheu de alegria. É tão emocionante ler os relatos da Clarice com as crianças.

A história de Clarice sem duvidas serve como exemplo de superação, é linda e emocionante. Um livro bastante reflexível para em nossas vidas, nossas atitudes e também na forma como vemos Deus. Sempre fui religiosa, mas confesso que depois de ler esse livro tive uma visão melhor sobre como Deus pode operar em nossas vidas. Agradeço a Clarice por ter me presenteado com esse livro lindo.

“Este livro não é para ser só uma leitura, mas é para abençoar a vida de quem o estiver lendo”.

O livro é narrado pela Clarice que nos da à clareza de todos os seus sentimentos, a leitura é bem fluida e leve isso contribuiu para que eu lesse em dois dias. Gostei bastante e por isso eu indico para as todas as pessoas a lerem.

“Questionamos, pois Deus poderia evitar o sofrimento. Mas, se ele escolhe permitir o sofrimento, isso não quer dizer que seja menos cuidadoso ou que não tenha compaixão. O plano soberano de Deus não pode ser entendido por nós humanos”.

site: https://leisiescreveai.wordpress.com/2015/08/06/resenha-o-penultimo-capitulo-clarice-pessato/#more-552

Aninha | @pactoliterario 21/07/2015

O Penúltimo Capítulo
Clarice em uma viagem com seu namorado acabou por ficar tetraplégica em um acidente que ocorreu entre um carro e um caminhão que fazia transporte (ilegal) de alguns jogadores de um time de futebol local. Ela estava no carro, e o que era para ser uma viagem alegre, se tornou uma tragédia que mudou sua vida para sempre.

Em O Penúltimo Capítulo nós presenciamos um pouco da história de superação e aceitação de Clarice em saber que nunca mais irá poder andar ou mover seus braços, apesar de toda a negatividade dos médicos, ela nunca perdeu as esperanças e foi isso que a fez viver um dia após o outro, procurando melhorar cada vez mais.

Os pais de Clarice mesmo não tendo uma situação financeira muito boa, sempre ajudaram e deram tudo que a filha poderia querer, fazendo-a se sentir sempre confortável e não a abandonaram um segundo sequer.

A história de Clarice é linda e emocionante, achei muito importante ela ter passado isso para um papel, serve como exemplo de superação e ajuda para muitos, e lição para outros. Um livro para ser lido e refletir bastante sobre o quanto devemos dar aproveitar e dar valor a nossa vida, independente de todas as circunstâncias.

O livro é narrado pela Clarice e nós trás todas as emoções que ela sentiu durante esse capítulo em sua vida. Gostei bastante de o ter lido e o recomendo para todos. Lembrando que o livro é uma autobiografia, então quem não curte muito esse gênero não irá se identificar com o livro.

site: www.pactoliterario.com

Lina DC 24/05/2015

O livro é composto por dois prefácios, uma apresentação, 14 capítulos e o epílogo. Começamos a acompanhar a história da Clarice através de uma nota na Folha da Tarde, datada de 22/11/1981, onde o acidente é descrito sucintamente. Um acidente que muda completamente a vida de uma jovem de 18 anos, de seus pais, João e Celina e de seus irmãos Toni e Mônica.

Clarice conta um pouco da sua vida antes do acidente, de como estava cursando a faculdade e de sua vida social. Ela também descreve os momentos iniciais da recuperação, do coma e de como a adaptação a impactou e a todos a seu redor.

Não há palavras suficientes para descrever a emoção que sentimos ao ler essa história de superação. O testemunho da autora e a força para compartilhar sua história é impactante, pois observamos as dificuldades que surgiram em seu caminho, mas também observamos as vitórias e sua força de vontade e o apoio incondicional de sua família.

Não houve uma solução mágica ou imediata que resolvesse todos os problemas e frustrações pelos quais Clarice passou. Foi uma longa jornada, de quase uma década para que ela encontrasse o caminho para o seu casulo, mas o resultado foi tão colorido que iluminou todo o ambiente.

A jornada, como Clarice sempre deixa bem claro, está longe de terminar, mas o trajeto é repleto de amor.

Em relação a diagramação e revisão, foi realizado um excelente trabalho. Sobre a capa, irei deixar um quote que fala todo o necessário.

"Gostava de ensinar sobre a borboleta, comparando o ciclo de vida deste inseto com a nossa vida. Antes de se tornar borboleta, ela é uma lagarta. Nós somos pecadores e precisamos nos transformar, como uma lagarta. Quando aceitamos Jesus, um casulo é construído para ocorrer a metamorfose, a mudança de vida, então saímos do casulo como borboletas. O mais importante é que, além de embelezar a natureza com seu colorido, as borboletas a embeleza, espalhando sementes que produzirão flores, e nós precisamos espalhar sementes que são a palavra de Deus, para embelezar a vida de outras pessoas também." (p. 126)