Psicologia e Pedagogia

Psicologia e Pedagogia Jean Piaget

Resenhas - Psicologia e Pedagogia

Clio0 24/12/2015

Esse livro é composto de dois artigos que discutem algumas definições básicas para a psicopedagogia e fazem um apanhado histórico social para a formação da metodologia tradicional com o que veio a ser chamado de sócio-interacionismo.

É sempre interessante ter contato com a obra original do autor, especialmente no caso de Jean Piaget. Não estou me referindo apenas ao fato de que sua teoria é a base para a atual proposta de ensino no Brasil, mas sim pelo fato de que a maioria esmagadora de licenciados raramente faz mais do que ler os resumos ou um e outro trabalho referente ao psicólogo.

Não importa aqui se você concorda ou não com a filosofia atual de ensino, é importante conhecer em primeira mão a teoria para que a discussão atual em torno do sistema de ensino não se torne algo puramente diz-que-me-diz-que.
Mawkitas 25/12/2015minha estante
Gosto de Piaget, mas prefiro Vygostsky. Não leio muita coisa da área de Educação desde a faculdade!

Clio0 25/12/2015minha estante
Também prefiro Vygotsky, mas Piaget e Paulo Freire são obrigatórios em SP. Ultimamente tenho utilizado mais o Modelo Fractal... dá mais resultado, na minha opinião.

Jóckisan 10/07/2021

Não é o que eu esperava
Não é o que eu esperava. O título do livro sugere que o autor vai trazer pontos de encontro entre as teorias psicológicas com a Pedagogia, e ele faz isso, mas em poucas páginas. Na maior parte do livro é feita uma descrição de políticas públicas e iniciativas privadas ou individuais de educação que ocorreram em alguns países entre 1939 e 1969, fazendo uma análise dessas políticas/iniciativas segundo as teorias defendidas por ele. Quanto a essas descrições e análises, achei desinteressante. As partes que achei melhores são as que ele faz a conexão entre sua teoria e exemplos de iniciativas de educação que deram certo, na sua opinião. Nesse sentido, o seu livro "Para Onde Vai a Educação?" pode ser mais útil e interessante para quem quer ver a opinião de Piaget sobre a educação de modo mais direto e objetivo.

Volnei 30/07/2018

Psicologia e Pedagogia
Apesar de sua formação acadêmica não ter nenhuma relação com a educação, Piaget foi um grande contribuinte no campo educacional nos deixando um legado que contribuiu em muito para o desenvolvimento de novas técnicas na área da psicologia e da pedagogia

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

vanessaxclementino 18/03/2020

Otimo
Uma junção, muito bem organizada de materiais de Piaget sobre seu trabalho