Corra, Alex Cross

Corra, Alex Cross James Patterson

Resenhas - Corra, Alex Cross

Francisco 28/09/2022

Cross perseguido
Alex Cross é um psicólogo autor de vários livros sobre psicologia forense que trabalha como detetive da Polícia Metropolitana na região de Columbia-Washington cuja vida é retratada ao longo de toda a história: sua vida com sua esposa e também policial Bree Stone, seus filhos e sua avó Regina ( Nana). Recentemente em processo de adoção de Ava, uma adolescente de catorze anos cuja mãe faleceu em razão de uma overdose.

Nesse livro da série Cross é perseguido por um indivíduo relacionado a um antigo caso policial insoluto e simultaneamente tenta encontrar os responsáveis por uma série de assassinatos de loiras jovens e garotos de programa, Elijah Creem e Josh Bergman, dois amigos com um pacto doentio que remonta à seus tempos de faculdade nosanos 1980.

A história toda tem um ritmo frenético e com uma linguagem de facilima compreensão. No entanto tenho em minha concepção que o estilo de escrita de Patterson é bastante "seco", sem maiores atrativos (principalmente para mim que sou acostumado com autores com uma escrita mais robusta como Stephen King, Dean Koontz, Brandon Sanderson, Ken Follett. ..). Contudo, é uma leitura que recomendo para alguém que busca uma leitura rápida.

Teeh 31/07/2020

Que correria hein !!!
Amei a leitura, o autor nos envolve na história. No final do livro nem consegui parar de ler. Super recomendo. Vou ler mais livros do James Patterson.

Matheus Fellipe 19/12/2015

O melhor de Alex Cross está nesse livro...
Para quem é fã de livros de suspense, só de ler essa sinopse já dá água na boca, não é?

Ainda não foi possível mostrar a vocês o meu amor pela literatura policial e thrillers, essa vai ser a primeira resenha minha desse gênero aqui no Leitor Noturno, mas vocês terão a oportunidade de conhecer esse meu lado, com muitas dicas e resenhas instigantes onde tentarei incitá-los a conhecer algumas mentes insanas ou mesmo mentes brilhantes que investigam os crimes cometidos pelas mentes insanas. Amo livros com quebra-cabeças intrincados, com pistas que me fazem pensar, livros que me fazem ver até onde pode chegar o ser humano, livros com serial killers, mafiosos ou mesmo pessoas que fogem às diretrizes da lei, livros com detetives e departamentos inteiros a procura de pistas... É estranho, eu sei, mas quem não tem seu lado obscuro? Seu lado que se excita com as coisas “erradas”, que busca sempre algo diferente? Quem não tem um lado insano?

Alex Cross é o cara! Esse é o vigésimo livro protagonizado pelo detetive e PhD em Psicologia Forense. Há uma cronologia, é claro, mas os primeiros livros são quase impossíveis de ser encontrados, os mais acessíveis são os últimos que foram lançados pela Editora Arqueiro (O Dia da Caça, Eu, Alex Cross, Fogo Cruzado, Ameaça Mortal, Feliz Natal, Alex Cross e o último lançado no Brasil, Corra, Alex Cross). Esse é o segundo que leio do James Patterson, e o segundo com o detetive, e não vi nenhum problema em não ter lido os livros anteriores, pois qualquer fato que remeta ao passado é explicado rapidamente, tudo tem seu porquê, tudo tem uma explicação, os personagens criados por Patterson são muito realistas, isso me agrada, eles são completos, em todos os pontos, ele nos mostra todo o psicológico dos personagens, suas características físicas, sentimentos... Os cenários onde se passam as histórias são descritos o suficiente para nos transportar para a cena, não fica rebuscando, a narrativa é ágil, como tem que ser um livro de suspense, tudo acontece! Não fica enrolando, dando voltas...

“Era fácil matar um homem. Qualquer imbecil com uma arma podia meter bala na cabeça de alguém. Mas conhecer verdadeiramente um homem, descobrir seus pontos fracos, entender suas fraquezas e tirar sua vida bem devagar? Isso era profissionalismo.” — Pág. 18

Poucas vezes eu encontrei todos esses elementos juntos em um livro policial. O suspense de Patterson é marcante, e podemos dizer que é único, é sua marca. Ele faz uma miscelânea de casos, de acontecimentos que se cruzam, interagem, são todos ligados. Não estou dizendo que há ligação entre os casos investigados no livro, mas uma conexão na narrativa, é complicado explicar, o ideal é que os livros sejam lidos e conhecidos. Os livros são independentes e ao mesmo tempo são um só, é a vida e o cotidiano de Cross em todos eles, o que une todos os livros é Alex Cross!

“[...] Qualquer coisa que se possa fazer para perturbar o padrão de um serial killer pode ser uma ferramenta em potencial, especialmente quando você não tem mais nada com que trabalhar." — Pág. 143

Vamos falar de Corra, Alex Cross, afinal, é a resenha desse livro que estou fazendo (as vezes me empolgo! rsrs). Não conheço todos os casos do detetive Cross, mas na minha opinião os desse livro foram os mais difíceis de toda sua carreira, eu ficaria louco no lugar dele. Nesse livro ele tem três casos de uma vez em suas mãos, cada dia mais pessoas são encontradas mortas e isso tudo recai sobre sua cabeça e a do Departamento de Polícia Metropolitana de Washington, D.C., o que fazer? Corpos de mulheres loiras são encontrados em diferentes locais da cidade, todas esfaqueadas em lugares específicos e com o cabelo cortado e espalhado pelo corpo; garotos de programa gays são encontrados baleados e esfaqueados na região genital; mulheres são mortas de formas estranhas para se parecer que cometeram suicídio e em todos os casos elas tinham tido filhos recentemente. Se não bastasse tudo isso, há um maníaco atrás de Cross, buscando vingança, e ele é capaz de tudo para difamar o detetive, até mesmo mexer com sua família. E quando mexem com o seio de sua família, Alex Cross perde a cabeça, ele parte para cima, o que não é uma boa ideia...

“Eu tinha certeza que o tiro era um meio para chegar a um fim. Era no trabalho da faca que as emoções assumiam o controle. Em todos os outros aspectos, ele parecia ser extremamente disciplinado em relação a coisa toda. Não eram assassinatos espontâneos. Cada um deles exigira algum planejamento e premeditação.” — Pág. 98

Esse livro é um misto de sentimentos, de climas, há em sua grande maioria um suspense crescente, mas há momentos de reflexão e até mesmo de dor. Há cenas fortes, mas algumas foram tão tristes que quase me fizeram liberar algumas lágrimas, e não estou forçando, eu não choro por nada. É que ás vezes eu me colocava no lugar de Cross, ou mesmo no de sua família, e certamente eu não queria passar pelo que eles passaram.

Uma característica de Patterson que faz com que seus livros sejam devorados em poucas horas, é, além de sua escrita, os capítulos curtos, que nos força a ler mais e mais para descobrir o que vem pela frente. Os capítulos são escritos de diferentes pontos de vista, alguns deles são narrados em primeira pessoa por Cross, em outros há uma narrativa em terceira pessoa dos assassinos ou de outros personagens coadjuvantes. Há trechos de Cross no trabalho ou em momentos com a família.

Acho que já é o suficiente, o livro é curto, e por mais que eu já tenha me alongado na resenha, eu não disse praticamente nada do que acontece nele, espero que leiam e consigam ver quão interessantes são o livro, os personagens e os casos. Muitas pistas precisam ser descobertas, muita coisa vai rolar, tiros, facadas, sequestros, morte e muito sangue e lágrimas.

site: http://leitornoturno.blogspot.com.br/2015/12/resenha-corra-alex-cross-james-patterson.html
wanessacristal 17/12/2019minha estante
Concordo plenamente com sua resenha!

Marcos Pinto 11/08/2015

James mostrando porque é um dos autores mais vendidos
Dizer, aqui no blog, que sou fã do James Patterson já está mais do que batido. Porém, minha última leitura de um de seus livros, O Dom, tinha me deixado decepcionado. Então, sabia que precisava arrumar isso. Apostei em um dos seus últimos lançamentos: Corra, Alex Cross. O que descobri foi um dos melhores livros do autor.

A primeira coisa que preciso ressaltar é que, em geral, os livros que o James escreve sozinho são infinitamente melhores do que os que ele escreve em parceria. A única exceção que me vem à mente no momento é Os Assassinos do Cartão-postal; pois, apesar de escrito com outro autor, é excelente. Em Corra, Alex Cross, vemos a essência de James: a narrativa ágil, os capítulos curtos e a capacidade de aprofundar os personagens mesmo em um romance policial.

O detetive Cross nunca teve vida fácil, essa é a verdade; porém, dessa vez, o destino parece que o tirou para dançar. Uma das áreas mais valorizadas e ricas da cidade começa a sofrer com assassinatos em série. O detalhe é que não é apenas um assassino, mas três. E o pior: simultâneos. Dessa forma, a mídia e o governo caem de forma pesada sobre o departamento de polícia, tirando o sono de seus detetives.

“Era fácil matar um homem. Qualquer imbecil com uma arma podia meter uma bala na cabeça de alguém. Mas conhecer verdadeiramente um homem, descobrir seus pontos fracos, entender suas fraquezas e tirar sua vida de vagar? Isso era profissionalismo” (p. 18).

A grande sacada deste livro foi o autor respingar os problemas da cidade na família de Cross, o que deu uma carga emocional mais forte à obra e ajudou a aprofundar o personagem. Nesse contexto conturbado na vida profissional e pessoal de Alex, percebemos como ele é um pai e um marido protetor e preocupado. Além disso, descobrimos como Bree, esposa de Alex e também policial, é uma mulher forte e decidida.

Outro ponto importante ressaltado na obra foi a interferência da imprensa no trabalho policial. Conseguimos entender de uma maneira bem profunda como os meios de comunicação podem acabar trabalhando contra a sociedade e não a seu favor. Principalmente quando se há um motivo bem específico para isso, seja pessoal ou profissional.

A premissa da obra foi muito bem trabalhada e construída, não deixando pontas soltas. Além disso, o autor mostrou novamente sua inteligência e sagacidade na construção de assassinos frios e calculistas. Aliás, um deles era tão bom que juro que até torci por ele, desejando que ele se safasse.

“Do ponto de vista psicológico, estávamos olhando para um tipo inteiramente novo de assassino. Este era o meu pior pesadelo. Alguém que parecia estar tomando gosto pela coisa” (p. 68).

Além do bom livro, eu gostei bastante do trabalho gráfico realizado pela editora Arqueiro. A capa é bonita, bem acima da média das que são desenvolvidas para livros policiais. Não obstante, a diagramação, apesar de simples, está ótima. Com letras grandes e espaçamento confortável, a leitura segue em um ritmo alucinante.

Não indicar esse livro é praticamente impossível. Quem gosta de livro policial certamente vai aprovar. Até mesmo para quem não gosta o livro é indicado, pois tenho certeza que ele irá te prender de um modo desesperador.

site: http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/2015/02/resenha-corra-alex-cross.html
Marcelly 22/01/2017minha estante
Dá pra ler esse sem ter lido os outros?

Leila 22/06/2021

Nada muito "Wow" mas dá pra ler
Deixar ele encalhado por 5 anos foi o que me motivou a ler esse livro.
Os capítulos são EXTERMAMENTE curtos (muitas vezes menos de duas páginas) o que facilita bastante a leitura.
Acho que cumpre o que propõe mas não chega a ser um livro que eu recomendaria justamente por não achar nada demais nele.

Thay 10/01/2023

Amei
Para ser sincera não estava com muitas expectativas para essa leitura mas confesso que amei, te prende do início ao fim, que final!!! Só leiam ?

Ayrton 27/04/2022

Um ótimo livro policial
Comprei em 2019, mas não dei uma chance. Só agora resolvi ler e me arrependi de não ter lido antes.

Os capítulos são curtos, a narrativa bem estruturada e com foco no protagonista, mas tbm apresentando os antagonistas algumas vezes.

No fim do livro, senti que precisava terminar o quanto antes e isso foi muito bom!!

Dani Magalhaes 19/04/2016

Corra, Alex Cross
Alex Cross tem um grande desafio pela frente: 3 assassinos e diversos assassinatos, que levarão o departamento de polícia metropolitana ao limite.
O arrogante médico Elijah Creem , seu amigo descompensado Joshua Bergman e o pseudo jornalista desequilibrado Ron Guidice, que juntos trouxeram ação e suspense ao livro ,principalmente devido ao drama com Ava a filha em processo de adoção de Alex e Bree, sua esposa, que também é policial.
O livro começa com o Dr° Creem sendo preso, ainda no prólogo, por prostituição, abuso de menores e por manter material pornográfico. Também no prólogo, ocorre o primeiro assassinato, de Darcy Vickers, loura, alta e bonita, características estas que serão o padrão dos próximos assassinatos de mulheres.
Já no capítulo 2, ocorre outro assassinato, da jovem Elizabeth Reilly, que tem seu bebê sequestrado e nenhuma pista do porquê do crime, deixando a equipe em alerta a procura do suspeito e da criança recém-nascida.
Quando tudo parece que está ruim, acontece algo para piorar. E é assim que no capítulo 12, Cory Smithe, aparece morto, sendo ele o primeiro da preferência bizarra do assassino em série, garotos de programa gays, deixando a estória mais interessante.
Guidice, é um capítulo a parte. Munido de muito ódio e rancor, ele está disposto a transformar a Vida de Cross em um inferno, e consegue, tendo um papel fundamental na vida de Ava Williams.
Nana mama é a avó que todos gostariam de ter, forte, ela não mede esforços para manter a família sempre unida, e nesta edição não poderia ser diferente. Amo a Nana.
Livro emocionante do começo ao fim. James Patterson, mais uma vez consegue prender a nossa atenção com muita investigação, suspense e um desenvolvimento de tirar o fôlego.
Tendo em vista ,as três diferentes perspectivas de narração, no início o leitor terá que prestar um pouco mais de atenção para não perder o desenrolar do livro.
No mais só tenho a dizer que Corra Alex Cross é um livro bem ao estilo do autor, mortes, investigações, suspense, perigo e família. Impossível parar de ler!

Alineprates 25/01/2015

Uma das coisas que eu gosto muito em James Patterson é o estilo de sua narrativa, sempre rápida e fluida, o autor consegue manter o leitor amarrado á trama do início ao fim e em Corra, Alex Cross não poderia ser diferente. Nesse livro temos três crimes acontecendo paralelamente e com isso o história tem um ritmo eletrizante, pois há sempre algo interessante acontecendo.

Enquanto Alex Cross investiga doi seriais killers perversos alguém está atrás de nosso querido detetive. Alex começa a ter seus passos vigiados e começa a ser perseguido por alguém que o culpa pela morte de um ente querido, isso acaba atrapalhando o andamento de seu trabalho. Agora além de precisar deter dois assassinos Alex ainda precisa se preocupar com seu perseguidor.

Um ótimo livro para quem deseja um romance policial mais leve e com narrativa ágil. James não se aprofunda muito na trama, mas consegue manter o clima de ação e mistério por toda a história. Eu adoro acompanhar Alex Cross em seus casos e me atrevo a dizer que é uma das melhores séries do autor.

Sei que soa meio clichê, mas é impossível parar de ler e quanto mais conhecemos Alex Cross e sua vida pessoal, mas queremos saber, afinal ele é um homem distinto, com suas quotas de sofrimento e tristeza, tem coragem e inteligência, um personagem respeitável que já deixou sua marca na literatura policial.

site: http://alinenerd.blogspot.com.br/2015/01/corra-alex-cross-james-patterson.html

Cezar Felipe 22/02/2015

Brilhante e doentio.
'Corra, Alex Cross' é uma trama envolvente e brilhante, na qual entrelaça histórias de crimes doentios cometidos por psicopatas que Alex Cross deve se encarregar. Ao mesmo tempo, ele também é cassado. Vale muito a leitura!

Jansen 01/07/2015

Prá quem gosta de se irritar com o criminoso. Envolvimento puro
Muito bom. Um enredo complexo pois envolve um serial Killers com dois protagonistas e, simultaneamente, alguém que odeia Alex Cross e que é também um criminoso com características peculiares. Cross é envolvido pelo criminoso que consegue manipular a própria polícia e neutralizar Cross que fica impossibilitado de atuar no caso. Ficamos irritados e desejosos de exterminar o asqueroso indivíduo.

Kamila 29/01/2016

Espetacular!
Corra, Alex Cross começa com o famoso médico Elijah Creem e seu melhor amigo, Josh Bergman sendo presos por divulgação de conteúdo pornográfico. Foram presos em flagrante enquanto faziam ménage com menores de idade. Claro que Cross é quem efetua a prisão, mas esse é só o prólogo da trama.

Já aviso de antemão que neste livro temos três histórias ocorrendo simultaneamente. Tempos depois dessa prisão, Cross é designado para resolver um seguinte crime: uma mulher é encontrada esfaqueada dentro de um porta-malas. De assinatura, o cara corta os cabelos loiros da vítima e deixa por toda a cena do crime. Como se não bastasse, no mesmo dia, em outro local de Georgetown - onde boa parte do livro se passa - uma jovem é encontrada enforcada do lado de fora de um edifício (no sexto andar). Nesse segundo caso, pode também haver um sequestro.

Três dias depois, um jovem é encontrado morto, baseado e perfurado em suas partes genitais. Mas essas são as primeiras mortes em cadeia. Além disso tudo, Ron Guilden, um desafeto antigo de Cross, volta à tona querendo vingança. E volta com sangue nos olhos!

Eu disse lá em cima que esse livro começava meio confuso. Mas, a forma como o autor escreve faz com que entendamos tudo no decorrer da obra - e claro, ler sem parar até o fim. Como temos três histórias, temos três pontos de vista: Cross (narrado em primeira pessoa), Ron Guilden e Elijah Creem (narrados em terceira pessoa). É isso que me confundiu no início e pode confundir o leitor menos atento. Quando finalmente nos situamos, a história flui tranquilamente.

Além desses crimes em série, Ava, uma jovem que Alex e Bree, sua esposa (que também é policial) querem adotar passa por um grave trauma, desestabilizando mais ainda nosso protagonista. E por incrível que pareça, Cross tem mente de fibra para poder suportar tantas investigações. Como policial, está de parabéns!

resenha completa em:

site: http://resenhaeoutrascoisas.blogspot.com.br/2016/01/resenha-corra-alex-cross.html

ampporto 06/06/2016

Corra Alex Cross
Muitos assassinatos ocorrem seguidamente e o primeiro começa em um estacionamento em Georgetown, onde o assassino deixa a sua marca deixando um mistério para nosso detetive ALEX CROSS desvendar. O que ele não esperava era que tudo acontecia rápido de mais e ele nem imagina que o problema não só se resume a esses assassinatos, os problemas na família e um lunático birrento em sua cola deixa o trama mais intrigante de tirar o folego. Corra, leitor Corra e entra nessa para ajudar nosso detetive a desvendar tudo em sua volta.

Rodrigo.Cabanne 25/10/2023

Romance policial tradicional
Os livros do Alex Cross tem uma pegada bem ao estilo romance policial de antigamente. O final nunca é o "felizes para sempre" mas sempre é feliz. Vale a leitura

Fabi129 05/04/2017

BEM ESCRITO
Como ultimamente estou lendo livros de época, resolvi mudar drasticamente um pouco a leitura e dar uma paradinha e ler um livro de suspense. E este com a sinopse, me agradou bastante desde o começo, me chamou a atenção em meio a outros livros do mesmo gênero.
Corra, Alex Cross faz parte de uma série com as histórias do policial Alex Cross. Mas você pode ler este livro tranquilo, todas as histórias são únicas.
O livro possui 224 páginas, o que caso você tenha tempo disponível, consegue ler ele facilmente em apenas um dia. É narrado em terceira pessoa.
3 crimes são cometidos. 3 pessoas são encontradas mortas. 3 assassinos que podem ter algo em comum ou terem dado só certo de ter cometido os crimes no mesmo período.
Alex Cross, é chamado para investigar esses crimes. O que antes era uma morte de uma vítima, logo vai se tornando uma sequência de corpos sendo encontrados e resta a Alex identificar os culpados antes que não haja mais tempo.
Só que ele não sabe que uma pessoa do seu passado, o está vigiando, seguindo seus passos, querendo vingança e que trará transtornos a sua família.
Este é um livro bem para quem gosta da série CSI Investigação Criminal, com autópsias e mortes que precisam serem desvendadas.
Com capítulos extremamente curtos, a leitura se torna bem rápida e você vai se envolvendo com os personagens; fica sabendo o que se passa na mentes dos três criminosos e do policial Alex.
Em nenhum minuto eu achei o livro lento. Ele possui uma boa escrita e faz com que quem é fã de livros de suspense, leia ele rapidamente.
Recomendo!
Mi 05/04/2017minha estante
Esse é um tipo de livro que eu daria uma chance, pequeno, com um bom ritmo e capítulos curtos

Fabi129 05/04/2017minha estante
ate eu leria mais livros desta série, mas livros q so tem mortes, q n tem um clima descontraído, basta ler so d vez em qd mesmo kkkkkk

Mi 06/04/2017minha estante
Senao a bad ataca kkkk