Política

Política Míriam Moraes

Resenhas - Política

Luis 11/11/2014

Livro pró-governo
O livro quer apresentar o cenário político no Brasil, porém mais apresenta um panfleto pró-governo. As definições do espectro político peca pela simplificação. O erro repercute nas classificações dos partidos no Brasil, inclusive citando partido já extinto no país.

Há erros de digitação no livro, o que demonstra ter sido lançado as pressas em 2014.

Há diversas críticas ao pensamento entendido como direita, nenhum ao pensamento de esquerda.

Critica-se o monopólio da mídia no Brasil, mas cala-se quanto a mídia "chapa branca".

Ao tratar de temas atuais, critica-se o voto distrital sem nenhum aprofundamento do tema.

Nada diz sobre a aproximação do Brasil como países de regimes totalitários, nem esboça uma explicação sobre essa política internacional e como isso se reflete no Brasil.

São vários pontos deixados de lado, que ajudariam ao melhor entendimento do contexto brasileiro, porém ao só abordar alguns pontos que estão na pauta do governo, se faz um livro para ser distribuído no diretório de um partido.

Não há bibliografia ou indicação de livros para aprofundamento do tema.

Esperava algo do tipo "Política" de João Ubaldo Ribeiro, mas não chegou nem perto. As críticas às práticas de desinformação se aplicam ao próprio livro.
guscross 18/04/2016minha estante
Minha professora comunista ta pedindo esse livro, bem o que eu esperava. Dá pra captar alguma informação disso? Não quero gastar dinheiro à toa.

Bruno T. 28/07/2016minha estante
Graças ao seu comentário e o de outros leitores, me convenci que o livro e autora não são imparciais, tendendo claramente para esquerda e para esse partido de ladrões que, finalmente, está sendo retirado do poder.

Luiz Correa 21/09/2016minha estante
Belíssima resenha.

Marcos Pinto 22/11/2014

Ótimo e direto
Vamos falar de política? Porém, ao invés de falar da política no sentido lato do termo, falaremos da política partidária, aquela praticada pelos governantes, a que determina muito da sua vida, mesmo que você não perceba. Aceita o convite? Então sente-se, abra a mente e divague, analisando sua realidade.

Miriam Moraes, com uma linguagem simples e direta, explica de forma didática muito sobre a política do nosso país. Ela começa mostrando a diferença de direita, esquerda, centro, centro-direita e outros rótulos que damos às ideologias. Além disso, ela desmistifica certos conceitos como “esquerda é dos pobres e direita é dos ricos”. Ela expõe que ideologias são complexas e não podem ser definidas de modo tão simplista.

Outro ponto abordado, e muito bem, por sinal, foi em qual ideologia cada partido político brasileiro se embasa. Quais são os partidos genuinamente de esquerda? Os partidos, com o tempo, podem mudar sua ideologia? Essas e muitas outras questões são respondidas pela autora.

“Você sabia????
- Sob uma cultura mundialmente predominantemente capitalista, atualmente só 2% da população concentram mais da metade da riqueza mundial.
- A cada três segundos alguém morre de fome no mundo, em grande parte graças ao histórico das colonizações antigas ou modernas” (p. 28).

Em um segundo momento, a autora começa a explicar a função dos poderes no Brasil. Você sabe exatamente o que fazem o executivo, o legislativo e o judiciário? Qual deles você acredita que é o mais poderoso? Você tem certeza? Moraes explica de maneira descomplicada o que faz cada um deles e como eles se relacionam.

A autora também foca na imprensa, até porque, esta “movimenta” o cenário político e é capaz de, até mesmo, com suas sutilezas, derrubar um governo. Não acredita? Você precisa ler esta obra, então. Não obstante, a autora fala sobre a diferença da mídia brasileira para a de democracias mais antigas.

Em alguns países, por exemplo, há centenas de jornais, permitindo que várias ideologias sejam divulgadas. Por aqui existem quatro grandes grupos midiáticos. Os demais jornais são dependentes destes e produzem releituras do que os grandes dizem. Isso faz centralizar as opiniões e dificulta que o povo amadureça politicamente. E ainda tem uma outra curiosidade: esses quatro grupos defendem a mesma ideologia, o mesmo partido e se fortaleceram durante a ditadura militar. Isso te faz refletir em algo?

“Dizer que os partidos são todos iguais ou corruptos equivale a uma confissão de indiferença pra com as questões políticas. Assim como em qualquer agrupamento humano, incluindo as famílias, não há legendas políticas formada apenas por pessoas admiráveis. No entanto, analisando o número de processos a que os integrantes de cada partido respondem, veremos que não são iguais em número e natureza de denúncias” (p. 34).

Outro assunto essencial e que a autora não deixou de fora foi a corrupção. Ela explica, minuciosamente, como os partidos produzem o caixa dois e como é feita a compra e venda de votos na câmara e no senado. A partir desses dados, podemos seguir nosso próprio caminho e concluir qual é a melhor maneira de acabar com a corrupção. E eu deixo uma dica: estamos no caminho errado.

O conteúdo do livro é grande, apesar dele não conter tantas páginas. E, além disso, o que mais chamou a minha atenção foi a forma simples que Miriam Moraes tratou o assunto. Além de um vocabulário cotidiano, a autora se utiliza de gráficos, ilustrações e até mesmo do senso comum. Você se sente envolvido e, quando percebe, o livro já acabou.

Apesar de eu já conhecer muita coisa do que foi tratado, o livro me ajudou bastante nos pontos que me restavam dúvidas. E é nisso que consiste o valor dessa obra: ele atinge dos que não entendem nada, passa ajudando aos medianos e acrescenta até em quem sabe muito.

“A verdade é que há, sim, um pacto velado entre políticos em relação à corrupção, um teatro no qual cada político nega, por saber que é isso que a população espera dele: a negação” (p. 92).

Por toda parte física e teórica do livro, eu mais que o indico. E digo mais: se tornou um dos meus livros de cabeceira. Leiam, vocês aprenderão muito e não irão se arrepender.

site: http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/2014/11/resenha-politica.html

gust 09/02/2015

Guia básico para se interar na política
Realmente um livro muito bom para qualquer pessoa que tenha o interesse de entender de política e daqueles que decidem a nossa qualidade de vida e de tudo que está relacionada a ela.

Não pode se esperar um aprofundamento do assunto, a autora somente faz um apanhado geral do que é mais importante no cenário político do Brasil, mas isso não depõe contra a qualidade do livro, pois Miriam ajuda para que você tenha as ferramentas necessárias para fazer um debate saudável e de grande crescimento.

Recomendável para todos.

Luiz Correa 05/01/2015

Muito fraco.
É triste ver um assunto tão sério como esse ser tratado de uma forma tão superficial e um tanto o quanto deturpada. Parece mais um panfleto pró governo (PT) onde são tratadas as questões mais discutidas pelos apoiadores do partido e da mesma forma como esses o fazem, de uma forma bem rasa e torta. Não vale a pena a leitura, mesmo sendo rápida ao final senti aquela sensação de tempo perdido. Uma pena.

Clã 05/01/2015

Clã dos Livros - Política
A autora Míriam Moraes nos apresenta um pequeno manual sobre política, voltado para público que entende pouco sobre o tema. Mas não se engane, apesar das poucas páginas, Política consegue tratar de muitos temas importantes e esclarecer dúvidas sobre vários tópicos.

Nele a autora fala de maneira direta e simples, tornando o livro interessante e dinâmico.

Começando com um glossário básico e explicando parte por parte podemos entender bem melhor, como funciona a política em nosso país.
A tripartição dos poderes e as atribuições de cada um deles, partidos políticos, direita e esquerda, corrupção, as esferas de governo e suas atribuições, a importância da imprensa, etc.

"É a imprensa que entra na intimidade dos lares por meio dos telejornais (...) .
(...) a imprensa tem o dever de fiscalizar os três poderes e denunciar abusos e violações dos direitos coletivos (...)."

A autora também dá dicas de como escolher seus candidatos e analisar as propostas.

Muitos destes tópicos são desconhecidos por grande parte da população de nosso país ( infelizmente ). Como por exemplo... Muitos pensam que o presidente é a figura responsável por tudo, como se apenas dele dependesse fazer ou desfazer qualquer coisa no Brasil.

" ( ... ) confundem a figura do governo com a do presidente da República, e este como uma unidade presente em todos os lugares, (...) com poder absoluto, (...) . Mas a verdade é bem diferente. "

Para quem já entende do assunto o livro será provavelmente de pouca ajuda, mas para quem sente a necessidade (ou curiosidade) de conhecer mais sobre política, esse é o seu livro! ;)

Recomendo!

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2015/01/resenha-politica-de-miriam-moraes.html

Diogo Maciel 23/02/2020

"A política é o oxigênio da vida social"
Como dito na introdução do livro, você não escolhe fazer parte da política; de uma forma ou de outra você estará atuando, seja exercendo-a por ação ou por omissão. A partir daí segue-se um manual básico que todos deveriam no mínimo saber sobre a Ciência da organização social. Desde a organização dos Poderes até algumas técnicas de corrupção, passando pelo papel da imprensa como influenciadora e de algumas dicas para avaliar um governo, o livro traz o mínimo que todo cidadão precisaria já ter em mente para saber o que e como as coisas ocorrem na sociedade, auxiliando-o a cobrar as ações políticas dos devidos responsáveis e a evitar equívocos como culpar o presidente da república até mesmo pela falta de água e canalização de esgoto.

O livro é bem dividido. Seus capítulos curtos com algumas ilustrações e notas tornam a leitura mais reflexiva.
Mesmo os assuntos sendo abordados superficialmente (o que é de se esperar, visto que todos estão compilados em menos de 200 páginas), ainda assim é possível ter uma boa noção dos temas abordados, como a repartição do Poder, a estrutura do governo, as atribuições das esferas etc.
O livro é altamente recomendado a quem não possui conhecimento político algum, o que o ajudará a norteá-lo para novos estudos mais aprofundados sobre cada um tos tópicos lidos.

Diego 26/11/2022

Modesto e muito básico
Para aquilo que se propõe o livro se mostrou básico demais. Poderia ser uma obra relevante para turmas de ensino fundamental (numa disciplina de História ou Geografia), não mais que isso.

Lucas.Lauro 11/08/2019

Política acessível
Um livro que nos ensina de forma didática o que é a política. A autora nos ensina de forma bem simples sobre as ideologias de partido, os três poderes, a função de cada político, o que é e como combater a corrupção e a importância de investigar e analisar dados referentes ao político que receberá seu voto. É um livro simples mas que me ajudou muito a esclarecer algumas dúvidas. Agora sinto-me confortável para aprofundar o tema ainda mais.

Rita 25/08/2021

Muito resumido
O livro em si tem uma ideia ótima e suas partes são bem dividas, o real problema é resumir muitos conceitos e até passar por cima de alguns, dando a ideia de que o leitor já deveria saber (mesmo que a intenção do livro seja justamente explicar).
É uma leitura rápida e de fácil entendimento.

Rafael1048 14/01/2019

Uma maneira simplista de falar sobre Política em nosso país.
O livro aborda de maneira simplista a maneira como está estrutura a atual política nacional.

Por um lado isso é positivo, pois introduz de forma simples e direta o assunto ao leitor leigo.
Alguns conceitos ficaram bem exemplificados, como os que define o que é direita, centro e esquerda. Outro exemplo simples e de fácil entendimento é o que explica como estão estruturados os poderes em nosso país, e como é o "jeitinho" brasileiro de tirar vantagem disso.
Gostei também da critica direta ao grupo de domina a atual imprensa nacional.

Ponto negativo é a forma rasa que o livro no geral teve. Poderia existir mais fundamentação teórica da autora. Também lado negativo é o de não existir bibliografia e nem dicas de futuras leituras sobre o assunto.

Geo 17/08/2020

Muito necessária a leitura seja pra qualquer idade, q queira deixar a ignorância de lado