Reescrevendo Sonhos

Reescrevendo Sonhos Marcia Dantas

Resenhas - Reescrevendo Sonhos

Bru | @umoceanodehistorias 12/12/2014

Um sonho pode tornar-se realidade?
Em Reescrevendo Sonhos somos apresentadas a história de Luciana, uma autora que passou por uma tragédia muito forte em sua vida e não consegue superá-la. Ela esta em tratamento com um psicólogo – que a ajuda muito e é seu único ‘amigo’ no momento – e esta sofrendo um terrível bloqueio: não consegue dar continuidade ao seu livro.

“Por vezes, quando estava deitada sobre sua cama, Luciana apenas olhava para o escuro, para o nada que representava sua vida nos últimos tempos, e pensava sobre o que a trouxera até aquela irritante inércia que teimava em persegui-la.”

Bárbara, uma funcionária da Editora que publica o livro de Luciana, é escalada para ajudar a autora a superar seu bloqueio e, determinada como é, não desistirá de conseguir cumprir com seu dever de profissional. Bárbara também passou por um trauma recente: o término de seu noivado com um amigo de infância, mas ela esta bem, só não consegue encarar, ainda, os fantasmas do seu passado.

Luciana quer manter-se afastada da Editora, pois já não sabe mais o que fazer, ela não consegue escrever e ainda não conseguiu descobrir como resolver esse problema, então ela deixa de atender telefone e responder e-mail, até o dia em que Bárbara aparece em seu prédio e ela sente que não pode mais se esquivar, precisa enfrentar seu problema de frente, o que ela não poderia imaginar era que Bárbara é idêntica à ruiva que lhe atormenta os sonhos.

As duas, ruiva e morena, tornam-se amigas e Bárbara consegue ajudar a escritora a superar parte do bloqueio e escrever contos. Os encontros que elas têm fazem com que Luciana sinta-se cada vez melhor e que pode confiar em Bárbara e contar com ela em qualquer circunstância, mas Luciana passa a sentir algo além de amizade e não consegue reprimir isso, será que elas estariam prontas para entrar em um relacionamento?

Esse livro me tirou o folego diversas vezes. Precisei parar de ler para analisar o que se passava e tirar minhas conclusões. Foi o primeiro livro que li que aborda um tema homossexual e a Márcia conseguiu fazer isso de forma tão sutil que, quando percebi, estava torcendo loucamente para que a Bárbara e Luciana ficassem juntas sem me dar conta disso. Também gostei muito do suspense que gira em torno do que aconteceu com Luciana para que ela ficasse tão traumatizada e da explicação dada, no lugar dela eu ficaria pior.

As protagonistas estão passando por uma fase complicada em suas vidas, mas, nem por isso, deixam de ser engraçadas no momento certo. Enquanto lia, eu pude senti-las vivas em minha memória. Eu adoro ler livros que contam a história de um autor, pois isso me faz ficar emocionada e me sentir mais próxima daqueles que fazem a minha alegria.

“Os leitores às vezes menosprezam o poder que têm quando tomam uma obra na ponta de seus dedos e a consomem com afã, declarando depois as horas agradáveis que passaram na companhia daqueles personagens e suas histórias. Cada vez que um leitor afirma seu amor por uma história, é como se fosse capaz de pulsar nova vida através das veias do escritor.”

Esse livro me apresentou um mundo diferente daquele que estou acostuma, ele, definitivamente, me tirou da minha zona de conforto, mas, em momento algum, me arrependo de ter lido e mergulhado nessa história. Recomendo a todos, vocês irão suplicar por uma explicação para tudo e, quando ela vier, sentirão satisfação por ter lido e visto que o final não poderia ter sido melhor.

site: http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/2014/12/reescrevendo-sonhos-marcia-dantas.html

Arca Literária 21/06/2015

NÃO DEIXE DE COMENTAR A RESENHA EM NOSSO SITE
Luciana Monteiro é uma escritora em ascensão, e seus livros estão vendendo, principalmente depois de um fato grave que aconteceu em sua vida. E é por conta desse fato grave que ela vem tendo dificuldades no livro atual, o qual não tem prosseguimento.
A ideia para o livro veio de um sonho recorrente em que surge uma moça de cabelos vermelhos e que ela não consegue visualizar completamente o rosto. Sabe apenas que não a conhece. O seu personagem obviamente teve o mesmo sonho e o problema para Luciana é como terminar o livro de forma coerente, explicando o porquê do sonho.
Luciana vem se escondendo de tudo e de todos, inclusive a família. Mas quando a Editora Palavra Mágica (simplesmente curti o nome), que não quer perder a sua menina dos olhos, toma uma decisão, as coisas começam a mudar.
Bárbara é uma agente literária e tem a dura missão de colocar Luciana no caminho da criatividade novamente para que, enfim, o livro saia. E tirar o bloqueio de Luciana não será nada fácil.
E quando Luciana abre a porta de seu apartamento para Bárbara seu chão some. A moça tem os mesmos traços da garota dos sonhos de Luciana, um tom de pele mais claro e os cabelos ruivos.
Até que ponto Bárbara pode ser a salvação para o livro em andamento de Luciana? Ou será que é exatamente o contrário, colocando tudo a perder?
A autora tece uma trama que envolve, te coloca como coadjuvante na história, fazendo você se colocar no lugar de Luciana e sentir os seus temores, as suas dúvidas. E de uma forma delicada mostra como o amor, o verdadeiro amor, ajusta tudo, deixando cada pecinha em seu devido lugar.
Confesso que no começo do livro fiquei um pouco enrolado, pois a autora colocou uma tragédia na vida da personagem Luciana e só muito depois é que foi explicado o que seria, mas mesmo assim foi muito bem explicado e ajudou muito a entender o sentimento de Luciana, os seus anseios, sua angústia, e até mesmo seu desespero.
Entende-se que o Amor, antes perdido, foi recuperado e abriu novamente as portas da vida para Luciana.
Recomendo.

Antonio Henrique Fernandes Neto
Resenhista do Arca Literária em parceria.

site: WWW.ARCALITERARIA.COM.BR

Angel 13/01/2015

Reescrevendo Sonhos
Após sofrer um grave acidente que leva à morte de alguém que amava, Luciana passa sonhar com uma moça ruiva, e esses sonhos a levam a escrever um novo livro, porém logo Luciana tem um bloqueio criativo, que nem a terapia a ajuda superar.
Como Luciana não consegue terminar seu novo livro, ela se esquiva de sua editora, o que os fazem mandar Bárbara até ela para auxiliar na questão do bloqueio.
Só que Bárbara é a moça do sonho. o que deixa Luciana ao mesmo tempo relutante e curiosa em aceitar a oferta.
Bárbara é um excelente profissional e fará de tudo para ajudar a escritora e as duas acabam criando laços que vão além do profissionalismo.

"Luciana sentiu os ombros relaxarem e sorriu. Não importava quantos livros ela pudesse publicar, ou quanto tempo de profissionalismo tivesse no meio literário: a sensação e saber que alguém apreciava seu trabalho - e paixão - ainda era tão indescritível como da primeira vez."

"Elas estavam jantando na cozinha de Luciana. A escritora fizera o convite após a sessão de escrita daquela tarde, e Bárbara não se privou de aceitar a ter a companhia da morena, um pouco longe da obrigação do trabalho. Gostava de conversar com a moça sobre tudo e nada. Era simples e agradável."

Reescrevendo Sonhos nos mostra como nossa mente nos prega peças e como amor e amizade podem nos salvar, mesmo que seja de nossos demônios internos.
Um livro diferente dos que estou acostumada a ler e gostei bastante.
Gostei muito da escrita da Marcia também, é bem fluida e nem um pouco cansativa.

site: http://a-libri.blogspot.com.br/2015/01/resenha-reescrevendo-sonhos.html

AmadosLivros 05/03/2015

Resenha do Blog Amados Livros
Link no final da postagem! ;]

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2015/01/livro-reescrevendo-sonhos.html